Banca de Qualificação: PAULA MARIA DE ALMEIDA SANTOS

DISCENTE: PAULA MARIA DE ALMEIDA SANTOS
DATA: 24/04/2024
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: A GAMIFICAÇÃO EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Design Based Research, Ensino de química, Gamificação, Teoria da Ação Mediada
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: No cenário do Ensino de Química, estratégias pedagógicas vêm sendo propostas a partir de atividades diversificadas, como as denominadas metodologias ativas de aprendizagem. Entre estas, enfatizamos a gamificação educacional, que baseia-se na utilização da mecânica, estética e pensamentos de jogos para engajar e motivar a resolução de problemas por meio da interação entre pessoas, tecnologia e o meio. Esta pesquisa norteia-se a partir do seguinte problema: De que forma a implementação da gamificação educacional pode contribuir para a motivação e engajamento dos alunos na disciplina química? Para responder essa pergunta, centramos o objetivo geral desta pesquisa em investigar como o planejamento e desenvolvimento de uma estratégia gamificada pautada na perspectiva sociocultural da Teoria da Ação Mediada (TAM) pode contribuir para a motivação e engajamento dos alunos no ensino e aprendizagem de química no ensino médio. Consideramos como suporte teórico-metodológico a Design Based Research (DBR) que gerencia todo o processo de planejamento, implementação e avaliação de sequências de ensino e aprendizagem. Além disso, temos como referencial teórico para a construção da sequência didática (SD) gamificada a Teoria da Ação Mediada (TAM) de Wertsch (1998), que refere-se a ação humana vinculada a instrumentos de mediação, como as ferramentas materiais e a linguagem, que são fornecidos por um cenário sociocultural particular. Nesse panorama, esta pesquisa tem natureza qualitativa, caráter exploratório, com abordagem do tipo estudo de caso. Assim, a pesquisa tem como participantes, a professora regente da disciplina química e 25 alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública no estado do Maranhão. Como instrumentos de produção de dados, utilizamos os planos de aula da docente, entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante e registros em diário de campo. Para a interpretação dos dados, recorremos à técnica de Análise de Conteúdo de acordo com Bardin (2016), por meio de categorizações correspondentes com o campo teórico-epistemológico. Os resultados parciais demonstram que na literatura acadêmica os exemplos e formas de aplicabilidade da gamificação na educação mostraram-se variados, podendo gerar conflitos conceituais e/ou elucidar como pode ser mais explorada. Evidenciamos que a utilização do suporte teórico da TAM mostrou-se como um potencial referencial para a articulação das atividades na gamificação, oferecendo subsídios para a ação dos estudantes mediada por ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, observamos que, tanto os alunos como a docente da disciplina química relataram posicionamentos positivos em relação a utilização dessa metodologia, sendo bem recepcionada na escola. No entanto, algumas limitações na sua implementação estão relacionadas, em parte, à carga horária de aula reduzida da disciplina, à carência de infraestrutura na escola e à formação de professores para desenvolver essa estratégia e adaptá-la adequadamente visando a manutenção do estado de Flow dos alunos. Por fim, apontamos que a estruturação desta pesquisa por meio da DBR, em que cada fase incorporou conhecimentos didáticos para a fase seguinte, auxiliou a gerenciar as demandas e dificuldades, gerando elementos para a construção de princípios de design e redesign durante o desenvolvimento da gamificação.
Externo à Instituição - DULCE MARCIA CRUZ - UFSC
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA