Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Boletim de Egresso


O Boletim de Egresssos do PGLETRAS é uma iniciativa que visa manter um contato contínuo e produtivo com os ex-alunos, objetivando o vínculo mútuo e contribuindo para o crescimento contínuo da instituição, permitindo que os ex-alunos continuem a fazer parte da vida acadêmica. Este boletim informativo inclui mensagens de progresso, atualizações sobre o programa, histórias de sucesso de ex-alunos, oportunidades de networking, e participação em eventos. Além disso, apresenta as novas parcerias e inovações no currículo, servindo como uma importante ferramenta de comunicação que compartilha novidades, eventos e oportunidades com os egressos, sendo assim, uma plataforma de valorização e reconhecimento das trajetórias profissionais.

 

Ma. Amanda Oliveira Lima 

Eu, Amanda Oliveira Lima, egressa do Mestrado de Letras da UFMA, fui selecionada pelo PDPI (Programa de desenvolvimento profissional de professores de língua inglesa nos EUA), edital de 2023. O PDPI é um programa da CAPES\Fulbright que leva professores efetivos da rede pública de língua inglesa aos Estados Unidos para estudar em uma universidade americana por seis semanas. Foram mais de 200 professores do Brasil todo, com 10 vagas por UF. Eu estava entre os 44 professores designados para a cidade da Filadélfia no estado da Pensilvânia que foram estudar na Temple University por seis semanas no mês de julho deste ano. Lá tivemos aulas de inglês, história, teorias de ensino entre outras, com professores nativos. Além das aulas, visitamos vários museus, fizemos viagens, passeios culturais e visitamos escolas públicas da Filadélfia.

A universidade nos levou para conhecer a cidade de Nova York, e com o dinheiro da bolsa também tive a oportunidade de viajar e conhecer Washington DC. Ao final do programa chamado pela universidade de BET (Brazilian English teachers at Temple program) apresentamos um modelo de aula de inglês na “Expo”, evento que contou com a presença da comissão da CAPES. Como professora de inglês da rede pública há 6 anos posso dizer que foi uma experiência única e enriquecedora poder realizar meu grande sonho do intercâmbio graças a este magnífico programa da CAPES\Fulbright. 

 

 

Ma. Michelle de Sousa Bahury

Michelle de Sousa Bahury é mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal) e também em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, com ênfase em Análise do Discurso, Linguística Aplicada, língua inglesa e formação docente. É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Atenas Maranhense e em Gestão Educacional pela Faculdade Integrada de Teologia. Tradutora e revisora de textos em Língua Inglesa e Portuguesa, participou do projeto "Time de Autores" da Revista Nova Escola, onde desenvolveu planos de aula de língua inglesa alinhados à BNCC. 

Tem experiência em ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e é autora de várias obras, incluindo o livro didático de inglês "High Five!" para crianças e adolescentes e as publicações "Sei falar Inglês, logo posso ministrar aulas: Marcas e implicações na construção identitária do docente de inglês na contemporaneidade" e "A Formação do aluno do curso de Letras - Inglês e sua inserção no mercado de trabalho". Além disso, é organizadora da coletânea "Cultura, Educação, Identidade e Linguagens". Integra o grupo de pesquisa Polifonia: Filosofia, Letras e Artes do IFMA (Campus Barreirinhas). Atualmente, ministra aulas no IFMA Campus São Luís - Monte Castelo e atua na Diretoria de Relações Internacionais do IFMA.

 

 

Me. Pedro Henrique Viana de Moraes 

Pedro Henrique Viana de Moraes é mestre em Letras pela UFMA (2022), vinculado à Linha 3 – Estudos Teóricos e Críticos em Literatura. É graduado em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacanga – São Luís (2018), e em Letras – Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Foi pesquisador do Grupo de Estudos em Lírica Contemporânea de Língua Portuguesa, onde desenvolveu uma investigação sobre lucidez e despersonalização poéticas na lírica moderna brasileira. No mestrado, teceu reflexões sobre o silêncio na obra das poetas Orides Fontela e Alejandra Pizarnik. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica (PIBIC). Suas áreas de interesse incluem a literatura brasileira contemporânea, especialmente a lírica, o ensino de literatura e a produção literária em língua espanhola moderna e contemporânea. Atualmente, trabalha como professor na rede municipal de ensino em São Luís – MA e foi aprovado para o cargo de professor efetivo na área de Português/Espanhol no Instituto Federal de Sergipe (IFS).

 

 

Ma. Gabriela Santana

Em 2023, ingressei no doutorado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa da CAPES, onde realizo pesquisa sobre a poesia de Neide Archanjo. Sou graduada em Administração de Empresas pela Universidade Ceuma (UNICEUMA), tendo concluído o curso em 1995. No ano de 2021, graduei-me em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Também em 2021, concluí meu mestrado em Letras, realizado no PGLetras UFMA, com bolsa da FAPEMA e pesquisa sobre a poesia de Alexei Bueno. 

