MARIANA ESTELLITA LINS SILVA
CCAV - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARTES VISUAIS/CCH???inicioConteudo???
Producción Intelectual
Coordinación de grupos de investigación (1) |
03/2021 Caranguejo, |
Artículos (7) |
2020, Museu como ferramenta, história da arte como discurso, ISSN: 21752346 |
2020, Documentação de acervos de arte contemporânea compartilhando experiências sobre acervos de artista, ISSN: 22385436 |
2019, O contexto epistêmico do museu de da história da arte a partir de uma abordagem decolonial, ISSN: 19819897 |
2017, O que é um objeto de museu sem as narrativas que o cercam? Museu de folclore: a exposição (Resenha), ISSN: 25262963 |
2016, Do estruturalismo ao pós-estruturalismo: as fragilidades do modelo de documentação museológica aplicado à arte contemporânea, ISSN: 15175677 |
2016, O que é a obra de arte e o que é o museu?, ISSN: 15160033 |
2014, A DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA E OS NOVOS PARADIGMAS DA ARTE CONTEMPORANEA, ISSN: 22385436 |
Publicación en eventos (23) |
2023, , Entre o dto e o não dito: os campos disciplinares do museu e da história da arte como estrauturas legitimadoras de discurso, Encontro Humanístico, |
2023, , Proposições artísticas contemporâneas: A impossibilidade de captura do efêmero', Palestra para o curso de arquitetura, |
2021, , O DOSSIÊ COMO ESTRATÉGIA DE DOCUMENTAÇÃO DE ACERVOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS, Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, |
2020, , Arte Contemporânea e Museus: Desafios para Musealização, Live Arte Contemporânea e Museus: Desafios para Musealização, |
2019, , A interdisciplinaridade como questão: Reflexões sobre arte, história da arte e museu, III SIICS - Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, |
2018, , Manual de Instruções: Não siga as instruções, Mostra PPGAV, |
2018, , Reflexões sobre museu e história da arte sob uma perspectiva pós estruturalista, 56º CONGRESO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, |
2018, , Reflexões sobre museu e História da Arte sob uma perspectiva pós estruturalista, Uso Imprórpio, |
2017, , Reflexões sobre o museu como estrutura legitimadora de discursos, Encontro ICOM ICOFOM Discutindo o Museu do Século XXI, |
2017, , Museu Coleção Berardo: (Des) Construções do sistema de documentação museológico., IV encontro do grupo MODOS: história da arte em museus, |
2016, , A arte em sua condição pós meio e os impactos na documentação museológica, XV ABRALIC, |
2016, , A arte pós meio e as consequências para a instituição museológica, Ciclo de Palestras PPGAV- EBA-UFRJ, |
2015, , Arte enquanto processo e a problemática para o museu, XX Encontro de Alunos do PPGAV, |
2015, , A documentação museológica e os novos paradigmas da arte contemporânea, Ciclo de Palestras PPGAV- EBA-UFRJ, |
2015, , A arte enquanto processo e a problemática para o museu, XX Encontro PPGAV - Escutas, silêncios e intervalos, |
2015, , Documentação e Base de dados Do Instituto Rubens Gerchman, 2 Encontro Sophia Acervos, |
2015, , A ARTE EM SUA CONDIÇÃO PÓS-MÉDIUM E AS CONSEQUÊNCIAS PARA OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MUSEOLÓGICOS, 24 encontro ANPAP 2015, |
2014, , Conservação e restauro do acervo de Rubens Gerchman:estudo de caso a partir da obra 'Barreira do Vasco', Seminário Arte Contemporânea: Preservar o que?, |
2013, , Museus, Memória e Arte Contemporânea: Registros, Conservação e outras questões, X Jornada Republicana, |
2011, , Arte Contemporânea e o Museu: desafios da preservação para além do objeto, Seminario Iberoamericano de Museología - SIAM, |
2011, , A arte contemporânea e o Museu:desafios da preservação para além do objeto, VII Encontro Internacional de História da Arte, |
2011, , Por favor tocar nos objetos: estratégias de preservação de acervos de obras relacionais, 18 Encontro de Alunos do PPGAV - UFRJ, |
2005, , Arte e Museologia na Contemporaneidade., Encontro Nacional de Estudantes de Arte ? ENEARTE, |
Capítulos de libros (1) |
2020, Verdade não, afeto. Leituras a partir da colonialidade para uma escrita decolonial, Decolonialidade a partir do Brasil, Mariana Estellita Lins Silva |
Participación en banca de curso (27) |
2024, Dissertação de Mestrado PROJETO MONET: UMA PESQUISA-ACAO SOBRE ENSINO DE FOTOGRAFIA E HISTORIA DA ARTE, VALERIA SANTOS DINIZ |
2023, Monografia de Graduação EDUCACAO MUSEAL: o papel da mediacao cultural na exposicao “Tempo presente: o acervo do MAV e a forca do agora” no Museu de Artes Visuais, GABRIELA PINHEIRO GOMES CHUNG CAMPOS |
2023, Monografia de Graduação DARSHAN: UM OLHAR SOBRE A ICONOGRAFIA SIMBOLICA DA ARTE BUDISTA TIBETANA, PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA COSTA |
2023, Dissertação de Mestrado PROJETO MONET: A PESQUISA-ACAO EM ENSINO DE HISTORIA DA ARTE E FOTOGRAFIA., VALERIA SANTOS DINIZ |
2023, Monografia de Graduação A FOTOPERFORMANCE EM “RETOMADA” DE UÝRA SODOMA, ENDERSON NEY DOS SANTOS |
2023, Monografia de Graduação SENSIBILIDADE E TRANSCENDENCIA: A ESTETICA DO SUBLIME NA ARTE CONTEMPORANEA E SUAS POTENCIALIDADES COMO INSTRUMENTO PEDAGOGICO, JOYCE BRASILINO DE FREITAS |
2023, Monografia de Graduação IMAGEM, AUTOIMAGEM E SELFIE: POSSIVEIS LEITURAS SOBRE OS RETRATOS PESSOAIS PUBLICADOS NAS REDES SOCIAIS, ALEXIA GIOVANA DA SILVA MONTEIRO |
2022, Monografia de Graduação CONSERVACAO PREVENTIVA EM OBRAS SOBRE PAPEL: analise visual de gravuras em acervos maranhenses., FABIANE SOUSA MOURA |
2022, Monografia de Graduação REGGAE: analise de discurso no Museu do Reggae em Sao Luis do Maranhao, BRIAN SILVA TAVARES |
2022, Monografia de Graduação PATRIMONIO E ACESSIBILIDADE FISICA NO PREDIO HISTORICO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS DE SAO LUIS DO MARANHAO, LIVIANE VANESSA OLIVEIRA DA SILVA |
2022, Monografia de Graduação O AFROFUTURISMO NO CINEMA NEGRO: A IMPORTANCIA E A VISIBILIDADE DE NARRATIVAS AFROFUTURISTAS NO CINEMA COMO ESTRATEGIA PARA A CONSTRUCAO DE UMA EDUCACAO ANTIRRACISTA., RODRIGO FERREIRA GOMES |
2022, Monografia de Graduação A REPRESENTACAO DA MULHER COMO MONSTRO EM SANGUE DE PANTERA (1942): ANALISE COMPARATIVA EM RELACAO A FILMES CLASSICOS DE HORROR DA UNIVERSAL PICTURES, CARLOS VINICIUS MOREIRA DE BRITO SANTOS |
2022, Monografia de Graduação PROPOSICOES DISSIDENTES: QUANDO A TEORIA QUEER SE ALIA AO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO COMBATE A LGBTFOBIA., MAILSON COSTA MATOS |
2022, Monografia de Graduação PALHACARIA, PERFORMANCE E O BRINCAR/JOGO: ABORDAGEM ENTRE AS AREAS E POSSIVEIS RELACOES ENTRE AS TEMATICAS, VICTOR ANDRADE SANTOS |
2022, Monografia de Graduação A MEMEFICACAO DO ODIO: reflexoes sobre racismo nas redes sociais nos memes do caso Yasmim Stevam na perspectiva da Cultura Visual, THIAGO HERMES MOURA PACHECO |
2021, Monografia de Graduação HISTORIAS BORDADAS: ESTUDO SOBRE A POETICA DO BORDADO NA ARTE CONTEMPORANEA, ANA LAURA CALDAS DINIZ |
2021, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE O ENSINO DE ARTES INDIGENAS: TRAJETORIAS TEORICA E PRATICA, FLAVILA SANTOS CHAVES |
2021, Monografia de Graduação MULHERES ARTISTAS: O NU FEMININO NA EXPOSICAO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS, THAMIRES RODRIGUES LOPES |
2021, Monografia de Graduação LAND ARTE E FOTOGRAFIA: processos, transformacoes e possibilidades pedagogicas., RAISSA BASTOS AIRES |
2021, Monografia de Graduação ANALISE DA OBRA DE KILOMBA PARA UMA METODOLOGIA DE LEITURA DE IMAGEM DECOLONIAL, REBECA FERNANDES FERREIRA |
2021, Monografia de Graduação ANALISE DA OBRA DE KILOMBA PARA UMA METODOLOGIA DE LEITURA DE IMAGEM DECOLONIAL, REBECA FERNANDES FERREIRA |
2020, Monografia de Graduação O APRENDIZADO DE DESENHO E A PROGRESSAO PROFISSIONAL DE ARTISTAS, DESIGNERS E ILUSTRADORES A PARTIR DA EXPERIENCIA DE PRODUZIR FANART., SARA MESQUITA GUTMAN |
2020, Monografia de Graduação O MUSEU E A ESCOLA: a relacao do estudante maranhense da Educacao Basica com o Museu Historico e Artistico do Maranhao, MARIA RAIMUNDA SANTOS RABELO DE OLIVEIRA |
2020, Monografia de Graduação GLITCH/QUEER: Processos criativos e narrativas mediadoras da exposicao D3g3n3r4d?, VICTOR HENRIQUE VIEIRA NUNES |
2019, Monografia de Graduação ABRIGO BAVIERA: UM OLHAR SENSIVEL PARA A VALORIZACAO DO PATRIMONIO ARTISTICO, SHEYDSON PAULINO REIS LIMA |
2019, Monografia de Graduação ARTE, MEMORIA E PATRIMONIO: Reflexoes sobre a representacao do Caminho de Sao Jose como meio de preservacao da identidade ribamarense., AUTAMIRYS BRANDAO PEREIRA |
2019, Monografia de Graduação MAOS QUE VEEM: uma analise do ensino de arte na Escola de Cegos do Maranhao, EDLEUZA FERREIRA DOS PASSOS |
Proyecto final de curso (9) |
GLITCH/QUEER: Processos criativos e narrativas mediadoras da exposição D3g3n3r4d?., VICTOR HENRIQUE VIEIRA NUNES , 12/2020 |
ANÁLISE DA OBRA DE KILOMBA PARA UMA METODOLOGIA DE LEITURA DE IMAGEM DECOLONIAL, REBECA FERNANDES FERREIRA , 04/2021 |
LAND ART E FOTOGRAFIA: processos, transformações e possibilidades pedagógicas, RAISSA BASTOS AIRES , 04/2021 |
MULHERES ARTISTAS: O NU FEMININO NA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS, THAMIRES RODRIGUES LOPES , 09/2021 |
O AFROFUTURISMO NO CINEMA NEGRO: a importância e a visibilidade de narrativas afro-futuristas no cinema como estratégia para a construção de uma educação antirracista., RODRIGO FERREIRA GOMES , 07/2022 |
PALHAÇARIA, PERFORMANCE E O BRINCAR/JOGO: ABORDAGEM ENTRE AS ÁREAS E POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE AS TEMÁTICAS, VICTOR ANDRADE SANTOS , 07/2022 |
PATRIMÔNIO E ACESSIBILIDADE FÍSICA NO PRÉDIO HISTÓRICO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, LIVIANE VANESSA OLIVEIRA DA SILVA , 07/2022 |
PROPOSIÇÕES DISSIDENTES: QUANDO A TEORIA QUEER SE ALIA AO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO COMBATE A LGBTFOBIA., MAILSON COSTA MATOS , 07/2022 |
ARTES VISUAIS NO MARANHÃO: um recorte da produção feminina nas artes plásticas na virada do século (1895 a 1920), ANA RAQUEL DA SILVA FARIAS , 12/2022 |