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Apresentação

A licenciatura em Pedagogia torna aptos os licenciados para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e, em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos; além das áreas referentes às respectivas formações complementares (Resolução CNE/CP, 2006, p. 1). Na década de 80, foi ofertado na cidade de Codó o curso de Pedagogia em caráter emergencial e por tempo determinado. O curso formou cinco turmas e visava sanar a falta de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e interiorizar a formação universitária oferecida pela Universidade Federal do Maranhão. Nesta época, o curso de Pedagogia foi ofertado em mais cinco cidades do interior do estado do Maranhão: Imperatriz, Bacabal, Pinheiro, Balsas e Zé Doca. Todos os cursos de Pedagogia eram vinculados ao curso de Pedagogia de São Luís. O projeto de criação do curso de Pedagogia no Campus de Codó/UFMA levou em conta três principais fatores: a experiência de realização desse curso na cidade de Codó, na década de 1980; os impactos positivos do mesmo na comunidade, constatado pela atuação de seus ex-alunos; e os baixos índices obtidos pelos alunos do Ensino Fundamental nas últimas avaliações municipais, estaduais e nacionais, que podem ser melhorados com a atuação de profissionais formados em nível de graduação para esse segmento. Além desses fatores, a implantação desse curso, agora com nova proposta curricular, amplia a oferta de cursos de graduação no escopo da formação de professores implementada na UFMA no contexto do REUNI. Participaram dos estudos e discussões iniciais dessa proposta os professores do Campus de Codó, sob a coordenação da professora Dra. Aparecida Paiva, que atuou como Professora Visitante Sênior PVS/CAPES/UFMA na referida Unidade Acadêmica nos anos de 2012 e 2013. Foram realizados estudos acerca do funcionamento desse curso em várias universidades, além de sondagens junto à Secretaria Municipal de Educação de Codó e cidades vizinhas da demanda de discentes. É sabido que toda proposta de criação de curso, especialmente de Pedagogia, em decorrência de sua longa história marcada por diferentes perspectivas de atuação, implica negociações, discussões, articulações e tensões em torno de diferentes concepções de educação, de formação e do perfil do profissional que o curso objetiva formar. Por isso, há sempre um longo caminho a percorrer entre uma determinada concepção de currículo e sua implementação. É sabido, também, que a implantação de um curso envolve um processo pedagógico, administrativo, técnico e burocrático, que a matriz curricular nem sempre consegue expressar. A organização das disciplinas tão pouco consegue traduzir as discussões e teorizações produzidas pelo coletivo dos profissionais responsáveis pela proposta, ao longo de toda a trajetória de sua elaboração. Tendo em vista essas considerações, a proposta que apresentamos parece-nos próxima dos anseios e necessidades apresentadas pela comunidade codoense e seu entorno e, do ponto de vista pedagógico, consistente e coerente com as discussões atuais acerca da formação de Pedagogos. Esclarecemos, desde já, que não há um entendimento do grupo que endossa a proposta quanto ao fato desta ser a proposta definitiva do Curso, pois a implantação de um currículo implica a construção de um processo contínuo de avaliação realizado por docentes e discentes da instituição, que poderá resultar em ajustes futuros.

Informações sobre o Curso

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