Com o encorajamento e apoio do Prof. Dr. Rafael Campos Quevedo, meu orientador na graduação e no mestrado, publiquei em 2021 o livro Mariana Luz: Murmúrios e outros poemas, que já me rendeu três prêmios: a Comenda Municipal de Mérito Mariana Luz, concedida pela Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim, em 2023; o Título de Cidadã Itapecuruense, concedido pela Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim, em 2024; o Artes Literárias – Prêmio Maranhão de Literatura, premiação da Secretaria de Estado da Cultura a escritores maranhenses, em 2024.

Um segundo livro sobre a obra da poeta maranhense Mariana Luz está, atualmente, no prelo. Sou pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Lírica Contemporânea de Língua Portuguesa da UFMA e ao Grupo de Pesquisa Poesia e contemporaneidade da UFF e autora de diversos artigos na área de literatura brasileira, com ênfase em estudos da lírica, além de ter colaborado na organização de livros coletivos, como a obra A poesia na Ágora (2022). Após a conclusão do mestrado, atuei como professora substituta no IEMA e no IFMA. Aprovada em concurso público, em 2024, tomei posse no cargo de professora do Colégio Universitário (COLUN), da Universidade Federal do Maranhão.

 

 

Me. Enzo de Sousa

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. É pesquisador de Literatura e Cinema, Cinema Contemporâneo e Cinema Brasileiro, além de integrante ativo no grupo de pesquisa FICÇA - Ficção Científica, Gêneros Pós-modernos e Representações artísticas na Era Digital (UFMA). Autor do livro Conversas Com o Cinema Maranhense (2020), junto à Profa. Dra. Naiara Sales Araújo Santos e o Prof. Dr. Ramusyo Brasil. Possui artigos publicados em periódicos nas áreas de Cinema Contemporâneo, Cinema Brasileiro e Literatura e Cinema. Ex-aluno da Escola de Cinema do Maranhão, escreveu e dirigiu os curtas-metragens Devaneio (2020), e Sélton (2018). Trabalhou como Som direto no filme Redenção (2017), De Neville d'Almeida e Joaquim Haickel. Foi professor de língua inglesa no projeto Centro de Línguas e Cultura do Maranhão - CLC, além de professor voluntário de Artes no Projeto Cursinho da Cidadania - CDC (UFMA). Atualmente, é doutorando pela Universidade da Beira Interior (UBI) Covilhã - Portugal e compõe o grupo de investigação iArtes* - cineMAtic.

 

 

Ma. Fernanda Castro de Souza Abreu

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vinculada à Linha 3 – Estudos Teóricos e Críticos em Literatura, e graduada em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela mesma instituição. Durante sua trajetória acadêmica, integrou o Grupo de Estudo e Pesquisa em Lírica Contemporânea de Língua Portuguesa, coordenado pelo professor Dr. Rafael Campos Quevedo, onde foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Ao final do mestrado, recebeu a “Diplomação de Mérito de Bolsistas FAPEMA Mestres(as) & Doutores(as)".

Seus projetos de pesquisa exploraram os lugares-comuns na poesia de língua portuguesa, abordando aspectos de tradição e contemporaneidade (2017), além de investigarem a inspiração poética na lírica contemporânea de língua portuguesa (2018). No mestrado, teceu reflexões sobre o topos das Musas inspiradoras na poesia de Geraldo Carneiro. 

Atualmente, atua como Professora EBTT substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Itapecuru-Mirim, e como Professora Substituta na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no mesmo município. Além disso, coordenou o projeto de ensino "Nem te conto: café literário com um dedo de prosa". 

 

 

Ma. Myrian Cristina Cardoso Costa

Mestre em Letras- PGLETRAS/UFMA (2020), possui licenciatura plena em Letras com habilitação em língua espanhola pela Universidade Federal do Maranhão (2017) e realizou graduação sanduíche em Letras Hispánicas pela Universidad Nacional Autónoma de México (2015) e possui especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís (2019), em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e comunicação alternativa pela Faculdade São Luís (2023) e cursa pós-graduação lato sensu em Tecnologias e Educação à distância pela Faculdade São Luís (2025).  Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal do Maranhão- Campus Açailândia, integra a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD IFMA- Campus Açailândia) e atua como secretária de comunicação e relações públicas do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas- NEABI/ IFMA- Campus Açailândia.

É integrante do grupo de pesquisa em Linguagem e Tecnologia (LINTEC/UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPELA). Tem interesse pelas áreas de Linguística Aplicada, Língua Portuguesa e Literatura afro-brasileira, Educação especial e aprendizagem autônoma. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, ensino e aprendizagem de língua materna e línguas estrangeiras, tecnologias digitais, tecnologia assistiva e atuação estratégica dos aprendizes e durante o mestrado desenvolveu a  pesquisa intitulada "Tecnologia assistiva e a mobilização de estratégias de aprendizagem de língua estrangeira por aprendizes cegos" vinculada a linha 2.

