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Banca de Qualificação: MATEUS DE LIMA CORREIA

2024-04-30 16:05:40.049

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS DE LIMA CORREIA
DATA: 09/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Interfaces entre Ensino de Biologia e Educação Ambiental: potencialidades do jogo digital Terra Nil
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia; Educação Ambiental; Jogos Digitais.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Em meio à crise global do Século XXI, bem como as suas intensas transformações técnico- científicas, o ensino de Biologia desempenha um papel crucial na formação de cidadãos socioambientalmente responsáveis e conscientes. Ressaltando a importância do vínculo entre ensino de Biologia e Educação Ambiental (EA) Crítica, pois direciona a construção de novos valores e conhecimentos, estimulando a formação para a cidadania de maneira contextualizada e politizada, considerando o prisma estruturante das questões socioambientais. Além disso, dentre os recursos educativos que podem tornar as abordagens mais envolventes e motivadoras, destaca-se o uso dos jogos digitais (JD) de simulação. E, levando em consideração, que os jogos digitais são amplamente consumidos e difundidos na sociedade, frequentemente abordam temas relacionados à cidadania e ao ambiente, é necessário que esses recursos sejam explorados de forma aprofundada e crítica no contexto educacional. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as potencialidades do jogo digital Terra Nil para o ensino de Biologia e Educação Ambiental. A natureza desta pesquisa foi qualitativa e de cunho documental. A coleta dos dados se deu por meio da extração de elementos textuais presentes no jogo a partir da sua reprodução. Foram realizadas capturas de telas com o software PhotoScape X e os elementos textuais presentes foram transcritos. Além do mais, foram realizados apontamentos sobre os aspectos gerais da jogabilidade. A análise dos dados foi mediada por pressupostos da análise de conteúdo. A categorização foi semântica, considerando duas categorias: potencialidades do jogo para o ensino-aprendizagem; interfaces entre Biologia e Educação Ambiental no jogo digital. A primeira categoria, definida a priori, apresenta três subcategorias relacionadas aos elementos dos jogos: narrativa; regras e objetivos; e níveis, estratégias e recompensas. Já na segunda, realizada a posteriori, considera três subcategorias nas interfaces entre Biologia e EA: abordagem dos seres vivos; fatores abióticos; e ecotecnologias. As interpretações ocorreram por meio do cotejo dos dados coletados com os pressupostos do campo dos jogos, do ensino de Biologia e do campo político-pedagógico da EA. No âmbito das potencialidades dos elementos do JD para o processo de ensino aprendizagem, as três subcategorias adotadas apontam para benefícios educacionais que podem proporcionar a participação ativa dos alunos, desde que mediadas pelos educadores. Concernente à categoria das Interfaces entre Biologia e EA no JD, as suas subcategorias suscitam que seu conteúdo dialoga com habilidades e temáticas valorizadas pelo currículo da disciplina de Biologia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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