Go to accessibility
Foto do docente MARIA NILZA OLIVEIRA QUIXABA

MARIA NILZA OLIVEIRA QUIXABA

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

Beginning of content

Intellectual production

Research group coordination (2)
03/2024 Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, Línguas de Sinais e suas Interfaces (GPELSI),
03/2024 Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, Línguas de Sinais e suas Interfaces (GPELSI),
External research group coordination (1)
2024,CADERNO DE CULTURA MARANHENSE EM LIBRAS, CCH/UFMA
Scientific articles (5)
2017, DIRETRIZES PARA PROJETO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS, ISSN: 16791916
2016, Aplicativo LibrasApp: uma proposta para ampliar o ensino e aprendizagem de Libras, ISSN: 18078931
2015, OS SINAIS MARANHENSES DA COMUNIDADE SURDA E AMBIENTES DIGITAIS, ISSN: 9999999X
2006, O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL POR MEIO DA DANÇA, DA MUSICALIDADE E DA TEATRALIDADE:UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE E INCLUSÃO COM ALUNOS SURDOS, ISSN: 18088899
2005, A Arte e Inclusão sociocultural por meio da dança,da musicalidade e da teatralidade no desenvolvimento de sujeitos surdos, ISSN: 15182495
Publications at events (68)
2024, , Orientações de Acessibilidade para o atendimento de discentes com deficiência em sala de aula, Semana de Formação Docente,
2024, , Acessibilidade e Acolhimento na Universidade, Semana de Formação Docente,
2023, , MARANHÃO EM SINAIS, Formação de Intérprete de Libras,
2023, , 'ACESSIBILIDADE, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS', I Encontro Nacional de Pesquisa Aplicada em Comunicação,
2023, , Olhar do professor frente ao desafio de desenvolver e incluir o aluno com deficiência Intelectual e Múltiplas, Formação de Professores da Rede Municipal de Humberto de Campos,
2023, , Inclusão em Construção, FÓRUM DE GRADUÇÃO 2023,
2023, , Acessibilidade e estudantes com deficiência: Orientações Básicas, ATIVIDADE DE INICIO DE SEMSTRE - Diretoria de Tecnologia na Educação,
2023, , DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO DA LEITURA E DA ESCRITA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, XI Colóquio Internacional Leitura e Cognição. - MARANHÃO EM SINAIS: UM CONTRIBUTO PARA O ENSINO DE LIBRAS,
2021, , Mediação conferência da ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO E NA ARTE, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Roda de Conversa 3: Núcleos de Apoio a Acessibilidade e inclusão no Ensino Superior RODA DE CONVERSA, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , O DESENVOLVIMENTO DO GLOSSÁRIO DE LIBRAS MARANHÃO EM SINAIS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , O SITE MARANHÃO EM SINAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LIBRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Mediação conferência da LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , O SITE MARANHÃO EM SINAIS E SUA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E LEXICOGRÁFICA EM LIBRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , REGISTRO DOS SINAIS DE LIBRAS DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA CAJUEIRO DE ALCÂNTARA ? MA, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Maria Nilza Oliveira Quixaba EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA: AS POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO PELOS ACADÊMICOS SURDOS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , APOIO PSICOLÓGICO AO SURDO COM QUADRO DE DEPRESSÃO, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO GESTO A LIBRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Roda de Conversa 12: Expressando por meio de diferentes linguagens: quem são os artistas?, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2019, , ESCREVENDO A LIBRAS EM SIGNWRITING: Uma proposta de ensino para estudantes surdos com o uso de recursos digitaisE, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? IV - SNTDE 2019,
2019, , A APLICABILIDADE DAS DIRETRIZES PARA DESIGN DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO SITE MARANHÃO EM SINAIS, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? IV - SNTDE 2019,
2018, , Educação Bilingue de Surdo: Uma escola para Mudança, Semana da Pessoa Surda,
2018, , A Importância do Sistema Sign Writing no Registro de Libras: o site Maranhão em sinais no foco da análise, I Congresso Nacional de Linguística Aplicada - Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória-IV ENAFDM,
2018, , Estratégias de Intervenção para Facilitar a Aprendizagem de Crianças Surdas, I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância: diálogos interdisciplinares entre Educação e Saúde,
2018, , DIRETRIZES PARA PROJETO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS, FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO CAS,
2018, , Diretrizes para Projetos de Recursos Educacionais Digitais Voltados à Educação Bilíngue de Surdos, Formação Continuada do Cas Maranhão,
2018, , A Variação dos Sinais de Libras de Municípios Maranhenses: desvelando suas ramificações para manter a comunicação dentro do espaço social, I Congesso Nacional de Linguística Aplicada - Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Mémória - IV ENAFDM,
2017, , Tecnologias Assistivas como Perspectivas de Apoio ao Ensino de Libras para Surdos Bilíngues, Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura & Língua de Sinais e I Fórum Interdisciplinar: Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica,
2017, , Libras e Tecnologias: unindo forças para o apoio a educação bilíngue de surdos, Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura & Língua de Sinais e I Fórum Interdisciplinar: Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica,
2017, , Banco de Sinais de Libras em tecnologia digital: os sinalares da comunidade surda do Maranhão-Brasil., International Conference of Sign Language Users - Sign8.,
2017, , A Tecnologia digital no processo de interação educacional de estudantes surdos maranhenses., International Conference of Sign Language Users - Sign8,
2015, , A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, Programa Docência Ativa: formação continuada e atualização pedagógica,
2014, , OS SINAIS MARANHENSES DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA: contribuições para seu uso e difusão em ambientes digitais, JORNADA DE ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM E TECNOLOGIA,
2013, , IDENTIDADES, DIVERSIDADES E SABERES, III SEMANA TRANSDISCIPLINAR IDENTIDADE, DIVERSIDADES E SABERES,
2013, , 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola,
2012, , MINICURSO O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:saberes necessários na sociedade contemporânea, 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cência (SBPC),
2011, , Educação Inclusiva no Ensino de Ciências, V Jornada de Química e VII Semana de Ciências,
2011, , Minicurso: Jogos Ddáticos-uma via de estimulação da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais para pessoas surdas e não surdas, XI Encontro Humanístico: diversidade,
2011, , O Ensino da Língua de Sinais Brasileira como Possibilidade de Inclusão Sócio-político-cultural das Pessoas Surdas no Sistema Público Estadual de Ensino de São Luís-MA., III Seminário de Pesquisa Linguagem e Identidades:múltiplos olhares,
2011, , Educação Inclusiva no Maranhão: diversidade em debate na escola, XI Encontro Humanístico: diversidade,
2010, , ESTUDOS LINGUISTICOS E A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS, X ENCONTRO HUMANISTICO: LINGUAGEM,
2010, , PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS SOB A LENTE DOS (AS) ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA, ESTADO E SOCIEDADE: A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA EM QUESTÃO,
2010, , MINI-CURSO SURDEZ E BILINGUISMO, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO - ESTADO E SOCIEDADE: A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA EM QUESTÃO,
2010, , A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MARANHÃO, IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS,
2010, , PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NA PERCEPÇÃO DOS (AS) ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA, CÊNCIA E VIDA,
2010, , LINGUA E LINGUAGEM : A INTERFACE DA LIBRAS NESSE CONTEXTO, X ENCONTRO HUMANISTICO: LINGUAGEM,
2009, , CULTURA, IDENTIDADES SURDAS E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, IX ENCONTRO HUMANÍSTICO - IDENTIDADES,
2009, , POLITICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2009, , A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCANDOS COM DEFICIENCIAS E TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO: EM DESTAQUE A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2009, , AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO COLUN - UFMA, II CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E III FÓRUM INTERNACIONAL PARA PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MULTIPLA SENSORIAL,
2009, , A ARQUEGENEALOGIA DE FOUCAULT COMO FERRAMENTA PARA PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2009, , A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS E O PROCESSO DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO, 19º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE,
2008, , ARTE E EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS:DIVERSOS OLHARES SOBRE A PRÁTICA INCLUSIVA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO:PESQUISAS E EXPERIENCIAS I COLOQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E II SEMINARIO ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO,
2008, , PERCEPÇÕES DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS DO COLEGIO UNIVERSITÁRIO/UFMA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIENCIA, I COLOQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E DO II SEMINÁRIO ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO,
2008, , PERCEPÇÕES DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS OUVINTES DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO UFMA EM SÃO LUIS -MA, III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2008, , DIVERSOS OLHARES SOBRE A PRATICA INCLUSIVA, VIII ENCONTRO HUMANISTCO,
2008, , A Inclusão de Educandos com Deficiencia no Mundo do Trabalho:desafios e perspectivas nos Centros de Ensino Especializados/ SEDUC Maranhão, V Semana de Pedagogia A Formação de Professores e a Qualidade da Educação Básica: questões atuais,
2008, , INCLUSÃO ESCOLAR E ARTE EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, VIII ENCONTRO HUMANISTICO,
2008, , CENTROS DE ENSINO ESPECIALIZADOS SEDUC MARANHÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM RELAÇAO À INSERÇÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIENCIA NO MUNDO DO TRABALHO, III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2008, , Mesa Temática Escola, Diversidade e Inclusão, V Semana de Pedagogia A Formação de Professores e a Qualidade da Educação Básica: questões atuais,
2007, , Saberes e Práticas Docentes Frente aos Desafios da Educação Contemporânea, IV Semana de Pedagogia,
2007, , MINI - CURSO ARTE E INCLUSÃO, IV SEMANA DE PEDAGOGIA,
2006, , A INCLUSÃO SOCIOCULTURAL DE EDUCANDOS SURDOS POR MEIO DA ARTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES, II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2006, , III Semana de Pedagogia - O Desenvomento Sociocultural por Meio Dança da Musicalidade e Teatralidade: uma experiencia com alunos surdos, ,
2005, , Conhecendo O Espaço Geográfico por Meio da Dança,da Musicalidade e Teatralidade,Objetivando Inclusão Sociocultural de Sujeitos Surdos, ,
2004, , Reunião Regional da SBPC-MA - Educação,Cultura,Ciência para a Cidadania, ,
2002, , Pesquisa Cientifica: Aspectos Psicomotores na Aquisição da Aprendizagem de Alunos Surdos: Um Estudo de Caso, ,
2002, , Conhecendo a Surdocegueira, ,
Book chapters (5)
2019, Auxiliando designers de recursos educacionais digitais bilíngues: uma proposta de 33 diretrizes de projeto, Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Eduardo Cardoso, Gabriela Trindade Perry
2018, INTERFACES DIGITAIS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: ORIENTAÇÕES PARA A ACESSIBILIDADE, NUANCES DA LINGUAGEM EM USO, HERIDAN PAVÃO GUTERRES, Maria Nilza Oliveira Quixaba, REINALDO DE JESUS DA SILVA
2017, O REGISTRO DE SINAIS DE LIBRAS EM AMBIENTE DIGITAL ABERTO COMO ALTERNATIVA DE APOIO À INTERAÇÃO DE SURDOS, II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E ESCOLA INCLUSIVA: MÚLTIPLOS OLHARES, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2017, PERFIL DOS ESTUDANTES SURDOS MARANHENSES USUÁRIOS DA TECNOLOGIA DIGITAL NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO EDUCACIONA, II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2014, O Uso do Ciberespaço na Difusão da Língua Brasileira de Sinais-Libras, QUESTÕES EDUCACIONAIS: entre velhos desafios e novas perspectivas, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Lucilia Maria Costi Santarosa
Books (4)
2021, As práticas educativas desenvolvidas no CAS Construindo história e socializando experiências, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2021, As práticas educativas desenvolvidas no CAS Construindo história e socializando experiências, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2018, MOOC e a Formação de Professores de Surdos Bilíngues - possibilidade que se abre que pode impulsionar a inclusão educacional de educandos surdos, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Gabriela Trindade Perry
2015, A Inclusão na Educação: humanizar para educar melhor, Maria Nilza Oliveira Quixaba
Artistic, literary and visual production (2)
2003, ESPETACULO DESSA LINGUA NINGUEM TASCA NUMA AMOSTRAGEM ESPECIAL, Artistico, Composição Musical, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2002, Dessa Língua Ninguém Tasca - Numa Amostragem Especial / Apresentado no VIII Festival Maranhense de Teatro Estudantil, Artistico, Teatral, Maria Nilza Oliveira Quixaba
Participation on boards of courses (5)
2024, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E A PRATICA DOCENTE EM TURMAS REGULARES NO CONTEXTO DA EDUCACAO INCLUSIVA DE ALUNOS PUBLICO-ALVO DA EDUCACAO ESPECIAL, ANNE KELLY SANTOS BRITO DIAS
2023, Monografia de Graduação “PERCEPCAO DO SURDO ACERCA DO ATENDIMENTO MEDICO NO SISTEMA DE SAUDE EM SAO LUIS- MA”, ISABELA COELHO SIMAO
2022, Monografia de Graduação PRATICAS PEDAGOGICAS PARA CRIANCAS SURDAS NA EDUCACAO INFANTIL, NAYLA DA SILVA CORREA
2022, Monografia de Graduação O CONTEXTO FORMATIVO PARA A EDUCACAO DE ALUNOS SURDOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS, LIVIA CARMEM FRANCO RIBEIRO
2018, Monografia de Graduação TEATRO PARA SURDOS: historia, metodologias e possibilidades, ROGERS PAUL DA SILVA COSTA
Completion of course work (19)
USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LIBRAS PARA OUVINTES: ESTUDO DE CASOS NO CAS-MA, KÉSIA RAFAELLE RIBEIRO ANDRADE , 07/2014
VIOLÊNCIA NA ESCOLA, O BULLYNG EM QUESTÃO: um estudo na Escola Municipal Sabino José da Fonseca do Município de Humberto de Campos., GLEICE CARLA DA CRUZ SANTOS TEIXEIRA , 05/2015
AS CLASSES MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO ENTORNO DO MUNICÍPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS, FRANCINELIO SOUSA E SOUSA , 05/2015
A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA PÚBLICO: percurso entre o legal e o real no Município de Humberto de Campos, MARIA APARECIDA BARROS SILVA , 09/2015
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZILDA MARIA SANTOS MESQUITA , MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS COUTINHO SILVA , 05/2015
OS JOGOS E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o contexto da escola Maury de Macedo brinde, FRANCINALDO AZEVEDO SILVA , 09/2015
A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE DO MUNICIPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS: uma análise comparativa entre orientações normativas e a prática educacional. , FRANCISCA DA CHAGAS MORAES DA SILVA , 05/2015
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR: o pedagogo como agente mediador do processo , MILER PAIXÃO SILVA , 02/2016
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR: o pedagogo como agente mediador do processo , MILER PAIXÃO SILVA , 02/2016
A comunicação e interação de crianças surdas na Educação Infantil, do gesto a Libras: implicações para a aprendizagem, RITA DA CONCEICAO FERREIRA , 07/2108
MÃOS QUE VEEM: uma análise do ensino de Artes na Escola de Cegos do Maranhão, EDLEUZA FERREIRA DOS PASSOS , 12/2019
Expressões idiomáticas da Língua Portuguesa: as possibilidades de compreensão pelos acadêmicos surdos, GISELE FERREIRA BRITO , 12/2019
Expressões idiomáticas da Língua Portuguesa: as possibilidades de compreensão dos acadêmicos surdos, GISELE FERREIRA BRITO , 12/2018
A comunicação e interação de crianças surdas na Educação Infantil, do gesto à Libras, RITA DA CONCEICAO FERREIRA , 12/2019
Registro dos sinais de Libras das manifestações culturais no ensino na comunidade quilombola cajueiro de Alcântara - MA, VIDALMIRA DOS SANTOS SILVA , 12/2020
REGISTRO DOS SINAIS DE LIBRAS DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA EM ALCÂNTARA/MARANHÃO, VIDALMIRA DOS SANTOS SILVA , 01/2022
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NAYLA CORREA SILVA , 08/2022
A língua portuguesa e a educação de jovens e adultos: Uma reflexão sobre o ensino destinado a educandos surdos., ELIS MARIA BARBOSA SILVA DOS SANTOS , 12/2022
METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE APOIO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS E OUVINTES EM ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, D JULLIAN GLAY PEREIRA SOARES , 03/2024
End of content