Participações em Bancas de Cursos (30)
|
2024,
Dissertação de Mestrado MUSICA E TECNOLOGIA: Um estudo de caso sobre uso de aplicativos e softwares em aulas de Musica no Ensino Medio em Sao Luis MA,
CELSO ULISSES COSTA CAMPOS |
2024,
Dissertação de Mestrado O ESTUDO DA COR INTEGRADO AS PRATICAS EDUCACIONAIS DA
APRENDIZAGEM DA ARTE NO ENSINO MEDIO E SUA CONTRIBUICAO PARA A
FORMACAO DO INDIVIDUO EM SUA DIMENSAO ESTETICA, SENSIVEL E
INTELECTUAL,
JOSE JOAO SANTOS LOBATO |
2024,
Dissertação de Mestrado O ENSINO DE ARTE E A PREVENCAO DO BULLYING: Um estudo no Centro de Ensino Professor Antenor Bogea em Matoes do Norte-MA,
VANIA PIMENTEL SILVA |
2024,
Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS ANTIRRACISTAS: analise da Lei 10.639/2003 no
contexto escolar publico,
KENIA ARIADNA SANTOS MARINHO |
2024,
Dissertação de Mestrado O ENSINO DA ARTE POPULAR A LUZ DA ABORDAGEM TRIANGULAR: um estudo sobre o tambor de crioula no contexto da Arte/Educacao,
BRUNA MONIQUE CUNHA RODRIGUES |
2024,
Dissertação de Mestrado BUMBA MEU BOI DO MARACANA: um estudo no curriculo de Artes Visuais do Ensino Medio no Centro de Ensino Renato Archer em Sao Luis- MA,
HERBIA ARAUJO SOARES |
2023,
Monografia de Graduação Brinquedos opticos do primeiro cinema: movimentos pedagogicos no ensino de artes visuais,
SARA GABRIELLE REIS MARQUES |
2023,
Monografia de Graduação CARICATURA COMO UMA DAS EXPRESSOES VISUAIS DO REAL E SUA IMPORTANCIA PARA O DESENVOLVIMENTO GRAFICO NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS,
TIAGO COSTA MACIEL |
2023,
Monografia de Graduação FOTOGRAFIA E ALFABETIZACAO VISUAL: uma proposta de oficina arte educativa sobre o estudo dos os elementos da sintaxe da linguagem visual,
ADETA HOLANDA COELHO |
2023,
Dissertação de Mestrado MUSICA E TECNOLOGIA: Um estudo de caso sobre uso de aplicativos e softwares no ensino de Musica no Centro de Ensino Viriato Correa em Sao Luis MA,
CELSO ULISSES COSTA CAMPOS |
2023,
Dissertação de Mestrado O ESTUDO DA COR INTEGRADO AS PRATICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE NO ENSINO MEDIO E SUA CONTRIBUICAO PARA A FORMACAO DO INDIVIDUO EM SUA DIMENSAO ESTETICA, SENSIVEL E INTELECTUAL,
JOSE JOAO SANTOS LOBATO |
2023,
Dissertação de Mestrado O ENSINO DE ARTE E A PREVENCAO DO BULLYING: Um estudo no Centro de Ensino Professor Antenor Bogea em Matoes do Norte-MA.,
VANIA PIMENTEL SILVA |
2023,
Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS & PLURALIDADE CULTURAL: Um estudo sobre a aplicacao da lei 10.639/2003 nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Publica Estadual, Centro de Ensino Antonio Ribeiro,
KENIA ARIADNA SANTOS MARINHO |
2023,
Dissertação de Mestrado DELINEANDO OS SABERES CURRICULARES DA LINGUA ESPANHOLA NO
CURSO TECNICO DE INFORMATICA PARA INTERNET NO IEMA PLENO
BACELAR PORTELA: um estudo exploratorio do curriculo e sua articulacao a
Educacao Profissional
Sao Luis,
DEJANE FIGUEIREDO BARROS |
2023,
Dissertação de Mestrado O CORPO COMO EXPRESSAO DA CULTURA: uma proposta de intervencao pedagogica interdisciplinar
,
LUCIA TEREZA PINTO TUGEIRO |
2023,
Dissertação de Mestrado BUMBA MEU BOI DO MARANHAO: um estudo sobre a manifestacao artistico-cultural no curriculo de Artes Visuais do ensino medio, no bairro Maracana em Sao Luis- MA,
HERBIA ARAUJO SOARES |
2023,
Monografia de Especialização Esta pesquisa busca analisar como ocorre o processo de Formacao Continuada dosprofessores e professoras do Ensino de Arte da Rede Publica de Sao Luis/MA. Para oalcance deste objetivo realizamos estudos bibliograficos em livros, artigos, dissertacoes,documentos legais; recorremos a aplicacao de pesquisa de campo com profissionais da area.Participaram desta pesquisa 10 profissionais, sendo 6 professoras de Arte e 4 coordenadoraspedagogicas, tendo 9 especialistas e uma mestre. Sobre a abordagem da pesquisa ela seapresenta como qualitativa, pois baseou-se nas experiencias e opinioes das participantes. Paraa obtencao de informacoes das participantes utilizamos como instrumento de coleta de dadoso questionario atraves do formulario da ferramenta Google Forms, que apresentaram perguntaabertas e fechadas especificas as professoras e coordenadoras pedagogicas. Para analise destesdados recorremos ao uso de tabelas, graficos e quadros que ajudam a visualizar as
