Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Grupos de Pesquisa


Linha de Pesquisa 1 - DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DE OUTRAS LÍNGUAS NATURAIS

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada - GEPELA - UFMA

Líder: Prof. Dr. Alex Alves Egido

Com uma década de existência, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada - GEPELA é atualmente liderado pelo Professor Dr. Alex Egido e vice-liderado pela Professora Dra. Sônia Mugschl. O Grupo discute e desenvolve ações voltadas à formação de professores de línguas, educação linguística e status e usos das línguas. Atualmente, conta com nove integrantes na qualidade de pesquisadores e sete na qualidade de estudantes, os quais são tanto alunos de graduação (bolsistas de Iniciação Científica) quanto de pós-graduação (PGLetras e de outros PG do Brasil). O Grupo possui parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). No âmbito de suas ações, destaca-se que ano passado, em 2024, o GEPELA, em parceria com o PGLetras UFMA e outros três programas de pós-graduação organizaram um curso de extensão online voltado à ética em pesquisa, alcançando mais de 180 participantes de todos os estados brasileiros.

Instagram: GEPELA

 

GELMIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas, Memórias, Identidades e Culturas - UFMA

Líder: Profª Drª Georgiana Márcia Oliveira Santos

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas, Memórias, Identidades e Culturas – GELMIC, criado em 2017 e certificado pelo CNPq, objetiva investigar aspectos linguísticos que que caracterizam o Português Brasileiro, em especial, o Português Maranhense, bem como investigar esses usos numa perspectiva contrastiva com as especificidades do Espanhol e da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, considerando as intrínsecas relações existentes entre língua, cultura, identidade, memória e sociedade. Coordenado pela Profa. Dra. Georgiana Santos, conta atualmente com 26 pesquisadores, entre alunos e egressos da graduação, PIBIC e do PGLetras, além de professores da educação básica e superior, distribuídos em 5 linhas de pesquisa. O GELMIC já realiza eventos científicos locais e nacionais - como o SELIMAS e o SINELMIC - e, além de sessões de estudo internas, realiza sessões externas em que alunos da graduação, professores da educação básica e representantes da SEDUC/MA e SEMED/São Luís são frequentemente convidados a trocar experiências.

InstagramGELMICUFMA 

Canal do YoutubeGELMIC

 

Portuguës Brasileiro Ensinado Na Diáspora

Líder: Profa. Dra. Sônia Maria Pereira Mugschl

Grupo de pesquisa internacional desenvolvido em parceria com a Mala de Herança em Munique que, por sua vez, abarca outros projetos que se ocupam como português brasileiro falado na diáspora e discutem se o professor de Português de Portugal é o mais indicado para alimentar a L1 dos brasileiros imigrantes. Esse projeto tem realizado visitas pontuais a países da Europa para recolher dados e histórias de brasileiros que para lá emigraram e analisar a língua como herança, patrimônio que é constitutivo da vida em si com sua história e suas raízes culturais necessárias à existência. Tem como resultado 3 livros publicados sobre o tema, sendo um deles no quadriênio 2021/2024; uma monografia de conclusão de curso e uma dissertação de mestrado, além de palestras e conferências internas à instituição e outras já realizadas na Universidade de Pisa, na Itália; em consulados do Brasil em Munique, Roma, Atenas e para alguns grupos de iniciativa da Mala de Herança em Rovigo, Verona, Florença, Munique e em Roterdã e Amsterdã, na Holanda, desde seu início que coincide com a implantação do PGLetras. 

 

Gelp-Colin/Ufma - Grupo De Estudos Sobre Linguagem E Pensamento Da UFMA

Líder: Profa. Dra. Monica Fontenelle Carneiro

Vinculou-se, desde a sua criação, ao GELP-COLIN UFC, do qual a líder deste grupo faz parte. O grupo atua, de forma profícua, promovendo palestras, eventos nacionais internacionais, oficinas e minicursos, entre outros. O GELP-COLIN UFMA, registrado no CNPq, tem como atividades: 1. reuniões com pós-graduandos, graduandos e convidados; 2. organização de eventos internacionais, nacionais e regionais; 3. desenvolvimento de projetos de pesquisa no PIBIC (orientação de 16 bolsistas IC/2021-24, alguns aprovados no PGLetras);4. orientação de pós graduandos e graduandos e incentivo à sua participação em eventos acadêmico-científicos (apresentação de trabalhos); 5. participação no MetBib (projeto coordenado por duas universidades e uma editora da UE); e 6. publicação de artigos, capítulos e livros na área. 

