Banca de DEFESA: JONAS BASTOS DE ARAUJO

2019-03-08 17:40:37.707

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONAS BASTOS DE ARAUJO
DATA: 11/03/2019
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do CCET
TÍTULO: Física de EDM e MDM limitando acoplamentos não mínimos que violam a simetria de Lorentz
PALAVRAS-CHAVES: momento de dipolo elétrico, momento de dipolo magnético, violação da simetria de Lorentz, modelo padrão estendido, teorema de Schiff, momento de Schiff, acoplamentos elétron-núcleon.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física das Partículas Elementares e Campos
ESPECIALIDADE: Reações Específicas e Fenomiologia de Partículas
RESUMO: Neste trabalho investigamos momentos de dipolo elétrico (EDMs) e magnético (MDMs) em ambientes com violação da simetria de Lorentz (LV). Num primeiro momento, expomos o modelo padrão e os EDMs e MDMs no cenário usual, bem como o teorema de Schiff - que impõe dificuldades na detecção de EDMs. Feito isto, exploramos as consequências de acoplamentos não mínimos, advindos do tensor (kF)μναβ da eletrodinâmica par sob CPT do modelo padrão estendido (MPE), na equação de Dirac sobre EDMs e MDMs e ponderamos quanto à detectabilidade dos termos gerados. É feita também a análise sideral dos termos LV. Depois disto, repetimos a análise para uma classe de acoplamentos não mínimos que geram EDM e MDM a partir de um tensor Tμν, a princípio sem simetrias. Os acoplamentos possíveis são escolhidos em suas formas hermitianas e propostas para detecção são feitas. Em seguida, consideramos um potencial de Coulomb modificado e calculamos seu efeito sobre o momento de Schiff: um termo de interação residual que burla a blindagem (prevista pelo teorema de Schiff) devido às dimensões do núcleo atômico. Observa-se que o termo residual absorve as anisotropias do potencial de Coulomb modificado, que advém da violação da simetria de Lorentz na eletrodinâmica do MPE. No capítulo seguinte, consideramos outra fonte de EDM: acoplamentos P- e T-ímpares LV não mínimos entre elétrons e núcleons (prótons e nêutrons). Neste, depois de ilustrar como obter o EDM de um acoplamento no cenário usual, listamos duas classes gerais de acoplamentos com tensores LV de rank-1 e rank-2. Depois de listados, classificados sob C, P e T, e aplicado o limite não relativístico aos núcleons, calculou-se as contribuições EDM e usou-se dados experimentais recentes para impor bounds nos coeficientes LV. Quando necessário, fez-se a análise sideral dos termos com índices espaciais nos tensores LV.
Presidente - 1207284 - MANOEL MESSIAS FERREIRA JUNIOR
Interno - 1258440 - MARCO SCHRECK