informacoes obtidas, seja atraves de porcentagens ou da transcricao das respostas. Observou-se que a ideia de Formacao continuada para as professoras de Arte ainda se configura como
uma forma de aquisicao de conhecimentos e de metodologias de ensino. Percebeu-se tambema escassez de cursos de formacoes especificos para o componente curricular Arte ofertadopela Rede Municipal de Sao Luis, fazendo com que as educadoras busquem por conta propriaestudo e formacoes em outros espacos. O trabalho das coordenadoras tambem tem sido quaseque inexistente em relacao a formacao dos professores e professoras de Arte de suas escolas,mas notou-se uma certa tentativa em direcionar no que for possivel o trabalho destes/asprofissionais. Destaca-se a necessidade de uma melhor organizacao sobre a Formacao dosProfessores e Professoras de Arte, iniciando pela Rede de Ensino de Sao Luis para que ofertecursos que contemplem as necessidades apontadas pelas professoras e que a escola articule deforma mais significativa este trabalho a partir da funcao de coordenadores e coordenadoraspedagogicas. Esta pesquisa buscou embasamento teorico em FISHER (1987), ARANHA(2006), IAVELBERG (2003), SANTINI (2016), BARBOSA (2001), LIBANEO (2008),CABRAL NETO (2006), FONTE (2018), CHAUI (2000), DEWEY (2010), MORAES(2009), BAUER e GASKELL (2002), dentre outros. Buscou-se ainda o estudo emdocumentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional no 9394/96, osParametros Curriculares Nacionais (1997), Base Nacional Comum Curricular (2019), aPolitica de Formacao Continuada por meio da Secretaria Municipal de Educacao (2020,preliminar), entre outros.,
RAFAELA SILVA DOS SANTOS |
2022,
Monografia de Graduação REFLEXOES E APONTAMENTOS DO ENSINO DE ARTES PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL,
AIDA CARLA CAMPOS LIMA |
2022,
Dissertação de Mestrado FACES E INTERFACES DA LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS NA EDUCACAO INFANTIL: intervencoes pedagogicas para o processo ensino aprendizagem,
CONCEIÇÃO DE MARIA OLIVEIRA SOUZA |
2022,
Monografia de Graduação DEPRESSAO NA ADOLECENCIA: arte-terapia como proposta de intervencao pedagogica no Ensino Medio.,
IVANA PEREIRA DA SILVA |
2022,
Dissertação de Mestrado APRENDER BRINCANDO: Alfabetizando com o teatro de bonecos,
ANA CRISTINA SOUZA SILVA |
2022,
Monografia de Graduação ARTES GRAFICAS NO MARANHAO: a contribuicao do tipografo Jose de Maria Correia de Frias e o contexto editorial do Oitocentos,
STEFANI SOFIA VERAS CHAGAS |
2021,
Monografia de Graduação POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES ENTRE O MICROCONTO E A XILOGRAVURA ALTERNATIVA: Uma reflexao para o ensino de Lingua Portuguesa,
SHERLIANE ALVES LIMA |
2019,
Monografia de Graduação O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO DE LINGUA INGLES: uma reflexao acerca da contribuicao das Tecnologias de Informacao e Comunicacao na formacao autonoma de aluno de lingua estrangeira da Educacao Basica,
RITHELLY COSTA DE GOIS CASSIANO |
2019,
Monografia de Graduação LEITURA DE IMAGEM: A representacao do povo negro nas obras de arte,
THALYTA OLIVEIRA MOURA |
2018,
Monografia de Graduação A ARTE COMO FACILITADOR DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 6o AO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,
ANDRESSA DA SILVA PAIVA |
2018,
Monografia de Graduação O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,
RODRIGO ALVES MESQUITA NOGUEIRA |
2018,
Monografia de Graduação UM OLHAR PARA PRATICAS INTERDISCIPLINARES: o ensino de lingua portuguesa atraves da arte,
JULIANA PINHO LIARTE |
2017,
Monografia de Graduação A ARTE DO CROCHE COMO PATRIMONIO IMATERIAL DA CIDADE DE SAO BERNARDO-MA,
ANGEIRLEY SANTOS SILVA |
2017,
Monografia de Graduação As praticas docentes no Ensino de Arte na Escola Instituto Educacional "Conego Nestor de Carvalho Cunha",
HILTON OLIVEIRA LIMA |