Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Seção Extra

GRUPOS DE PESQUISA

Grupos de Pesquisa

 

        

Os grupos estão vinculados diretamente às linhas de pesquisa. Reúnem-se sistematicamente nos espaços do PPGE, podendo deles participar, além de professores e alunos da Pós-Graduação, profissionais das redes pública e privada de ensino.

 

LINHA: História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana

História e Memória da Educação Maranhense – GHIMEM 

 

A reconstrução da história da educação em solo maranhense, através do resgate de sua memória vem fortalecer as análises do vazio e lacunas historiográficas, que há muito reclamam providências. Assim, esta linha de pesquisa se caracteriza por atividades de interação historiográfica no nosso espaço-tempo educacional, que tem exigido reflexão histórica, ordenamento das fontes disponíveis, num processo contínuo entre passado e presente.

Eixos de Interesse: História da educação e da educação da infância; Instituições escolares e sujeitos da história da educação; Cultura material e escolar; História do livro, da leitura e dos espaços de sociabilidade; História da profissão docente; e Biografia e Autobiografia docente e Memória de professores.

 

Professores Participantes:

Prof. Dr. César Augusto Castro;

Profª. Dr.ª Diomar das Graças Motta;

Profª. Dr.ª Iran de Maria Leitão Nunes

 

Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana

 

Investiga as relações entre as transformações sociais, culturais, econômicas, políticas e suas influências nas alterações dos formatos do Estado e no campo educacional; a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas educacionais governamentais e não-governamentais; os movimentos sociais e educação; o financiamento, a gestão e organização dos sistemas educacionais e das instituições educativas em todos os níveis e modalidades; as políticas curriculares da educação básica e superior; as políticas de formação e trabalho do profissional da educação; e as relações entre sistema produtivo, trabalho e educação, cultura e linguagem, poder político e econômico. Estuda a Epistemologia da Política Educacional como um campo de conhecimento interdisciplinar.

 

Eixos de interesse: Gestão de sistemas educacionais e de instituições educativas; Educação básica e educação superior (níveis e modalidades); Elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de programas educacionais; Políticas de formação e trabalho do profissional da educação; Trabalho, educação e movimentos sociais e Educação e linguagem (linguística).

 

Professores Participantes:

Prof. Dr. Antonio Paulino de Sousa;

Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima;

Profa. Dra. Lucinete Marques Lima; 

Profa. Dra. Maria José Pires Barros Cardoso.


LINHA: Diversidade, Cultura e Inclusão Social


Educação Especial

 

O GPEE desenvolve estudos e investigações sobre as pessoas com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, relacionadas as condições, disfunções, limitações, deficiências (física, intelectual ou visual). Desta forma, analisa-se a política de educação especial como expressão localizada da política educacional; discutem-se os procedimentos de estimulação precoce referentes à detecção de fatores de alto risco e a prevenção de deficiências; investiga-se o brincar no contexto hospitalar; analisa-se a formação de professores na educação especial/inclusiva e as práticas pedagógicas na família, na escola e em outras instituições e a inclusão de pessoas com deficiência na educação superior e no mercado de trabalho formal.

 

Eixos de Interesse: Educação especial no contexto da educação brasileira; Educação inclusiva e práticas pedagógicas; Formação de recursos humanos em educação especial; Estimulação precoce e prevenção de deficiência; Políticas públicas nacionais; Brinquedoteca hospitalar; Educação especial/inclusiva: educação infantil, ensino fundamental e educação superior e Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal.

 

Professores Participantes:

Profª. Drª. Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho;

Profª. Drª Silvana Maria Moura da Silva; 

Profª. Drª Thelma Helena Costa Chahini.

 

Educação, Mulheres e Relações de Gênero

 

O adentramento da mulher na vida pública, através de sua participação no campo educacional, não tem conseguido dar-lhe visibilidade na estrutura acadêmica, exigindo que se elejam mecanismos para educar a sociedade nessas questões. Desta perspectiva o GEMGe pretende ampliar a visão feminista nas relações pedagógicas e nos processos de formação escolar. Isto impõe que se evidencie a mulher como sujeito e objeto de estudos das suas produções e de outros no sistema educacional, com vistas às relações igualitárias de gênero.

 

Eixos de Interesse: História das mulheres; Relações de gênero; Sexualidade; Feminismo; Mulheres professoras; Gênero e etnia; Instituições escolares femininas; A mulher e a infância e Mulheres e religião.

 

Professores Participantes:

Profª. Dr.ª Diomar das Graças Motta;

Profª. Dr.ª  Iran de Maria Leitão Nunes;

Prof. Dr. João de Deus Vieira.



LINHA: Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente

 

Escola, Currículo e Formação Docente

 

Os estudos do Grupo de Pesquisa objetivam compreender as relações que se produzem na escola com os saberes dos sujeitos envolvidos no processo educativo, saberes produzidos noutros espaços socioculturais, propiciando a criação/reconstrução de novas concepções e práticas curriculares. Assim, os estudos incidem na compreensão do currículo como prática sociocultural e, nesse sentido, direcionam-se também para a formação inicial e continuada de professores.

 

Eixos de Interesse: Formação e Profissionalização Docente; Formação Docente: programas emergenciais de graduação, licenciaturas, inclusive as  interdisciplinares; Currículo por Níveis e Modalidades de Ensino; Práticas Curriculares: currículo integrado, currículo organizado por ciclo e currículo por competências; Trabalho Docente Iniciante: implicações na trajetória profissional e Escolarização e profissionalização de Jovens e Adultos.

 

Professores Participantes: 


Profª. Drª Ilma Vieira do Nascimento;

Profª. Drª Lélia Cristina Silveira de Moraes;

Profª. Drª Maria Alice Melo;

Profª. Drª Maria de Fátima Ribeiro Franco Lauande;

Profª. Drª Maria Núbia Barbosa Bonfim.

 

Educação e Representações Sociais

 

A Teoria das Representações Sociais (TRS) constitui um referencial teórico com amplo espectro de atuação, o que propicia a exploração do campo das representações simbólicas processadas no cotidiano, dando sentido a condutas e à construção da realidade a partir do seu sistema de referências, voltado para o conhecimento dos grupos humanos, dentre os quais se destaca o educacional. Este grupo de estudo e pesquisa com respaldo na TRS privilegia investigações voltadas para a educação, considerada em seus aspectos dinâmicos, que perpassam os caminhos da formação e da profissionalização docente, das práticas curriculares e da relação pedagógica que se dão no espaço movediço do cotidiano escolar.

 

Eixos de Interesse: Teoria das Representações Sociais: formação e profissionalização docente; TRS nas relações pedagógicas; O cotidiano das instituições educativas à luz da TRS; TRS nas práticas curriculares e TRS: alteridade e dialogicidade.

 

Professores Participantes:

 

Profª. Drª. Maria Núbia Barbosa Bonfim;

Profª. Drª Ilma Vieira do Nascimento;

Profª. Drª Maria Alice Melo.


fim do conteúdo