Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Artigos Publicados 2022


LISTA DOS ARTIGOS PUBLICADOS PELOS DOCENTES DO PROGRAMA EM 2022.

(Em negrito docentes do PPECEM. Discentes autores em negrito e sublinhado)

1. Pereira, A. A. G.; dos Santos, C. A. Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, p. 688-711, 2022.

2. Domingues, S. R. ; Megid Neto, J.; Pereira, A. A. G. Audiovisuais em livros didáticos de física: abordagens em perspectiva crítica para a educação em ciências. Revista Ciências em Foco, v. 15, p. 1-16, 2022.

3. Sales, S. N.; Pereira, A. A. G. O uso das mídias audiovisuais para trabalhar a temática aquecimento global no ensino de ciências. Revista Ciências em Foco, v. 15, p. 1-17, 2022.

4. Souza, V. M. ; Chaves, J. S. ; da Silva, A. J. A Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática no Âmbito do PARFOR na Universidade Federal do Maranhão: Primeiras Aproximações e Concepções Docentes. Humanidades & Inovação, V. 9, P. 212-232, 2022.

5. Silva Neto, B. C.; Sousa, C. D. ; Cunha, W. M. M. . A exploração do Tablete Babilônico Ybc 7289 de 1800 a.c para o ensino de Matemática: possibilidades didáticas com o uso da História da Matemática. Revista interdisciplinar animus, v. 3, p. 1-17, 2022. 

6. Ribeiro, S. D. ; Cunha, W. M. M. ; Guimaraes, L. B. A. ; Silva Neto, B. C. The future of the applied research enrivonment in Brazil: a foresight analysis. International Journal Of Development Research, v. 12, p. 60086-60091, 2022. 

7. Nascimento, Fabiana Leal ; da Silva Neto, Benjamim Cardoso; Pimenta, Adelino Candido. Modelo dos Campos Semânticos e História da Matemática: Contribuições para o Ensino de Matemática na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, p. 1-20, 2022.

8. Silva Neto, B. C.; Silva, E. B. ; Oliveira, L. C. B. ; Sousa, C. D. Possibilidades de uso didático do artefato mesopotâmico BM 13901 no ensino de Matemática. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 8, p. 1-13, 2022.

9. Sousa, C. E. B.; Arruda, J. C. C. O. Análise da Educação Ambiental no contexto formativo de um curso técnico em meio ambiente em São Luís-MA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, v. 27, p. 1-29, 2022.

10. Sampaio, J. P. ; Sousa, C. E. B.; Lemos, R. A. A Educação Ambiental em Licenciaturas de Ciências Humanas: um olhar sobre projetos pedagógicos de cursos de uma universidade pública do Maranhão. Pesquisa Em Foco (UEMA), v. 27, p. 109-127, 2022.

11. Carvalho, T. C. R. ; Marques, C. V. V. C. O. Educação inclusiva e ensino de química em escolas públicas: uma análise em contexto real. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 27, p. 1-19, 2022.

12. Silva, C. C. ; Araujo, F. J. V. ; Fernandes, J. S. ; Marques, C. V. V. C. O. Clube de ciências na perspectiva da educação ambiental como possibilidade de formação de sujeitos ecológicos e promoção da alfabetização científica. Revista Querubim (Online), v. 5, p. 18-25, 2022.

13. Carvalho, T. C. R. ; Marques, C. V. V. C. O. O ensino das ciências naturais no Brasil Império (1835-1870):breve análise de um contexto educacional na província maranhense. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1-20, 2022.

14. Martins, F. S. ; Marques, C. V. V. C. O. A Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual: concepções de professores de ciências sobre um contexto real. Actio: Docência em Ciências, v. 7, p. 1-25, 2022.

15. Silva, A. J. M. ; Marques, C. V. V. C. O. A educaçãoo de jovens e adultos: enaltecendo inquietações sobre currículo, práticas educativas e formação de professores. Concilium (Brasil), v. 22, p. 171-181, 2022.

16. Prestes, M. A. C. M. ; Marques, C. V. V. C. O. Arte como ponte em química: um olhar para a formação cidadã e ecológica na Educação de Jovens e Adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 5, p. 106-122, 2022.

17. Oliveira, E. F.; Lima, M. C. A. Ciência-Tecnologia-Sociedade em Discursos da Estrutura Curricular e de Docentes de uma Licenciatura em Física. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 24, p. 1-19, 2022.

18. Dantas, T. C.; Valle, M. G. Educação para a Biodiversidade: o contexto maranhense na construção de narrativas digitais. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 6, p. 153-175, 2022.

19. Silva, R. C.; Sousa, F. M.; Valle, M. G. Participação e Autoria de Pessoas Cegas na Elaboração de Recursos Didáticos. Revista Prática Docente, v. 7, p. e029, 2022.

20. Santos, N. J. P.; Valle, M. G. Relações entre os tipos de discursos e o público visitante em uma trilha ecológica. Conjecturas, v. 22, p. 412-426, 2022.

21. Santos, J. L. ; Valle, M. G. Uso da argumentação nas produções escritas e orais de alunos do ensino fundamental no ensino de ciências. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 8, p. 1-10, 2022.

22. Oliveira, C. B. C.; Valle, M. G. A Realidade Virtual E Sua Aplicação Em Aulas De Biologia. Cenas Educacionais, v. 5, p. 1-60, 2022.

23. Miranda, A. T. S.; Valle, M. G. O que dizem os alunos sobre o uso de Mapas Mentais e Mapas Conceituais para sua aprendizagem?. Educação Ciência e Cultura, v. 27, p. 1-16, 2022.

24. Reis, A. F. M. ; Lindoso, A. C. P. ; Oliveira, E. B. ; Valle, M. G. Ciência forense no ensino de biologia. Instrumento - Revista em Estudo e Pesquisa em Educação, v. 24, p. 932-943, 2022.

25. Guerini, S.C.; Costa, D. A. ; Custodio, J. F. História do Ensino de Física no Brasil: período 1549 a 1930. Revista Reamec, v. 10, p. e22030, 2022.

26. Costa, E. S. ; Custodio, J. F. ; Guerini, S.C. Nanociência e nanotecnologia na formação inicial de professores de física: um estudo sobre concepções e práticas. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, v. 17, p. 504-519, 2022.

27. Costa, E. S. ; Custodio, J. F. ; Guerini, S. A abordagem da temática nanociência e nanotecnologia nos cursos de Licenciatura em Física da UFSC e da UFMA: concepções de professores formadores. Latin - American Journal of Physics Education, v. 16, p. 4303-1-4303-9, 2022.

 

 

fim do conteúdo