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Léxico - GEPLEX - UFMA

Líder: Profª Drª Theciana Silva Silveira

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Léxico (GEPLEX) tem como objetivo reunir e desenvolver pesquisas no campo da Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia, estabelecendo interfaces com outras áreas do conhecimento, como a Linguística Textual e os estudos do Discurso. Além disso, o grupo se dedica a expandir e consolidar esses estudos, com especial atenção à perspectiva variacionista da língua(gem). Ao longo do quadriênio, o GEPLEX obteve avanços significativos na produção científica e na formação de pesquisadores. Entre os principais resultados, destacam-se: A publicação de artigos e capítulos de livros em periódicos e editoras de prestígio, contribuindo para a disseminação do conhecimento lexicológico e terminológico; A orientação de bolsistas de iniciação científica e mestrado; A realização de eventos acadêmicos, como simpósios, conferências e mesas-redondas, fomentando o debate e a troca de conhecimentos com especialistas nacionais e internacionais; A colaboração com outras instituições de ensino e pesquisa, a exemplo da PUC-Chile, fortalecendo parcerias interinstitucionais e ampliando a inserção do grupo no cenário acadêmico.

InstagramGEPLEX

 

Linha de Pesquisa 2 - ESTUDOS DE LINGUAGEM E PRÁTICAS DISCURSIVAS

 

GEPELP - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino de Língua Portuguesa

Líder: Profª Drª Ana Lúcia Rocha Silva

O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino de Língua Portuguesa foi criado em maio de 2023. É cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq. O presente grupo de estudos se justifica pelo surgimento da necessidade de contribuir para a qualidade do ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Fato comprovado em nossas aulas, tanto de graduação como de pós-graduação em diversas instituições de ensino – escolas públicas ou mesmo nas instituições de ensino superior. Desde então, os participantes do grupo têm se esforçado contribuindo com avaliações diagnósticas realizadas em salas de aula, com discussões que têm resultado em sugestões que, certamente irão refletir na melhoria do ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Sabendo-se que a forma mais eficaz para se consolidar a comunicação entre os falantes é usando sua própria língua. O GEPELP tem direcionado diversas pesquisas na graduação que já resultaram em trabalhos de conclusão do curso; cita-se uma monografia e um TCC e na Pós-Graduação, já tivemos pesquisas de dissertação voltadas para o ensino de língua portuguesa. Atualmente, o grupo conta com três professores mestres, duas mestrandas e cinco alunos de graduação. Da graduação o grupo tem um bolsista (UFMA) e uma discente PIBIC voluntária.  

InstagramGEPELPUFMA

 

GPELD - grupo De Pesquisa Em Linguagem E Discurso Do Maranhão

Líder: Profª Drª Ilza do Socorro Galvão Cutrim

O Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso do Maranhão (GPELD), constituído em 2009, está filiado ao Departamento de Letras da UFMA, reúne pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que debatem temas ligados discurso, na perspectiva de Michel Foucault. Os resultados das pesquisas desenvolvidas no grupo estão em trabalhos de Iniciação científica, TCCs, dissertações, artigos, participação em congressos (inter)nacionais e promoção de eventos. Desde 2012, o grupo vem produzindo livros, um deles com apoio da FAPEMA, e organizando eventos científicos, em São Luís (MA), por meio de parcerias com Grupos de Pesquisa do país e do exterior, sempre integrando alunos e professores da Graduação, entre estes, bolsistas e voluntários da Extensão, e da Pós-Graduação.

