Go to accessibility
Foto do docente LUIZIANE SILVA SARAIVA

LUIZIANE SILVA SARAIVA

DECS - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO

Beginning of content

Intellectual production

Research group coordination (1)
04/2021 Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes: estudos de culturas globais, negócios e relações de trabalho nas organizações (C3PR),
Scientific articles (1)
2021, Ressentimento e guerra cultural no populismo de extrema direita:, ISSN: 21758689
Publications at events (7)
2022, , Comunicação intercultural e diversidade/diferença: por um olhar interseccional, XVI Congresso Abrapcorp - Comunicação, trabalho e organizações,
2021, , Relações Públicas Internacionais: Estado da Arte de um Mercado em Ascensão no Brasil, 8º Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL) 2021,
2020, , O papel do gestor na produtividade dos funcionários e os desafios no contexto de pandemia, I Semana de Formação Digital de Servidores do IFMA-BTC,
2019, , A Atuação das Relações Públicas em Micro e Pequenas Empresas: O Caso da Lovac, XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste,
2019, , A CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A INCLUSÃO EM DESTINOS TURÍSTICOS, I CONGRESSO GLOBAL DE DIREITOS HUMANOS: Novas políticas de cidadania e de desenvolvimento sustentável,
2019, , Comunicação Organizacional no Instagram: uma análise dos perfis turísticos de São Luís (MA) e Paraty (RJ), 1º Congresso Iberoamericano sobre Ecologia dos Meios - Da Aldeia Global à Mobilidade,
2018, , Imagem sob o risco de um post: o desafio da gestão da comunicação organizacional em transição, I Encontro Norte e Nordeste da ABCiber: Interação Homem - Máquina - Simbiose, conflito, hibridização,
Book chapters (6)
2022, O uso de ações estratégicas na construção da imagem institucional do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (SINDUSCON-MA): um olhar sobre o projeto Comunidade Ativa, Gestão e Assessoria de Comunicação, Mayna Ribeiro Martins Braga, Luiziane Silva Saraiva
2022, O potencial estratégico da boa contação de histórias: o uso do storytelling pela Assessoria de Comunicação da SEDUC-MA, para difusão das ações do programa Escola Digna, Gestão e Assessoria de Comunicação, Izidora Letícia Mendes Pinheiro, Luiziane Silva Saraiva
2021, ÉTICA E COMPLIANCE: diferencial competitivo para o exercício das relações públicas, Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes, JASMYNE DE MORAES CALIXTO, LUCAS TOMAZ DE JESUS NUNES, Luiziane Silva Saraiva
2020, A CONVENÇÃO DA ONU SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A INCLUSÃO EM DESTINOS TURÍSTICOS, Cidadania, Poder e Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito 2, Feijó, Alexsandro Rahbani Aragão, Luiziane Silva Saraiva, Santos, Saulo Ribeiro dos
2019, Comunicação Organizacional No Instagram: uma Análise dos Perfis Turísticos de São Luís (MA) e Paraty (RJ), Significações e estratégias midiáticas, Luiziane Silva Saraiva, Rebeca de Sousa Martins, Giovanna Gabriela Oliveira Sá
2018, IMAGEM SOB O RISCO DE UM POST: o desafio da gestão da comunicação organizacional em transição, I ENCONTRO NORTE E NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA ? ABCiber, Luiziane Silva Saraiva
Books (3)
2022, Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes - Volume 2, Luiziane Silva Saraiva, Filipe Wesley Gomes do Lago, ORLANDO COSTA GONÇALVES JUNIOR, Saulo Ribeiro dos Santos
2021, Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes, Luiziane Silva Saraiva, ORLANDO COSTA GONÇALVES JUNIOR, PAULO HENRIQUE LEAL SOARES, Ricardo Ferreira Freitas
2019, Novos Meios, Novas Linguagens, Novos Mercados, Luiziane Silva Saraiva, Alfredo Caminos, Anahí Lovato, Celia Retz Godoy dos Santos, Cristina Susigan, Danilo Bressan, Gabriele Coronel, Tamara Guaraldo, Vicente Gosciola
Participation on boards of courses (36)
2023, Monografia de Graduação ESG E RELACOES PUBLICAS ESTRATEGICAS: um olhar sobre as praticas de governanca corporativa da Cia. Hering, JASMYNE DE MORAES CALIXTO
2023, Monografia de Graduação AS COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL DE RELACOES PUBLICAS EM EMPRESAS MULTINACIONAIS, REBECA DE SOUSA MARTINS CUTRIM
2023, Monografia de Graduação Gestao de marca no Instagram e sua contribuicao para o desenvolvimento da reputacao de uma empresa., ANNA RAFAELLA SANTOS NUNES
2022, Monografia de Especialização FORTALECIMENTO DAS MIDIAS SOCIAIS DA PMMA A PARTIR DA CRIACAO DE UMA DIRETRIZ PARA SUA UTILIZACAO., MARIA TYCIANE IBIAPINA NASCIMENTO VASCONCELOS
2022, Monografia de Especialização O PORTA VOZ COMO AGENTE DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA PMMA: proposta de implantacao de uma diretriz para atividade de Porta Voz., HUGO FERREIRA DA SILVA
2022, Monografia de Especialização O APRIMORAMENTO SISTEMATICO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS SIMULTANEOS PARA PERDA DO CARGO NA POLICIA MILITAR DO MARANHAO., JORGE DIEGO ARAÚJO COSTA
2022, Monografia de Especialização Sindrome de Burnout e saude mental do jornalista no trabalho hiperconectado, LAISINELLY BARBOSA LACERDA
2022, Monografia de Especialização Comunicacao e Saude: uma analise do papel dos profissionais de comunicacao na difusao de informacoes sobre saude, DEBORAH RAFAELLY RODRIGUES DUARTE
2022, Monografia de Especialização Influenciadores e engajadores no gerenciamento da comunicacao interna digital: como identifica-los na organizacao, FERNANDA AQUINO DE MORAES RÊGO ALMEIDA
2022, Monografia de Especialização Afroempreendedorismo no Brasil: reflexoes sobre o ecossistema economico e o processo comunicacional, ALESSANDRO SILVA
2022, Monografia de Especialização O uso de acoes estrategicas na construcao da imagem institucional sindical: um estudo sobre o Sindicato das Industrias da Construcao Civil do Estado do Maranhao (SINDUSCON-MA), MAYNA RIBEIRO MARTINS BRAGA BARBOSA
2022, Monografia de Especialização O potencial estrategico da “boa contacao” de historias: o uso do storytelling pela Assessoria de Comunicacao da SEDUC-MA, para difusao das acoes do Programa Escola Digna, IZIDORA LETÍCIA MENDES PINHEIRO
2022, Monografia de Especialização Modelo de agencia de comunicacao em saude com atuacao no Maranhao, TAYLA KATARINA FERREIRA OEIRAS
2021, Monografia de Especialização “CRIACAO DE UM MANUAL DE ASSESSORIA DE IMPRENSA NA POLICIA MILITAR DO MARANHAO”., ELENILSON KLEBER VIEGAS BARROS
2019, Monografia de Especialização PROPOSTA DE IMPLANTACAO DA FUNCAO DE GESTOR DE MIDIAS SOCIAIS NA POLICIA MILITAR DO MARANHAO, ALESSIA RAYANE FRANÇA ALMEIDA
2018, Monografia de Graduação Projeto Grafico da Historia em Quadrinhos "Forasteira"., ANA AUREA BATISTA DE MEDEIROS SANTOS
2018, Monografia de Graduação O STORYTELLING COMO ESTRATEGIA DA COMUNICACAO ORGANIZACIONAL, PALOMA FRANCA CASTRO
2018, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DAS MIDIAS SOCIAIS NA CONSTRUCAO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE:analise do Twitter do Shopping da Ilha, MARIANA CERVEIRA CARVALHO
2018, Monografia de Graduação PATRIMONIO DA HUMANIDADE: REPRESENTACOES SOBRE SAO LUIS NO TELEJORNALISMO DA TV MIRANTE , NANAJADE DE JESUS RINALDI PACHECO PINHEIRO
2018, Monografia de Especialização PROPOSTA DE CRIACAO DA ASSESSORIA JURIDICA NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA POLICIA MILITAR DO MARANHAO, ROBERTO CLEYTON DOS SANTOS GOMES
2018, Monografia de Especialização DIVULGACAO DAS PRATICAS DA POLICIA MILITAR DO MARANHAO: PROPOSTA PARA CONSOLIDACAO DE SUA IMAGEM POSITIVA JUNTO A SOCIEDADE., JOSINEI RAMOS SALES
2018, Monografia de Especialização PROJETO DE CAPACITACAO DE POLICIAIS MILITARES RODOVIARIOS PARA O ENFRENTAMENTO AS FRAUDES VEICULARES E DOCUMENTAIS, RÔMULO REIS JUNIOR
2018, Monografia de Especialização PROPOSTA PARA A ADOCAO DA REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS COMO MECANISMO DE POLICIA COMUNITARIA, DANIELE DA CRUZ FILGUEIRAS
2018, Monografia de Graduação RELACOES PUBLICAS E A COMUNICACAO SINDICAL:Planejamento Estrategico de Relacoes Publicas para o SINDEDUCACAO, THALYTA DA SILVA SAMPAIO
2017, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO PARA A TV ASSEMBLEIA DO MARANHAO, TALYANNE BATALHA SILVA CORREIA
2017, Monografia de Graduação TITULO: POSICIONAMENTO DE MARCA: um estudo de caso da loja Mentta Bolsas e Calcados, THAIS DA SILVA VIEGAS
2017, Monografia de Graduação TITULO: POSICIONAMENTO DE MARCA: um estudo de caso da loja Mentta Bolsas e Calcados, CAROLINE BARROS PEREIRA FERREIRA
2017, Monografia de Especialização PROPOSTA DE IMPLANTACAO DE EQUACAO MATEMATICA PARA A DISTRIBUICAO DO EFETIVO NA AREA DE RESPONSABILIDADE DA 5ª COMPANHIA DE POLICIA MILITAR INDEPENDENTE PMMA., FRANS MICHEL SANTOS ALMEIDA
2017, Monografia de Especialização CRIACAO E REGULAMENTACAO DA CAMPANHIA INDEPENDENTE DE OPERACOES E SOBREVIVENCIA EM AREAS RURAIS - COSAR., NEILDON SILVA FRAZÃO
2017, Monografia de Especialização A CAPACITACAO CONTINUADA DOS RECURSOS HUMANOS DA SECAO ADMINISTRATIVA DE FINANCAS DAS UNIDADES ORCAMENTARIAS DA PMMA., JORGE ALMEIDA DE CARVALHO
2017, Monografia de Especialização A NECESSIDADE DA EDUCACAO CONTINUADA EM POLICIAMENTO EM EVENTOS PARA OFICIAL DA POLICIA MILITAR DO MARANHAO PARA PRESTACAO DE UM SERVICO EFETIVO., MÁRCIO KEMPS DE OLIVEIRA COSTA
2017, Monografia de Graduação BRAND EXPERIENCE COMO ESTRATEGIA DE CONSTRUCAO IDENTITARIA DE MARCA: Um estudo de caso da campanha " Turn the music on", da SKOL, SUELEN CALDAS CAMPOS
2016, Monografia de Graduação DESMISTIFICANDO AS RELACOES PUBLICAS COMUNITARIAS: Uma abordagem sobre os ganhos obtidos atraves de acoes de responsabilidade social no segundo setor., VIRGINIA GABRIELE DOS SANTOS COSTA
2016, Monografia de Graduação A COMUNICACAO INTEGRADA EM CAMPANHAS INSTITUCIONAIS PELA SAUDE: uma analise da Campanha Outubro Rosa 2015do Hospital Sao Domingos, CAMILA COSTA DE SOUSA
2015, Monografia de Graduação Comunicacao Comunitaria e Mobilizacao: um estudo de caso acerca do Laborarte, SAMIRA LIS LOPES SOUZA
2015, Monografia de Graduação Megaeventos: oportunidades e desafios para a atuacao das relacoes publicas nas olimpiadas de 2016, ANIELE PEREIRA ALVES
Completion of course work (24)
OS APLICATIVOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA INOVADORA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA PROPOSTA DE CAMPANHA INSTITUCIONAL AO DISQUE-DENUNCIA - MA., PAULO RICARDO CARVALHO SOARES , 01/2018
RELAÇÕES PÚBLICA E MARKETING NA GESTÃO DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA SÓCIOS TORCEDOR DO TRICOLOR., FLAVIO URUBATHAN MOURA NOGUEIRA , 01/2018
