???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Egressos do PPGQuim


PERFIL, DESTINO, ATUAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuim), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem por finalidade a produção de conhecimento, atuando na formação de recursos humanos para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e na preparação de profissionais de alto nível para o magistério. Desde a criação do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuim), 352 Mestres em Química foram formados (dados de 19/08/2024).  Após a conclusão de seus estudos, os ex-alunos são acompanhados para avaliar o caminho que escolhem seguir. A análise dos dados de acompanhamento ao longo dos anos revela que muitos deles optam por continuar sua formação no nível de doutorado, enquanto outros ingressam na carreira de docência em diferentes níveis de ensino, que vão desde o básico até o superior. É notável que o perfil dos egressos do PPGQuim-UFMA é marcado por sua capacidade de atuar principalmente no ensino da Química, tanto na rede pública estadual do Maranhão como em estados vizinhos.

Além disso, eles também se destacam na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos de pesquisa. A maioria dos egressos do PPGQuim opta por dar continuidade à sua formação, cursando seus doutorados em diversas instituições no Brasil e no exterior. Alguns deles estão atualmente exercendo a função de docentes na Universidade Federal do Maranhão, inclusive como Docentes Permanentes do PPGQuim. Exemplos notáveis de egressos do PPGQuim que atuam como Docentes em Instituições Federais do Maranhão:

 

a. Profª. Drª. Rita de Cássia Luz. Egressa de 2003 do Curso de Mestrado do PPGQuim. Realizou Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (2008). Foi professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Campus II - Diamantina - Minas Gerais) no Instituto de Ciência e Tecnologia entre o ano de 2008 e 2014. No início de 2014, ingressou como docente do departamento de Química da UFMA e no mesmo ano como Docente Permanente do PPGQuim. Hoje é Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 1 e coordenadora geral do Doutorado Associativo UFMA/IFMA. Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/1282444701404832.

b. Dr. Flávio Santos Damos. Egresso de 2003 do Curso de Mestrado do PPGQuim. Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Realizou Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Associado 4 junto à Universidade Federal do Maranhão, onde é docente permanente do PPGQuim desde 2014. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMA no biênio 2018/2019. Coordenador do Doutorado em Química Associativo UFMA-IFMA no biênio 2020-2022 e atualmente é bolsista de produtividade do CNPq, nível 2. Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/0915687070195770.

c. Dr. Iranaldo Santos da Silva: Egresso de 2004 do curso de mestrado do PPGQuim. Realizou doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e em 2015 ingressou como docente do Departamento de Tecnologia Química da UFMA e em 2017 como docente Permanente do PPGQuim. Em 2020, realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Toronto, Canadá. Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/1281555528581499.

d. Profª. Drª. Luiza Maria Ferreira Dantas. Egressa de 2007 do Curso de Mestrado do PPGQuim. Doutorado na Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal do Maranhão. Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/1438747270853184.

e. Dr. Odair dos Santos Monteiro. Egresso de 2004 do Curso de Mestrado do PPGQuim. Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Pós-Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Química da Universidade Federal do Maranhão e ocupa o cargo de chefe do departamento de Química (2021- atual). Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/6995437994097708.

f. Profª. Drª. Kiany Sirley Brandão Cavalcante. Egressa de 2007 do Curso de Mestrado do PPGQuim. Doutorado em Ciências - Química (UFPB, 2011). Foi a primeira Jovem Pesquisadora Maranhense a ganhar o Prêmio FAPEMA (2005). Ingressou em 2011 como professora no departamento de Química do IFMA-Campus Monte Castelo, onde atua nos cursos técnico, graduação, mestrado e doutorado. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química do IFMA (PPGQuim-Mestrado) e do Doutorado em Química (DQUIM - Associado IFMA/UFMA). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Química (2013 a 2015) e Coordenadora do PIBID-Química/Capes (2013 a 2019) e ocupou cargo de Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da FAPEMA entre 2019-2022. Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/3810732989135120

