Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Projeto Político Pedagógico

Com base no perfil delineado no curso regular do Campus de São Luís, o Licenciado em Pedagogia a ser formado no âmbito do PROFEBPAR terá como perfil profissional proposto:

  1. DOCÊNCIA – atuação na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Programas/projetos de Formação Continuada dos profissionais da Educação Básica. No exercício da docência este profissional deverá ser capaz de orientar o processo de apropriação dos saberes de forma crítica e contextualizada, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e valores necessários ao convívio numa sociedade democrática.

  2. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS. O Curso objetiva formar um profissional em condições de coordenar, acompanhar e assumir gestão de ambientes escolares e não escolares, assessorar, planejar, implementar e avaliar experiências e projetos educacionais em diferentes instâncias. Deverá também estar capacitado para implementar políticas educacionais e formas de gestão democrática no sistema e na escola, contribuindo para a articulação dos sujeitos escolares entre si e com a sociedade;

  3. INVESTIGAÇÃO - Implica no desenvolvimento de uma atitude de permanente análise da realidade, no domínio de processos de investigação e diagnósticos sobre a sala de aula, a escola e o sistema educacional, levantando e organizando dados empíricos, descrevendo situações e processos a partir das situações evidenciadas, as políticas educacionais e educação. (Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, São Luís, 2007).

  4. EXTENSÃO – Formar um profissional que considere a divulgação de suas experiências para a sociedade e a troca de experiências com outros profissionais como elemento importante em seu processo de formação inicial e contínua, assim os formandos participarão de seminários interdisciplinares integradores dos núcleos como atividade obrigatória, ao mesmo tempo em que serão estimulados a desenvolver experiências inovadoras em seu contexto e a participar de eventos no Estado e fora dele.

Atuação no exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Programas/projetos de Formação Continuada dos profissionais da Educação Básica; para a Gestão de Sistemas e Unidades Educacionais, voltados para o atendimento das demandas sociais de forma crítica, embasada nos referenciais teórico-metodológicos construídos no decorrer do processo formativo tendo como ênfase a ética e o respeito às diversidades pessoais e sociais.

  • Compreensão do papel social da escola;

  • Discussão das políticas públicas e de sua influência na configuração dos processos pedagógicos;

  • Análise dos contextos e dos processos de escolarização;

  • Compreensão da subjetividade como elemento fundamental no desenvolvimento de processos formativos;

  • A gestão democrática de sistemas e unidades educacionais como princípio básico para a construção de uma sociedade mais justa;

  • A autonomia para o estudo como fundamento para o desenvolvimento profissional.

O desenvolvimento curricular será efetivado por meio da oferta das disciplinas e atividades em módulos bimestrais organizados em uma seqüência recomendada, perfazendo 200 dias letivos anuais. Propõe-se que no percurso das atividades formativas todos os envolvidos não percam de vista o caráter de empreendimento social no qual potencialidades individuais devem ser mobilizadas para a consecução de um projeto coletivo.

O curso é gerido por meio do Colegiado formado pelos Departamentos I e II.

A avaliação da aprendizagem atenderá ao disposto na Resolução Nº. 90/99 – CONSEPE sem, no entanto atentar para a especificidade do curso, enquanto integrante de um programa especial e o perfil dos alunos – professores da rede pública municipal, portanto as dificuldades de aprendizagem serão recuperadas no processo evitando-se ao máximo reprovações.

O processo de avaliação institucional do curso será desenvolvido a partir das normas específicas do Programa e da regulamentação específica da instituição, integrada por uma auto – avaliação e avaliação externa de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Baixar Arquivo
fim do conteúdo