Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Visita técnica à Escola Familiar Agrícola (EFA) Rita Lore Wicklein

2022-10-17 16:04:03.701

Na manhã da última quinta-feira, dia 13 de outubro de 2022, onze discentes do sétimo período do Curso de Pedagogia da Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou uma visita técnica à Escola Familiar Agrícola (EFA) Rita Lore Wicklein. A visita integra as atividades práticas da disciplina Didática, Currículo e Avaliação na Educação do Campo, ministrada pela Profa. Dra. Kelly Almeida de Oliveira. A visita teve como objetivo conhecer a Pedagogia da Alternância na única instituição que oferece essa metodologia no município.

A EFA de Codó é uma instituição privada sem fins lucrativos e mantida pela Associação dos pais que residem em comunidades vizinhas à EFA, localizada na MA 026, Povoado Monte Cristo. Ela atende crianças das comunidades Saco, São Benedito dos Moisés, Km 17, Santa Rita dos Moisés, Santa Rita do Maçau, Santa Teresa, Barracão, Boca da Mata, Matinha, São Cristóvão, dentre outras, além dos municípios de Codó e Timbiras. A EFA oferece matrículas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e, para isso conta com parcerias com as Secretarias municipal e estadual no tocante à seleção e contratação de professoras e professores, fornecimento de merenda escolar e material didático.

A metodologia da Pedagogia da Alternância praticada na instituição tem como pilares: a família, o desenvolvimento do meio, o projeto de vida e o trabalho. Em seu currículo estão presentes disciplinas como Filosofia, Zootecnia e Agricultura. As crianças e jovens permanecem durante quinze dias, em regime de internato na instituição e quinze dias em suas comunidades desenvolvendo atividades pedagógicas.

Para a Professora Maria Nayla Abreu da Silva, estudante de Pedagogia, a visita à EFA significou “Diante do percurso até a EFA foi um dos grandes privilégios para mim, pois não tinha em mente que existia escolas como a EFA que atendia a Associação das famílias, principalmente na zona rural. No entanto, ficou entendido que a família agrícola é desenvolvida com a Pedagogia da Alternância, ou seja, os alunos passam 15 dias na escola e 15 dias com suas famílias, com essa metodologia que chamamos de Pedagogia da Alternância. Entretanto, temos alunos na EFA que mora à mais de 40 quilômetros de distância da escola EFA. Um dos motivos para termos presente a Pedagogia da Alternância é manter esses alunos na escola como uma forma de ter seus conhecimentos adquiridos em teorias e práticas com suas famílias, desde então que possa ser tanto valorizado quanto reconhecido e praticado”.

 

A programação da visita contemplou observações em sala de aula, à horta, ao campo de futebol, à biblioteca, refeitório e dormitórios dos alternantes. Um dos momentos mais marcantes da visita foi a entrevista realizada com o Diretor da EFA, o Prof. Acelino de Sá Coutinho Filho que ressaltou “a palavra que nos representa é RESISTÊNCIA”. O diretor contou sobre sua rotina, a Pedagogia da Alternância, o corpo docente e técnico da instituição e sobre as lutas das comunidades em prol de uma Educação do Campo digna para todos.

 Texto: Profa. Dra. Kelly Almeida de Oliveira

fim do conteúdo