Ir para acessibilidade
Foto do docente MARIANA ESTELLITA LINS SILVA

MARIANA ESTELLITA LINS SILVA

CCAV - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARTES VISUAIS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
03/2021 Caranguejo,
Artigos (7)
2020, Museu como ferramenta, história da arte como discurso, ISSN: 21752346
2020, Documentação de acervos de arte contemporânea compartilhando experiências sobre acervos de artista, ISSN: 22385436
2019, O contexto epistêmico do museu de da história da arte a partir de uma abordagem decolonial, ISSN: 19819897
2017, O que é um objeto de museu sem as narrativas que o cercam? Museu de folclore: a exposição (Resenha), ISSN: 25262963
2016, Do estruturalismo ao pós-estruturalismo: as fragilidades do modelo de documentação museológica aplicado à arte contemporânea, ISSN: 15175677
2016, O que é a obra de arte e o que é o museu?, ISSN: 15160033
2014, A DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA E OS NOVOS PARADIGMAS DA ARTE CONTEMPORANEA, ISSN: 22385436
Publicação em eventos (23)
2023, , Proposições artísticas contemporâneas: A impossibilidade de captura do efêmero', Palestra para o curso de arquitetura,
2023, , Entre o dto e o não dito: os campos disciplinares do museu e da história da arte como estrauturas legitimadoras de discurso, Encontro Humanístico,
2021, , O DOSSIÊ COMO ESTRATÉGIA DE DOCUMENTAÇÃO DE ACERVOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS, Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas,
2020, , Arte Contemporânea e Museus: Desafios para Musealização, Live Arte Contemporânea e Museus: Desafios para Musealização,
2019, , A interdisciplinaridade como questão: Reflexões sobre arte, história da arte e museu, III SIICS - Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade,
2018, , Reflexões sobre museu e História da Arte sob uma perspectiva pós estruturalista, Uso Imprórpio,
2018, , Reflexões sobre museu e história da arte sob uma perspectiva pós estruturalista, 56º CONGRESO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS,
2018, , Manual de Instruções: Não siga as instruções, Mostra PPGAV,
2017, , Museu Coleção Berardo: (Des) Construções do sistema de documentação museológico., IV encontro do grupo MODOS: história da arte em museus,
2017, , Reflexões sobre o museu como estrutura legitimadora de discursos, Encontro ICOM ICOFOM Discutindo o Museu do Século XXI,
2016, , A arte em sua condição pós meio e os impactos na documentação museológica, XV ABRALIC,
2016, , A arte pós meio e as consequências para a instituição museológica, Ciclo de Palestras PPGAV- EBA-UFRJ,
2015, , A ARTE EM SUA CONDIÇÃO PÓS-MÉDIUM E AS CONSEQUÊNCIAS PARA OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MUSEOLÓGICOS, 24 encontro ANPAP 2015,
2015, , A arte enquanto processo e a problemática para o museu, XX Encontro PPGAV - Escutas, silêncios e intervalos,
2015, , A documentação museológica e os novos paradigmas da arte contemporânea, Ciclo de Palestras PPGAV- EBA-UFRJ,
2015, , Documentação e Base de dados Do Instituto Rubens Gerchman, 2 Encontro Sophia Acervos,
2015, , Arte enquanto processo e a problemática para o museu, XX Encontro de Alunos do PPGAV,
2014, , Conservação e restauro do acervo de Rubens Gerchman:estudo de caso a partir da obra 'Barreira do Vasco', Seminário Arte Contemporânea: Preservar o que?,
2013, , Museus, Memória e Arte Contemporânea: Registros, Conservação e outras questões, X Jornada Republicana,
2011, , Por favor tocar nos objetos: estratégias de preservação de acervos de obras relacionais, 18 Encontro de Alunos do PPGAV - UFRJ,
2011, , Arte Contemporânea e o Museu: desafios da preservação para além do objeto, Seminario Iberoamericano de Museología - SIAM,
2011, , A arte contemporânea e o Museu:desafios da preservação para além do objeto, VII Encontro Internacional de História da Arte,
2005, , Arte e Museologia na Contemporaneidade., Encontro Nacional de Estudantes de Arte ? ENEARTE,
Capítulos de livros (1)
2020, Verdade não, afeto. Leituras a partir da colonialidade para uma escrita decolonial, Decolonialidade a partir do Brasil, Mariana Estellita Lins Silva
Participações em Bancas de Cursos (27)
2024, Dissertação de Mestrado PROJETO MONET: UMA PESQUISA-ACAO SOBRE ENSINO DE FOTOGRAFIA E HISTORIA DA ARTE, VALERIA SANTOS DINIZ
2023, Monografia de Graduação EDUCACAO MUSEAL: o papel da mediacao cultural na exposicao “Tempo presente: o acervo do MAV e a forca do agora” no Museu de Artes Visuais, GABRIELA PINHEIRO GOMES CHUNG CAMPOS
2023, Monografia de Graduação DARSHAN: UM OLHAR SOBRE A ICONOGRAFIA SIMBOLICA DA ARTE BUDISTA TIBETANA, PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA COSTA
2023, Dissertação de Mestrado PROJETO MONET: A PESQUISA-ACAO EM ENSINO DE HISTORIA DA ARTE E FOTOGRAFIA., VALERIA SANTOS DINIZ
2023, Monografia de Graduação A FOTOPERFORMANCE EM “RETOMADA” DE UÝRA SODOMA, ENDERSON NEY DOS SANTOS
2023, Monografia de Graduação SENSIBILIDADE E TRANSCENDENCIA: A ESTETICA DO SUBLIME NA ARTE CONTEMPORANEA E SUAS POTENCIALIDADES COMO INSTRUMENTO PEDAGOGICO, JOYCE BRASILINO DE FREITAS
2023, Monografia de Graduação IMAGEM, AUTOIMAGEM E SELFIE: POSSIVEIS LEITURAS SOBRE OS RETRATOS PESSOAIS PUBLICADOS NAS REDES SOCIAIS, ALEXIA GIOVANA DA SILVA MONTEIRO
2022, Monografia de Graduação CONSERVACAO PREVENTIVA EM OBRAS SOBRE PAPEL: analise visual de gravuras em acervos maranhenses., FABIANE SOUSA MOURA
2022, Monografia de Graduação REGGAE: analise de discurso no Museu do Reggae em Sao Luis do Maranhao, BRIAN SILVA TAVARES
2022, Monografia de Graduação PATRIMONIO E ACESSIBILIDADE FISICA NO PREDIO HISTORICO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS DE SAO LUIS DO MARANHAO, LIVIANE VANESSA OLIVEIRA DA SILVA
2022, Monografia de Graduação O AFROFUTURISMO NO CINEMA NEGRO: A IMPORTANCIA E A VISIBILIDADE DE NARRATIVAS AFROFUTURISTAS NO CINEMA COMO ESTRATEGIA PARA A CONSTRUCAO DE UMA EDUCACAO ANTIRRACISTA., RODRIGO FERREIRA GOMES
2022, Monografia de Graduação A REPRESENTACAO DA MULHER COMO MONSTRO EM SANGUE DE PANTERA (1942): ANALISE COMPARATIVA EM RELACAO A FILMES CLASSICOS DE HORROR DA UNIVERSAL PICTURES, CARLOS VINICIUS MOREIRA DE BRITO SANTOS
2022, Monografia de Graduação PROPOSICOES DISSIDENTES: QUANDO A TEORIA QUEER SE ALIA AO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO COMBATE A LGBTFOBIA., MAILSON COSTA MATOS
2022, Monografia de Graduação PALHACARIA, PERFORMANCE E O BRINCAR/JOGO: ABORDAGEM ENTRE AS AREAS E POSSIVEIS RELACOES ENTRE AS TEMATICAS, VICTOR ANDRADE SANTOS
2022, Monografia de Graduação A MEMEFICACAO DO ODIO: reflexoes sobre racismo nas redes sociais nos memes do caso Yasmim Stevam na perspectiva da Cultura Visual, THIAGO HERMES MOURA PACHECO
2021, Monografia de Graduação HISTORIAS BORDADAS: ESTUDO SOBRE A POETICA DO BORDADO NA ARTE CONTEMPORANEA, ANA LAURA CALDAS DINIZ
2021, Monografia de Graduação MULHERES ARTISTAS: O NU FEMININO NA EXPOSICAO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS, THAMIRES RODRIGUES LOPES
2021, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE O ENSINO DE ARTES INDIGENAS: TRAJETORIAS TEORICA E PRATICA, FLAVILA SANTOS CHAVES
2021, Monografia de Graduação ANALISE DA OBRA DE KILOMBA PARA UMA METODOLOGIA DE LEITURA DE IMAGEM DECOLONIAL, REBECA FERNANDES FERREIRA
2021, Monografia de Graduação ANALISE DA OBRA DE KILOMBA PARA UMA METODOLOGIA DE LEITURA DE IMAGEM DECOLONIAL, REBECA FERNANDES FERREIRA
2021, Monografia de Graduação LAND ARTE E FOTOGRAFIA: processos, transformacoes e possibilidades pedagogicas., RAISSA BASTOS AIRES
2020, Monografia de Graduação O APRENDIZADO DE DESENHO E A PROGRESSAO PROFISSIONAL DE ARTISTAS, DESIGNERS E ILUSTRADORES A PARTIR DA EXPERIENCIA DE PRODUZIR FANART., SARA MESQUITA GUTMAN
2020, Monografia de Graduação GLITCH/QUEER: Processos criativos e narrativas mediadoras da exposicao D3g3n3r4d?, VICTOR HENRIQUE VIEIRA NUNES
2020, Monografia de Graduação O MUSEU E A ESCOLA: a relacao do estudante maranhense da Educacao Basica com o Museu Historico e Artistico do Maranhao, MARIA RAIMUNDA SANTOS RABELO DE OLIVEIRA
2019, Monografia de Graduação ABRIGO BAVIERA: UM OLHAR SENSIVEL PARA A VALORIZACAO DO PATRIMONIO ARTISTICO, SHEYDSON PAULINO REIS LIMA
2019, Monografia de Graduação ARTE, MEMORIA E PATRIMONIO: Reflexoes sobre a representacao do Caminho de Sao Jose como meio de preservacao da identidade ribamarense., AUTAMIRYS BRANDAO PEREIRA
2019, Monografia de Graduação MAOS QUE VEEM: uma analise do ensino de arte na Escola de Cegos do Maranhao, EDLEUZA FERREIRA DOS PASSOS
Trabalho de conclusão de curso (9)
GLITCH/QUEER: Processos criativos e narrativas mediadoras da exposição D3g3n3r4d?., VICTOR HENRIQUE VIEIRA NUNES , 12/2020
ANÁLISE DA OBRA DE KILOMBA PARA UMA METODOLOGIA DE LEITURA DE IMAGEM DECOLONIAL, REBECA FERNANDES FERREIRA , 04/2021
LAND ART E FOTOGRAFIA: processos, transformações e possibilidades pedagógicas, RAISSA BASTOS AIRES , 04/2021
MULHERES ARTISTAS: O NU FEMININO NA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS, THAMIRES RODRIGUES LOPES , 09/2021
O AFROFUTURISMO NO CINEMA NEGRO: a importância e a visibilidade de narrativas afro-futuristas no cinema como estratégia para a construção de uma educação antirracista., RODRIGO FERREIRA GOMES , 07/2022
PALHAÇARIA, PERFORMANCE E O BRINCAR/JOGO: ABORDAGEM ENTRE AS ÁREAS E POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE AS TEMÁTICAS, VICTOR ANDRADE SANTOS , 07/2022
PATRIMÔNIO E ACESSIBILIDADE FÍSICA NO PRÉDIO HISTÓRICO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, LIVIANE VANESSA OLIVEIRA DA SILVA , 07/2022
PROPOSIÇÕES DISSIDENTES: QUANDO A TEORIA QUEER SE ALIA AO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO COMBATE A LGBTFOBIA., MAILSON COSTA MATOS , 07/2022
ARTES VISUAIS NO MARANHÃO: um recorte da produção feminina nas artes plásticas na virada do século – (1895 a 1920), ANA RAQUEL DA SILVA FARIAS , 12/2022
fim do conteúdo