Instagram: GPELD

Entre os eventos organizados pelo GPELD ou com sua participação, estão:

1) II Seminário Nacional GPELD (2017) -Linguagens, discursos e Práticas Culturais, em parceria com o III DCIMA - Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia Disponível em: https://congressosufma.wixsite.com/iiidcima

2) II Ciclo de Palestras Foucault - Disponível em: https://www.even3.com.br/iiciclogpeld/

3) VI DCIMA-Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia- (2024), disponível em: Site do VI-Dcima , Instagram e Blog GPELD UFMA

 

LINTEC - Grupo De Pesquisa Em Lingua(Gem) E Tecnologia

Líder: Prof. Dr. João da Silva Araújo Júnior

O Grupo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia (LINTEC) foi criado há 12 anos e, desde então, tem se consolidado como um espaço de investigação acadêmica voltado para a compreensão da linguagem em suas interações com as diferentes mediações tecnológicas. O grupo tem uma atuação expressiva na graduação, especialmente por meio da iniciação científica, e na pós-graduação, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq, o LINTEC tem promovido importantes estudos sobre a interface entre linguagem e tecnologia. Nos últimos quatro anos, o grupo desenvolveu os seguintes projetos de pesquisa: Linguagem, Multimodalidade e Inteligências Artificiais: Interseções em torno do Fenômeno da Desinformação (2024 – 2027); Aplicativos Digitais na Aprendizagem de Línguas (2018 – 2022); Tecnologias Persuasivas na Contemporaneidade: Linguagem e Complexidade (2022 – 2025). Ao longo de sua trajetória, o LINTEC já contou com a participação de mais de 20 alunos bolsistas dos programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM, além de 10 mestrandos vinculados ao PGLetras. O grupo tem como principal objetivo contribuir para a compreensão da linguagem em sua relação com as diferentes mediações tecnológicas, com especial atenção às tecnologias digitais de informação e comunicação. 

Instagram: LINTEC

 

GEPOT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégias e Procedimentos de Organização Textual - UFMA

Líder: Profa. Dra. Maria da Graça dos Santos Faria

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégias e Procedimentos de Organização Textual (GEPOT) foi fundado em 2017 pela Profa. Dra. Maria da Graça dos Santos Faria. Suas bases teórico-metodológicas estão fundamentadas na Linguística Textual (LT) brasileira e suas interfaces com outros campos teóricos, tendo o texto como objeto de estudo, sempre considerando-o como um acontecimento de linguagem em contexto. Em 2019, organizamos a I Jornada Nacional de Linguística Textual – JOLINT: Diálogos em Estudos de Linguagem, evento que contou com 120 apresentações de trabalhos e a participação de diversos pesquisadores de várias universidades do Brasil. Além disso, em todos os ciclos do PIBIC, oferecemos aos alunos de graduação orientações de iniciação científica, com bolsas de fomento. Em 2024, nossa líder recebeu o prêmio FAPEMA na categoria Pesquisador Sênior em Linguística, Letras e Artes. Além dessa premiação, em 2023, recebemos o prêmio Semic - UFMA pela pesquisa de iniciação científica.

InstagramGEPOT

 

GRUPO DE PESQUISA ENSINO DE LÍNGUAS E DISCURSO – GruPELD

Líder: Profa. Dra. Marize Barros Rocha Aranha

O Grupo de Pesquisa em Ensino de Línguas e Discurso - GruPELD foi registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa da CAPES em março de 2016. O GruPELD tem como finalidade estimular alunos da graduação, da pós-graduação e pesquisadores a investigar refletir, analisar e publicar conteúdos pertinentes ao contexto do ensino e aprendizagem de Línguas, incluindo língua materna e estrangeiras, assim como temas que envolvam argumentação e discurso. No que se refere a Ensino de Línguas, o grupo tem se debruçado no estudo de teorias referentes a Linguística Aplicada e a concepção de ensino de línguas baseada na visão interacionista da linguagem, construída a partir das necessidades, angústias e aspirações de mudança no quadro das práticas pedagógicas relativas ao ensino/aprendizagem de Línguas, tanto na Educação básica como no Ensino superior. Quanto ao discurso, o grupo se debruça sobre os pressupostos teóricos metodológicos da Análise do Discurso, de linha francesa. E, mais recentemente, tem feito uma interface entre as teorias da Linguística Textual e da Argumentação no Discurso - TAD, de Ruth Amossy, que parte do princípio de que todo texto é argumentativo. Assim, o grupo busca compreender as estratégias de argumentação presentes em variados tipos de textos ou de discursos. Outros focos do GruPELD estão voltados para o planejamento de ações, tais como: organização de eventos e publicação de artigos, livros e capítulos de livros que venham somar com as demais discussões e reflexões já existentes sobre as temáticas que envolvam ensino de línguas e discurso. 

