Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA LISBOA DOS SANTOS

2021-08-30 16:54:02.986

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA LISBOA DOS SANTOS
DATA: 10/09/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Eletrodinâmicas do MPE-não mínimo com altas derivadas e violação da simetria de Lorentz
PALAVRAS-CHAVES: Modelo Padrão Estendido não-mínimo, Violação de Lorentz, setores CPT-par e CPT- ímpar, eletrodinâmica com altas derivadas, eletrodinâmica planar.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física das Partículas Elementares e Campos
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Partículas e Campos
RESUMO: Nesta tese, apresentamos uma revisão da eletrodinâmica de Podolsky e da eletrodinâmica de Maxwell modificada pelo termo de altas derivadas, CPT-par e dimensão 6. Analisamos para eletrodinâmica de Podolsky as equações de movimento para os potenciais, encontrando a solução para o potencial eletrostático através do método de Green. Em seguida, calculamos o propagador de Feynman, cujos pólos fornecem as relações de dispersão da teoria, que permitem avaliar a causalidade, estabilidade e unitariedade da teoria. Estudamos uma generalização da eletrodinâmica de Maxwell envolvendo termos anisotrópicos, CPT-par, de Podolsky e Lee-Wick. Examinamos uma eletrodinâmica de altas derivadas do setor CPT-ímpar do MPE-não mínimo, de dimensão 5, acoplada a um tensor de violação de Lorentz. O termo da eletrodinâmica em questão tem a forma ε^{κλμν}D_{κ}A_{λ}□F_{μν}. Calculamos o propagador da teoria, analisamos as relações de dispersão dos setores isotrópico e anisotrópico. Verificamos que a causalidade é válida para todas as escolhas dos parâmetros, mas a unitariedade da teoria não é garantida. De forma análoga, também estudamos o termo de dimensão 5, ε^{κλμν}A_{λ}T_{κ}(T⋅∂)²F_{μν}, com altas derivadas que está diretamente ligado a teoria de fótons de Myers-Pospelov. Nesse modelo, obtemos para a escolha do tensor de fundo tipo-tempo dois modos para a relação de dispersão. Um modo é causal, enquanto o outro viola a causalidade. A unitariedade é preservada enquanto a energia permanece real, mesmo para o modo não causal. Para o tensor de fundo espacial, a causalidade é violada dentro de certos regimes. No entanto, existem configurações particulares que preservam a unitariedade e há fortes indicações numéricas de que a unitariedade é garantida para todas as configurações puramente espaciais. Investigamos também o termo ε^{κλμν}D_{κ}A_{λ}□F_{μν} e analisamos os aspectos clássicos das equações modificadas do tipo Maxwell, bem como o cálculo dos quadri-vetores A_{μ} para obter os campos magnéticos e elétricos modificados pelo tensor de violação de Lorentz. Por fim, investigamos uma eletrodinâmica planar modificada. Propomos uma teoria tipo Chern-Simons, em 1+2 dimensões, dotada de altas derivadas e violação da simetria de Lorentz. O setor eletromagnético deste modelo possui uma contribuição CPT-ímpar, ε^{λμν}A_{λ}(k_{AF})F_{μν}, que está relacionada a uma generalização do termo tipo Chern-Simons.
Externo à Instituição - JOSE ABDALLA HELAYEL NETO - CBPF
Co-orientador - 1258440 - MARCO SCHRECK