Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Infraestrutura


O PPGHIS tem a sua disposição uma infraestrutura considerada adequada ao funcionamento dos cursos de Mestrado e Doutorado, integrada por um conjunto de laboratórios, salas de aula, secretaria, biblioteca, salas de reuniões de Grupos de Pesquisa. A estrutura material do Programa pode ser dividida em duas categorias: a) infraestrutura própria, formada por gabinetes, salas e laboratórios de uso exclusivo de docentes e discentes do Programa; b) infraestrutura compartilhada, formada por um conjunto de bibliotecas, auditórios e laboratórios de uso comum entre as Pós-Graduações do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão. Em geral, as duas estruturas fornecem condições de trabalho razoáveis para as diversas atividades ligadas ao Programa, aulas, estudos, reuniões de grupos de pesquisa, realização de bancas, conferências, simpósios, reuniões técnicas, mas também garantem o suporte necessário aos alunos relativamente ao trabalho de redação de dissertações e teses, produção de relatórios e de demais textos acadêmicos. O PPGHIS também possui acervo documental próprio, concernente às diversas áreas ligadas aos Grupos de Pesquisa. Esse acervo abrange material arqueológico inédito, fontes escritas inéditas, fontes audiovisuais inéditas, mas também cópias digitais de fontes originalmente arquivadas em instituições de interesse: Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), Arquivo Histórico Ultramarino (AHU-Portugal), Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT-Portugal), Archivo General de Indias (AGI-Espanha), Archivo General de Simancas (AGS-Espanha), Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), Biblioteca Nacional de España (BNE-Espanha), Biblioteca Nacional de Portugal (BNP-Portugal). A seguir, elencamos essa infraestrutura enfatizando principalmente as suas funções, condições de uso, o material de suporte que acompanha e as fontes de financiamento responsáveis pela sua manutenção.

Em primeiro lugar, descrevemos os espaços de uso exclusivo do Programa. A secretaria é um espaço misto, formada por três salas ou compartimentos contíguos onde funciona a secretaria propriamente dita, a sala de reunião do Colegiado e a sala da coordenação. Este espaço foi reformado na quadrienal passada com financiamento advindo de dois projetos contemplados em editais da modalidade PPG Universal FAPEMA (Edital PPG/2013; Edital PPG 2015). Essas salas contam, cada uma, com quatro computadores, duas impressoras, maquinas de scanner, arquivos, rede integrada a internet própria, arquivos, mesas de reuniões e demais itens de escritório. Além de coordenador e vice-coordenador, trabalham nessa sala multiuso dois funcionários técnicos, servidores da UFMA, mais um estagiário do próprio PPGHIS. Ao lado da secretaria está a sala de aula principal do Programa, aparelhada com um computador e um sistema audiovisual integrado por datashow e, também, um sistema de som de alta definição ligado à rede própria de internet, comportando até 50 alunos. A sala também funciona como sala de defesas, para qualificações, teses e dissertações, embora existam outras salas de uso franqueado ao PPGHIS com igual estrutura. Bem próximo a este complexo encontra-se o laboratório de informática de uso exclusivo dos alunos do Programa de Pós-Graduação em História. O laboratório conta com sete computadores conectados à rede, com espaço para instalação de mais cinco equipamentos, e funciona todos os dias de 8h às 18h. Os alunos utilizam diuturnamente os equipamentos do laboratório de informática para atividades de pesquisa e redação de trabalhos, artigos, teses e dissertações.

 

1. LABORATÓRIOS

O prédio do CCH/UFMA que abriga o PPGHIS foi contemplado com um novo edifício reservado ao funcionamento de Grupos de Pesquisa e centros de estudo relacionados às Pós-graduações. No subsolo, as salas de 1 a 7 funcionam as sedes dos os grupos de pesquisa do PPGHIS, gabinetes e bibliotecas para professores e alunos. São estas salas independentes entre si, mas ocupando um mesmo corredor do prédio novo das pós-graduações do CCH/UFMA. Vale a pena descrever cada um desses espaços.

