Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS BASTOS DE ARAUJO

2018-03-20 16:01:33.6

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONAS BASTOS DE ARAUJO
DATA: 28/03/2018
LOCAL: Auditório do prédio da Pós-Graduação do CCET
TÍTULO: Momentos de dipolo elétrico e magnético em ambientes com violação da simetria de Lorentz
PALAVRAS-CHAVES: momento de dipolo elétrico, momento de dipolo magnético, violação da simetria de Lorentz, modelo padrão estendido, teorema de Schiff, momento de Schiff.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física das Partículas Elementares e Campos
ESPECIALIDADE: Reações Específicas e Fenomiologia de Partículas
RESUMO: Neste trabalho exploramos momentos de dipolo elétrico (EDM) e magnético (MDM) em ambientes com violação da simetria de Lorentz (LV). Num primeiro momento, expomos o modelo padrão e os momentos de dipolo elétrico e magnético no cenário usual, bem como o teorema de Schiff que impõe dificuldades na detecção de EDMs. Feito isto, exploramos as consequências de acoplamentos não mínimos, oriundos do tensor (kF) da eletrodinâmica par sob CPT do modelo padrão estendido (MPE), na equação de Dirac sobre EDMs e MDMs e ponderamos quanto à detectabilidade dos termos gerados. É feita também a análise sideral dos termos LV. Depois disto, repetimos a análise para uma classe de acoplamentos não mínimos que geram EDM e MDM a partir de um tensor T, a princípio sem simetrias. Os acoplamentos possíveis são escolhidos quanto à sua hermiticidade e propostas para detecção são feitas. Em seguida, consideramos um potencial de Coulomb modificado e calculamos seu efeito sobre o momento de Schiff: um termo de interação residual que burla a blindagem (prevista pelo teorema de Schiff) devido às dimensões do núcleo atômico. Observa-se que o termo residual absorve as anisotropias do potencial de Coulomb modificado, que advém da violação da simetria de Lorentz na eletrodinâmica do MPE.
Interno - 2086809 - ADALTO RODRIGUES GOMES DOS SANTOS FILHO
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO SANTOS ALMEIDA - UFC