Ir para acessibilidade
Foto do docente JOELSON DE SOUSA MORAIS

JOELSON DE SOUSA MORAIS

CCPC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCCO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa externo (1)
2024,EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI) NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, CCCO/UFMA
Artigos (63)
2024, Formação e desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas no acompanhamento do aluno com deficiência em Caxias-MA, ISSN: 21791309
2024, Práticas avaliativas de Matemática no Ensino Fundamental, ISSN: 21756600
2024, A potência da pesquisa narrativa com registro no cotidiano de professores(as) iniciantes: reaprendendo a ouvir-olhar-sentir-narrar, ISSN: 2178079X
2024, Reflexões das políticas educacionais nas narrativas de formação inicial docente, ISSN: 21752613
2024, Apresentação dossiê: criações de mundos outros possíveis: pesquisas narrativo-biográficas e formação, ISSN: 25268449
2024, As práticas avaliativas no contexto do Saeb e suas implicações na constituição da subjetividade e do trabalho docente, ISSN: 18094031
2023, Aprendizagens Narrativas na Tessitura de Outros Currículos Possíveis com Professoras/es Iniciantes, ISSN: 18093876
2023, Continuous training of basic education teachers: the need for a critical-emancipatory reflection to resonate, ISSN: 00105236
2023, Coordenador pedagógico no processo de acompanhar, aprender e se (trans)formar junto ao aluno com deficiência, ISSN: 21775796
2023, As múltiplas facetas do currículo escolar permeado pela reflexividade narrativa na formação de professores(as), ISSN: 2317109X
2023, Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica, ISSN: 1981416X
2023, Narrações da constituição da professoralidade na docência universitária, ISSN: 21767912
2023, FOTOGRAFIAS COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA: TECENDO NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, ISSN: 25268449
2023, Narrativas de histórias de vida, conhecimento de si e (auto)formação no curso de Pedagogia, ISSN: 21779961
2023, Memorial de formação docente como dispositivo metodológico de aprendizagem narrativa no ensino superior, ISSN: 21787476
2022, Professores/as iniciantes na pandemia: tecendo narrativas e memórias do ser, saber e fazer professoral, ISSN: 18091628
2022, Sensibilidade e aprendizagem nas narrativas de formação em partilha, ISSN: 21771626
2022, A Aposta freireana de uma reflexividade narrativa para a formação de professores/as, ISSN: 2675181X
2022, Histórias de vida e políticas de sentido no currículo e na formação docente, ISSN: 21766681
2022, As escolhas formativas em narrativas (auto)biográficas de estudantes de história, ISSN: 27187519
2022, Narrativas de professores/as iniciantes na constituição de si e suas possibilidades emancipatórias em uma pesquisaformação, ISSN: 23584319
2022, TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA, ISSN: 24474223
2022, Processos de singularização nos modos de ser e fazer-se professor/a para uma escola de outros tempos, ISSN: 23588322
2021, Das incertezas na pandemia aos desafios do tempo presente, ISSN: 19810431
2021, Reflexos da avaliação da aprendizagem no Estágio Supervisionado na formação inicial docente / Reflectionsoflearningassessment in supervisedinternship in initialteaching training, ISSN: 25258761
2021, Aprendizagem narrativa e currículo: olhares plurais, ISSN: 19839278
2021, Pesquisa formação narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica, ISSN: 19840411
2021, CONVERGÊNCIAS E TENSÕES ENTRE CURRÍCULO, NARRATIVA PESSOAL E FUTURO SOCIAL, ISSN: 19805314
2021, Práticas de letramento desenvolvidas no processo de alfabetização: possibilidades na construção da linguagem oral e escrita nos contextos sociais, ISSN: 22388079
2021, The art of narration in self-inventions in the context of a research formation, ISSN: 22381279
2021, Conhecimentos, experiências e afetos em narrativas (auto)biográficas compartilhadas em uma pesquisaformação, ISSN: 22370315
2021, Narrativas da prática pedagógica alfabetizadora de professoras no cotidiano escolar rural: implicações reflexivas, ISSN: 22378049
2021, O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire, ISSN: 19820305
2021, Encontro consigo e com o outro: tecendo subjetividades em narrativas de uma pesquisaformação na pandemia, ISSN: 01029576
2021, Experiências narrativas de professoras iniciantes: movimentos de socialização no cotidiano escolar, ISSN: 22380302
2021, Formar professores na perspectiva da narratividade: potencialidades e contribuições para o desenvolvimento profissional docente, ISSN: 14130963
2021, Políticas públicas para a formação de professores: reflexos no desenvolvimento profissional na Educação Básica, ISSN: 2238121X
2021, Narrativas de enfermeiros sobre condições laborais, formações e atuação do poder público no contexto pandêmico, ISSN: 23583088
2021, Aprendizagem narrativa no contexto do estágio supervisionado na Educação Infantil:, ISSN: 15193322
2020, AS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS INICIANTES NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA, ISSN: 01047043
2020, As implicações da Educação a Distância na formação docente: outros modos de aprender e ensinar, ISSN: 19847238
2020, Formação, identidade e desenvolvimento profissional do egresso do curso de Pedagogia: análise em contextos escolares e não-escolares, ISSN: 25258761
2020, A escrita narrativa no processo de (auto)formação do pesquisador educacional, ISSN: 23591064
2020, Evocações narrativas de gestores escolares acerca das políticas de saberes e fazeres da gestão, ISSN: 22366377
2020, Acompanhamento em 'pesquisaformão'. Experienências de orientação coletiva e escrita narrativa (auto) biográfica, ISSN: 26952769
2020, A temporalidade da experiência na docência à luz da pesquisa narrativa: contributos do ciclo de vida profissional de professores, ISSN: 25268449