ROUPA NÃO TEM SEXO: IDENTIDADE LGBT NAS REDES SOCIAIS DA MARCA AHZANDO., ISABELLA DIAS DA SILVA , 01/2018
Comunicação Comunitária e Mobilização: um estudo de caso acerca do Laborarte., BARBARA RAQUEL DOS SANTOS VIEIRA , 07/2015
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E MOBILIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO LABORARTE., BARBARA RAQUEL DOS SANTOS VIEIRA , 08/2015
PRODUÇÃO MIDIÁTICA ONLINE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DO BEM., ANA CAROLINA RIBEIRO VIEGAS , 04/2016
COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E MARKETING DO CONSUMO NAS MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CANAL DA YOUTUBER CAMILA COUTINHO., LETICIA DOS SANTOS MOURAO , 10/2016
RELAÇÕES PÚBLICAS NO TERCEIRO SETOR: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO PARA A "NÓS DA COMUNIDADE"., MARIANA COSTA GALVAO , 02/2017
ANÁLISE DAS FOTOGRAFIAS NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DOS JORNAIS: "O ESTADO DO MARANHÃO E O IMPACIAL", CONCEIÇÃO DE MARIA COSTA SOARES , 11/1994
UMA CONSTRUÇÃO A VÁRIAS MÃOS: ANÁLISE DO PROCESSO DE ROTEIRIZAÇÃO DE VIDEOAULAS NO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO NA UEMA., TISSIANA DOS SANTOS CARVALHEDO , 07/2017
PERFIL DOS LOCUTORES E/OU APRESENTADORES DE RÁDIO AM E FM DE SÃO LUÍS - MARANHÃO, ROCILEA ALMEIDA DOURADO , 06/1991
DIVULGAÇÃO DAS PRÁTICAS DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO: PROPOSTA PARA CONSOLIDAÇÃO DE SUA IMAGEM POSITIVA JUNTO À SOCIEDADE., JOSINEI RAMOS SALES , 02/2018
O STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, PALOMA FRANCA CASTRO , 07/2018
A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: ANÁLISE DO TWITTER DO SHOPPING DA ILHA., MARIANA CERVEIRA CARVALHO , 07/2018
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA FUNÇÃO DE GESTOR DE MÍDIAS SOCIAIS NA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO, ALESSIA RAYANE FRANÇA ALMEIDA , 08/2019
“CRIAÇÃO DE UM MANUAL DE ASSESSORIA DE IMPRENSA NA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO”., ELENILSON KLEBER VIEGAS BARROS , 08/2021
Comunicação e Saúde: uma análise do papel dos profissionais de comunicação na difusão de informações sobre saúde, DEBORAH RAFAELLY RODRIGUES DUARTE , 06/2022
O potencial estratégico da “boa contação” de histórias: o uso do storytelling pela Assessoria de Comunicação da SEDUC-MA, para difusão das ações do Programa Escola Digna , IZIDORA LETÍCIA MENDES PINHEIRO , 06/2022
O uso de ações estratégicas na construção da imagem institucional sindical: um estudo sobre o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (SINDUSCON-MA), MAYNA RIBEIRO MARTINS BRAGA BARBOSA , 06/2022
O PORTA VOZ COMO AGENTE DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA PMMA: proposta de implantação de uma diretriz para atividade de Porta Voz., HUGO FERREIRA DA SILVA , 07/2022
FORTALECIMENTO DAS MÍDIAS SOCIAIS DA PMMA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE UMA DIRETRIZ PARA SUA UTILIZAÇÃO., MARIA TYCIANE IBIAPINA NASCIMENTO VASCONCELOS , 07/2022
AS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS EM EMPRESAS MULTINACIONAIS, REBECA DE SOUSA MARTINS CUTRIM , 07/2023
Gestão de marca no Instagram e sua contribuição para o desenvolvimento da reputação de uma empresa., ANNA RAFAELLA SANTOS NUNES , 07/2023
ESG E RELAÇÕES PÚBLICAS ESTRATÉGICAS: um olhar sobre as práticas de governança corporativa da Cia. Hering, JASMYNE DE MORAES CALIXTO , 12/2023
End of content