LUIZIANE SILVA SARAIVA
DECS - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
04/2021 Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes: estudos de culturas globais, negócios e relações de trabalho nas organizações (C3PR), |
Artigos (1) |
2021, Ressentimento e guerra cultural no populismo de extrema direita:, ISSN: 21758689 |
Publicação em eventos (7) |
2022, , Comunicação intercultural e diversidade/diferença: por um olhar interseccional, XVI Congresso Abrapcorp - Comunicação, trabalho e organizações, |
2021, , Relações Públicas Internacionais: Estado da Arte de um Mercado em Ascensão no Brasil, 8º Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL) 2021, |
2020, , O papel do gestor na produtividade dos funcionários e os desafios no contexto de pandemia, I Semana de Formação Digital de Servidores do IFMA-BTC, |
2019, , Comunicação Organizacional no Instagram: uma análise dos perfis turísticos de São Luís (MA) e Paraty (RJ), 1º Congresso Iberoamericano sobre Ecologia dos Meios - Da Aldeia Global à Mobilidade, |
2019, , A Atuação das Relações Públicas em Micro e Pequenas Empresas: O Caso da Lovac, XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, |
2019, , A CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A INCLUSÃO EM DESTINOS TURÍSTICOS, I CONGRESSO GLOBAL DE DIREITOS HUMANOS: Novas políticas de cidadania e de desenvolvimento sustentável, |
2018, , Imagem sob o risco de um post: o desafio da gestão da comunicação organizacional em transição, I Encontro Norte e Nordeste da ABCiber: Interação Homem - Máquina - Simbiose, conflito, hibridização, |
Capítulos de livros (6) |
2022, O potencial estratégico da boa contação de histórias: o uso do storytelling pela Assessoria de Comunicação da SEDUC-MA, para difusão das ações do programa Escola Digna, Gestão e Assessoria de Comunicação, Izidora Letícia Mendes Pinheiro, Luiziane Silva Saraiva |
2022, O uso de ações estratégicas na construção da imagem institucional do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (SINDUSCON-MA): um olhar sobre o projeto Comunidade Ativa, Gestão e Assessoria de Comunicação, Mayna Ribeiro Martins Braga, Luiziane Silva Saraiva |
2021, ÉTICA E COMPLIANCE: diferencial competitivo para o exercício das relações públicas, Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes, JASMYNE DE MORAES CALIXTO, LUCAS TOMAZ DE JESUS NUNES, Luiziane Silva Saraiva |
2020, A CONVENÇÃO DA ONU SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A INCLUSÃO EM DESTINOS TURÍSTICOS, Cidadania, Poder e Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito 2, Feijó, Alexsandro Rahbani Aragão, Luiziane Silva Saraiva, Santos, Saulo Ribeiro dos |
2019, Comunicação Organizacional No Instagram: uma Análise dos Perfis Turísticos de São Luís (MA) e Paraty (RJ), Significações e estratégias midiáticas, Luiziane Silva Saraiva, Rebeca de Sousa Martins, Giovanna Gabriela Oliveira Sá |
2018, IMAGEM SOB O RISCO DE UM POST: o desafio da gestão da comunicação organizacional em transição, I ENCONTRO NORTE E NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA ? ABCiber, Luiziane Silva Saraiva |
Livros (3) |
2022, Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes - Volume 2, Luiziane Silva Saraiva, Filipe Wesley Gomes do Lago, ORLANDO COSTA GONÇALVES JUNIOR, Saulo Ribeiro dos Santos |
2021, Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes, Luiziane Silva Saraiva, ORLANDO COSTA GONÇALVES JUNIOR, PAULO HENRIQUE LEAL SOARES, Ricardo Ferreira Freitas |
2019, Novos Meios, Novas Linguagens, Novos Mercados, Luiziane Silva Saraiva, Alfredo Caminos, Anahí Lovato, Celia Retz Godoy dos Santos, Cristina Susigan, Danilo Bressan, Gabriele Coronel, Tamara Guaraldo, Vicente Gosciola |
Participações em Bancas de Cursos (36) |
2023, Monografia de Graduação ESG E RELACOES PUBLICAS ESTRATEGICAS: um olhar sobre as praticas de governanca corporativa da Cia. Hering, JASMYNE DE MORAES CALIXTO |
2023, Monografia de Graduação AS COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL DE RELACOES PUBLICAS EM EMPRESAS MULTINACIONAIS, REBECA DE SOUSA MARTINS CUTRIM |
2023, Monografia de Graduação Gestao de marca no Instagram e sua contribuicao para o desenvolvimento da reputacao de uma empresa., ANNA RAFAELLA SANTOS NUNES |
2022, Monografia de Especialização FORTALECIMENTO DAS MIDIAS SOCIAIS DA PMMA A PARTIR DA CRIACAO DE UMA DIRETRIZ PARA SUA UTILIZACAO., MARIA TYCIANE IBIAPINA NASCIMENTO VASCONCELOS |
2022, Monografia de Especialização O APRIMORAMENTO SISTEMATICO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS SIMULTANEOS PARA PERDA DO CARGO NA POLICIA MILITAR DO MARANHAO., JORGE DIEGO ARAÚJO COSTA |
2022, Monografia de Especialização O PORTA VOZ COMO AGENTE DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA PMMA: proposta de implantacao de uma diretriz para atividade de Porta Voz., HUGO FERREIRA DA SILVA |
2022, Monografia de Especialização Sindrome de Burnout e saude mental do jornalista no trabalho hiperconectado, LAISINELLY BARBOSA LACERDA |
2022, Monografia de Especialização Influenciadores e engajadores no gerenciamento da comunicacao interna digital: como identifica-los na organizacao, FERNANDA AQUINO DE MORAES RÊGO ALMEIDA |
2022, Monografia de Especialização O uso de acoes estrategicas na construcao da imagem institucional sindical: um estudo sobre o Sindicato das Industrias da Construcao Civil do Estado do Maranhao (SINDUSCON-MA), MAYNA RIBEIRO MARTINS BRAGA BARBOSA |
2022, Monografia de Especialização Afroempreendedorismo no Brasil: reflexoes sobre o ecossistema economico e o processo comunicacional, ALESSANDRO SILVA |
2022, Monografia de Especialização Comunicacao e Saude: uma analise do papel dos profissionais de comunicacao na difusao de informacoes sobre saude, DEBORAH RAFAELLY RODRIGUES DUARTE |
2022, Monografia de Especialização O potencial estrategico da “boa contacao” de historias: o uso do storytelling pela Assessoria de Comunicacao da SEDUC-MA, para difusao das acoes do Programa Escola Digna, IZIDORA LETÍCIA MENDES PINHEIRO |
2022, Monografia de Especialização Modelo de agencia de comunicacao em saude com atuacao no Maranhao, TAYLA KATARINA FERREIRA OEIRAS |
2021, Monografia de Especialização “CRIACAO DE UM MANUAL DE ASSESSORIA DE IMPRENSA NA POLICIA MILITAR DO MARANHAO”., ELENILSON KLEBER VIEGAS BARROS |
2019, Monografia de Especialização PROPOSTA DE IMPLANTACAO DA FUNCAO DE GESTOR DE MIDIAS SOCIAIS NA POLICIA MILITAR DO MARANHAO, ALESSIA RAYANE FRANÇA ALMEIDA |
2018, Monografia de Graduação Projeto Grafico da Historia em Quadrinhos "Forasteira"., ANA AUREA BATISTA DE MEDEIROS SANTOS |
2018, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DAS MIDIAS SOCIAIS NA CONSTRUCAO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE:analise do Twitter do Shopping da Ilha, MARIANA CERVEIRA CARVALHO |
2018, Monografia de Graduação O STORYTELLING COMO ESTRATEGIA DA COMUNICACAO ORGANIZACIONAL, PALOMA FRANCA CASTRO |