2020, AS ESCRITAS DE SI E OS EFEITOS MOBILIZADORES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, ISSN: 18098207
2020, A formação docente no estágio supervisionado: narrativas de egressos do curso de Pedagogia, ISSN: 2237258X
2019, Percepções dos estudantes de licenciatura acerca do conceito de currículo: implicações da cultura e cultura escolar na educação, ISSN: 15199029
2019, SER PROFESSOR/A INICIANTE DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS, ISSN: 19820305
2019, A aprendizagem da docência de professores iniciantes em um cenário de incertezas, ISSN: 18095747
2019, O sentido de uma Educação em Tempo Integral sob a ótica do Programa Mais Educação, ISSN: 25258761
2018, OS SABERES DA PRÁTICA ALFABETIZADORA CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES, ISSN: 19814712
2017, Formação e o desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal, ISSN: 19840187
2016, DA NECESSIDADE DE UMA DEMOCRACIA COGNITIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ISSN: 21792534
2016, Professoras Iniciantes e práticas pedagógicas: tecendo identidades profissionais no cotidiano escolar, ISSN: 15180743
2016, A prática pedagógica diante das políticas públicas de educação em tempo integral: tecendo olhares, ISSN: 22378707
2016, CURRÍCULO ESCOLAR E JUSTIÇA SOCIAL: O CAVALO DE TRÓIA DA EDUCAÇÃO, ISSN: 22360441
2015, A noção de saberes docentes, saberes-fazeres e sua mobilização: fragmentos do cotidiano escolar, ISSN: 23162260
2015, Os contextos formativos e a tessitura de saberes no cotidiano de professoras iniciantes, ISSN: 23597003
2013, A construção da identidade profissional de pedagogos docentes: entre a formação inicial e a prática pedagógica, ISSN: 23162260
2013, A prática pedagógica do professor iniciante: tramas e desafios do aprender a ensinar na escola pública fundamental, ISSN: 23171944
2012, Rupturas e continuidades da docência: reflexões acerca do fazer pedagógico na escola fundamental, ISSN: 24472301
Publicação em eventos (94)
2023, , Narrativas docentes sobre práticas avaliativas de matemática no ensino fundamental, II Congresso Nacional de Avaliação para Aprendizagem-II CONAAP,
2023, , Impactos e consequências da apropriação cultural no âmbito escolar, XIV SIMPARFOR-Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI,
2023, , Modos de fazer pesquisa inovadora a partir da (re) desconstrução metodológica, IX Seminário de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura e Sociedade,
2023, , Políticas públicas para educação superior: desafios da atualidade, III Colóquio do do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED),
2023, , Form(a)ção docente e as intersecções das narrativas com as memórias, as linguagens e os espaços, XVII Encontro Humanístico da UFMA,
2023, , Políticas públicas educacionais em narrativas de estudantes de pedagogia: reflexões a partir de manchetes jornalísticas, III Colóquio do do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED),
2022, , Narrativas de professoras iniciantes construindo uma educação outra possível na pandemia, XIII Seminário Nacional de Formação de Professores (ANFOPE),
2022, , A Didática entre conhecimentos, experiências e processos formativos no curso de Pedagogia, XXI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2022, , Movimentos de formação docente: narrativas de professoras iniciantes na pandemia, XI Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias: Docentes, na resistência e na criação,
2021, , Professoras iniciantes: potencialidades e desafios, Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
2021, , A experiência da escrita narrativa nos movimentos de uma pesquisaformação com professores/as iniciantes, IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA),
2021, , O desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior em um contexto de incertezas, PROFACON - Programa de Formação Continuada da FATEPI/FAESPI,
2021, , Sobre espaços/tempos outros de composição narrativa no meio virtual: possibilidades formativas na pandemia, IX CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
2021, , Experiências instituintes de tessitura narrativa no grupo interinstitucional de pesquisaformação polifonia, I Encontro Regional Sudeste da BIOgraph,
2020, , Epistemologia da prática e os saberes docentes, Projeto de Extensão conversando sobre educação: olhares plurais,
2020, , A escrita narrativa e suas dimensões formativas no encontro consigo e com o outro em período de pandemia, Webnário Linguagens e Códigos,
2020, , Infâncias: espaços crianceiros, Infâncias: espaços crianceiros,
2020, , A articulação entre formação de pedagogos, desenvolvimento profissional docente e o TDAH: desafios e possibilidades, XX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2020, , Formar professores/as no contexto da Educação & Diversidade: desafios e possibilidades, Formação online para alunos do curso de Pedagogia da UEMA,
2020, , Memória, tempo e narrativa no pensamento filosófico de Paul Ricoeur, 6º Encontro do CICLOPE/UNICAMP,
2020, , As tipologias narrativas na pesquisaformação, Webnar do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI),
2020, , Possibilidades didático-metodológicas de aprender e ensinar em período de pandemia, Live formativa do curso de Pedagogia da FAI,
2020, , Os diferentes modos de aprender e ensinar no cenário atual, Encontro Pedagógico da escola CEFA/COC,
2019, , As histórias de vida de professoras iniciantes no processo de constituição da docência, VII Seminário Vozes da Educação,
2019, , A escrita como companheira: a pesquisa narrativa como experiência para a professora que escreve sobre o seu cotidiano na escola, A pesquisa Narrativa como experiência,
