Publicación en eventos (88)
|
2023,
, Conferência Magna: Ativismos nas cidades,
XVII Congresso Abrapcorp - Comunicações, Ativismos e Organizações,
|
2022,
José Carlos Messias Santos Franco, Natalia Catherine Moura, Jorge Sousa, Luiz Pereira da Costa Junior, Gustavo Viana da Silva Pereira, Anna Luiza Barros Lima Silva, Projetos globais e histórias locais em Free Fire: apontamentos sobre a cena gamer de Imperatriz, no Maranhão,
45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
|
2022,
José Carlos Messias Santos Franco, Natalia Catherine Moura Ferreira, Jorge Sousa, Diego Granja do Amaral, Marcos PROHMANN, Lourdes Lorrany Lopes dos Santos, ?Deixa as garota brincar?: notas sobre corpo e gênero a partir de uma comunidade de jogadoras on-line,
45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
|
2022,
Luiz Pereira da Costa Junior, José Carlos Messias Santos Franco, Geração touch screen: a convergência dos dados abertos e democracia digital na palma da mão,
45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
|
2022,
, GAMBIARRA AS EMERGENT PRECARIOUSNESS: MODDING AS MEDIA L ITERACY IN BRAZIL,
WORKSHOP: Bringing Together, Diversifying, And Decolonizing Game Worlds,
|
2022,
, Cultura Digital em Cena: Redes, Gambiarras, Decolonização e Sentidos,
XI SEMINÁRIO DE TEATRO, DIREÇÃO DE ARTE E EDUCAÇÃO,
|
2022,
, Da gambiarra à ação social via tecnologias populares,
FESTA! - FESTIVAL DE APRENDER,
|
2022,
, Jogos Eletrônicos em Jogo - Cultura e Mídia,
Domingames,
|
2021,
José Carlos Messias Santos Franco, Gustavo Viana da Silva Pereira, Thays PANTUZA, Anna Luiza Barros Lima Silva, 100% Atualizado: Letramento e Gambiarra no Bomba Patch a partir da sétima geração de consoles de videogame,
44º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Trabalho Completo
|
2021,
José Carlos Messias Santos Franco, Thays PANTUZA, Gustavo Viana da Silva Pereira, Luiz Pereira da Costa Junior, Todo Mundo Odeia a Nintendo: Pirataria e gambiarra ems ROMs e emuladores,
44º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Trabalho Completo
|
2021,
, Mesa #Fail Tecnológico,
#FAIL - Tecnologia e política: pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas,
|
2021,
, Gambiarra e videogames: decolonialidade e técnica nas ruínas do projeto colonial/moderno,
Digra Brasil 2021,
|
2021,
, Cultura da gambiarra em jogo,
Ciclo de Debates Lugar de Jogo II,
|
2020,
, Emergent precariousness: Video game modding in the context of a decolonial philosophy of technology,
FDG '20: International Conference on the Foundations of Digital Games,
|
2020,
, GAMBIARRA, COGNIÇÃO E TÉCNICA: apontamentos para uma investigação decolonial sobre conhecer e comunicar,
XXIX Encontro Anual da Compós,
|
2020,
José Carlos Messias Santos Franco, Thays PANTUZA, Gustavo Viana da Silva Pereira, Os Barões da Gambiarra: letramento digital e convergência em mods de Guitar Hero,
43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
|
2020,
José Carlos Messias Santos Franco, GAMBIARRA, COGNIÇÃO E TÉCNICA: apontamentos para uma investigação decolonial sobre conhecer e comunicar,
XXIX Encontro Anual da Compós, Trabalho Completo
|
2020,
José Carlos Messias Santos Franco, Emergent precariousness,
FDG '20: International Conference on the Foundations of Digital Games, Trabalho Completo
|
2020,
, Os Barões da Gambiarra: letramento digital e convergência em mods de Guitar Hero,
43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
|
2019,
, UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ANSIEDADE EM BEYOND: TWO SOULS: INTERFACES ENTRE COGNIÇÃO CORPORIFICADA E GAME STUDIES,
42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
|
2019,
, Estudar mídia japonesa no Brasil: desafios e perspectivas,
Estudar mídia japonesa no Brasil: desafios e perspectivas,
|
2019,
, As gambiarras dos memes: convergência, contágio e entretenimento na cultura digital,
Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES,
|
2019,
Thays PANTUZA, José Carlos Messias Santos Franco, Uma investigação sobre ansiedade em Beyond: Two Souls: interfaces entre cognição corporificada e Game Studies,
42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
|
2018,
