Ir para acessibilidade
Sem Script
Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para busca
3
Ir para o rodapé
4
OPÇÕES ACESSIBILIDADE
ACESSIBILIDADE
ALTO CONTRASTE
MAPA DO SITE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
DEII/CCSO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
inicio da opção idioma
Idioma atual:
Outros idiomas:
fim da opção idioma
Menu
Departamento
Apresentação
Administrativo
Docentes
Componentes curriculares
Atividades de extensão
Pesquisa
Projetos de monitoria
Documentos
Mais Informações
Acessar o SIGAA
inicio do conteúdo
Pesquisa
ACILDO LEITE DA SILVA
2022, INFÂNCIAS QUILOMBOLAS: vivências socioeducativas e relações étnico-raciais em comunidades urbanas e rural.
2020, ESCRITA DA CIDADE, CULTURA MATERIAL E GENTE NEGRA NOS ALMANAK DO MARANHÃO, HISTÓRICO, ADMINISTRATIVO, DE LEMBRANÇAS E DO POVO (1848 -1900): inventário, imagens e representações de espaço na Província do Maranhão.
2017, ALMANAK DO MARANHÃO, HISTÓRICO E DO POVO EDUCAÇÃO, CULTURA, SOCIEDADE: UMA ANALISE DOS SUJEITOS, INSTITUIÇOES E PROCESSOS EDUCATIVOS (1850 a 1900)
ANGELO RODRIGO BIANCHINI
2020, MAPEAMENTO E TRAJETÓRIA DOS COTISTAS DO CAMPUS DO BACANGA DA UFMA PÓS IMPACTOS DA LEI 12.711: QUEM SÃO?
2017, IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD: ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE DE EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA.
BERGSON PEREIRA UTTA
2023, A PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR: as representações sociais nas vivências de docentes dos cursos de licenciatura
CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI
2022, A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO MARANHÃO: desafios, possibilidades e perspectivas de transformação da e na práxis político-pedagógica
2020, O ORÇAMENTO DO GOVERNO ESTADUAL EM EDUCAÇÃO E SAÚDE NO PERÍODO DE 2011 A 2018
2017, A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FINANCEIRA DA UNIÃO AOS MUNICÍPIOS MARANHENSES NA OFERTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: análise dos fatores determinantes do recebimento de recursos e seus impactos no sistema municipal de educação a partir da implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação
CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE
2020, ESCOLHA DE GESTORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO MARANHÃO: ANÁLISE DOS PROCESSOS INSTITUIDOS.
2018, CONSELHOS ESCOLARES: UM ESTUDO DO PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS
2017, CONSELHOS ESCOLARES: UM ESTUDO DO PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA
EDINOLIA LIMA PORTELA
2018, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO MARANHENSE:investigando o programa SIM, EU POSSO
FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA
2017, Gestão Democrática da Escola Pública: desafios para os Conselhos Escolares
HILCE DE CASTRO AGUIAR
2017, MEDIAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR ALUNO (S) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
ILZENI SILVA DIAS
2017, NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NOS CURSOS DE PRIMEIRA LICENCIATURA DO PARFOR/UFMA: desafios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas do Maranhão
JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
2020, Personalização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Base no Perfil do Usuário.
2018, Análise de métodos computacionais na concepção de ferramentas lúdicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem
JOSE CARLOS DE MELO
2022, DE SÃO PAULO AO MARANHÃO: OS PARQUES INFANTIS DE MÁRIO DE ANDRADE, LEVANTAMENTO NAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS, CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA.
2019, REPRESENTAÇÕES SOBRE CRIANÇA E INFÂNCIA NAS OBRAS DE GILBERTO FREYRE E SUA RELEVÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
2017, As creches em São Luís - MA: do Projeto Casulo ao Programa Primeiro, a Criança (1970-1990)
KARLA CRISTINA SILVA SOUSA
2022, PRÁTICAS DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS NAS REDES ESCOLARES PÚBLICAS MARANHENSES
2020, GESTÃO E COORDENAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS PARA DOCENTES A PARTIR DA BNCC PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS MARANHENSES NO PERÍODO DE 2020 A 2021
2020, MAPEAMENTO DOS IMPACTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MARANHENSE NO PERÍODO DE 2018-2021
2016, A GESTÃO EDUCACIONAL NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS: delineando o caráter de demos constraining da União a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR) no período de 2007-2017
2016, OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: MAPEANDO OS EGRESSOS DO PIBID/UFMA NO PERÍODO 2010-2016
LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
2015, JUVENTUDES PARTICIPANTES DO PROEJA NO CONTEXTO MARANHENSE: investigando a integração escolaridade e formação profissional
LIA SILVA FONTELES SERRA
2022, MAL-ESTAR NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: um olhar a partir das representações sociais de professores e alunos
MARIA ALICE MELO
2016, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: cursos emergenciais presenciais no estado do Maranhão
MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO
2019, As interfaces entre os conselhos municipais de educação e a gestão das políticas educacionais nos municípios maranhenses
2015, Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino do Maranhão
MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO
2022, Formação de professores e educação inclusiva: as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/PPGEEs/UFSCar
RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO
2023, PROFESSORAS/ES AFROCENTRISTAS NA EDUCAÇÃO MARANHENSE: Saberes e (Re)existências Ladino-Amefricanas
2018, Professoras Afrodescendentes no Magistério Superior: vozes epistêmicas
2017, NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DE GÊNERO - NEPERGE
THELMA HELENA COSTA CHAHINI
2020, PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES
2017, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: uma análise do currículo do curso de Pedagogia das universidades públicas do Maranhão UFMA E UEMA, campus São Luís
fim do conteúdo