2019, , Marcas da temporalidade narrativa nas experiências do vivivo em processos de inserção profissional docente, XIV Encontro Nacional de Educação (EDUCERE) e V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE),
2019, , A formação docente na educação integral e(m) tempo integral: um caminho possível de emancipação?, XIV Encontro Nacional de Educação (EDUCERE) e V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE),
2019, , A cultura da aula e a aula da cultura escolar: perspectiva inter, multi e transdisciplinar, A cultura da aula e a aula da cultura escolar: perspectiva inter, multi e transdisciplinar,
2019, , Ciclo de vida e desenvolvimento profissional de professores/as iniciantes, Turma de Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UNICAMP),
2019, , Dispositivos metodológicos na pesquisa narrativa em educação: entre o diário, a roda de conversa, a entrevista narrativa e o memorial de formação, X Colóquio Nacional da AFIRSE,
2019, , A narrativa como experiência ressignificada no tempo, VII Seminário Vozes da Educação,
2019, , A aprendizagem do ser professor(a) iniciante em um cenário de mudanças, Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
2019, , As narrativas de formação no ensino superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos, X Colóquio Nacional da AFIRSE,
2019, , O processo de tornar-se professor/a e a aprendizagem da profissão na sociedade contemporânea, Formação para estudantes de Graduação da FE/Unicamp,
2018, , Avaliação da Aprendizagem: concepções de alunas negras de pedagogia sobre o ato avaliativo no ensino regular, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2018, , A atuação das mulheres docentes na educação primária brasileira no século XIX, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Os principais desafios curriculares na formação do Pedagogo na atualidade, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras, XI Encontro Maranhense de História da Educação,
2018, , Estágio Curricular da teoria à prática: ação-reflexão da formação e do trabalho docente, X Semana de Pedagogia da UEMA (Campus Bacabal),
2018, , A formação de professores iniciantes no contexto de gênero e sexualidade: desafios curriculares na contemporaneidade, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Os impactos das novas políticas curriculares na didática de professoras iniciantes, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2018, , A prática cotidiana de professoras iniciantes: entre a regulação e a transgressão (re)criadora, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares, I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana-EDUFOH,
2018, , A Memória Narrativa como dispositivo de (auto)aprendizagem e formação docente, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Análise histórica, artística e cultural da dança do Bumba Meu Boi no Maranhão, Projeto "Resgate da cultura popular e a reconstrução da identidade, tradição e valorização social do festejo junino maranhense,
2018, , Os impactos das políticas educacionais: uma análise da educação integral e da didática na formação e profissionalidade de professoras iniciantes, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2018, , Os memoriais de formação como recurso metodológico avaliativo no Ensino Superior, I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana-EDUFOH,
2018, , Estágio Supervisionado como contexto formativo do Pedagogo, Seminário Integrador do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia,
2018, , A profissão docente no ensino superior: do passado aos desafios da prática pedagógica contemporânea, XI Encontro Maranhense de História da Educação,
2018, , Avaliação no estágio supervisionado, docência superior e ensino de Ciências no Ensino Fundamental: implicações interdisciplinares, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2018, , Formação Docente: perspectivas em debate, III Semana Acadêmica Interdisciplinar,
2017, , A prática de Pedagogos bem sucedidos: saberes e fazeres necessários à inserção no mercado de trabalho, Dia do Pedagogo,
2017, , O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade, VII Jornada Científica FACEMA e IV Mostra de Iniação científica da Facema: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social,
2017, , O cotidiano da prática pedagógica de professores hoje: entre o saber, o fazer e o compreender, Encontro Pedagógico para os professores da escola CEFA/COC,
2017, , O currículo escolar integrado à avaliação: possibilidades para o aprender e ensinar com qualidade, Semana Pedagógica da SEMECTI-Codó-MA,
2017, , Política Pública da Jornada Ampliada a partir do Programa Mais Educação, XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
2017, , A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
2017, , Formação e desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal, XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
2017, , As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
2017, , Implementação de Políticas Educacionais no Ensino Superior a partir da LDB nº9.394/96, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
2017, , Roda de Mestres Refletindo a Formação Docente em Nível Superior, Roda de Mestres Refletindo a Formação Docente em Nível Superior,
2017, , A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido, XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
2017, , A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA, X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação,
2017, , Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da Burguesia contra o analfabetismo, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
2017, , Dificuldades e desafios da prática docente diante da violência escolar, VII Jornada Científica FACEMA e IV Mostra de Iniação científica da Facema: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social,
2017, , Ser Pedagogo hoje: demandas e necessidades da profissão, Dia do Pedagogo,
