Trabalho de conclusão de curso (46)
|
O PASSO: Um método de Educação.,
CRISTIANE COSTA SOUSA ,
05/2012
|
EDUCAR PARA O PENSAR/PENSAR PARA O EDUCAR: PROPOSIÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO ÉTICA.,
ROGERIO CHAVES DE SALES ,
05/2012
|
Estagio: Aspectos gerais e breve relato de experiência na docência musical,
AYRON TEIXEIRA ROCHA ,
11/2012
|
Avaliação da Percepção Músical, Reflexões sobre os processos fisiológicos e psicologicos da apredizagem musical. ,
THIAGO COSTA DE SOUZA ,
11/2012
|
Autismo: Aspectos gerais e breve relato de experiencia.,
ISABELA CRISTINA SOUSA QUEIROZ ,
10/2012
|
Ensino de violino no projeto sol nascente. Um relato de experiencia em um projeto social.,
THAYNARA CRISTINA SANTOS OLIVEIRA ,
11/2012
|
Estágio: Aspectos gerais e breve relato de experiência na docência musical.,
AYRON TEIXEIRA ROCHA ,
10/2012
|
Música e Síndrome de Down: um relato de experiência na clínica Miguel Arcanjo,
KLEITON TEIXEIRA MENDES ,
12/2015
|
Musicoterapia: aspectos históricos e aplicação na atualidade.,
CARLINDO SOARES GOMES FILHO ,
07/2014
|
Orientação a Monografia I,
FRANCILOURDES CARVALHO PINTO ,
12/2014
|
O Ensino de Música na Educação Infantil: Breves considerações",
SEBASTIAO CALDAS DO LAGO ,
12/2017
|
Cultura Afro-brasileira: Sua história e suas danças possíveis contribuições a educação musical no Maranhão.,
ROSA MARIA COSTA SANTOS DA SILVA ,
12/2014
|
Cultura Afro-brasileira: Sua história e suas danças possíveis contribuições a educação musical no Maranhão.,
ROSA MARIA COSTA SANTOS DA SILVA ,
12/2014
|
"Educação Musical Instrumental nas Escolas Ludovicenses",
FRANCILOURDES CARVALHO PINTO ,
06/2015
|
"Educação Musical Instrumental nas Escolas Ludovicenses",
FRANCILOURDES CARVALHO PINTO ,
06/2015
|
OS CONTOS DE FADAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA
APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
MARIA JOSE AROUCHA MACHADO ,
08/2015
|
ALFABETIZAÇÃO NAS SERIES INICIAIS: relação entre teoria e prática,
LUCEILDE MENDONCA FREITAS ,
08/2015
|
A IMPORTÂNCIA DA RODA DE LEITURA NA FORMAÇÃO LEITORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA ,
08/2015
|
METODOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JUSTINA BATALHA MACIEL RIBEIRO NO MUNICÍPIO DE PINDARÉ MIRIM MA ,
PATRICIA DA CONCEIÇÃO TAVARES TRINDADE ,
08/2015
|
UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MANOEL DA SILVA NO MUNICÍPIO DE PINDARÉ-MIRIM MA
,
NORA NILDES MORENO MONTEIRO ,
08/2015
|
Música e Síndrome de Down: um relato de experiência na clínica Miguel Arcanjo,
KLEITON TEIXEIRA MENDES ,
12/2015
|
Música e Síndrome de Down: um relato de experiência na clínica Miguel Arcanjo,
KLEITON TEIXEIRA MENDES ,
12/2015
|
Música. Deficiência. Educação Inclusiva. Desenvolvimento.,
KLEITON TEIXEIRA MENDES ,
12/2015
|
A importância do lúdico-musical no cenário da hospitalização infantil.,
MAYNA VANESSA RIBEIRO SERRAO ,
04/2016
|
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,
MARIA DOS MILAGRES ROCHA OLIVEIRA ,
08/2015
|
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO-MUSICAL NO CENÁRIO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL,
MAYNA VANESSA RIBEIRO SERRAO ,
06/2016
|
A Importância do Lúdico-Musical no Cenário da Hospitalização Infantil,
MAYNA VANESSA RIBEIRO SERRAO ,
06/2016
|
O CANTO CORAL: DESDOBRAMENTOS EDUCACIONAL E SOCIAL,
LUIZ HENRIQUE DE ARAUJO ,
01/2017
|
O PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE MÚSICA-UFMA: dificuldades, satisfações e contribuições,
INALDO MENDES DE MATTOS JUNIOR ,
11/2016
|
O PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE MÚSICA-UFMA: dificuldades, satisfações e contribuições,
INALDO MENDES DE MATTOS JUNIOR ,
11/2016
|
O CANTO CORAL: DESDOBRAMENTOS EDUCACIONAL E SOCIAL,
LUIZ HENRIQUE DE ARAUJO ,
01/2017
|
QUANDO O MÚSICO E O ARTESĀO SE ENCONTRAM NA PRODUÇĀO DE UM VIOLĀO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA,
PAULO ROBERTO NUNES MUNIZ JUNIOR ,
11/2017
|
A MUSICALIZAÇÃO COMO ELEMENTO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM: práticas pedagógicas com a música na Educação Infantil,
ADRIANA SORAYA CARVALHO SANTOS ,
12/2017
|
A MUSICALIZAÇÃO COMO ELEMENTO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM: práticas pedagógicas com a música na Educação Infantil,
ADRIANA SORAYA CARVALHO SANTOS ,
12/2017
|
PROGRAMA SOL NASCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MUSICAL NÃO FORMAL NA COMUNIDADE DO MAIOBÃO,
MIQUEIAS BARROS ARAGAO ,
12/2017
|
PROGRAMA SOL NASCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MUSICAL NÃO FORMAL NA COMUNIDADE DO MAIOBÃO,
MIQUEIAS BARROS ARAGAO ,
12/2017
|
O TROMBONE BAIXO COMO TEMA DE RECITAL DIDATICO: SUA PARTICIPAÇÃO NAS FORMAÇÕES MUSICAIS E SUA PERFOMANCE COMO INSTRUMENTO SOLISTA.,
TRINDADE ,
04/2018
|
UMA ANÁLISE DO PROJETO DE MÚSICA DA FUNDAÇÃO MARANHENSE DE ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA (FUMAC),
CARLOS JOAQUIM MOTA ,
12/2018
|
PERSPECTIVAS MUSICAIS E EDICACIONAIS NO CONTEXTO DO ENSINO NÃO-FORMAL VIVENCIADO NA ESCOLA MAQUETE DE BELAS ARTES (2009 A 2014): UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS ,
FABIO LUIS CAIRES COELHO ,
02/2018
|
CALCULADORA DE INTERVALOS HARMÔNICOS: CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DIDÁTICA,
DAVI LINCOLN PINHEIRO SANTOS ,
11/2018
|
ARTE DO CORPO: O CANTO DENTRO DA CONXTUALIZÇÃO HISTÓRICA, DAS ANÁLISES MUSICAIS, TEXTUAIS PARA UMA PERFORMANCE CONSCIENTE,
GERLENE RAMOS RIBEIRO ,
12/2018
|
CALCULADORA DE INTERVALOS HARMÔNICOS: CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DIDÁTICA,
DAVI LINCOLN PINHEIRO SANTOS ,
11/2018
|
O ENSINO DO SAXOFONE: Generalidades teórico-metodológicas e suas implicações na Banda de Música do Bom Menino,
SARAH BYANCA MENDES DOS SANTOS ,
08/2020
|
ASPECTOS DO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS
Alguns métodos e metodologias e um relato de experiência no Projeto De Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da Universidade Federal do Maranhão UFMA
Trabalho,
LUCIANO DOS SANTOS ABREU ,
12/2020
|
O PIANISTA COLABORADOR: relato de uma experiência no Projeto de extensão Violino
para Crianças da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),
JOSE WILLAMAR FERREIRA ,
08/2021
|
A MUSICOTERAPIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM ENVELHECIMENTO ATIVO,
ANDRÉ PHELIPE SILVA PEREIRA ,
05/2022
|