, GAMBIARRA COMO MEDIAÇÃO: um encontro entre materialidades da comunicação e filosofia da técnica a partir das mídias digitais,
XXVII Encontro Anual da Compós,
|
2018,
, Gambiarra e antropofagia em jogos digitais: uma etnografia das comunidades de World of Warcraft,
XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital,
|
2018,
, Games, Gambiarras e Antropofagia: um relato etnográfico das comunidades de World of Warcraft,
41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
|
2018,
, 'Saudações do Terceiro Mundo': customização de games, gambiarras e cultura hacker no Sul Global,
I Congresso Internacional em Humanidades Digitais,
|
2018,
, Pirataria e gambiarra: cultura digital e antropofagia numa vertente pós-colonial,
I Congresso Internacional em Humanidades Digitais,
|
2018,
José Carlos Messias Santos Franco, GAMBIARRA COMO MEDIAÇÃO: um encontro entre materialidades da comunicação e filosofia da técnica a partir das mídias digitais,
XXVII Encontro Anual da Compós, Trabalho Completo
|
2018,
José Carlos Messias Santos Franco, Games, Gambiarras e Antropofagia: um relato etnográfico das comunidades de World of Warcraft,
41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
|
2018,
José Carlos Messias Santos Franco, Gambiarra e antropofagia em jogos digitais: uma etnografia das comunidades de World of Warcraft,
XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Trabalho Completo
|
2017,
, Criatividade, ludicidade e produção midiática: subvertendo as lógicas do mainstream,
I COLÓQUIO MÍDIA, COTIDIANO E PRÁTICAS LÚDICAS,
|
2017,
, Videogames e pirataria pós-colonial: a biopolítica canibal dos mods brasileiros,
Colóquio Modos de Ser Sul: Territorialidades, Afetos e Poderes,
|
2017,
, Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol?: entretenimento como linguagem e customização de games,
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
|
2017,
, ENTRE GAMERS E HACKERS: reflexões sobre a cultura digital,
XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós,
|
2017,
, Greetings from the Third World: Game Modifications, Media Literacy and ?Gambiarra? in Hacker Culture,
Spring School: Participatory Cultures and New Ethical Paradigms in the Global South,
|
2017,
José Carlos Messias Santos Franco, Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol?: entretenimento como linguagem e customização de games,
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
|
2017,
José Carlos Messias Santos Franco, Leticia Perani Soares, ENTRE GAMERS E HACKERS: reflexões sobre a cultura digital,
XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós, Trabalho Completo
|
2016,
, Videogames e gambiarra: uma apropriação à brasileira da cultura hacker,
Semana DING,
|
2016,
, O Poder do Universo Geek na Cultura Pop Contemporânea,
12a Semana de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida,
|
2016,
, Gambiarra e videogames: uma visão antropofágica das tecnologias de entretenimento em World of Warcraft,
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
|
2016,
, Exploration beyond gameplay: modding as knowledge in Guitar Hero customs and Pro Evolution Soccer patches from Brazil,
Philosophy of Computer Games Conference,
|
2016,
, 'Deixa os garoto [sic] brincar': o aspecto político de mods brasileiros de Pro Evolution Soccer,
Simpósio Internacional de Tecnologias e Cultura Contemporânea - Artecnologia,
|
2016,
José Carlos Messias Santos Franco, Exploration beyond gameplay: modding as knowledge in Guitar Hero customs and Pro Evolution Soccer patches from Brazil,
The Philosophy of Computer Games Conference, Trabalho Completo
|
2016,
José Carlos Messias Santos Franco, Gambiarra e videogames: uma visão antropofágica das tecnologias de entretenimento em World of Warcraf,
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
|
2015,
, Beyond Scarcity and Precariousness: a Report on Brazilian Modding Strategies,
Midwest Interdisciplinary Graduate Conference,
|
2015,
, ?Greetings from the Third World?: Customized games, Cognitive Skills and Power Relations in Cyberculture,
Besides the screens 2015: Piracy in Theory and Practice,
|
2015,
José Carlos Messias Santos Franco, Videogames à esquerda: Pirataria, devir-hacker e gambiarra,