2016, , As políticas curriculares narradas por gestores escolares no processo de formação continuada, III Seminário Nacional de Administração Educacional,
2016, , Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente, XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2016, , Uma manifestação cultural popular religiosa: careta encanto da terra, I Seminário Internacional: memória cultural, educação, história e narrativas,
2016, , Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC, III Seminário Nacional de Administração Educacional,
2016, , As implicações do currículo na (auto)formação e Didática de professores iniciantes, XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2015, , A construção dos saberes mediada pelas relações interpsicológicas de professoras em início de carreira, I Seminário de Psicologia da Educação da UEMA,
2014, , Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes, XXII EPENN-Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2014, , A importância da Pesquisa e Extensão na Formação de Professores, A importância da Pesquisa e Extensão na Formação de Professores,
2014, , Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização, XXII EPENN-Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2014, , As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes, VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
2014, , As narrativas do cotidiano de professores como construções epistemológicas na pesquisa em educação, VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
2013, , A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas, XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação,
2013, , A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas, VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: "Currículo: (re)construindo os sentidos de educação e ensino",
2013, , A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de Professores Iniciantes, VII Colóquio da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Cientifica em Educação-AFIRSE,
2012, , Apresentação de TCC: estratégias e proposições com foco na qualidade, Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação,
2012, , O discurso da prática e a prática do discurso docente: viéses que se interrelacionam, IV FIPED-Fórum Internacional de Pedagogia,
2012, , Elaboração de Monografia na Graduação: procedimentos e questões no processo de construção do conhecimento, Elaboração de Monografia na Graduação: procedimentos e questões no processo de construção do conhecimento,
2012, , A construção da subjetividade docente na formação inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2011, , O ofício do Pedagogo na escola de Ensino Médio: trajetórias desveladas, X Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia,
2011, , A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos, X Congresso Nacional de Educação-EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
2011, , A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos, XI Seminário Temático de Pedagogia da UEMA,
2010, , A Percepção dos Profissionais da Educação sobre a Lei nº 9.394/96: Educação Infantil, I Encontro de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão,
2010, , Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente, I Encontro de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão,
2010, , A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de) formação do aluno, V Congresso Internacional em Avaliação Educacional,
2010, , Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente, VI Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí,
2010, , Legislação Brasileira, I Encontro de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão,
2010, , A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente, V Congresso Internacional em Avaliação Educacional,
Capítulos de livros (46)
2024, Porque escolher a narrativa (auto) biográfica na vida, pesquisa e formação? Algumas provocações, Escritas autobiográficas sobre ensino, pesquisa e formação de professores(as), Joelson de Sousa Morais
2024, ?Isso não é ?negócio?, são dreads!?: narrativas autobiográficas do racismo institucional em escola militar/ militarizada ? um estudo de caso, Escritas autobiográficas sobre ensino, pesquisa e formação de professores(as), Jhonatan Wendell Tavares Ferreira, Kelly Almeida de Oliveira, Joelson de Sousa Morais, Sherlene Regea Araújo Farias
2024, Pesquisaformação com professores/as iniciantes: tecendo aprendizagens e (trans) formações pela composição narrativa, Formação, desenvolvimento profissional docente e as complexidades do tempo presente, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
2023, Poéticas da existência em narrativas outras de vida, experiência e pesquisaformação, Caminhos de pesquisaformação: abordagens narrativas e (auto)biográficas, Joelson de Sousa Morais
2022, O diário como dispositivo metodológico numa pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica, PESQUISA E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS, Joelson de Sousa Morais
2022, Escritas de si e reflexividade em narrativas (auto)biográficas como metodologias de ensino na formação de professores, Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos, Joelson de Sousa Morais
2022, Narrar (auto)biograficamente: de um exercício do sensível às transformações intensivas, DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO, Joelson de Sousa Morais, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
2022, As narrativas de formação no ensino superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos, PESQUISA E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS, Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais
2021, Da formação docente aos descaminhos da profissionalização no cenário político-econômico atual no Brasil, Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior, Joelson de Sousa Morais
