???iracessibilidade???
Foto do docente MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA

MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA

- DIVISÃO DE ATIVIDADES AUDIOVISUAIS/PROEC

???inicioConteudo???

Producción Intelectual

Coordinación de grupos de investigación (1)
03/2017 Grupo de Pesquisa e Estudos Arte, Educação e Estéticas Tecnológicas,
Artículos (8)
2023, The nuances of art teaching: transversal themes and interdisciplinarity, ISSN: 00105236
2023, Metaverse, Artificial Intelligence and EaD in education: possibilities and limitations of DICT in the first quarter of the 21st century, ISSN: 00105236
2023, Cyberculture and Network Outrage: New Social Movements in the Internet Age, ISSN: 00105236
2022, O Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/Música - Da inovação no Projeto Político Pedagógico aos relatos dos docentes de Linguagens, ISSN: 21776210
2021, Cultura, arte, tecnologia e meio ambiente: um estudo sobre processos de produção e visualisação de objetos artesanais, ISSN: 25258761
2021, Subsídios para uma reflexão crítica sobre a formação de professoresdeartes no Brasil, ISSN: 25258761
2021, Desenvolvimentotecnológicoeartecontemporâneanaformaçãodeprofessoresdearte, ISSN: 25258761
2021, Preferencia Musical de Alunos do Ensino Médio: o uso da plataforma de streaming na aulas de Música em uma escola privada em São Luís/MA, ISSN: 24475629
Publicación en eventos (18)
2022, , Palestra 'As implicações da independência para o campo sociocultural brasileiro', ,
2018, , Experiências Etnográficas e Dialógicas de Conhecimentos Educacionais, II Seminário dos Extensionistas do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química,
2017, , Arte Contemporânea: espaços urbanos e institucionais, II Encontro de Arte,
2017, , Um Olhar para Práticas Interdisciplinares': o Ensino de Língua Portuguesa através da arte, I Seminário de Estágio das Licenciaturas Interdisciplinares,
2017, , Projetos Interdisciplinares: desafios e conquistas', I Seminário de Estágio das Licenciaturas Interdisciplinares,
2017, , Reflexões Sobre Recursos Tecnológicos na Educação Escolar, Refletindo Sobre o Ensino Superior no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos,
2017, , Estágio e Interdisciplinaridade, Semana de Acolhida aos calouros e veteranos do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos,
2017, , Projetos Interdisciplinares, II Encontro de Arte da UFMA,
2017, , O Estágio Obrigatório das Licenciaturas Interdisciplinares: reflexão do contexto atual e desafios, I Seminário de Estágio das Licenciaturas Interdisciplinares,
2017, , O Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, I Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua, Literatura e Língua de Sinais e I Fórum Interdisciplinar: Currículo e Ensino de libras na Educação Básica,
2017, , Simpósio - Múltiplas Linguagens e as Experiências com Estágio, PIBID, Extensão: Um Diálogo Sobre Formação e Ensino de Línguas, I Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua, Literatura e Língua de Sinais e I Fórum Interdisciplinar: Currículo e Ensino de libras na Educação Básica,
2017, , Estilo Frida: a vida e a obra da artista mexicana Frida Kahlo, ,
2017, , Iniciação Científica Em Ações Do Estágio Supervisionado: a importância da produção de conhecimento junto a comunidade, ,
2013, , Tecnologia, Arte e Leitura Visual na Pós Modernidade, II Semana de Linguagens e Códigos,
2009, , Arte e Imaginário na Educação Comunitária, Projeto de Extensão Cursinho da Cidadania do Departamento de Filosofia da UFMA,