VIII Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - CONECO, Trabalho Completo
|
2014,
José Carlos Messias Santos Franco, A MATERIALIDADE E A LINGUAGEM DO ENTRETENIMENTO: CAPACITAÇÃO COGNITIVA EM INICIATIVAS HACKERS DEDICADAS A GAMES,
I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, Trabalho Completo
|
2014,
, Dos quadrinhos ao cinema: o universo Marvel no cinema como ponto de partida para a iniciativa transmidiática,
3º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia,
|
2014,
, A MATERIALIDADE E A LINGUAGEM DO ENTRETENIMENTO: CAPACITAÇÃO COGNITIVA EM INICIATIVAS HACKERS DEDICADAS A GAMES,
I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva,
|
2014,
, Literacy in a Digital and Multimedia Age: Extending the Notions of Text and Learning through Customization Practices in Game Culture,
12th International Conference on Books, Publishing and Libraries,
|
2013,
, NOTAS SOBRE A PIRATARIA DE GAMES NO BRASIL: inclusão (digital) dos pobres e games como fomentadores de resistência,
XXII Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós -Graduação em Comunicação,
|
2013,
, ?Greetings from the Third World?: strategies of distribution and customization of game-related content in Brazil,
International Association for Media and Communication Research 2013 Conference,
|
2013,
José Carlos Messias Santos Franco, ?Greetings from the Third World?: strategies of distribution and customization of game-related content in Brazil,
International Association for Media and Communication Research 2013 Conference, Resumo
|
2013,
José Carlos Messias Santos Franco, NOTAS SOBRE A PIRATARIA DE GAMES NO BRASIL: inclusão (digital) dos pobres e games como fomentadores de resistência,
XXII Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós -Graduação em Comunicação, Trabalho Completo
|
2012,
José Carlos Messias Santos Franco, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro, MAPEAMENTO DO CONSUMO ALTERNATIVO DE GAMES, DAS HABILIDADES COGNITIVAS REQUERIDAS E DOS ?TIPOS DE USUÁRIOS?,
II CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO, Trabalho Completo
|
2012,
José Carlos Messias Santos Franco, ?Revolucionários de sofá?: Ativismo lúdico, reivindicação e entretenimento,
V Coneco - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, Trabalho Completo
|
2012,
José Carlos Messias Santos Franco, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro, METHODS FOR STUDYING COGNITIVE SKILLS REQUIRED TO PLAY ONLINE GAMES OR THE ALTERNATIVE USE OF ELECTRONIC GAMES,
XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Trabalho Completo
|
2012,
José Carlos Messias Santos Franco, As redes sociotécnicas da comunidade gamer: Habilidades cognitivas, capitalismo cognitivo e pirataria no orkut,
XI INTI International Conference, Trabalho Completo
|
2012,
, METHODS FOR STUDYING COGNITIVE SKILLS REQUIRED TO PLAY ONLINE GAMES OR THE ALTERNATIVE USE OF ELECTRONIC GAMES,
XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital,
|
2012,
, ?Revolucionários de sofá?: Ativismo lúdico, reivindicação e entretenimento,
V Coneco - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação,
|
2012,
, AS REDES SOCIOTÉCNICAS DA COMUNIDADE GAMER: HABILIDADES COGNITIVAS, CAPITALISMO COGNITIVO E PIRATARIA NO ORKUT,
XI INTI International Conference,
|
2012,
, MAPEAMENTO DO CONSUMO ALTERNATIVO DE GAMES, DAS HABILIDADES COGNITIVAS REQUERIDAS E DOS ?TIPOS DE USUÁRIOS?,
II CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO,
|
2012,
, Cultura Pop, HQs e Games na Universidade: É Possível?,
NerdRio,
|
2011,
José Carlos Messias Santos Franco, Ronaldo George Helal, Histórias em quadrinhos e a cultura contemporânea: a relação do herói com a autoridade policial e com o governo vigente,
Compós 2011 - Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós -Graduação em Comunicação, Trabalho Completo
|
2011,
, Histórias em quadrinhos e a cultura contemporânea: a relação do herói com a autoridade policial e com o governo vigente,
Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós 2011,
|
2011,
, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, ENTRETENIMENTO E AS HABILIDADES COGNITIVAS NA CIBERCULTURA,
63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),
|
2011,
, NO SUPERHERO ALLOWED: O HERÓI DE MANGÁ CONTEMPORÂNEO,
I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos,
|
2011,
, Verdade, Justiça e o Jeito Americano: Action Comics #900 e a renúncia da cidadania,
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
|
2011,
, Games ?Customizados? e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas Específicas: Criatividade, Sociabilidade E Capacitação Técnica Na Cibercultura,
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
|
2011,
José Carlos Messias Santos Franco, Verdade, Justiça e o Jeito Americano: Action Comics #900 e a renúncia da cidadania,
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
|
2011,
José Carlos Messias Santos Franco, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro, Vinicius David de Lima Mello, Games ?Customizados? e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas Específicas: Criatividade, Sociabilidade E Capacitação Técnica Na Cibercultura,
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
|
2011,
José Carlos Messias Santos Franco, NO SUPERHERO ALLOWED: O HERÓI DE MANGÁ CONTEMPORÂNEO,
I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, Trabalho Completo
|
2011,
José Carlos Messias Santos Franco, Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, ENTRETENIMENTO E AS HABILIDADES COGNITIVAS NA CIBERCULTURA,
63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Resumo Expandido
|
2010,
Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, José Carlos Messias Santos Franco, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA CIBERCULTURA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SERIADOS DE TV NAS DÉCADAS DE 1980, 1990 E 2000,
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
|
2010,
, O Conceito de Imaginário Como Forma de Entender o Papel do Herói nas Histórias em Quadrinhos: uma Análise Comparativa Entre Superman e Samurai X,
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
|
2010,
, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA CIBERCULTURA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SERIADOS DE TV NAS DÉCADAS DE 1980, 1990 E 2000,
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
|
2010,
, A valorização do perdedor e o culto aos heróis: as diferentes apropriações culturais nos mangás e comics,
V Seminário Intermestrandos em Comunicação ESPM,
|
2010,
, O Universo Marvel no cinema: narrativa transmídia, remediação e arco dramático estendido,
IV Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,
|
2010,
José Carlos Messias Santos Franco, A valorização do perdedor e o culto aos heróis: as diferentes apropriações culturais nos mangás e comics,
V Seminário Intermestrandos em Comunicação ESPM, Resumo
|
2010,
José Carlos Messias Santos Franco, O Conceito de Imaginário Como Forma de Entender o Papel do Herói nas Histórias em Quadrinhos: uma Análise Comparativa Entre Superman e Samurai X,
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
|
2009,
José Carlos Messias Santos Franco, Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, Who Watches the Watchmen? Uma Análise Transmidiática,
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Trabalho Completo
|
2009,
, Who Watches the Watchmen? Uma Análise Transmidiática,
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.,
|
2009,
, Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Cognição na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes,
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Curitiba,,
|
2009,
Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, José Carlos Messias Santos Franco, Tecnologias de Comunicação e Capacitação Cognitiva na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes,
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
|
2008,
, Seriados de TV e desenvolvimento de competências cognitivas: uma análise das séries ?Perdidos no Espaço? e ?Lost?,
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom,
|
2008,
Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, José Carlos Messias Santos Franco, Seriados de TV e desenvolvimento de competências cognitivas: uma análise das séries ?Perdidos no Espaço? e ?Lost?,
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Trabalho Completo
|