Banca de DEFESA: RENATA ARAUJO LEMOS
2018-08-19 13:36:38.551
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA ARAUJO LEMOS
DATA: 20/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Vídeo conferência no Núcleo de Tecnologia da Informação
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia. Livro didático. Manuais do professor. Representações gráficas.
PÁGINAS: 216
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A produção da Ciência é caracterizada pela elaboração de textos marcados pelo uso de termos técnicos para construção de explicações de fenômenos, conceitos, teorias e conclusões. Geralmente essas produções são publicadas para a comunidade científica por meio de relatórios e artigos, e nesse processo os cientistas utilizam a fala, o texto escrito e as representações gráficas. Para além do contexto da comunicação científica, também se revela importante investigar como esta linguagem se apresenta no ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo do tipo documental com o objetivo de analisar as representações gráficas presentes em livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD) de 2018. Foram analisados os tipos e os níveis de representação nos livros texto direcionados ao aluno, bem como as orientações presentes nos manuais do professor. Quanto aos tipos de representações foram identificados: árvores filogenéticas, desenhos, diagramas, esquemas, fórmulas, fotos, gráficos, ilustrações, mapas, modelos, pinturas, quadro, quadrado de Punnett, radiografias, reconstituições, representações, tabelas, além de representações que não puderam ser identificadas, por não apresentam informações suficientes. Identificamos representações em nível macroscópico, microscópico, submicroscópico e simbólico. Em relação às orientações sobre a temática representações gráficas presentes nos manuais do professor, foram elaborados seis indicadores: aprendizagem, linguagem, finalidades, habilidades, orientações ao professor, áreas/disciplinas. Nesse sentido, a partir da análise revela-se importante ter critérios e cautela ao intitular um tipo de representação, pois em muitas vezes foram utilizados nomes diferentes em figuras que apresentam o mesmo padrão. Além disso, a presença de representações gráficas nos livros didáticos sem a identificação deve ser questionada, uma vez que entendemos que a legenda é fundamental para auxiliar a compreensão do que está sendo representado. Os manuais do professor também nos revelaram diversos aspectos sobre o uso de representações em sala de aula, incluindo algumas de suas finalidades, o desenvolvimento de habilidades dos alunos, além de sugestões pontuais de como o professor pode utilizá-las. No entanto, mesmo que o livro texto apresente uma variedade de tipos de representação gráfica, os manuais se restringem a somente algumas tipologias e não detalham de que maneira o professor poderia implementá-las efetivamente no planejamento, execução e avaliação de suas aulas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Externo à Instituição - MARCELO TADEU MOTOKANE - USP
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE