Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Seção Extra

Integração com a Graduação

Em se tratando da integração com a graduação, o Programa desenvolve atividades em parceria com a graduação da instituição por meio da iniciação científica, em que podemos destacar a seguinte estimativa de número de alunos (por ano) para cada docente: 

Nome do professor 

2017

2018

2019

Estimativa

Márcia Manir

2

2

0

4

Cordeiro Feitosa

5

2

0

7

Klautenys Guedes 

2

3

1

6

Conceição Belfort

1

5

2

8

Ferreira Júnior

1

1

2

4

Cristiane Navarrete 

5

3

4

12

João Batista

1

2

2

5

Ricieri Zorzal

1

0

3

4

Flávio Freitas

Não concorreu

Não concorreu 

4

4

Luciano Façanha

Não concorreu

8

4

12

Zilmara de Jesus

1

6

4

11

Larissa Lacerda 

Não concorreu

8

Não concorreu

8

Arkley Marques

6

1

1

8

Fernanda Areias

0

2

4

6

Mônica Teresa

0

0

3

3


Naquilo que tange ao Estágio Docência, enquanto processo de integração junto à graduação, ele é vivenciado nos termos do artigo 69 da Resolução Consepe 1433/2016, o qual preconiza que os alunos devem ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a cinquenta por cento do total de aulas da disciplina. Ademais, os alunos também devem auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-aula aos alunos, bem como participar na avaliação parcial de conteúdos programáticos teóricos e/ou práticos. Sem deixar de aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudos dirigidos, seminários, dentre outros. É relevante lembrar que as atividades do estágio docência são realizadas sob a supervisão de um professor permanente do Programa. Em consonância com o supracitado artigo, o Programa também dispõe de suas normas complementares para o estágio docência, das quais é pertinente destacar o §1º do artigo primeiro das referidas normas: o Estágio em Docência corresponderá a uma disciplina de 60h/a (2 créditos) para os discentes do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, em nível de Mestrado e/ou Doutorado.

Ainda destacando a integração com a graduação, é oportuno enfatizar a participação discente em extensão vinculada à pesquisa, em que podemos mencionar o projeto Formação de agentes culturais cujo objetivo consiste em constituir um núcleo de formação de agentes culturais no bairro tradicional da Madre Deus e no entorno deste, tornando-os multiplicadores de informações sobre os aspectos históricos, culturais e turísticos de São Luís – MA. No contexto da realização desse projeto, os egressos e discentes (aproximadamente 100) do Programa puderam ampliar sua perspectiva teórico-metodológica do ponto de vista interdisciplinar com a área de concentração em Cultura e Sociedade.  

Nesse sentido, podemos enfatizar também como atividade de integração entre o Programa e a graduação, o projeto intitulado Tour pedagógico aos lugares de memória (por volta 20 participantes), que tem por finalidade identificar os lugares de memória para o desenvolvimento do turismo cultural na cidade de São Luís – MA, através da formatação de roteiros turísticos baseados nos lugares de memória sacralizados pelo olhar da comunidade. 


fim do conteúdo