2007, , O Ensino de Arte no Brasil, II Encontro Norte Nordeste de História da Educação e I Encontro Maranhense de História da Educação,
2007, , Arte Contemporânea e suas Iplicações para o Ensino de Arte na Escola, VII Encontro Humanístico,
2007, , A Formação Doscente: analisando as ações implementadas no Brasil, VII Encontro Humanístico,
Libros (1)
2012, A Arte/Educação e as Dimensões Simbólicas do Imaginário para a Inclusão Social, Maira Teresa Gonçalves Rocha
Producción artística, literaria y visual (7)
2013, Mímicas, Artistico, Perfomática, Maira Teresa Gonçalves Rocha
2002, Mulher, Artistico, Pintura, Maira Teresa Gonçalves Rocha
2001, Perfil, Artistico, Escultura, Maira Teresa Gonçalves Rocha
2001, O Sonho, Artistico, Pintura, Maira Teresa Gonçalves Rocha
2001, Aquário, Artistico, Pintura, Maira Teresa Gonçalves Rocha
2001, Homem ao Mar, Artistico, Pintura, Maira Teresa Gonçalves Rocha
2001, Família, Artistico, Escultura, Maira Teresa Gonçalves Rocha
Participación en banca de curso (30)
2024, Dissertação de Mestrado MUSICA E TECNOLOGIA: Um estudo de caso sobre uso de aplicativos e softwares em aulas de Musica no Ensino Medio em Sao Luis – MA, CELSO ULISSES COSTA CAMPOS
2024, Dissertação de Mestrado O ESTUDO DA COR INTEGRADO AS PRATICAS EDUCACIONAIS DA APRENDIZAGEM DA ARTE NO ENSINO MEDIO E SUA CONTRIBUICAO PARA A FORMACAO DO INDIVIDUO EM SUA DIMENSAO ESTETICA, SENSIVEL E INTELECTUAL, JOSE JOAO SANTOS LOBATO
2024, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE ARTE E A PREVENCAO DO BULLYING: Um estudo no Centro de Ensino Professor Antenor Bogea em Matoes do Norte-MA, VANIA PIMENTEL SILVA
2024, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS ANTIRRACISTAS: analise da Lei 10.639/2003 no contexto escolar publico, KENIA ARIADNA SANTOS MARINHO
2024, Dissertação de Mestrado O ENSINO DA ARTE POPULAR A LUZ DA ABORDAGEM TRIANGULAR: um estudo sobre o tambor de crioula no contexto da Arte/Educacao, BRUNA MONIQUE CUNHA RODRIGUES
2024, Dissertação de Mestrado BUMBA MEU BOI DO MARACANA: um estudo no curriculo de Artes Visuais do Ensino Medio no Centro de Ensino Renato Archer em Sao Luis- MA, HERBIA ARAUJO SOARES
2023, Monografia de Graduação Brinquedos opticos do primeiro cinema: movimentos pedagogicos no ensino de artes visuais, SARA GABRIELLE REIS MARQUES
2023, Monografia de Graduação CARICATURA COMO UMA DAS EXPRESSOES VISUAIS DO REAL E SUA IMPORTANCIA PARA O DESENVOLVIMENTO GRAFICO NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS, TIAGO COSTA MACIEL
2023, Monografia de Graduação FOTOGRAFIA E ALFABETIZACAO VISUAL: uma proposta de oficina arte educativa sobre o estudo dos os elementos da sintaxe da linguagem visual, ADETA HOLANDA COELHO
2023, Dissertação de Mestrado MUSICA E TECNOLOGIA: Um estudo de caso sobre uso de aplicativos e softwares no ensino de Musica no Centro de Ensino Viriato Correa em Sao Luis – MA, CELSO ULISSES COSTA CAMPOS
2023, Dissertação de Mestrado O ESTUDO DA COR INTEGRADO AS PRATICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE NO ENSINO MEDIO E SUA CONTRIBUICAO PARA A FORMACAO DO INDIVIDUO EM SUA DIMENSAO ESTETICA, SENSIVEL E INTELECTUAL, JOSE JOAO SANTOS LOBATO
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE ARTE E A PREVENCAO DO BULLYING: Um estudo no Centro de Ensino Professor Antenor Bogea em Matoes do Norte-MA., VANIA PIMENTEL SILVA
2023, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS & PLURALIDADE CULTURAL: Um estudo sobre a aplicacao da lei 10.639/2003 nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Publica Estadual, Centro de Ensino Antonio Ribeiro, KENIA ARIADNA SANTOS MARINHO