2021, A integração entre escola, família e saúde para a inclusão socioeducacional do sujeito com TEA, Transtorno do Espectro Autista: uma parte de mim, não o todo: o acompanhamento psicossoocioeducacional e em saúde, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Lailson das Chagas Santos, Ana Célia Pereira Damasceno de Macedo, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Melissa Torres Soares Rabêlo
2021, O lugar das políticas na formação e no desenvolvimento profissional docente, Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
2021, Considerações sobre o brincar para o desenvolvimento da criança da educação infantil, Educação em foco: contribuições para o desenvolvimento da criança na educação infantil: volume 2, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Maria Divina Ferreira Lima, Joelson de Sousa Morais
2021, A prática reflexiva na formação inicial de professores à luz de narrativas (auto)biográficas: lições de uma experiência na pandemia, Didática e formação de professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática, Joelson de Sousa Morais
2021, As narrativas de formação no Ensino Superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos, Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior, Joelson de Sousa Morais, Francisca Eudeilane da Silva Pereira
2021, Implementação de tecnologias digitais em escola pública municipal da cidade de Pedreiras-MA: desafios e perspectivas das metodologias ativas, Educação, tecnologias e sociedade, Evaldo Augusto Sousa Monteiro, Joelson de Sousa Morais
2021, Educação como direitos humanos no contexto da pandemia da covid-19: pesquisa (auto)biográfica com professores(as) da educação básica, COVID-19: efeitos e estratégias no embate ao Coronavírus: volume 1, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha
2021, A REINVENÇÃO DE SI PELAS ESCRITAS NARRATIVAS DE PESQUISAFORMAÇÃO TECENDO SUBJETIVIDADES DO SER PROFESSOR PESQUISADOR-NARRADOR, EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE: diálogos sobre ser professor, Joelson de Sousa Morais
2021, Potencialidades da inclusão digital e das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar, Educação, tecnologias e sociedade, Rayanne Marques Santana Rocha, Joelson de Sousa Morais
2021, A formação de professores e a desprofissionalização em um contexto de transformações, Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional, Elyda Cristina de Souza Nunes, Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais
2021, O caráter emancipatório da alfabetização de jovens, adultos e idosos em Paulo Freire: tecendo alguns fios, Temas contemporâneos em educação: pesquisa, formação docente e práticas educativas, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Antônia Edna Brito, Joelson de Sousa Morais
2021, PRODUZINDO (RE)EXISTÊNCIAS EM TEMPOS IMPENSÁVEIS: ESBOÇO DE UMA APRESENTAÇÃO, ESCRITAS DE SI E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ensaios (auto)biográficos de professores/narradores, Joelson de Sousa Morais, Prado, Guilherme do Val Toledo, Araujo, Francisco Antonio Machado
2021, INDÍCIOS DE REFLEXIVIDADE (AUTO) BIOGRÁFICA EM EXPERIÊNCIAS NARRATIVAS DE PESQUISAFORMAÇÃO COM PROFESSORES/AS PESQUISADORES/AS, ESCRITAS DE SI E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ensaios (auto)biográficos de professores/narradores, Joelson de Sousa Morais, BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA, Prado, Guilherme do Val Toledo
2020, O Estágio Supervisionado na Educação Infantil: uma reflexão das narrativas produzidas pelas alunas, Processos educativos na Educação Infantil, Joelson de Sousa Morais, Francisca Eudeilane da Silva Pereira
2020, Dos meus itinerários formativos ao memorial de formação: viagens ao passado, Memoriais, pesquisaformação e modos outros de escrita acadêmica, Joelson de Sousa Morais
2020, Os processos de formação tecidos nos diários narrativos de estudantes de Pedagogia, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com formação docente, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães
2020, A articulação entre formação de pedagogos, desenvolvimento profissional docente e o TDAH: desafios e possibilidades, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com formação docente, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, Andressa Graziele Brandt
2020, A avaliação da aprendizagem no contexto do Ensino Superior: implicações na prática docente, Educação e Formação Humana: práticas de enfrentamento em tempos de crise, Joelson de Sousa Morais, Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento, Francisca Eudeilane da Silva Pereira
2020, Tensões e reflexões sobre o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores, Estágio Supervisionado: configurações e análises na formação de professores, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Joelson de Sousa Morais, Antonia Maria Cardoso e Silva
2020, Uma pedagogia narrativa na docência universitária: experiências, desafios e possibilidades em vista de uma epistemologia da formação, Práticas educativas em diferentes contextos de aprendizagem e desenvolvimento, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior
2019, Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares, Pesquisa em educação e formação humana: políticas públicas, currículo e financiamento da educação, Joelson de Sousa Morais
2019, A Epistemologia da Complexidade na compreensão das narrativas de professoras iniciantes, Práticas investigativas em educação:correlações entre formação e ensino, Joelson de Sousa Morais
2019, A avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente, Ensino e aprendizagem como unidade dialética 2, Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Maria Gleice Rodrigues
