Banca de Qualificação: MARINA ISABELLE COSTA PEREIRA

DISCENTE: MARINA ISABELLE COSTA PEREIRA
DATA: 23/04/2024
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: ABORDAGENS SOBRE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NA REVISTA CIÊNCIA HOJE E SUA POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação Científica; Doenças Negligenciadas; Ensino de Biologia
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: As doenças negligenciadas afetam, principalmente, populações que vivem em um cenário de pobreza, com destaque à dengue, doença de Chagas, esquistossomose, hanseníase, leishmanioses, malária e tuberculose, em virtude da relevância, devido a sua incidência no Brasil. Cabe ressaltar que as doenças mencionadas não são responsáveis por uma quantidade grande de mortes no país, mas há uma necessidade de atenção devido ao aspecto social que elas carregam, sendo chamadas de negligenciadas pela falta de pesquisa, vacina, prevenção e novos medicamentos que possam auxiliar na erradicação dessas patologias. Nesse cenário, existe ainda certa complexibilidade em apresentar dados científicos para leigos, contudo, a não divulgação da ciência pode corroborar para uma sociedade vulnerável à pseudociência e manipulação política. Sendo assim, a divulgação científica vai além do aspecto da curiosidade, pois embasa a criticidade e permite o entendimento de como as coisas funcionam. Trazendo esse aspecto para o contexto escolar, a temática abrange um contexto interdisciplinar e está presente de maneira transversal, mas, mesmo havendo essa recomendação, as pesquisas apontam que, na prática, esta continua centrada nas disciplinas de Ciências e Biologia. Ao tratar de determinadas temáticas em sala de aula, são observadas algumas lacunas de abordagens nos livros didáticos, desse modo, o professor necessita de uma complementação das informações presentes nesses materiais. Diante desse quadro, este trabalho busca analisar a potencialidade da revista Ciência Hoje para abordar as doenças negligenciadas no ensino de Biologia. Como instrumento de coleta de informações, foram analisados textos da revista Ciência Hoje com a temática “doenças negligenciadas”, sendo selecionados os artigos mais recentes sobre cada doença analisada entre o período de janeiro de 2012 e setembro de 2022, verificando se o assunto vem sendo discutido nos últimos dez anos e como está sendo apresentado na revista, que faz parte da divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A análise busca verificar a adequação da revista para o contexto escolar, como uma ferramenta de divulgação cientifica e recurso didático a ser utilizado pelo professor. As doenças contempladas nesse estudo são: tuberculose, dengue, doença de Chagas e hanseníase, devido a sua pertinência para a realidade do país. Como critério de investigação, são analisados: possibilidade de estratégias didáticas para utilizar o texto na sala de aula; linguagem acessível para o Ensino Básico; acessibilidade do recurso para alunos e professores. Verificamos que os textos contam com informações que podem ser utilizadas em sala de sula de aula por intermédio do professor. Os textos de divulgação científica selecionados apresentam possibilidades para o ensino de Biologia, sendo analisados em duas categorias distintas, uma voltada para a caracterização da divulgação científica, em que foi averiguada a estrutura textual e sua composição, e outra para as abordagens de Educação em Saúde, em que foram analisados trechos dos textos que dialogavam com temas selecionados previamente.
Presidente - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA