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Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso de Administração Pública estará apto a:

I.       atuar e desenvolver atividades específicas da gestão nas organizações públicas e participar da elaboração, do planejamento, da coordenação e do controle de políticas públicas;

II.      compreender de forma sistêmica o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e assim tomar decisões em um contexto diversificado e interdependente da área pública, promovendo o estreitamento das relações entre Governo e Sociedade Civil;

III.     empreender e promover transformações de forma interdisciplinar, compreendendo a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, participando da modernização e inovação das estruturas e funcionamento do Serviço Público;

IV.     expressar-se e comunicar-se com clareza e assertividade;

V.      promover com determinação e vontade política e administrativa a educação continuada de servidores públicos;

VI.     liderar processos de mudança das desigualdades e de exclusão econômica e social;

VII.   adequar os recursos financeiros, físicos e tecnológicos visando o bem- estar coletivo  e promover processos democráticos participativos no âmbito estatal que possibilite a iniciativa e o desenvolvimento pleno das pessoas;

VIII.  reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações nos processos organizacionais, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

IX.     refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção de serviços públicos, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

X.      desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle em diferentes contextos organizacionais e sociais;

XI.     elaborar, implementar e consolidar projetos, realizar consultoria e auditoria, elaborar pareceres e perícias administrativas em organizações públicas.

 

O curso de graduação em Administração Pública propicia a formação humanista e crítica de profissionais e pesquisadores comprometidos com o ethos democrático, tornando-os aptos a atuar como políticos, como administradores ou gestores públicos na administração pública federal, estadual ou municipal; como administradores de organizações e instituições não-estatais de caráter público, nacionais e internacionais; ou em quaisquer outras organizações orientadas pelo ethos público e para o bem público; como analistas de políticas públicas ou ainda para a pesquisa e a investigação voltadas à área pública.

 

O Curso desenvolve competências e habilidades direcionadas à gestão da área pública, dentre as quais:
– reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
– desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, nas relações interpessoais ou intersetoriais;
– desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para lidar com valores do Estado, bem assim expressando-se de modo criativo nos diferentes contextos organizacionais, sociais e regulatórios;
– ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de apreender as questões políticas e administrativas, estar aberto às mudanças e ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
– desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos institucionais.

 

A proposta metodológica do Curso de acharelado em Administração Pública considera as seguintes diretrizes:

I. Nortear a concepção, a criação e a produção dos conhecimentos a serem trabalhados no curso, de forma que contemplem e integrem os tipos de saberes, hoje reconhecidos como essenciais às sociedades do Século XXI: os fundamentos teóricos e os princípios básicos dos campos de conhecimento; as técnicas, as práticas e os fazeres deles decorrentes; o desenvolvimento das aptidões sociais ligadas ao convívio ético e responsável;

II. Promover permanente instrumentalização dos recursos humanos envolvidos no domínio dos códigos de informação e comunicação, bem como suas respectivas tecnologias, além de estimular o desenvolvimento do pensamento autônomo, da curiosidade e da criatividade;

III. Selecionar temas e conteúdos que reflitam, prioritariamente, os contextos das realidades vividas pelos estudantes, nos diferentes espaços de trabalho e também nas esferas local e regional;

IV. Adotar um enfoque prularista no tratamento dos temas e conteúdos, recusando posicionamentos unilaterais, normativos ou doutrinários;

V. Nortear as atividades avaliativas de aprendizagem, segundo uma concepção que resgate e revalorize a avaliação enquanto informação e tomada de consciência de problemas e dificuldades, com fim de resolvê-los.

 

A Coordenação didático-pedagógica do Curso de bacharelado em Administração Pública, modalidade de Educação a Distância, é de responsabilidade do Colegiado do Curso, com a presidência de um Coordenador, conforme determina a legislação específica desta Universidade, observados os acordos inteinstitucionais.

 

O curso será avaliado periodicamente, com o fim de possibilitar a melhoria constante na sua organização curricular para garantir uma formação que desenvolva no alunado o ethos republicano,
democrático e de responsabilidade pela res publica.

Dentre os aspectos de maior significação para o processo de tomada de decisões relativas ao curso destacam-se: a avaliação da proposta curricular; a avaliação da aprendizagem; a avaliação do material didático; a avaliação da orientação; a avaliação do sistema comunicacional da EaD e a avaliação do impacto do curso na formação de profissionais no campo da Administração Pública.

A avaliação dos subsistemas de EaD presentes no curso de Administração  Pública tem por objetivo controlar e aprimorar as etapas do processo pedagógico  para garantir o alcance dos objetivos propostos para o curso.

Para tanto, aplicar-se-á avaliação 360 graus, de forma continuada, realizada pelos atores do processo ensino-aprendizagem, entre eles, estudantes, professores tutores, professores conteudistas, professores formadores e coordenador do curso, contemplando os seguintes aspectos:

§  desempenho do estudante;

§  desempenho dos professores-tutores;

§  desempenho dos professores formadores;

§  adequação do sistema de tutoria;

§  adequação do ambiente virtual de aprendizagem;

§  qualidade do material impresso e da multimídia interativa;

§  qualidade e adequação do atendimento administrativo;

§  desempenho da coordenação do curso e

§  eficácia do programa.

Como instrumentos de avaliação serão utilizados:

- Questionários aplicados a todos os atores envolvimdos no processo;

- Análises sistemáticas do Ambiente Virtual de Aprendizagem;

- Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE;

- Mediação pedagógica;

- Acompanhamento didático-pedagógico.

Esta avaliação do curso que deverá ser executada com regularidade, com vistas à manutenção da qualidade do mesmo, é uma avaliação voltada para o processo de manutenção e geração dos cursos. Nessa avaliação, será considerado:

- Integralização curricular, enfatizando a interdisciplinaridade e a integração entre as disciplinas;

- Integração entre teoria e prática nas disciplinas e matérias;

- Correspondência do currículo às habilidades e ao perfil profissional;

- Atividades complementares: grau de detalhamento e distribuição da carga horária;

- Área de concentração/especialização;

- Interação das atividades de ensino com a pesquisa e a extensão;

- Oferta de disciplinas além do conteúdo mínimo;

- Cumprimento efetivo dos conteúdos programáticos;

- Atualização dos programas;

- Interação da graduação com pós-graduação quando houver e;

- Grau de atendimento do projeto pedagógico do curso as condições e perspectivas do mercado de trabalho regional e às demanda gerais da sociedade;

A estrutura de EaD projetada para o curso possibilita a integração das ações dos atores de EaD, possibilitando controle e sinergia no processo ensino-aprendizagem, assim como a prática de acompanhamento efetivo do estudante e sua  avaliação  em dimensão sistêmica e continuada.

Os resultados das avaliações deverão ser utilizados com a função de retro-alimentar os subsistemas de EaD objetivando o aprimoramento e novos patamares de qualidade e eficácia.

 
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