2023, Dissertação de Mestrado DELINEANDO OS SABERES CURRICULARES DA LINGUA ESPANHOLA NO CURSO TECNICO DE INFORMATICA PARA INTERNET NO IEMA PLENO BACELAR PORTELA: um estudo exploratorio do curriculo e sua articulacao a Educacao Profissional Sao Luis, DEJANE FIGUEIREDO BARROS
2023, Dissertação de Mestrado O CORPO COMO EXPRESSAO DA CULTURA: uma proposta de intervencao pedagogica interdisciplinar , LUCIA TEREZA PINTO TUGEIRO
2023, Dissertação de Mestrado BUMBA MEU BOI DO MARANHAO: um estudo sobre a manifestacao artistico-cultural no curriculo de Artes Visuais do ensino medio, no bairro Maracana em Sao Luis- MA, HERBIA ARAUJO SOARES
2023, Monografia de Especialização Esta pesquisa busca analisar como ocorre o processo de Formacao Continuada dosprofessores e professoras do Ensino de Arte da Rede Publica de Sao Luis/MA. Para oalcance deste objetivo realizamos estudos bibliograficos em livros, artigos, dissertacoes,documentos legais; recorremos a aplicacao de pesquisa de campo com profissionais da area.Participaram desta pesquisa 10 profissionais, sendo 6 professoras de Arte e 4 coordenadoraspedagogicas, tendo 9 especialistas e uma mestre. Sobre a abordagem da pesquisa ela seapresenta como qualitativa, pois baseou-se nas experiencias e opinioes das participantes. Paraa obtencao de informacoes das participantes utilizamos como instrumento de coleta de dadoso questionario atraves do formulario da ferramenta Google Forms, que apresentaram perguntaabertas e fechadas especificas as professoras e coordenadoras pedagogicas. Para analise destesdados recorremos ao uso de tabelas, graficos e quadros que ajudam a visualizar as informacoes obtidas, seja atraves de porcentagens ou da transcricao das respostas. Observou-se que a ideia de Formacao continuada para as professoras de Arte ainda se configura como uma forma de aquisicao de conhecimentos e de metodologias de ensino. Percebeu-se tambema escassez de cursos de formacoes especificos para o componente curricular Arte ofertadopela Rede Municipal de Sao Luis, fazendo com que as educadoras busquem por conta propriaestudo e formacoes em outros espacos. O trabalho das coordenadoras tambem tem sido quaseque inexistente em relacao a formacao dos professores e professoras de Arte de suas escolas,mas notou-se uma certa tentativa em direcionar no que for possivel o trabalho destes/asprofissionais. Destaca-se a necessidade de uma melhor organizacao sobre a Formacao dosProfessores e Professoras de Arte, iniciando pela Rede de Ensino de Sao Luis para que ofertecursos que contemplem as necessidades apontadas pelas professoras e que a escola articule deforma mais significativa este trabalho a partir da funcao de coordenadores e coordenadoraspedagogicas. Esta pesquisa buscou embasamento teorico em FISHER (1987), ARANHA(2006), IAVELBERG (2003), SANTINI (2016), BARBOSA (2001), LIBANEO (2008),CABRAL NETO (2006), FONTE (2018), CHAUI (2000), DEWEY (2010), MORAES(2009), BAUER e GASKELL (2002), dentre outros. Buscou-se ainda o estudo emdocumentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional no 9394/96, osParametros Curriculares Nacionais (1997), Base Nacional Comum Curricular (2019), aPolitica de Formacao Continuada por meio da Secretaria Municipal de Educacao (2020,preliminar), entre outros., RAFAELA SILVA DOS SANTOS
2022, Monografia de Graduação REFLEXOES E APONTAMENTOS DO ENSINO DE ARTES PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL, AIDA CARLA CAMPOS LIMA
2022, Dissertação de Mestrado FACES E INTERFACES DA LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS NA EDUCACAO INFANTIL: intervencoes pedagogicas para o processo ensino aprendizagem, CONCEIÇÃO DE MARIA OLIVEIRA SOUZA
2022, Monografia de Graduação DEPRESSAO NA ADOLECENCIA: arte-terapia como proposta de intervencao pedagogica no Ensino Medio., IVANA PEREIRA DA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado APRENDER BRINCANDO: Alfabetizando com o teatro de bonecos, ANA CRISTINA SOUZA SILVA
2022, Monografia de Graduação ARTES GRAFICAS NO MARANHAO: a contribuicao do tipografo Jose de Maria Correia de Frias e o contexto editorial do Oitocentos, STEFANI SOFIA VERAS CHAGAS
2021, Monografia de Graduação POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES ENTRE O MICROCONTO E A XILOGRAVURA ALTERNATIVA: Uma reflexao para o ensino de Lingua Portuguesa, SHERLIANE ALVES LIMA
2019, Monografia de Graduação O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO DE LINGUA INGLES: uma reflexao acerca da contribuicao das Tecnologias de Informacao e Comunicacao na formacao autonoma de aluno de lingua estrangeira da Educacao Basica, RITHELLY COSTA DE GOIS CASSIANO
2019, Monografia de Graduação LEITURA DE IMAGEM: A representacao do povo negro nas obras de arte, THALYTA OLIVEIRA MOURA
2018, Monografia de Graduação A ARTE COMO FACILITADOR DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 6o AO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANDRESSA DA SILVA PAIVA
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, RODRIGO ALVES MESQUITA NOGUEIRA
2018, Monografia de Graduação UM OLHAR PARA PRATICAS INTERDISCIPLINARES: o ensino de lingua portuguesa atraves da arte, JULIANA PINHO LIARTE
2017, Monografia de Graduação A ARTE DO CROCHE COMO PATRIMONIO IMATERIAL DA CIDADE DE SAO BERNARDO-MA, ANGEIRLEY SANTOS SILVA
2017, Monografia de Graduação As praticas docentes no Ensino de Arte na Escola Instituto Educacional "Conego Nestor de Carvalho Cunha", HILTON OLIVEIRA LIMA
Proyecto final de curso (7)
O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, RODRIGO ALVES MESQUITA NOGUEIRA , 01/2018
A ARTE COMO FACILITADOR DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 6o AO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANDRESSA DA SILVA PAIVA , 02/2018
UM OLHAR PARA PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: o ensino de língua portuguesa através da arte, JULIANA PINHO LIARTE , 01/2018
LEITURA DE IMAGEM: A representação do povo negro nas obras de arte, THALYTA OLIVEIRA MOURA , 02/2019
POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES ENTRE O MICROCONTO E A XILOGRAVURA ALTERNATIVA: uma reflexão para o ensino de Língua portuguesa, SHERLIANE ALVES LIMA , 07/2021
DEPRESSÃO NA ADOLECENCIA: arte-terapia como proposta de intervenção pedagógica no Ensino Médio., IVANA PEREIRA DA SILVA , 07/2022
CARICATURA COMO UMA DAS EXPRESSÕES VISUAIS DO REAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO GRÁFICO NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS, TIAGO COSTA MACIEL , 12/2023
Orientación en posgrado (7)
Mestrado, HERBIA ARAUJO SOARES, 06/2021 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, CELSO ULISSES COSTA CAMPOS, 06/2021 - , Concluída em 05/2024
Mestrado, PAULO CESAR ALVES DE CARVALHO, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, BRUNA MONIQUE CUNHA RODRIGUES, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SANDREIA PEREIRA SANTANA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JOSE HENRIQUE LOPES GOES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HERIVERTO NUNES MENDONÇA JÚNIOR, 06/2023 - , Orientação em Andamento
???fimConteudo???