 

a) Sala do grupo Estudos do Mundo Atlântico e suas Diásporas – GMAD

DOCENTES INTEGRANTES: Josenildo de Jesus Pereira (líder), Alírio Carvalho Cardoso (líder), Soraia Dornelles; Luiz Couceiro; Isabel Ibarra Cabrera, Rafael Chambouleyron, José Luis Ruiz-Peinado Alonso.

LOCALIZAÇÃO: salas número 1 e 6, subsolo do prédio novo da Pós-Graduação.

LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA: Poderes, Políticas e Sociabilidades.

ESTRUTURA BÁSICA: O GMAD possui duas salas, números 1 e 6, cada uma abriga dois grupos ligados diretamente ao GMAD. Cada uma das salas do Grupo contam com três computadores conectados à rede, biblioteca especializada em História colonial, escravidão e História do Atlântico. As salas contam com um considerável acervo de documentos digitalizados de arquivos com Arquivo Histórico Ultramarino, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Archivo General de Indias, Archivo General de Simancas, Biblioteca Nacional de Portugal, Biblioteca Nacional de España. Desse acervo constam cópias digitais de mapas e manuscritos dos séculos XVI ao XIX. O GMAD também possui documentação africanista, relatórios de chefias militares, livros de batismo e casamento, gramáticas nas línguas quimbundo e Kicongo, referentes aos anos de 1894 a 1917, para a região do Kuanza Sul (Angola). O grupo foi contemplado com diversos recursos oriundos da FAPEMA, CNPQ e CAPES, mobilizando recursos de diversos editais, muitos deles ainda ativos no ano de 2019. Especificamente no caso do financiamento FAPEMA, para a quadrienal em curso, os recursos utilizados perfizeram um total de cerca de 90 mil reais (Universal 01427/16; APUB edital 03496/15; POS-GRAD edital 03908/15). As duas salas são utilizadas para orientação, tanto de alunos de graduação quanto de pós-graduação, pesquisa de alunos de pós-graduação, mas também Iniciação Científica, e reuniões periódicas do grupo. A sala também conta com equipamento completo de escritório: impressora, scanner, mesas de reuniões, 16 cadeiras. A sala do Grupo funciona todos os dias em horário comercial.

 

b) Sala do grupo: História, Religião e Cultura Material – REHCULT

LOCALIZAÇÃO: sala de número 6, subsolo do prédio novo da Pós-Graduação.

PROFESSORES PERMANENTES – Lyndon de Araújo Santos (líder), Alexandre Guida Navarro (líder), Ítalo Domingos Santirocchi, Pollyanna Gouveia M. Muniz.

LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA: Linguagens, Religiosidades e Culturas.

ESTRUTURA BÁSICA: O REHCULT conta com dois computadores conectados a rede, biblioteca especializada em História das Religiões e um acervo de mais de mil documentos sobre catolicismo e protestantismo referente ao século XIX no Maranhão. O grupo tem utilizado de forma diligente recursos do CNPQ e da Fapema. Especificamente no caso do financiamento FAPEMA, para a corrente quadrienal, os recursos utilizados perfizeram um total de 44.540, 92 (APUP 03558-13, Edital n 36; Edital APEC 01386/14; edital STGI/03953/16- edital 02). A sala de reuniões é utilizada para orientação, tanto de alunos de graduação quanto de pós-graduação, pesquisa de alunos de pós-graduação, mas também Iniciação Científica, e reuniões periódicas do grupo. A sala também conta com equipamento completo de escritório: impressora, scanner, mesas de reuniões, dez cadeiras, A sala do Grupo funciona todos os dias em horário comercial.

 

c) GRUPO: Poderes, Instituições, Mundos do Trabalho e Ideias Políticas - POLIMT

DOCENTES INTEGRANTES – Maria Izabel B. de M. Oliveira (líder), Victor de Oliveira (líder), César Augusto Castro.

LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA: Poderes, Políticas e Sociabilidades.

LOCALIZAÇÃO: sala de número 5, subsolo do prédio novo da Pós-Graduação.

ESTRUTURA BÁSICA: O POLIMT conta com dois computadores conectados à rede, biblioteca especializada em História Política e Teoria Política. O grupo tem utilizado de recursos do CNPQ e da Fapema. A sala de reuniões é utilizada para orientação, tanto de alunos de graduação quanto de pós-graduação, pesquisa de alunos de pós-graduação, mas também Iniciação Científica, e reuniões periódicas do grupo. A sala também conta com equipamento completo de escritório: impressora, scanner, mesas de reuniões, dez cadeiras, A sala do Grupo funciona todos os dias em horário comercial.

d) GRUPO: Poderes, Instituições, Mundos do Trabalho e Ideias Políticas - POLIMT

DOCENTES INTEGRANTES – Maria Izabel B. de M. Oliveira (líder), Victor de Oliveira (líder), César Augusto Castro.

LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA: Poderes, Políticas e Sociabilidades.

LOCALIZAÇÃO: sala de número 5, subsolo do prédio novo da Pós-Graduação.

ESTRUTURA BÁSICA: O POLIMT conta com dois computadores conectados a rede, biblioteca especializada em História Política e teoria política. O grupo tem utilizado de recursos do CNPQ e da Fapema. A sala de reuniões é utilizada para orientação, tanto de alunos de graduação quanto de pós-graduação, pesquisa de alunos de pós-graduação, mas também Iniciação Científica, e reuniões periódicas do grupo. A sala também conta com equipamento completo de escritório: impressora, scanner, mesas de reuniões, dez cadeiras, A sala do Grupo funciona todos os dias em horário comercial.

 

e) Laboratório de Arqueologia – LARQ

LOCALIZAÇÃO: sala de número 7, subsolo do prédio novo da Pós-Graduação.

PROFESSORES PERMANENTES – Alexandre Guida Navarro (líder)

LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA: Linguagens, Religiosidades e Culturas.

Equipe: Prof. Dr. Alexandre Guida Navarro – Coordenador – Arqueólogo – UFMA; Profa. Dra. Anna Curtenius Roosevelt – Universidade de Illinois em Chicago, Estados Unidos (EUA); Karen da Costa Conceição – aluna de Pós-Graduação em História Social da UFMA (Mestrado); Hélder Bello de Mello – Museólogo do LARQ; Raquel Silva – estagiária do LARQ; Flaviomiro Mendonça – estagiário do LARQ; Tayse Handreyza Mendes – estagiária do LARQ; José de Ribamar Gonçalves Júnior – estagiário do LARQ; Elton Estácio de Menezes – estagiário do LARQ.

ESTRUTURA BÁSICA: O LARQ conta com uma estrutura de trabalho considerável. O acervo arqueológico é formado por um conjunto de mais de um Milhão de fragmentos e objetos, catalogados e tratados, datados de cerca de 2 mil anos, originados sobretudo da baixada Maranhense. O laboratório conta também com material digitalizado, totalizando cerca de cinco mil fotos de peças arqueológicas. O acervo bibliográfico físico é integrado por cerca de 700 livros especializados em cultura material, comércio atlântico e arqueologia. O LARQ tem acervo documental, cópias digitalizadas de documentos manuscritos dos séculos XVI, XVII e XVIII sobre Brasil, México e Guatemala. O LARQ conta também com 4 computadores; 2 notebook; 1 impressora, 1 telefone; 1 microscópio Lupa Zeiss; 1 microscópio portátil marca Stemi DV4; uma lupa portátil marca Dino-lite; uma balança digital marca Shimadzu; duas lupas manuais; dois purificadores de ar; duas câmaras fotográficas; um GPS; 5 paquímetros; um aspirador de pó.

fim do conteúdo