Instagram: GruPELD

 

Linha de Pesquisa 3 - ESTUDOS TEÓRICOS E CRÍTICOS EM LITERATURA

 

GELMA: Grupo De Estudos Em Literatura Maranhense

Líder: Prof. Dr. José Dino Costa Cavalcante 

O GELMA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Maranhense – tem como finalidade principal analisar a rica Literatura Maranhense, desde os primeiros textos, dos cronistas, no Século XVII, até os textos do Século XXI, comparando-os com a sociedade e com a história do Maranhão. Criado em 2020, o GELMA tem como meta editar textos da Literatura Maranhense – já de domínio público – e publicar, em formato de e-book, com distribuição gratuita aos pesquisadores e leitores de todo o país. É uma forma de tornar acessível, sobretudo a quem não tem acesso a bibliotecas, textos relevantes da rica cultura literária. O grupo organiza todos os anos, em março, o Simpósio do Grupo – SiGELMA –, com trabalhos de pesquisadores, professores, alunos da pós-graduação e da graduação sobre Literatura Maranhense. Congrega tanto alunos da graduação quanto da pós, não só nos eventos, mas na produção de artigos, ensaios e outros textos acadêmicos. Mantém um canal no Youtube, no qual disponibiliza vídeos de apresentações de pesquisadores e de escritores locais – com 367 inscritos e 70 vídeos. 

Instagram: GELMA

Youtube: GELMA - Literatura Maranhense

Blog: Dino Alcântara - Literatura, Crítica e Cultura

 

GEPLIT- Grupo De Estudos De Paisagem

Líder: Profª Drª Márcia Manir Miguel Feitosa

Criado em 2016, com certificação do CNPq, o GEPLIT afigura-se como uma iniciativa de grande relevância no âmbito dos estudos literários, visto constituir em alternativa capaz de proporcionar a ampliação do raio de ação da pesquisa em literatura, viabilizando tanto a aquisição de novos estudos na interface Geografia/Literatura, quanto aprimorando as pesquisas que promovam a interdisciplinaridade entre arte e ciência. Em 2021, publicou-se o livro Experiências da memória e do espaço em Josué Montello com participação de todos os membros do grupo em sua elaboração. Em 2024, foi publicado o e-book Antologia crítica: a literatura nas cartas, as cartas na literatura, voltado, especialmente, para a Educação Básica em nível de Ensino Médio. Publicação importante, pois direcionada a desmistificar o gênero carta no âmbito da literatura.

InstagramGEPLIT

Youtube: GEPLITUFMA

 

Grifo - Estudos Literários - UFMA

Líder: Profª Drª Maria Aracy Bonfim Serra Pinto

O Grifo – Estudos Literários foi criado em 2017, a partir de seu primeiro evento, o “I Sarau Literário do Grifo” e, desde então vem realizando encontros semanais, execução de projetos de pesquisa, iniciação científica e orientações na graduação e na pós-graduação. Participamos de eventos locais, nacionais e internacionais apresentando trabalhos acerca das linhas de pesquisa do grupo, a saber: Literatura osmaniana; Literatura e cinema; Afrofuturismo; Literatura e Viagens; Literatura e música; Folk Horror, Literatura Fantástica. O nome do grupo traz a figura do animal fantástico, o grifo, corpo de leão e cabeça de águia – fortemente ligado às artes desde a antiguidade e integrante da heráldica e da simbologia da proteção de tesouros. A ideia fundante do Grupo reúne duplamente a função acadêmica de conectar discentes e docentes ao mundo da pesquisa em seus termos formais e de manter a função estética que conduz o próprio fazer literário. Em 2021, o grupo uma menção honrosa no Prêmio FAPEMA de “pesquisador júnior” para Mateus Braga, pela pesquisa “Campos do tempo: análise da categoria temporal em Avalovara, de Osman Lins”. Atualmente, O GRIFO conta com um grupo amplo de doutores, mestres, mestrandos, graduados e graduandos envolvidos em participações em eventos, publicações e colaborações relevantes ao estudo da literatura no Brasil.

