Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: LETICIA BALUZ MACIEL COSTA DATA: 22/04/2024 HORA: 14:00 LOCAL: Sala virtual no Google Meet TÍTULO: UM ESTUDO SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DA COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NOS INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO PALAVRAS-CHAVES: História da Matemática; Licenciatura em Matemática; Ensino de Matemática PÁGINAS: 69 GRANDE ÁREA: Multidisciplinar ÁREA: Ensino RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo principal Investigar a forma pela qual a disciplina História da Matemática é apresentada em documentos de cursos Licenciatura em Matemática das IES do estado do Maranhão. Para isso realizamos uma pesquisa de cunho qualitativa, bibliográfica e documental. Nossa análise de dados se desenvolverá por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006) que auxiliará na análise e categorização dos documentos. Identificamos os 14 Campi das IES que oferecem Cursos de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial e regular. Observamos a partir dos estudos de Mentes (2012, 2015) que cursos que foram analisamos não integram estudos acerca do uso didático da Matemática no ensino de Matemática, no entanto, há uma valorização do aspecto epistemológico da Matemática e da História da Educação Matemática. MEMBROS DA BANCA: Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA Presidente - 014.122.603-02 - BENJAMIM CARDOSO DA SILVA NETO Externo à Instituição - DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC