???iracessibilidade???
Foto do docente MARIA NILZA OLIVEIRA QUIXABA

MARIA NILZA OLIVEIRA QUIXABA

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

???inicioConteudo???

Producción Intelectual

Coordinación de grupos de investigación (2)
03/2024 Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, Línguas de Sinais e suas Interfaces (GPELSI),
03/2024 Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, Línguas de Sinais e suas Interfaces (GPELSI),
Coordinación de grupo de investigación externa (1)
2024,CADERNO DE CULTURA MARANHENSE EM LIBRAS, CCH/UFMA
Artículos (5)
2017, DIRETRIZES PARA PROJETO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS, ISSN: 16791916
2016, Aplicativo LibrasApp: uma proposta para ampliar o ensino e aprendizagem de Libras, ISSN: 18078931
2015, OS SINAIS MARANHENSES DA COMUNIDADE SURDA E AMBIENTES DIGITAIS, ISSN: 9999999X
2006, O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL POR MEIO DA DANÇA, DA MUSICALIDADE E DA TEATRALIDADE:UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE E INCLUSÃO COM ALUNOS SURDOS, ISSN: 18088899
2005, A Arte e Inclusão sociocultural por meio da dança,da musicalidade e da teatralidade no desenvolvimento de sujeitos surdos, ISSN: 15182495
Publicación en eventos (68)
2024, , Orientações de Acessibilidade para o atendimento de discentes com deficiência em sala de aula, Semana de Formação Docente,
2024, , Acessibilidade e Acolhimento na Universidade, Semana de Formação Docente,
2023, , MARANHÃO EM SINAIS, Formação de Intérprete de Libras,
2023, , 'ACESSIBILIDADE, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS', I Encontro Nacional de Pesquisa Aplicada em Comunicação,
2023, , Olhar do professor frente ao desafio de desenvolver e incluir o aluno com deficiência Intelectual e Múltiplas, Formação de Professores da Rede Municipal de Humberto de Campos,
2023, , Inclusão em Construção, FÓRUM DE GRADUÇÃO 2023,
2023, , Acessibilidade e estudantes com deficiência: Orientações Básicas, ATIVIDADE DE INICIO DE SEMSTRE - Diretoria de Tecnologia na Educação,
2023, , DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO DA LEITURA E DA ESCRITA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, XI Colóquio Internacional Leitura e Cognição. - MARANHÃO EM SINAIS: UM CONTRIBUTO PARA O ENSINO DE LIBRAS,
2021, , Mediação conferência da ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO E NA ARTE, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Roda de Conversa 3: Núcleos de Apoio a Acessibilidade e inclusão no Ensino Superior RODA DE CONVERSA, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , O DESENVOLVIMENTO DO GLOSSÁRIO DE LIBRAS MARANHÃO EM SINAIS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , O SITE MARANHÃO EM SINAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LIBRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Mediação conferência da LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , O SITE MARANHÃO EM SINAIS E SUA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E LEXICOGRÁFICA EM LIBRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , REGISTRO DOS SINAIS DE LIBRAS DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA CAJUEIRO DE ALCÂNTARA ? MA, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Maria Nilza Oliveira Quixaba EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA: AS POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO PELOS ACADÊMICOS SURDOS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , APOIO PSICOLÓGICO AO SURDO COM QUADRO DE DEPRESSÃO, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO GESTO A LIBRAS, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2021, , Roda de Conversa 12: Expressando por meio de diferentes linguagens: quem são os artistas?, I SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA- I SENILAC I FESTIVAL ARTES SEM BARREIRAS ? I FASB LINGUAGEM E ARTE, ACESSIBILIZANDO CONHECIMENTO E SUPERANDO BARREIRAS,
2019, , ESCREVENDO A LIBRAS EM SIGNWRITING: Uma proposta de ensino para estudantes surdos com o uso de recursos digitaisE, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? IV - SNTDE 2019,
2019, , A APLICABILIDADE DAS DIRETRIZES PARA DESIGN DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO SITE MARANHÃO EM SINAIS, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? IV - SNTDE 2019,
2018, , Educação Bilingue de Surdo: Uma escola para Mudança, Semana da Pessoa Surda,
2018, , A Importância do Sistema Sign Writing no Registro de Libras: o site Maranhão em sinais no foco da análise, I Congresso Nacional de Linguística Aplicada - Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória-IV ENAFDM,
2018, , Estratégias de Intervenção para Facilitar a Aprendizagem de Crianças Surdas, I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância: diálogos interdisciplinares entre Educação e Saúde,
2018, , DIRETRIZES PARA PROJETO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS, FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO CAS,
2018, , Diretrizes para Projetos de Recursos Educacionais Digitais Voltados à Educação Bilíngue de Surdos, Formação Continuada do Cas Maranhão,
2018, , A Variação dos Sinais de Libras de Municípios Maranhenses: desvelando suas ramificações para manter a comunicação dentro do espaço social, I Congesso Nacional de Linguística Aplicada - Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Mémória - IV ENAFDM,
2017, , Tecnologias Assistivas como Perspectivas de Apoio ao Ensino de Libras para Surdos Bilíngues, Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura & Língua de Sinais e I Fórum Interdisciplinar: Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica,
2017, , Libras e Tecnologias: unindo forças para o apoio a educação bilíngue de surdos, Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura & Língua de Sinais e I Fórum Interdisciplinar: Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica,
2017, , Banco de Sinais de Libras em tecnologia digital: os sinalares da comunidade surda do Maranhão-Brasil., International Conference of Sign Language Users - Sign8.,
2017, , A Tecnologia digital no processo de interação educacional de estudantes surdos maranhenses., International Conference of Sign Language Users - Sign8,
2015, , A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, Programa Docência Ativa: formação continuada e atualização pedagógica,
2014, , OS SINAIS MARANHENSES DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA: contribuições para seu uso e difusão em ambientes digitais, JORNADA DE ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM E TECNOLOGIA,
2013, , IDENTIDADES, DIVERSIDADES E SABERES, III SEMANA TRANSDISCIPLINAR IDENTIDADE, DIVERSIDADES E SABERES,
2013, , 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola,
2012, , MINICURSO O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:saberes necessários na sociedade contemporânea, 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cência (SBPC),
2011, , Educação Inclusiva no Ensino de Ciências, V Jornada de Química e VII Semana de Ciências,
2011, , Minicurso: Jogos Ddáticos-uma via de estimulação da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais para pessoas surdas e não surdas, XI Encontro Humanístico: diversidade,
2011, , O Ensino da Língua de Sinais Brasileira como Possibilidade de Inclusão Sócio-político-cultural das Pessoas Surdas no Sistema Público Estadual de Ensino de São Luís-MA., III Seminário de Pesquisa Linguagem e Identidades:múltiplos olhares,
2011, , Educação Inclusiva no Maranhão: diversidade em debate na escola, XI Encontro Humanístico: diversidade,
2010, , ESTUDOS LINGUISTICOS E A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS, X ENCONTRO HUMANISTICO: LINGUAGEM,
2010, , PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS SOB A LENTE DOS (AS) ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA, ESTADO E SOCIEDADE: A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA EM QUESTÃO,
2010, , MINI-CURSO SURDEZ E BILINGUISMO, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO - ESTADO E SOCIEDADE: A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA EM QUESTÃO,
2010, , A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MARANHÃO, IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS,
2010, , PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NA PERCEPÇÃO DOS (AS) ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA, CÊNCIA E VIDA,
2010, , LINGUA E LINGUAGEM : A INTERFACE DA LIBRAS NESSE CONTEXTO, X ENCONTRO HUMANISTICO: LINGUAGEM,
2009, , CULTURA, IDENTIDADES SURDAS E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, IX ENCONTRO HUMANÍSTICO - IDENTIDADES,
2009, , POLITICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2009, , A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCANDOS COM DEFICIENCIAS E TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO: EM DESTAQUE A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2009, , AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO COLUN - UFMA, II CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E III FÓRUM INTERNACIONAL PARA PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MULTIPLA SENSORIAL,
2009, , A ARQUEGENEALOGIA DE FOUCAULT COMO FERRAMENTA PARA PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2009, , A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS E O PROCESSO DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO, 19º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE,
2008, , ARTE E EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS:DIVERSOS OLHARES SOBRE A PRÁTICA INCLUSIVA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO:PESQUISAS E EXPERIENCIAS I COLOQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E II SEMINARIO ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO,
2008, , PERCEPÇÕES DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS DO COLEGIO UNIVERSITÁRIO/UFMA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIENCIA, I COLOQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E DO II SEMINÁRIO ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO,
2008, , PERCEPÇÕES DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS OUVINTES DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO UFMA EM SÃO LUIS -MA, III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2008, , DIVERSOS OLHARES SOBRE A PRATICA INCLUSIVA, VIII ENCONTRO HUMANISTCO,
2008, , A Inclusão de Educandos com Deficiencia no Mundo do Trabalho:desafios e perspectivas nos Centros de Ensino Especializados/ SEDUC Maranhão, V Semana de Pedagogia A Formação de Professores e a Qualidade da Educação Básica: questões atuais,
2008, , INCLUSÃO ESCOLAR E ARTE EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, VIII ENCONTRO HUMANISTICO,
2008, , CENTROS DE ENSINO ESPECIALIZADOS SEDUC MARANHÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM RELAÇAO À INSERÇÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIENCIA NO MUNDO DO TRABALHO, III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL,
2008, , Mesa Temática Escola, Diversidade e Inclusão, V Semana de Pedagogia A Formação de Professores e a Qualidade da Educação Básica: questões atuais,
2007, , Saberes e Práticas Docentes Frente aos Desafios da Educação Contemporânea, IV Semana de Pedagogia,
2007, , MINI - CURSO ARTE E INCLUSÃO, IV SEMANA DE PEDAGOGIA,
2006, , A INCLUSÃO SOCIOCULTURAL DE EDUCANDOS SURDOS POR MEIO DA ARTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÕES, II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2006, , III Semana de Pedagogia - O Desenvomento Sociocultural por Meio Dança da Musicalidade e Teatralidade: uma experiencia com alunos surdos, ,
2005, , Conhecendo O Espaço Geográfico por Meio da Dança,da Musicalidade e Teatralidade,Objetivando Inclusão Sociocultural de Sujeitos Surdos, ,
2004, , Reunião Regional da SBPC-MA - Educação,Cultura,Ciência para a Cidadania, ,
2002, , Pesquisa Cientifica: Aspectos Psicomotores na Aquisição da Aprendizagem de Alunos Surdos: Um Estudo de Caso, ,
2002, , Conhecendo a Surdocegueira, ,
Capítulos de libros (5)
2019, Auxiliando designers de recursos educacionais digitais bilíngues: uma proposta de 33 diretrizes de projeto, Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Eduardo Cardoso, Gabriela Trindade Perry
2018, INTERFACES DIGITAIS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: ORIENTAÇÕES PARA A ACESSIBILIDADE, NUANCES DA LINGUAGEM EM USO, HERIDAN PAVÃO GUTERRES, Maria Nilza Oliveira Quixaba, REINALDO DE JESUS DA SILVA
2017, O REGISTRO DE SINAIS DE LIBRAS EM AMBIENTE DIGITAL ABERTO COMO ALTERNATIVA DE APOIO À INTERAÇÃO DE SURDOS, II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E ESCOLA INCLUSIVA: MÚLTIPLOS OLHARES, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2017, PERFIL DOS ESTUDANTES SURDOS MARANHENSES USUÁRIOS DA TECNOLOGIA DIGITAL NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO EDUCACIONA, II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2014, O Uso do Ciberespaço na Difusão da Língua Brasileira de Sinais-Libras, QUESTÕES EDUCACIONAIS: entre velhos desafios e novas perspectivas, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Lucilia Maria Costi Santarosa
Libros (4)
2021, As práticas educativas desenvolvidas no CAS Construindo história e socializando experiências, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2021, As práticas educativas desenvolvidas no CAS Construindo história e socializando experiências, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2018, MOOC e a Formação de Professores de Surdos Bilíngues - possibilidade que se abre que pode impulsionar a inclusão educacional de educandos surdos, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Gabriela Trindade Perry
2015, A Inclusão na Educação: humanizar para educar melhor, Maria Nilza Oliveira Quixaba
Producción artística, literaria y visual (2)
2003, ESPETACULO DESSA LINGUA NINGUEM TASCA NUMA AMOSTRAGEM ESPECIAL, Artistico, Composição Musical, Maria Nilza Oliveira Quixaba
2002, Dessa Língua Ninguém Tasca - Numa Amostragem Especial / Apresentado no VIII Festival Maranhense de Teatro Estudantil, Artistico, Teatral, Maria Nilza Oliveira Quixaba
Participación en banca de curso (5)
2024, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E A PRATICA DOCENTE EM TURMAS REGULARES NO CONTEXTO DA EDUCACAO INCLUSIVA DE ALUNOS PUBLICO-ALVO DA EDUCACAO ESPECIAL, ANNE KELLY SANTOS BRITO DIAS
2023, Monografia de Graduação “PERCEPCAO DO SURDO ACERCA DO ATENDIMENTO MEDICO NO SISTEMA DE SAUDE EM SAO LUIS- MA”, ISABELA COELHO SIMAO
2022, Monografia de Graduação PRATICAS PEDAGOGICAS PARA CRIANCAS SURDAS NA EDUCACAO INFANTIL, NAYLA DA SILVA CORREA
2022, Monografia de Graduação O CONTEXTO FORMATIVO PARA A EDUCACAO DE ALUNOS SURDOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS, LIVIA CARMEM FRANCO RIBEIRO
2018, Monografia de Graduação TEATRO PARA SURDOS: historia, metodologias e possibilidades, ROGERS PAUL DA SILVA COSTA
Proyecto final de curso (19)
USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LIBRAS PARA OUVINTES: ESTUDO DE CASOS NO CAS-MA, KÉSIA RAFAELLE RIBEIRO ANDRADE , 07/2014
VIOLÊNCIA NA ESCOLA, O BULLYNG EM QUESTÃO: um estudo na Escola Municipal Sabino José da Fonseca do Município de Humberto de Campos., GLEICE CARLA DA CRUZ SANTOS TEIXEIRA , 05/2015
AS CLASSES MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO ENTORNO DO MUNICÍPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS, FRANCINELIO SOUSA E SOUSA , 05/2015
A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA PÚBLICO: percurso entre o legal e o real no Município de Humberto de Campos, MARIA APARECIDA BARROS SILVA , 09/2015
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZILDA MARIA SANTOS MESQUITA , MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS COUTINHO SILVA , 05/2015
OS JOGOS E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o contexto da escola Maury de Macedo brinde, FRANCINALDO AZEVEDO SILVA , 09/2015
A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE DO MUNICIPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS: uma análise comparativa entre orientações normativas e a prática educacional. , FRANCISCA DA CHAGAS MORAES DA SILVA , 05/2015
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR: o pedagogo como agente mediador do processo , MILER PAIXÃO SILVA , 02/2016
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR: o pedagogo como agente mediador do processo , MILER PAIXÃO SILVA , 02/2016
A comunicação e interação de crianças surdas na Educação Infantil, do gesto a Libras: implicações para a aprendizagem, RITA DA CONCEICAO FERREIRA , 07/2108
MÃOS QUE VEEM: uma análise do ensino de Artes na Escola de Cegos do Maranhão, EDLEUZA FERREIRA DOS PASSOS , 12/2019
Expressões idiomáticas da Língua Portuguesa: as possibilidades de compreensão pelos acadêmicos surdos, GISELE FERREIRA BRITO , 12/2019
Expressões idiomáticas da Língua Portuguesa: as possibilidades de compreensão dos acadêmicos surdos, GISELE FERREIRA BRITO , 12/2018
A comunicação e interação de crianças surdas na Educação Infantil, do gesto à Libras, RITA DA CONCEICAO FERREIRA , 12/2019
Registro dos sinais de Libras das manifestações culturais no ensino na comunidade quilombola cajueiro de Alcântara - MA, VIDALMIRA DOS SANTOS SILVA , 12/2020
REGISTRO DOS SINAIS DE LIBRAS DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA EM ALCÂNTARA/MARANHÃO, VIDALMIRA DOS SANTOS SILVA , 01/2022
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NAYLA CORREA SILVA , 08/2022
A língua portuguesa e a educação de jovens e adultos: Uma reflexão sobre o ensino destinado a educandos surdos., ELIS MARIA BARBOSA SILVA DOS SANTOS , 12/2022
METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE APOIO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS E OUVINTES EM ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, D JULLIAN GLAY PEREIRA SOARES , 03/2024
???fimConteudo???