 

 

Ma. Andréia Dellano Mendes Nunes
 
Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão, vinculada à linha de Estudos da Linguagem e Práticas Discursivas.  É especialista em Docência da Educação Profissional e Tecnológica pelo CETIQT SENAI. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve pesquisa na área de Análise do Discurso de linha francesa e Argumentação no discurso. Em virtude de uma longa trajetória na educação básica vinculada à educação profissional técnica, no mestrado desenvolveu pesquisas sobre ethos institucional em slogans de Semana Interna de Acidentes do Trabalho, e gêneros textuais circulantes desse nicho, trazendo o lócus da indústria maranhense para o campo dos estudos da Análise do Discurso e Argumentação no Discurso. 
 
As atividades profissionais concentram-se nas áreas da docência de Língua Portuguesa e Inglesa, Redação Técnica, Produção textual e Revisão textual. Atuou como professora de Língua Inglesa na Rede Municipal da Prefeitura de São José de Ribamar, como professora conteudista (bolsista CAPES/MEC) da UAB/UFMA das disciplinas de Língua Inglesa, Política Educacional Inclusiva I e II. Foi professora das disciplinas de Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Fundamentos de Linguística I, Literatura de Língua Portuguesa I - Prosa, Morfossintaxe da Língua Portuguesa, Fundamentos de Linguística II, Filologia, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna e Sociolinguística do curso de Letras/Português do DTED/UFMA, e também como revisora textual colaboradora da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (UFMA), e da Editora Unitrinus.
 
Atualmente desenvolve pesquisas que envolvem temas como ensino de línguas, dispositivos midiáticos e questões de gênero norteados pela Análise do Discurso de linha francesa.  É revisora textual da Revista Diálogo das Letras (UERN), da Editora aCasa Publicações e participante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Línguas e Discurso - GruPELD na Universidade Federal do Maranhão. É professora de Língua Portuguesa e Inglesa EBTT Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus São José de Ribamar e da Rede Municipal da Prefeitura de São Luís.
 
 
 
Me. Paulo Círio Silva
 
Mestre em Letras (Linha 2 – Estudos de Linguagem e Práticas Discursivas) pela Universidade Federal do Maranhão e graduado em Letras Inglês/Português pela mesma universidade. Atua como professor de Português no Colégio Universitário e ministra aulas de Inglês na educação básica por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís.  É professor-bolsista na Graduação em Letras por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, uma parceria da CAPES com a UFMA. Atuou como coordenador do curso de Inglês no Núcleo de Cultura Linguística do Maranhão – NCL/UFMA. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso do Maranhão – GPELD, cujas discussões são referentes aos discursos e a construção de identidades locais. É integrante, também, do Grupo de Pesquisas e Estudos Fonético-Fonológicos em Inglês e Português – GPEFFIP, cujos estudos são referentes aos fenômenos da língua por meio dos aspectos fonéticos e fonológicos, principalmente na língua anglo-saxã. Recentemente foi aprovado no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto em Línguas Estrangeiras Modernas (língua Inglesa) da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Bacabal.
 
 
 
Ma. Gabriela Lages Veloso 
 
Professora, escritora, poeta e crítica literária. Mestra em Letras, na linha de Estudos Teóricos e Críticos em Literatura, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa TECER - Estudos de Tradução, Discurso e Ensino (UEMA) e VERSA - Tradução Literária: História, crítica e experiências (UFMA/CNPq). Autora dos livros Através dos Espelhos de Guimarães Rosa e Jostein Gaarder: reflexos e figurações (Editora Diálogos, ensaio, 2021), em coautoria com a Professora Doutora Jeanne Sousa da Silva, e O Mar de Vidro (Caravana, poesia, 2023), que ganhou o segundo lugar no Prêmio Melhor Livro de Poesia 2024, promovido pela Academia Maranhense de Letras (AML). O Mar de Vidro se encontra no acervo das bibliotecas mais prestigiadas do mundo como, por exemplo: Linga-Bibliothek, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha; Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra; Biblioteca da Universidade Politécnica de Macau, na China; Biblioteca da Université Sorbonne Nouvelle, na França, e Widener Library, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Organizadora dos livros Poéticas Contemporâneas: uma cartografia da escrita de mulheres (Brecci Books, 2023), As Sombras da Cidade: Coletânea de Contos, Crônicas e Poemas (Brecci Books, 2024) e Jogo de Espelhos: entre símbolos e representações literárias (Lema d’Origem, Portugal, 2024). Atualmente, é colunista do Portal Imirante.com. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: a representação simbólica do espelho; a relação entre Literatura e Filosofia, narrativas contemporâneas, poesia e o feminino.
 
 
 
 
 
 
 
fim do conteúdo