g. Dr. Cássio da Silva Dias. Egresso de 2010 do curso de Mestrado do PPQuim, Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Atualmente sou Professor do quadro efetivo/Área Química Orgânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Açailândia, atuando nos Cursos Técnicos de nível Médio e Superior em Licenciatura Plena em Química. Possuo conhecimento em pesquisas na linha de biocombustíveis: com ênfase em biodiesel e microemulsões combustíveis, síntese orgânica (síntese de heterociclos) e nanocatalisadores. Atualmente coordeno o Curso Superior de Licenciatura em Química do IFMA - Campus Açailândia. Sou membro do grupo de pesquisa - Ab Saber - Ambiente e Sustentabilidade/IFMA. Consultor Ad Hoc da PRPGI/IFMA nos Programas de Bolsas de Iniciação Científica. Representante docente no Conselho Diretor do IFMA - Campus Açailândia. Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/4370694807878074

 

Destacamos ainda alguns dos egressos dos últimos 5 anos que seguiram a formação acadêmica: 

  1. Willian Barros Veloso (Egresso de 2020): Discente do Curso de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Química da USP , realizou Intercâmbio na University of Warwick em Conventry, Inglaterra pelo Programa PDSE-CAPES. Recebeu em 2022, o prêmio FAPEMA de Melhor Dissertação de Mestrado defendida no âmbito do PPGQuim.
  2. Elaine Sá Menezes Cutrim (Egressa de 2019): Discente do Curso de Doutorado em Química pelo Programa Associativo UFMA/IFMA e realizou intercâmbio na Universidad de Zaragosa, Espanha pelo Programa PDSE-CAPES.
  3. Jessyane Rodrigues do Nascimento (Egressa de 2019): Finalizou o Doutorado em outubro de 2023 pelo Instituto de Química de Araraquara e atualmente é servidora do Instituto Federal do Maranhão.
  4. Ismael Carlos Braga Alves (Egresso de 2018): Discente do Curso de Doutorado pelo Programa BIONORTE e atualmente atua como Técnico de Laboratório da Universidade Federal do Maranhão.

Até 2020, a maioria de nossos egressos buscava realizar seus doutorados em outros estados do Brasil, tendo em vista que o Maranhão não dispunha de um programa de Doutorado em Química. No entanto, desde então, com a implementação do Doutorado Associativo UFMA/IFMA, os alunos passaram a contar com uma alternativa valiosa dentro do próprio estado. Em 2023, o curso de Doutorado do PPGQuim foi homologado pela CAPES, e a primeira turma já inclui egressos do mestrado do próprio programa. Esse avanço destaca a importância de termos um curso de doutorado em nosso estado, pois, além de ampliar as oportunidades para os egressos do mestrado, o PPGQuim contribui para a permanência de profissionais qualificados no Maranhão.

 Além da docência, alguns egressos encontraram oportunidades na indústria local, demonstrando a sólida capacitação que o programa oferece aos seus alunos, tornando-os competitivos tanto em instituições de ensino renomadas quanto na indústria química.  Além disso, alguns egressos do programa têm alcançado reconhecimento internacional, realizando estudos avançados e pesquisas em universidades de prestígio em todo o mundo.

 

Exemplos de Egressos com Atuação Internacional:

 

  • Adriana Pires Vieira (Egressa 2009): Após concluir seu mestrado no PPGQuim em 2009, cursou doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2009-2012), e logo foi bolsista de pós-doutorado na Universidade de São Paulo por 6 anos (2012-2018). De 2018-2019, atuou como pesquisadora na University of Sidney (Sidney, Austrália), e atualmente é pesquisadora da Curtin University (Perth, Austrália), onde além das atividades de pesquisa, ministra aulas de química inorgânica e orienta alunos de mestrado e doutorado como pode ser observado no link https://research.curtin.edu.au/supervisor/dr-adriana-pires-vieira/.