2018, Monografia de Graduação PATRIMONIO DA HUMANIDADE: REPRESENTACOES SOBRE SAO LUIS NO TELEJORNALISMO DA TV MIRANTE , NANAJADE DE JESUS RINALDI PACHECO PINHEIRO |
2018, Monografia de Especialização PROPOSTA DE CRIACAO DA ASSESSORIA JURIDICA NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA POLICIA MILITAR DO MARANHAO, ROBERTO CLEYTON DOS SANTOS GOMES |
2018, Monografia de Especialização PROJETO DE CAPACITACAO DE POLICIAIS MILITARES RODOVIARIOS PARA O ENFRENTAMENTO AS FRAUDES VEICULARES E DOCUMENTAIS, RÔMULO REIS JUNIOR |
2018, Monografia de Especialização PROPOSTA PARA A ADOCAO DA REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS COMO MECANISMO DE POLICIA COMUNITARIA, DANIELE DA CRUZ FILGUEIRAS |
2018, Monografia de Especialização DIVULGACAO DAS PRATICAS DA POLICIA MILITAR DO MARANHAO: PROPOSTA PARA CONSOLIDACAO DE SUA IMAGEM POSITIVA JUNTO A SOCIEDADE., JOSINEI RAMOS SALES |
2018, Monografia de Graduação RELACOES PUBLICAS E A COMUNICACAO SINDICAL:Planejamento Estrategico de Relacoes Publicas para o SINDEDUCACAO, THALYTA DA SILVA SAMPAIO |
2017, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO PARA A TV ASSEMBLEIA DO MARANHAO, TALYANNE BATALHA SILVA CORREIA |
2017, Monografia de Graduação TITULO: POSICIONAMENTO DE MARCA: um estudo de caso da loja Mentta Bolsas e Calcados, THAIS DA SILVA VIEGAS |
2017, Monografia de Graduação TITULO: POSICIONAMENTO DE MARCA: um estudo de caso da loja Mentta Bolsas e Calcados, CAROLINE BARROS PEREIRA FERREIRA |
2017, Monografia de Especialização CRIACAO E REGULAMENTACAO DA CAMPANHIA INDEPENDENTE DE OPERACOES E SOBREVIVENCIA EM AREAS RURAIS - COSAR., NEILDON SILVA FRAZÃO |
2017, Monografia de Especialização A CAPACITACAO CONTINUADA DOS RECURSOS HUMANOS DA SECAO ADMINISTRATIVA DE FINANCAS DAS UNIDADES ORCAMENTARIAS DA PMMA., JORGE ALMEIDA DE CARVALHO |
2017, Monografia de Especialização PROPOSTA DE IMPLANTACAO DE EQUACAO MATEMATICA PARA A DISTRIBUICAO DO EFETIVO NA AREA DE RESPONSABILIDADE DA 5ª COMPANHIA DE POLICIA MILITAR INDEPENDENTE PMMA., FRANS MICHEL SANTOS ALMEIDA |
2017, Monografia de Especialização A NECESSIDADE DA EDUCACAO CONTINUADA EM POLICIAMENTO EM EVENTOS PARA OFICIAL DA POLICIA MILITAR DO MARANHAO PARA PRESTACAO DE UM SERVICO EFETIVO., MÁRCIO KEMPS DE OLIVEIRA COSTA |
2017, Monografia de Graduação BRAND EXPERIENCE COMO ESTRATEGIA DE CONSTRUCAO IDENTITARIA DE MARCA: Um estudo de caso da campanha " Turn the music on", da SKOL, SUELEN CALDAS CAMPOS |
2016, Monografia de Graduação DESMISTIFICANDO AS RELACOES PUBLICAS COMUNITARIAS: Uma abordagem sobre os ganhos obtidos atraves de acoes de responsabilidade social no segundo setor., VIRGINIA GABRIELE DOS SANTOS COSTA |
2016, Monografia de Graduação A COMUNICACAO INTEGRADA EM CAMPANHAS INSTITUCIONAIS PELA SAUDE: uma analise da Campanha Outubro Rosa 2015do Hospital Sao Domingos, CAMILA COSTA DE SOUSA |
2015, Monografia de Graduação Comunicacao Comunitaria e Mobilizacao: um estudo de caso acerca do Laborarte, SAMIRA LIS LOPES SOUZA |
2015, Monografia de Graduação Megaeventos: oportunidades e desafios para a atuacao das relacoes publicas nas olimpiadas de 2016, ANIELE PEREIRA ALVES |
Trabalho de conclusão de curso (24) |
OS APLICATIVOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA INOVADORA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA PROPOSTA DE CAMPANHA INSTITUCIONAL AO DISQUE-DENUNCIA - MA., PAULO RICARDO CARVALHO SOARES , 01/2018 |
RELAÇÕES PÚBLICA E MARKETING NA GESTÃO DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA SÓCIOS TORCEDOR DO TRICOLOR., FLAVIO URUBATHAN MOURA NOGUEIRA , 01/2018 |
ROUPA NÃO TEM SEXO: IDENTIDADE LGBT NAS REDES SOCIAIS DA MARCA AHZANDO., ISABELLA DIAS DA SILVA , 01/2018 |
Comunicação Comunitária e Mobilização: um estudo de caso acerca do Laborarte., BARBARA RAQUEL DOS SANTOS VIEIRA , 07/2015 |
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E MOBILIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO LABORARTE., BARBARA RAQUEL DOS SANTOS VIEIRA , 08/2015 |
PRODUÇÃO MIDIÁTICA ONLINE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DO BEM., ANA CAROLINA RIBEIRO VIEGAS , 04/2016 |
COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E MARKETING DO CONSUMO NAS MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CANAL DA YOUTUBER CAMILA COUTINHO., LETICIA DOS SANTOS MOURAO , 10/2016 |
RELAÇÕES PÚBLICAS NO TERCEIRO SETOR: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO PARA A "NÓS DA COMUNIDADE"., MARIANA COSTA GALVAO , 02/2017 |
ANÁLISE DAS FOTOGRAFIAS NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DOS JORNAIS: "O ESTADO DO MARANHÃO E O IMPACIAL", CONCEIÇÃO DE MARIA COSTA SOARES , 11/1994 |
UMA CONSTRUÇÃO A VÁRIAS MÃOS: ANÁLISE DO PROCESSO DE ROTEIRIZAÇÃO DE VIDEOAULAS NO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO NA UEMA., TISSIANA DOS SANTOS CARVALHEDO , 07/2017 |
PERFIL DOS LOCUTORES E/OU APRESENTADORES DE RÁDIO AM E FM DE SÃO LUÍS - MARANHÃO, ROCILEA ALMEIDA DOURADO , 06/1991 |
DIVULGAÇÃO DAS PRÁTICAS DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO: PROPOSTA PARA CONSOLIDAÇÃO DE SUA IMAGEM POSITIVA JUNTO À SOCIEDADE., JOSINEI RAMOS SALES , 02/2018 |
O STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, PALOMA FRANCA CASTRO , 07/2018 |
A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: ANÁLISE DO TWITTER DO SHOPPING DA ILHA., MARIANA CERVEIRA CARVALHO , 07/2018 |
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA FUNÇÃO DE GESTOR DE MÍDIAS SOCIAIS NA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO, ALESSIA RAYANE FRANÇA ALMEIDA , 08/2019 |
CRIAÇÃO DE UM MANUAL DE ASSESSORIA DE IMPRENSA NA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO., ELENILSON KLEBER VIEGAS BARROS , 08/2021 |
Comunicação e Saúde: uma análise do papel dos profissionais de comunicação na difusão de informações sobre saúde, DEBORAH RAFAELLY RODRIGUES DUARTE , 06/2022 |
O potencial estratégico da boa contação de histórias: o uso do storytelling pela Assessoria de Comunicação da SEDUC-MA, para difusão das ações do Programa Escola Digna , IZIDORA LETÍCIA MENDES PINHEIRO , 06/2022 |
O uso de ações estratégicas na construção da imagem institucional sindical: um estudo sobre o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (SINDUSCON-MA), MAYNA RIBEIRO MARTINS BRAGA BARBOSA , 06/2022 |
O PORTA VOZ COMO AGENTE DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA PMMA: proposta de implantação de uma diretriz para atividade de Porta Voz., HUGO FERREIRA DA SILVA , 07/2022 |
FORTALECIMENTO DAS MÍDIAS SOCIAIS DA PMMA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE UMA DIRETRIZ PARA SUA UTILIZAÇÃO., MARIA TYCIANE IBIAPINA NASCIMENTO VASCONCELOS , 07/2022 |
AS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS EM EMPRESAS MULTINACIONAIS, REBECA DE SOUSA MARTINS CUTRIM , 07/2023 |
Gestão de marca no Instagram e sua contribuição para o desenvolvimento da reputação de uma empresa., ANNA RAFAELLA SANTOS NUNES , 07/2023 |
ESG E RELAÇÕES PÚBLICAS ESTRATÉGICAS: um olhar sobre as práticas de governança corporativa da Cia. Hering, JASMYNE DE MORAES CALIXTO , 12/2023 |