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Projeto Político Pedagógico

Com base no perfil delineado no curso regular do Campus de São Luís, o Licenciado em Pedagogia a ser formado no âmbito do PROFEBPAR terá como perfil profissional proposto:

  1. DOCÊNCIA – atuação na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Programas/projetos de Formação Continuada dos profissionais da Educação Básica. No exercício da docência este profissional deverá ser capaz de orientar o processo de apropriação dos saberes de forma crítica e contextualizada, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e valores necessários ao convívio numa sociedade democrática.

Atuação no exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Programas/projetos de Formação Continuada dos profissionais da Educação Básica; para a Gestão de Sistemas e Unidades Educacionais, voltados para o atendimento das demandas sociais de forma crítica, embasada nos referenciais teórico-metodológicos construídos no decorrer do processo formativo tendo como ênfase a ética e o respeito às diversidades pessoais e sociais.

  • Compreensão do papel social da escola;

  • Discussão das políticas públicas e de sua influência na configuração dos processos pedagógicos;

  • Análise dos contextos e dos processos de escolarização;

  • Compreensão da subjetividade como elemento fundamental no desenvolvimento de processos formativos;

O desenvolvimento curricular será efetivado por meio da oferta das disciplinas e atividades em módulos bimestrais organizados em uma seqüência recomendada, perfazendo 200 dias letivos anuais. Propõe-se que no percurso das atividades formativas todos os envolvidos não percam de vista o caráter de empreendimento social no qual potencialidades individuais devem ser mobilizadas para a consecução de um projeto coletivo.

O curso é gerido por meio do Colegiado formado pelos Departamentos I e II.

A avaliação da aprendizagem atenderá ao disposto na Resolução Nº. 90/99 – CONSEPE sem, no entanto atentar para a especificidade do curso, enquanto integrante de um programa especial e o perfil dos alunos – professores da rede pública municipal, portanto as dificuldades de aprendizagem serão recuperadas no processo evitando-se ao máximo reprovações.

O processo de avaliação institucional do curso será desenvolvido a partir das normas específicas do Programa e da regulamentação específica da instituição, integrada por uma auto – avaliação e avaliação externa de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

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