Integração com a Graduação
Em se tratando da integração com a graduação, o Programa desenvolve atividades em parceria com a graduação da instituição por meio da iniciação científica (PIBIC), através do Estágio Docência e pela presença concomitante de alunos de graduação e de pós-graduação nos projetos de pesquisa e de extensão dos professores do PGCult. Especificamente no caso do PIBIC, anualmente vários docentes do Programa são contemplados com bolsas voltadas para a iniciação científica, conforme links contendo os resultados referentes aos últimos três anos do atual quadriênio (2021-2024):
2021 - http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/K1carIYF8uNk1Pt.pdf.
Naquilo que tange ao Estágio Docência, enquanto processo de integração junto à graduação, ele é vivenciado nos termos do artigo 69 da Resolução Consepe 1433/2016, o qual preconiza que os alunos devem ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a cinquenta por cento do total de aulas da disciplina. Ademais, os alunos também devem auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-aula aos alunos, bem como participar na avaliação parcial de conteúdos programáticos teóricos e/ou práticos. Sem deixar de aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudos dirigidos, seminários, dentre outros. É relevante lembrar que as atividades do estágio docência são realizadas sob a supervisão de um professor permanente do Programa. Em consonância com o supracitado artigo, o Programa também dispõe de suas normas complementares para o estágio docência, das quais é pertinente destacar o §1º do artigo primeiro das referidas normas: o Estágio em Docência corresponderá a uma disciplina de 60h/a (2 créditos) para os discentes do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, em nível de Mestrado e/ou Doutorado.
Ainda destacando a integração com a graduação, é oportuno enfatizar a participação discente em extensão vinculada à pesquisa, em que podemos mencionar o projeto Formação de agentes culturais cujo objetivo consiste em constituir um núcleo de formação de agentes culturais no bairro tradicional da Madre Deus e no entorno deste, tornando-os multiplicadores de informações sobre os aspectos históricos, culturais e turísticos de São Luís – MA. No contexto da realização desse projeto, os egressos e discentes (aproximadamente 100) do Programa puderam ampliar sua perspectiva teórico-metodológica do ponto de vista interdisciplinar com a área de concentração em Cultura e Sociedade.
Nesse sentido, podemos enfatizar também como atividade de integração entre o Programa e a graduação, o projeto intitulado Tour pedagógico aos lugares de memória (por volta 20 participantes), que tem por finalidade identificar os lugares de memória para o desenvolvimento do turismo cultural na cidade de São Luís – MA, através da formatação de roteiros turísticos baseados nos lugares de memória sacralizados pelo olhar da comunidade.
Além disso, também podemos frisar enquanto ação do PGCULT visando a integração com a graduação, o recente edital (02/2024) para alunos especiais cursarem disciplinas isoladas e optativas, o qual previu em sua redação a possiblidade de alunos dos dois últimos períodos da graduação, que tivessem concluído pelo menos um plano de trabalho do PBIC, de se inscreverem e postularem uma vaga nas disicplinas oferecidas no edital: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/programa/noticias_desc_stricto.jsf?lc=pt_BR&idPrograma=1110¬icia=295886622