Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Projeto Diálogos Plurais será apresentado na UFMA e na UEMA

2022-06-22 13:52:13.663

Via ASCOM/TJMA

 

Com o objetivo de fortalecer a Política de Diversidade institucionalizada pelo Poder Judiciário do Maranhão, o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão realizará na próxima sexta-feira (24), a segunda edição do Projeto "Diálogos Plurais", na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir das 9h30, no Auditório Ribamar Carvalho – Área de Vivência.

No dia 27 de junho (segunda-feira), já em sua terceira edição, o Projeto “Diálogos Plurais” acontecerá na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com início às 9h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com a parceria da Coordenação do Curso de Direito. Em ambos os eventos, será lançado o e-book “Diversidade e Antidiscriminação: estudos, contextos e vivências".  

O coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA, juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, explica que a iniciativa tem como uma de suas propostas a promoção do debate técnico, social e científico das perspectivas dos eixos de atuação do Comitê, dos Direitos Humanos e da política institucional de diversidade e antidiscriminação, a partir das contribuições do Sistema de Justiça, das academias e da sociedade civil organizada. A primeira edição do projeto aconteceu no dia 11 de junho, na Faculdade Estácio. 

 

PROGRAMAÇÃO NA UFMA (inscrições: https://sigeventos.ufma.br/eventos/public/evento/sdp

Com o apoio da Coordenação do Curso de Direito da UFMA, o evento contará com a participação de autores e autoras dos artigos que compõem o E-book “Diversidade e Antidiscriminação: estudos, contextos e vivências". 

A doutoranda em Educação, Mestra em Educação e Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela UFMA, Ilma de Fátima de Jesus abordará o tema “A Luta e o combate ao Racismo do Movimento Negro Unificado – MNU Maranhão”. 

Já o tema “Feminicídio: considerações sobre a constitucionalidade e a imprecisão legislativa” será apresentado pela advogada Carla Letícia Oliveira Figueiredo. E completando o ciclo de palestras, a psicoterapeuta Maayan Marie Sousa da Silva falará sobre o “Fenômeno do opressor não arrependido”.


PROGRAMAÇÃO NA UEMA

A primeira palestra da terceira edição do projeto discutirá o tema “ Na terra de Tibira ainda existe LGBTFOBIA: estratégias de levantamento de violência letal e de políticas públicas para a população LGBTI+ do Maranhão”, com o psicólogo, pesquisador e ativista em direitos humanos e da população LGBTQIAP+, Ricardo dos Anjos Silva Lima. 

A doutoranda em História pela Uema e mestra em História Social pela Ufma, Nila Michele Bastos Santos, abordará o artigo “Agó Yago Oluko! Por favor, dá-me licença professor: metodologias e estratégias para o ensino da História africana e afro-brasileira”. Por último, a psicóloga e doutora em Psicologia Social, Rosane de Sousa Miranda, vai discutir sobre “O Fenômeno do opressor não arrependido”.

fim do conteúdo