Banca de DEFESA: JOAO LUIS BRANDAO ANDRADE

DATA: 23/04/2019
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do CCET
TÍTULO: Vórtices BPS no modelo de Maxwell-CP (2) com estrutura interna
PALAVRAS-CHAVES: Defeitos topológicos, Sólitons, Teorias de Gauge, Formalismo BPS, Vórtices, Estrutura Interna
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física das Partículas Elementares e Campos
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Partículas e Campos
RESUMO: Nesta dissertação, apresento a construção original de vórtices BPS inerentes à um cenário Maxwell-CP(2) quando na presença de um campo escalar adicional, real e neutro. Como esclarecerei, a presença deste campo adicional engendra significativa alteração na forma dos vórtices BPS resultantes. Neste sentido, no Capítulo 1, faço uma breve revisão histórico-fenomenológica acerca da motivação de meu trabalho de pesquisa. No Capítulo 2, apresento uma detalhada revisão sobre a obtenção de vórtices BPS no âmbito da eletrodinâmica usual de Maxwell-Higgs. Em particular, com foco em configurações regulares possuidoras de simetria rotacional, procedo à implementação da prescrição de Bogomol'nyi, buscando a minimização da energia total do cenário efetivo, a partir da qual obtenho não só as equações BPS, mas também o limite mínimo para o valor da energia total propriamente dita. Resolvo as equações BPS numericamente com o auxílio de condições de contorno apropriadadas e, a partir disto, ressalto as principais as características dos vórtices BPS canônicos. Na sequência, no Capítulo 3, considero a existência de vórtices BPS também no cenário Maxwell-CP(2). Neste caso, além do campo de gauge padrão, a teoria é caracterizada pela presença de um setor escalar composto por um tripleto de campos complexos. Como no caso anterior, implemento a minimização da energia total inerente às configurações dotadas de simetria rotacional. Assim, obtenho as equações BPS e o limite de Bogomol'nyi próprio ao modelo efetivo. A partir da resolução numérica daquelas equações, obtenho ainda estruturas regulares possuidoras de energia total finita. Estas soluções servirão como a referência a ser utilizada durante o processo de introdução dos resultados originais apresentados nesta Dissertação. Já no Capítulo 4, analiso uma extensão ao modelo de Maxwell-Higgs padrão. Neste caso, além dos campos de gauge e de Higgs, considero a presença de um campo escalar adicional, real e neutro, a interagir como o setor eletromagnético via uma função dielétrica não-trivial. Neste cenário, algo mais complexo, esclareço a construção de vórtices BPS a partir do uso da prescrição de Bogomol'nyi. Em particular, enfatizo que, a depender da estrutura funcional escolhida para a função dielétrica, as soluções finais apresentam importantes alterações em suas formas (quando comparadas com suas contrapartidas usuais, estudadas ao longo do Capítulo 2). De maneira geral, estas alterações são entendidas como estruturas internas causadas pela presença do campo escalar adicional. Finalmente, o Capítulo 5 traz os resultados originais oriundos de minhas atividades de pesquisa. Neste Capítulo, proponho uma extensão à teoria de Maxwell-CP(2) a partir da introdução de um campo escalar, real e neutro, ainda a interagir com o setor de gauge via uma função dielétrica não-usual. Na sequência, ainda com foco em estruturas rotacionalmente simétricas, desenvolvo o processo de minimização da energia total e, como consequência, obtenho as equações BPS próprias ao referido modelo efetivo. Tal como no Capítulo 4, esclareço que, também neste caso, a depender da estrutura funcional escolhida para a função dielétrica, os vórtices BPS resultantes apresentam alterações em suas respectivas formas, tais alterações sendo entendidas como estruturas internas originadas pela presença do campo neutro adicional. No Capítulo 6, encerro esta Dissertação discutindo as principais conclusões oriundas de meu trabalho investigativo.
Presidente - 2024830 - CARLOS EDUARDO DA HORA SANTOS
Externo ao Programa - 2263530 - FABIANO DE CARVALHO SIMAS