Banca de Qualificação: ALINE DA SILVA MUNIZ CARDOSO

DISCENTE: ALINE DA SILVA MUNIZ CARDOSO
DATA: 26/04/2024
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ASPECTOS CURRICULARES DO ESTADO DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Novo Ensino Médio; Ensino de Química; Currículo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: No Brasil, durante o ano de 2017, por meio da Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foram estabelecidas ao Ensino Médio (EM) mudanças que implicaram na ampliação de sua carga horária e definiram sua nova organização curricular, tornando-a mais flexível. O estado do Maranhão, seguindo as orientações nacionais, implantou o Novo Ensino Médio na rede estadual, de forma obrigatória, em 2022. Neste estado, há destaque para suas particularidades educacionais, que são baseadas no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), documento que assegura condições para o cumprimento das leis nacionais e, ao mesmo tempo, contempla as especificidades locais. Diante dessa nova perspectiva e da realidade local, esta pesquisa teve por principal objetivo analisar o contexto curricular do ensino de Química no Estado Maranhão após a implantação da Reforma do EM. A pesquisa é de natureza qualitativa e contou com a análise documental como técnica de coleta de dados, pela qual foram analisados os principais documentos do estado adotados para a implementação do Novo Ensino Médio, que além do DCTMA, teve o Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Médio do Maranhão 2022 e o Plano de Implementação da Reformulação Curricular do Novo Ensino Médio do estado. Estes forneceram bases descritivas e explicativas sobre o ensino de química mediante as alterações trazidas pela reformulação. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como resultados parciais da pesquisa, destaca-se a diminuição da carga horária da química no currículo das escolas e o seu enfoque metodológico que apresenta a contextualização como base, sendo indicada uma estratégia que proporciona melhor assimilação dos conteúdos químicos pelos alunos, pois os leva a relacioná-los com sua realidade local.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 1346583 - RAYANE DE JESUS SANTOS MELO