 

  • Mirela Ghisi (Egressa 2011): Após titular-se como Mestre em Química pelo PPGQuim em 2011, Mirela Ghisi atuou na empresa Eneva Energia, a maior operadora privada de gás natural do país, trabalhando na supervisão de projetos e construção de dois laboratórios de química, além de atuar com a pesquisa de mercado, especificação de equipamentos e supervisão de serviços de análise de carvão e água. Depois, Mirela foi contratada pela empresa Australiana Intertek Genalysis Laboratory Services, em Perth - Austrália, trabalhando como técnica em química, operando diversas técnicas analíticas relevantes para a indústria química. Ainda em Perth, na Austrália ela trabalhou como técnica, química e/ou cientista em diversas indústrias químicas como: Nufarm (ago. de 2014 - set. de 2015), Water Corporation (out. de 2015 - abr. de 2016), Castrol (jun. de 2016 - out. de 2016), Coogee Chemicals (out. de 2016 - mai. de 2017), Cockburn Cement (jul. de 2017 - jul. de 2017), Fremantle Metallurgy (mai. de 2017 - set. de 2017) e Tianqi Lithium Australia (set. de 2017 - ago. de 2019). Atualmente, trabalha na R&D Laboratory Supervisor at Tianqi Lithium Australia. Mais informações sobre a trajetória profissional da Mirella podem ser encontradas em https://au.linkedin.com/in/mirelaghisi e https://www.tianqilithium.com.au/site/content/.

 

  • Isabelle Moraes Amorim Viegas (Egressa 2016): Uma vez concluído seu mestrado em Química pela Universidade Federal do Maranhão (08/2014-02/2016), vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Química Analítica (LPQA/UFMA), Isabelle Moraes Amorim Viegas iniciou seu doutorado em Química Analítica (2016-2020) pela Universidade Federal de Pernambuco, onde foi integrada ao grupo de pesquisa em Nanotecnologia Biomédica (NanoBio/UFPE), trabalhando com a otimização de propriedades ópticas de quantum dots e análise multivariada. Realizou estágio de doutorado sanduíche por 12 meses na Universidade de Copenhague, atuando na pesquisa de métodos de decomposição de dados multidimensionais e bioconjugação de quantum dots. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Petróleo e Gás da Universidade Técnica da Dinamarca (Technical University of Denmark, Centre for Oil and Gas-DHRTC/DTU), atuando no desenvolvimento de sensores avançados de fluorescência para monitoramento de água produzida na extração de petróleo. Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/824705026384626.

 

Isso ilustra a amplitude global da formação oferecida pelo PPGQuim-UFMA e a excelência dos profissionais que ele forma.  Em resumo, o programa desempenha um papel fundamental na formação de recursos humanos qualificados em Química, contribuindo para o desenvolvimento em âmbito regional, nacional e internacional. Os egressos do programa têm demonstrado sucesso em diversas áreas, incluindo pesquisa, docência e indústria, o que atesta a qualidade da educação proporcionada pelo PPGQuim-UFMA.

 

Situação dos Egressos do Curso de Mestrado, no atual Quadriênio (2021-2024):

 

 2021:

Ingresso no Doutorado:  66%

Docente no ensino básico, técnico ou tecnológico: 13,7%

Indústria ou gestão na área de química: 6,7%

Outra Ocupação:  0%

Sem informação: 13,3%

2022:

Ingresso no Doutorado: 50%

Docente no ensino básico, técnico ou tecnológico: 40%

Indústria ou gestão na área de química: 0%

Outra Ocupação:  0%

Sem informação: 10 %

2023:

Ingresso no Doutorado: 62,5%

Docente no ensino básico, técnico ou tecnológico: 0%

Indústria ou gestão na área de química: 12,5%

Outra Ocupação:  12,5%

Sem informação: 12,5 %

2024:

Ingresso no Doutorado: 40%

Docente no ensino básico, técnico ou tecnológico: 20%

Indústria ou gestão na área de química: 0%

Outra Ocupação:  20 %

Sem informação: 20%

 

???fimConteudo???