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Autoavaliação


RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PPGEF) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - QUADRIÊNIO 2021-2024

 

Informações iniciais sobre a autoavaliação

A autoavaliação do PPGEF/UFMA é padronizada e normatizada pela Norma Interna 08/2022, podendo ser acessada na página do Programa na internet. A padronização da autoavaliação do PPGEF/UFMA se baseia sobretudo no relatório publicado em 2019 pelo Grupo de Trabalho da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para Autoavaliação de Programas de Pós-graduação. No entanto, Leis, Portarias, Diretrizes e documentos institucionais podem ser utilizados como instrução complementar para a padronização da autoavaliação do PPGEF/UFMA.

O Colegiado do PPGEF/UFMA possui autonomia para definir os métodos, a estrutura e os componentes da autoavaliação, haja vista que, segundo a CAPES, “cada programa poderá propor um delineamento de autoavaliação apto a captar aspectos pertinentes a sua missão e seus objetivos, incluindo aqueles relativos à sua inserção no contexto social/internacional e a suas escolhas científicas específicas”.

Outras instância e órgãos internos da UFMA, como a Comissão Própria de Avaliação (CPA), Diretoria de Pós-graduação (DPG) e Divisão de Cursos Stricto Sensu (DCSS), podem ser consultados durante a proposição da autoavaliação do PPGEF/UFMA.

Os métodos, estrutura e os componentes da autoavaliação são revisados anualmente. Os objetivos da autoavaliação do PPGEF/UFMA devem considerar a avaliação do desenvolvimento contínuo do Programa, a formação discente e o impacto na sociedade, a percepção dos respondentes quanto às potencialidades, fragilidades e alternativa de melhoras contínuas, e as possíveis ações frente os resultados levantados.

A autoavaliação do PPGEF/UFMA deve considerar os resultados das avaliações quadrienais pregressas realizadas pela CAPES, a missão, metas e objetivos do PPGEF/UFMA, e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) mais atual da UFMA.

A autoavaliação do PPGEF/UFMA utiliza formulário on-line como ferramenta de coleta das informações, sendo requisitado o consentimento do(a) respondente no início do preenchimento.

Os itens avaliativos presentes no formulário on-line são definidos pelo Colegiado do PPGEF/UFMA, com participação dos docentes e representantes discentes, permitindo respostas abertas e fechadas, para posterior metodologia de análise quali-quantitativa.

Respondem ao formulário de autoavaliação os(as) discentes matriculados(as), os(as) egressos(as), os(as) docentes e o(a) servidor(a) técnico-administrativo. Os itens avaliativos considerados na autoavaliação investigam a opinião dos respondentes sobre os aspectos acadêmicos (incluindo produção científica, formação docente e impactos), didático-pedagógicos, o corpo docente, a coordenação e a infraestrutura.

A periodicidade da autoavaliação é anual, realizada ao final de cada ano. Além disso, a avaliação de cada disciplina ocorre após a sua conclusão. Os resultados provenientes da autoavaliação são comunicados a todos(as) discentes e docentes do PPGEF/UFMA na Reunião Anual de Autoavaliação, evento com periodicidade anual, realizado sempre no início de cada ano.

Na Reunião Anual de Autoavaliação, mediante apresentação dos resultados da autoavaliação, discussões são estimuladas entre os discentes e docentes do PPGEF/UFMA com vistas a estabelecer o Relatório Final da Reunião de Autoavaliação.

O Relatório Final da Reunião de Autoavaliação contém os pontos fortes e fragilidades do PPGEF/UFMA, além das sugestões de metas e ações a serem implementadas. O Relatório Final da Reunião de Autoavaliação subsidia o planejamento estratégico do PPGEF/UFMA.

 

Resultados da autoavaliação implementados no quadriênio 2021-2024

1. Aumento da carga horária de disciplinas relacionadas à docência e didática do ensino superior em virtude da identificação de dificuldades de alguns discentes na ministração de aulas.

2. Criação da disciplina obrigatória de Redação Científica para preparar melhor os discentes para o exercício da escrita científica, melhorando, assim, a redação da dissertação, artigos e outros textos.

3. Redução da carga horária das disciplinas optativas de 45 horas para 30 horas como forma de atender à solicitação da necessidade de maior fluxo de discentes em diferentes disciplinas e aumentar o contato com diferentes docentes.

4. Exclusão de disciplinas com temáticas muito genéricas (sendo elas: PPGEF030 - Bioquímica aplicada ao exercício e PPGEF031 - Fisiologia do exercício).

5. Definição da data e dos requisitos mínimos para recredenciamento docente, atendendo à solicitação dos docentes, regulamentado pela Norma Interna 01/2022.

6. Definição dos critérios para receber bolsa pelos discentes, atendendo à solicitação dos discentes sobre transparência na implementação e considerando os alunos em situação de baixa renda, regulamentado pela Norma interna 01/2024.

7. Como forma de melhorar a qualidade do produto final, foi realizada a mudança do prazo de qualificação (de 20 meses para 9 meses), devendo o discente qualificar com o projeto de pesquisa para uma banca composta por 3 doutores (obrigatoriamente 1 interno, 1 externo e 1 externo ou interno ao PPGEF), com vistas a sanar problemas metodológicos e de planejamento, preferencialmente antes do início da coleta de dados.

8. Reformulação do Edital de ingresso e definição da política de ações afirmativas, como forma de atender as demandas sociais, regulamentado pela Norma interna 02/2023.

9. Com relação às solicitações de melhorias de infraestrutura física das salas de aula, foram realizadas reuniões com os órgãos responsáveis da UFMA e foi criada uma sala de aula própria para PPGEF, com 40 cadeiras, projetor fixo, lousa e climatização.

10. Sobre as solicitações de melhoria dos computadores, foram realizadas reuniões com a AGEUFMA e setor técnico de informática, e foram obtidos 8 computadores desktops novos para uso dos docentes do PPGEF.

11. Criação do evento próprio do PPGEF/UFMA (Encontro de Biodinâmica do Movimento Humano - EBIOMOV), evento que será bienal, sendo a primeira edição realizada em 2023.

12. Reorganização do manual e template de dissertação para o formato de artigo científico.

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