2019, A aprendizagem da docência em um cenário de mudanças, Educação e formação humana: dos debates ao sentir e agir como possibilidade de compreensão e superação da realidade brasileira, Joelson de Sousa Morais
2019, A constituição das identidades de professoras iniciantes: tecendo uma desafiante e provocativa aventura, Práticas docentes no ensino superior: jardim de saberes profissionais dos professores, Joelson de Sousa Morais
2019, Implicações das narrativas de professoras iniciantes no cortidiano do aprender a ensinar, Pesquisas interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
2019, Narrativas e experiências formadoras: o conhecimento de si no curso de Pedagogia, Educação, ensino e formação profissional: desafios e perspectivas, Joelson de Sousa Morais
2019, Os impactos das novas políticas curriculares na didática e profissionalidade de professoras iniciantes, Ensino e aprendizagem como unidade dialética, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães
2019, O estágio supervisionado como iniciação ao desenvolvimento profissional de Pedagogos egressos do curso de Pedagogia, Formação, Desenvolvimento Profissional e profissionalização em contextos de mudanças, Joelson de Sousa Morais
2018, Os currículos praticados e (re)criados no cotidiano de professoras iniciantes, Grandes temas da educação nacional 2, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães
2018, A aprendizagem da língua espanhola pelos Jovens, Adultos e Idosos no Projeto "Puertas Abiertas para el Mundo Hispano", Saberes, memórias e experiências em EJAI, Thatiana Neves Carneiro, Joelson de Sousa Morais
2018, Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos: uma constribuição da UEMA para a formação de professores, Saberes, memórias e experiências em EJAI, Deuzimar Costa Serra, Terezinha de Jesus Amaral da Silva, Joelson de Sousa Morais
2018, As conversas como instrumento de investigação no cotidiano de professoras iniciantes, A formação docente e a prática educativa: mediações pelos saberes da pesquisa, Joelson de Sousa Morais
2017, A tessitura de Saberes de Professoras Iniciantes à luz da pesquisa e do PNAIC, As práticas na docência: ensino, pesquisa e construção de saberes, Joelson de Sousa Morais
2017, Adolescente em conflito com a lei: da prática do ato infracional ao processo socioeducativo e a atuação do Assistente Social, Serviço Social: saberes e práticas profissionais, Vanuza Braz Oliveira, Viviane Andrade Lima, Giorge André Lando, Rodrigo Santos Cruz, Tiago Leal Catunda Martins, Joelson de Sousa Morais
2016, As práticas formativas à luz da Didática: repercussões no desenvolvimento profissional, A professoralidade e as práticas da docência: identidade, saberes e desenvolvimento profissional, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais
2015, A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de professores iniciantes, Pesquisa em educação: unidade na diversidade, Joelson de Sousa Morais
Livros (9)
2024, Escritas autobiográficas sobre ensino, pesquisa e formação de professores(as), Joelson de Sousa Morais, Antônia Edna Brito, Francisco Marcos Pereira Soares
2024, Formação, desenvolvimento profissional docente e as complexidades do tempo presente, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
2022, DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Sol Silva Brito, Joelson de Sousa Morais, Juliana Vieira
2022, Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos, Joelson de Sousa Morais, Cristiane Dias Martins da Costa, Lucinete Fernandes Vilanova
2021, Escritas de si e desenvolvimento profissional docente: ensaios (auto)biográficos de professores/narradores, Joelson de Sousa Morais, Guilherme do Val Toledo Prado, Francisco Antonio Machado Araújo
2021, Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior, Joelson de Sousa Morais, Francisca Eudeilane da Silva Pereira
2021, Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães, Andressa Graziele Brandt
2019, Educação, ensino e formação profissional: desafios e perspectivas, Joelson de Sousa Morais, Estélio Silva Barbosa, Mariangela Santana Guimarães Santos
2019, Pesquisas interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Andressa Graziele Brandt, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais
Participações em Bancas de Cursos (53)
2024, Monografia de Graduação BRINCAR NO CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL SANTA MONICA: Com quais materiais?, MARIA FRANCISCA FERREIRA LIMA
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO: contexto de vivencias significativas na Escola Municipal Santa Cruz em Coroata-MA, FRANCISCO NUNES ABREU
2024, Monografia de Graduação O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANCAS DE 3 ANOS DO CMEI ALDENORA SANTANA DE LIMA, ANDREA COSTA DA SILVA
2024, Monografia de Graduação AS MANIFESTACOES DO FAZ DE CONTA NAS SALAS DE AULA DAEDUCACAO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CODO: como concebem e veem as Docentes, MARIA EDNA PESSOA CRUZ
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE CODO: desafios para alfabetizar, VAGNA MARIA SANTOS PRADO
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE CODO: desafios para alfabetizar, TELMA DOMINGAS DA CONCEIÇÃO
2024, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE TRABALHAM NA COMUNIDADE ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO A CRIANCA COM NECESSIDADES ESPECIAIS, AMELIA MAYANA SERRA DA SILVA
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO QUILOMBOLA NUMA ESCOLA DO POLO BOA VISTA, MUNICIPIO DE CODO - MA, MARCIA ANDRADE SANTANA
2024, Monografia de Graduação FATORES E MOTIVACOES QUE CAUSAM A EVASAO NA EDUCACAO DEJOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI) NO ESPACO DA ESCOLA MUNICIPAL AMERICA I AMEXO I CRECHE UNIAO: narrativas docentes, LELIANE SILVA VIANA
