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Integração com a Graduação


Em se tratando da integração com a graduação, o Programa desenvolve atividades em parceria com a graduação da instituição por meio da iniciação científica (PIBIC), através do Estágio Docência e pela presença concomitante de alunos de graduação e de pós-graduação nos projetos de pesquisa e de extensão dos professores do PGCult. Especificamente no caso do PIBIC, anualmente vários docentes do Programa são contemplados com bolsas voltadas para a iniciação científica, conforme links contendo os resultados referentes aos últimos três anos do atual quadriênio (2021-2024):

2023 - https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/pibic-2023-2024-edital-ageufma-n-21_2023/edital_21_2023_-pibic-2023-2024_resultado-final.pdf/view;  

2022 - https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/noticias/noticias-gerais/ageufma-divulga-resultados-finais-dos-programas-de-iniciacao-cientifica-e-iniciacao-ao-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao-2022-2023;

2021 - http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/K1carIYF8uNk1Pt.pdf

Naquilo que tange ao Estágio Docência, enquanto processo de integração junto à graduação, ele é vivenciado nos termos do artigo 69 da Resolução Consepe 1433/2016, o qual preconiza que os alunos devem ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a cinquenta por cento do total de aulas da disciplina. Ademais, os alunos também devem auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-aula aos alunos, bem como participar na avaliação parcial de conteúdos programáticos teóricos e/ou práticos. Sem deixar de aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudos dirigidos, seminários, dentre outros. É relevante lembrar que as atividades do estágio docência são realizadas sob a supervisão de um professor permanente do Programa. Em consonância com o supracitado artigo, o Programa também dispõe de suas normas complementares para o estágio docência, das quais é pertinente destacar o §1º do artigo primeiro das referidas normas: o Estágio em Docência corresponderá a uma disciplina de 60h/a (2 créditos) para os discentes do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, em nível de Mestrado e/ou Doutorado.

Ainda destacando a integração com a graduação, é oportuno enfatizar a participação discente em extensão vinculada à pesquisa, em que podemos mencionar o projeto Formação de agentes culturais cujo objetivo consiste em constituir um núcleo de formação de agentes culturais no bairro tradicional da Madre Deus e no entorno deste, tornando-os multiplicadores de informações sobre os aspectos históricos, culturais e turísticos de São Luís – MA. No contexto da realização desse projeto, os egressos e discentes (aproximadamente 100) do Programa puderam ampliar sua perspectiva teórico-metodológica do ponto de vista interdisciplinar com a área de concentração em Cultura e Sociedade.  

Nesse sentido, podemos enfatizar também como atividade de integração entre o Programa e a graduação, o projeto intitulado Tour pedagógico aos lugares de memória (por volta 20 participantes), que tem por finalidade identificar os lugares de memória para o desenvolvimento do turismo cultural na cidade de São Luís – MA, através da formatação de roteiros turísticos baseados nos lugares de memória sacralizados pelo olhar da comunidade. 

 
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