InstagramGRIFO - Estudos Literários

Youtube: GRIFO

 

FICÇA - Ficção Científica, Gêneros Contemporâneos e Representações Artísticas na Era Digital - UFMA

Líder: Profª Drª Naiara Sales Araújo Santos

O Grupo de Pesquisa FICÇA (Ficção Científica, Gêneros Contemporâneos e Representações Artísticas na Era Digital) tem se consolidado como um dos principais núcleos de investigação sobre literatura e cultura digital na UFMA. Atuando desde sua criação na graduação e no mestrado em Letras, o grupo oferece suporte a estudantes e pesquisadores interessados em narrativas contemporâneas. O FICÇA organiza eventos nacionais e internacionais de grande impacto, como o CONIFE, CONIFID e o ENAFDM. Em 2024, realizou o V ENAFDM, que contou com mais de 700 trabalhos apresentados e resultou na organização de 10 e-books. Além disso, a cada dois anos, o grupo publica um livro reunindo os principais resultados das pesquisas desenvolvidas por graduandos, mestrandos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Letras. 

Site: Grupo Ficça

Instagram: FICÇA UFMA

Youtube: Grupo de Pesquisa - FICÇA

 

Grupo de Estudos Girardianos - UFMA

Líder: Prof. Dr. Rafael Campos Quevedo

O Grupo de Estudos Girardianos foi criado em 2020 com o propósito de aprofundar os estudos na teoria mimética proposta pelo pensador francês René Girard, falecido em 2015. O grupo dá continuidade às abordagens de obras literárias que foram objeto de análise de Girard e, também, estende seu método de leitura a textos não contempladas pelo teórico. Menos centralmente, explora também as interfaces da teoria com outros campos do conhecimento pelos quais Girard enveredou como a Psicanálise, os estudos antropológicos e a hermenêutica de textos bíblicos. Desde seu surgimento foi concluída uma dissertação de mestrado (outra está em andamento), além de seis projetos de iniciação científica concluídos e mais dois em andamento, 4 monografias de conclusão de curso concluídas e mais 5 em andamento. 

 

Grupo de Estudos e Pesquisa em Lírica Contemporânea de Língua Portuguesa

Líder: Prof. Dr. Rafael Campos Quevedo

Fundado em 2015 com o objetivo de promover uma análise crítica da produção poética contemporânea, explorando sua relação com os poemas tradicionais e os topoi clássicos da história do gênero lírico. O método adotado pelo grupo, a "investigação tópica", tem como base os estudos do crítico alemão Ernst Robert Curtius, além das contribuições dos estudiosos brasileiros Francisco Achcar e Segismundo Spina. Com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, o grupo se destacou no âmbito acadêmico pela organização do evento "III Simpósio de Estudos Literários da UFMA: Ágora com os poetas" (2021), e pela publicação do livro "A poesia na ágora" (2022). Desde seu surgimento foram concluídas cinco dissertações de mestrado, além de seis projetos de iniciação científica e nove monografias de conclusão de curso, contribuindo para a formação de novos pesquisadores e para o enriquecimento do estudo da lírica em língua portuguesa.

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Hermenêutica em Paul Ricoeur - UFMA

Líder: Profª Drª Rita de Cassia Oliveira

Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Hermenêutica de Paul Ricoeur - GEPFHPR Grupo de Estudo e pesquisa em Filosofia Hermenêutica de Paul Ricoeur tem por objetivo a investigação da filosofia hermenêutica do filósofo francês Paul Ricoeur (1913 – 2005) em relação a literatura e ciências humanas e sociais numa perspectiva de oferecer sustentação teórica e metodológica mediante o processo de interpretação e análise assentadas em critérios epistemológicos e metodológicos que revelam e colocam em discussão o valor e a importância da literatura para a compreensão do mundo da vida e o estatuto de cientificidade quanto ao objeto, método e delimitação das teorias das ciências humanas e sociais. A teoria hermenêutica de Paul Ricoeur evidencia a compreensão como desvelamento da linguagem no sentido de colocar a mostra a capacidade humana em dimensões de poderes de distinção de seu modo de agir nas esferas literária, social, política e mesmo na própria constituição da identidade. O GEPFHPR possui duas linhas de pesquisas: Hermenêutica e Literatura; Hermenêutica e Ciências Humanas e Sociais.

Instagram: GEPFHPR

fim do conteúdo