2024, Monografia de Graduação Dedico este trabalho a minha querida comunidade de criancasencantadoras e pessoas trabalhadoras que enfrenta o sol escaldante de cada diana lida do campo, pois e aqui que estao guardadas as minhas memorias devivencias e experiencias e um legado de muito aprendizado. Discutir esse temafoi pensar nos rumos de minha comunidade por uma causa. Entao estedocumento construido com sonhos e ideais e muito desejo de ver as criancas,jovens e adultos vivendo e tendo uma educacao de qualidade, que lhes permitaserem respeitadas e ouvidas no seu lugar de origem, esse documento foi feitopelas minhas maos, mas tambem e de Boqueirao. Ao povo deste territorio que se reinventa todos os dias diante dosdissabores, alegrias e dores do viver no campo, digo aos leitores que vao passarpor aqui essa gente, tambem pensa, age, permite e se transformam, gente quetem criatividade que enxerga o horizonte diante das grandes tarefas. Enfim, gentetambem que sabe que sabe fazer historia., ELZENIR VIEIRA DE SOUSA
2024, Monografia de Graduação LITERATURA INFANTIL E FORMACAO DE ATITUDES LEITORAS DE CRIANCAS: O que diz a professora do Maternal II?, LUANA DA CONCEIÇÃO
2024, Monografia de Graduação MINI-INVENTARIO DE JOGOS MATEMATICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BENILZA DOS SANTOS FREITAS
2024, Monografia de Graduação DESAFIOS DA EDUCACAO DO CAMPO: um estudo de uma escolamultisseriada no municipio de Codo - MA, RAIMUNDA DO CARMO OLIVEIRA
2024, Monografia de Graduação AS METODOLOGIAS COM O ENSINO DE MUSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, JOSEANA DOS SANTOS MENDES FREITAS
2024, Monografia de Graduação DIVERSIDADE ETNICO RACIAL NA EDUCACAO INFANTIL: o que dizem e fazem as professoras de uma escola de Codo - MA, MARIA SILVANA RODRIGUES ALVES DA SILVA
2024, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES E DESAFIOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, KELCILENE BAYMA SILVA
2024, Monografia de Graduação OS ESPACOS E TEMPOS DO BRINCAR NA EDUCACAO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CODO: um estudo no CMEI Jardim Encantado., LEIDE MARQUES BARBOSA SILVA
2024, Monografia de Graduação DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCACAO INFANTIL EM UMA ESCOLA DE CODO - MA, ANA PAULA DE ANDRADE COSTA
2023, Monografia de Graduação MEMORIAS DE CRIANCAS NA EDUCACAO INFANTIL: um relato (auto) biografico das interacoes e dos processos de aprender pelo brincar, SAYURE MUNIZ DE ASSIS
2023, Monografia de Graduação Os Desafios da Convivencia em Familia com a Surdez: relatos de uma experiencia pessoal, MARIA DE LOURDES SILVA MACEDO
2023, Monografia de Especialização DESAFIOS PARA A IMPLEMENTACAO DA AVALIACAO FORMATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: uma analise a partir da vivencia como docente em contexto de pandemia, MARIA GORETE DE OLIVEIRA
2023, Monografia de Especialização VIVENCIANDO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS, MARIA ANGELITA ARAÚJO DA SILVA
2023, Monografia de Especialização EU ENSINO, TU ENSINAS, NOS APRENDEMOS: OS DESAFIOS DA ALFABETIZACAO POS–PANDEMIA, LAYLA MONIQUE CARNEIRO DOS SANTOS
2023, Monografia de Especialização A LEITURA NA FORMACAO ACADEMICA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA-CODO: algumas implicacoes das narrativas (auto)biograficas, SEBASTIANA FRANCISCA REIS MARTINS
2023, Monografia de Especialização A LEITURA DE OBRAS LITERARIAS NO CARCERE: UM RELATO DE EXPERIENCIA PROFISSIONAL DE UM PROJETO DE LEITURA INTERATIVA PARA A REMICAO DE PENA, ROSANGELA MARIA SILVA DOS SANTOS
2023, Monografia de Especialização A Utilizacao Dos Jogos Educativos Digitais Como Ferramenta Pedagogica, KELLY LORRANY DE SOUSA LIMA
2023, Monografia de Especialização A IMPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INFANTIL: Segundo a concepcao interacionista, SILMARA OLIVEIRA DOS ANJOS SOUSA
2023, Monografia de Especialização PANDEMIA DA COVID 19: Desafios de Ensino em Lingua Portuguesa na Escola Cristo Rei na zona rural do Municipio de Codo/MA, GLEICILENE DOS SANTOS FRANÇA
2023, Monografia de Especialização A MUSICA INFANTIL NA TURMA DE 2º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA CATARINA MOREIRA, NO MUNICIPIO DE CODO-MA, MARIA DAS GRAÇAS SILVA VIANA
2023, Monografia de Especialização POLITICAS EDUCACIONAIS E DOCENCIA: DESAFIOS NA ESCOLA PUBLICA, GLEICIANY DA CRUZ SILVA
2023, Monografia de Especialização OS DESAFIOS DA FORMACAO DOCENTE VOLTADOS PARA A EDUCACAO ESPECIAL E INCLUSIVA, LEIDE DAIANA DA SILVA RODRIGUES
2023, Monografia de Graduação DESAFIOS DE SE APRENDER A LER E A ESCREVER: reflexoes docentes na Unidade Integrada Municipal Rene Bayma de Codo, Maranhao, PATRICIA DA SILVA SANTOS
2023, Monografia de Graduação Diario de uma Professora: um olhar sobre TEA no CEI Diva Corvelo em Timbiras/MA, MARIA LUANA LIMA DA SILVA
2023, Monografia de Graduação Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: perspectivas docentes do CMEI Lea Archer de Castro Figueiredo Archer em Codo, VANIELE FONTES SALES
2023, Monografia de Graduação O Ludico na Educacao Infantil: reflexoes sobre as praticas pedagogicas no CMEI Irma Flavia Maria de Sao Luis em Codo, DENISE DA SILVA SANTOS
2023, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA EM EDUCACAO INCLUSIVA E EDUCACAO ESPECIAL NA ESCOLA JOAO TEMISTOCLES - CODO - MA: Um olha significativo nos desafios docente., BARBARA JORDANIA DE SOUZA COSTA
2023, Monografia de Graduação Como se faz uma princesa? normas de genero e resistencias nasnarrativas de dois filmes-curriculos, FABIANA DOS SANTOS DA PAZ
2023, Monografia de Graduação Educacao e desigualdade social em tempos de pandemia: reflexoes em uma escola publica de Codo/Maranhao. , LUANA DA COSTA RODRIGUES
2023, Monografia de Graduação Ano passado eu morri, mas esse ano eu nao morro: rememorar vivencias racistas e criar possiveis para existir hoje como professora mulher-preta, JOANE BEATRIZ SANTOS MENESES
2023, Monografia de Graduação Sobre nao seguir receitas, criar outras narrativas e inventar roteiros: o que ensina o curriculo de dois filmes infantis sobre genero?, TAINARA CRISTINA MONTEIRO CAITANO
2023, Monografia de Especialização Educacao Ambiental e pratica pedagogica: relatos de uma experiencia no Ensino Fundamental em Coroata/MA, MARIA DO CARMO GOMES BRITO COSTA
2023, Monografia de Especialização O papel da UFMA na formacao continuada de professores em Codo / MA, JAYRO WERBERSON PILAR ARAUJO
2023, Monografia de Graduação A garrafinha de refrigerante, o relogio de papel e a forca: invencionices, criacoes e imaginacoes infantis para aprender brincando em um curriculo., ANDRESSA CARDOSO LIMA
2023, Monografia de Graduação EDUCACAO E DESIGUALDADE: perspectivas e desafios na Unidade Escolar Comunitaria Codo Novo em Codo, Maranhao, FERNANDA VANESSA ALVES VIANA
2023, Monografia de Graduação Joana e Sofia resistem as normas de genero: a literatura infantil como um curriculo para fabulacao, criacao de possiveis e sujeitos outros., ANALIA DA SILVA VIEIRA
2023, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA RELACAO ESCOLA-FAMILIA: entre Pontos e Contrapontos no CMEI Irma Flavia Maria de Sao Luis, JULIANA MOREIRA NOGUEIRA
2023, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA FORMACAO DOCENTE VOLTADA PARA O ENTENDIMENTO DO ESPECTRO AUTISTA: um olhar para dimensao do educador no CMEI Jose Gilberto Alves de Carvalho, RITA DE CASSIA JACO MOTA
2022, Monografia de Graduação A MUSICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCACAO BASICA DO MUNICIPIO DE CODO – MA, TACIANE DOS SANTOS LIMA
2022, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA MUSICA NA CONSTRUCAO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANCA NA EDUCACAO INFANTIL, MARIA SUZANE DA SILVA TORRES
2022, Monografia de Graduação Relacao familia e escola durante o ensino remoto no CMEI Vera Lucia Simao Salem em CODO - MA., SEMILLA RODRIGUES SOARES PEREIRA BARBOSA
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: UMA REFLEXAO SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO COMO UMA REALIDADE POSSIVEL, MAYANE PEREIRA DA SILVA
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DAS VIRTUDES: A relacao do ensino dos valores com a aprendizagem na Educacao Infantil, ARIANE VANESSA RODRIGUES DA SILVA
2022, Monografia de Graduação RELACOES DE GENERO NA ESCOLA: UMA INVESTIGACAO DA PRATICA DOCENTE, JOELSON BRITO DA SILVA
Trabalho de conclusão de curso (20)
Relações de gênero na escola: uma investigação da prática docente, JOELSON BRITO DA SILVA , 04/2022
EDUCAÇÃO DAS VIRTUDES: A RELAÇÃO DOS VALORES COM A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL , ARIANE VANESSA RODRIGUES DA SILVA , 08/2022
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL , MARIA SUZANE DA SILVA TORRES , 08/2022
OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, LEIDE DAIANA DA SILVA RODRIGUES , 07/2023
A MÚSICA INFANTIL NA TURMA DE 2º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA CATARINA MOREIRA, NO MUNICIPIO DE CODÓ-MA, MARIA DAS GRAÇAS SILVA VIANA , 07/2023
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INFANTIL: Segundo a concepção interacionista, SILMARA OLIVEIRA DOS ANJOS SOUSA , 07/2023
A LEITURA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA-CODÓ: algumas implicações das narrativas (auto)biográficas, SEBASTIANA FRANCISCA REIS MARTINS , 07/2023
MEMÓRIAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um relato (auto)biográfico das interações e dos processos de aprender pelo brincar, SAYURE MUNIZ DE ASSIS , 12/2023
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de uma escolamultisseriada no município de Codó - MA, RAIMUNDA DO CARMO OLIVEIRA , 04/2024
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de uma escola multisseriada no município de Codó – MA, RAIMUNDA DO CARMO OLIVEIRA , 04/2024
AS METODOLOGIAS COM O ENSINO DE MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, JOSEANA DOS SANTOS MENDES FREITAS , 04/2024
AS METODOLOGIAS COM O ENSINO DE MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, JOSEANA DOS SANTOS MENDES FREITAS , 04/2024
EDUCAÇÃO DO CAMPO: MEMÓRIAS DE LUTAS, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE RURAL BOQUEIRÃO DOS VIEIRAS NO MUNICÍPIO DE CODÓ- MA, ELZENIR VIEIRA DE SOUSA , 04/2024
EDUCAÇÃO DO CAMPO: MEMÓRIAS DE LUTAS, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE RURAL BOQUEIRÃO DOS VIEIRAS NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA, ELZENIR VIEIRA DE SOUSA , 04/2024
FATORES E MOTIVAÇÕES QUE CAUSAM A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI) NO ESPAÇO DA ESCOLA MUNICIPAL AMÉRICA I AMEXO I CRECHE UNIÃO: narrativas docentes, LELIANE SILVA VIANA , 04/2024
FATORES E MOTIVAÇÕES QUE CAUSAM A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI): NO ESPAÇO DA ESCOLA MUNICIPAL AMERICA I ANEXO I CRECHE UNIÂO: narrativas docentes, LELIANE SILVA VIANA , 04/2024
EDUCAÇÃO DO CAMPO: contexto de vivências significativas na Escola Municipal Santa Cruz em Coroatá-MA, FRANCISCO NUNES ABREU , 04/2024
EDUCAÇÃO DO CAMPO: contexto de vivências significativas na Escola Municipal Santa Cruz em Coroatá-MA, FRANCISCO NUNES ABREU , 04/2024
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE TRABALHAM NA COMUNIDADE ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO À CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS, AMELIA MAYANA SERRA DA SILVA , 04/2024
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE TRABALHAM NA COMUNIDADE ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO À CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS, AMELIA MAYANA SERRA DA SILVA , 04/2024
Orientação em pós-graduação (1)
Mestrado, ELIANE LIMA OLIVEIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo