Ir para acessibilidade
Foto do docente JOELMA REIS CORREIA

JOELMA REIS CORREIA

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
05/2018 O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COMO PROCESSOS DIALÓGICOS - GLEPDIAL,
05/2018 O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COMO PROCESSOS DIALÓGICOS - GLEPDIAL,
Artigos (10)
2022, FORMAÇÃO DE LEITORES: As Concepções de Linguagem no Contexto das Práticas Alfabetizadoras, ISSN: 21791309
2022, O rei está nu: as -vergonhas- da educação infantil expostas na pandemia, ISSN: 25258761
2021, A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as, ISSN: 26759144
2020, O Programa Alfabetiza Maranhão e suas implicações para a formação de leitores e produtores de textos, ISSN: 15180743
2020, A formação da criança leitora por meio dos gêneros do discurso: questões metodológicas, ISSN: 0102387X
2017, Cadê o sentido que estava aqui? O gato comeu! ? discutindo o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil, ISSN: 19831730
2013, Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas., ISSN: 19836597
2012, A LEITURA NO INÍCIO DA ESCOLARIDADE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV E DAVIDOV, ISSN: 19833946
2012, A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DO ATO DE LER, ISSN: 0102387X
1997, A Interdiciplinaridade na relação do aluno com o objeto do conhecimento, ISSN: 14152797
Publicação em eventos (21)
2019, , LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, ENCONTRO ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO,
2019, , PROFICIÊNCIA NA LEITURA PARA O 3o. ANO: o que considerar, SEMINÁRIO DOS ANOS INICIAIS: A práxis pedagógica no novo cenário político educacional - entre o ideal e o real,
2018, , O ensino da linguagem escrita na escola: a ênfase nos aspectos técnicos, XVI ENCONTRO HUMANÍSTICO DA UFMA,
2018, , Diferentes concepções de linguagens: uma abordagem metodológica, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas experiências,
2018, , DISCUSSÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas experiências,
2018, , Intervenções pedagógicas nas competências de leitura e escrita para crianças na educação infantil, I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA: Diálogos interdisciplinares entre Educação e Saúde,
2018, , A MEDIAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PRODUTORES DE TEXTOS, XXIV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste,
2018, , O PROCESSO DE ESCRITA DE TEXTOS: uma análise da prática pedagógica dos/as professores/as, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas eexperiências,
2017, , Múltiplas lingugens no processo ensino aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Estágio Formação de Formadores,
2017, , Apropriação do Sistema de escrita alfabética na leitura e escrita de diferentes gêneros textuais no Ciclo de Alfabetização, Seminário "Alfabetização e letramento: um desafio da equipe pedagógica",
2017, , Múltiplas linguagens no processo de nsino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, Estágio em Formação de Formadores,
2016, , Linguagem escrita: como anda este trabalho com as crianças pequenas nas escolas maranhenses?, IX ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2014, , Tipologia textual e gênero textual: definição e funcionalidade, Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,
2014, , Como usar a Linguagem Escrita para Criar Espaços de Interação e Interlocução entre as Crianças no Ciclo da Alfabetização?, I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros,
2013, , Aspectos cognitivos e imaginário no processo de leitura e escrita, VI SEMINÁRIO LEITURA, BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO,
2012, , PROVINHA BRASILl: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE LEITURA, 35a. Reunião Anual da ANPED,
2011, , CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO ENSINO DE LEITURA EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL: Políticas e Práticas Educativas,
2009, , OS MANUAIS PEDAGÓGICOS E O ENSINO DA LEITURA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA NOVA, XIX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2008, , O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA COMO UM DIREITO SOCIAL, i SEMINÁRIO RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DIREITOS HUMANOS: 60 anos da Declaração Universal dos DireitoS Humanos: Concepção e legado,
2005, , Formação continuada de professoras da Educação Infantil: uma experiência em uma escola comunitária da periferia de São Luís do Maranhão, V Encontro Humanístico,
2005, , Análise de uma experiência de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvida em áreas de assentamento do MST no Maranhão através do PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA, 57ª Reunião Anual da SBPC,
Capítulos de livros (14)
2023, A VIDA PREPARE-SE PELA VIDA, REFRAÇÕES DAS PALAVRAS FREINETIANAS: Crônicas para professores, Joelma Reis Correia
2022, A EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA NO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Educação Infantil, Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia
2022, A ESCOLA FECHOU E AGORA? SENTIMENTOS, SENTIDOS E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MARANHÃO, Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira, Katia Cilene Amorim Gomes, Andréa Márcia de Araújo Porto, DANIELA BARBOSA DOS SANTOS, Patrícia Torres de Barros, Tyciana Vasconcelos Batalha
2021, Sentidos da/na formação de professores no Observatório das Práticas de Leitura e Escrita, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação., Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia
2021, A vivência com os gêneros do discurso em sala de aula: um relato de experiência na turma do 5o. ano da UEB Agostinho Vasconcelos, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação., Joelma Reis Correia, Érica Patrícia Marques de Araújo, Giorgio Lira Nunes
2020, PELAS MÃOS DA LITERATURA: a experiência estético-literária e a criação de encontros dialógicos na formação de professores, Arte, docência e práticas educativas [livro eletrônico] : experiências e contextos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
2020, Ensinando a ler e escrever no ciclo de alfabetização pela porta dos gêneros discursivos, A vida na escrita e a Adriana escrita na vida, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
2017, ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO ESTADO DO MARANHÃO: A influência do Programa Alfa e Beto para a (não) formação de leitores(as) de textos, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Volume 2: Práticas Curriculares na Educação Básica, Joelma Reis Correia, Claudileude de Jesus Silva;, Katia Cilene Amorim Gomes
2017, ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO ESTADO DO MARANHÃO: A influência do Programa Alfa e Beto para a (não) formação de leitores(as) de textos, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Volume 2: Práticas Curriculares na Educação Básica, Joelma Reis Correia, Claudileude de Jesus Silva;, Cilene Amorim Gomes.
2016, A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A ALFABETIZADOR/A E A CONSTITUIÇÃO DO/A LEITOR/A E PRODUTOR/A DE TEXTOS, QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO, Joelma Reis Correia, Katia Cilene Amorim Gomes
2016, AGORA NÃO PODEMOS MAIS TRABALHAR COM A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL!!! NÃO É DISSO QUE ESTAMOS FALANDO., QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO, Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia
2016, SABERES DOCENTES: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS/AS PRODUTORES/AS DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO, Joelma Reis Correia, Francisca das Chagas dos Passos Silva, Claudileude de Jesus Silva
2015, A CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE DA CRIANÇA, (RE) VISITANDO AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ILHA DO MARANHÃO, Selma Ribeiro Mendonça, Joelma Reis Correia
2013, A CONCEPÇÃO DE LEITURA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A SUA INFLUÊNCIA NO CONCEITO DE LEITURA PELOS ALUNOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, Joelma Reis Correia
Livros (3)
2021, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação., Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia
2015, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, Sirlene Mota Pinheiro, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
2013, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, Joelma Reis Correia
Participações em Bancas de Cursos (146)
2024, Monografia de Graduação A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS NO MUNICIPIO DE SAO LUIS – MA: O que propoe a Lyceum Consultoria Educacional?, HELEN GARRIDO ARAUJO MENDES
2024, Monografia de Graduação AS EXPERIENCIAS DO ESTAGIO SUPERVISIONADO PRESENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: saberes adquiridos, desafios e possibilidades, DANIELLE CHRISTINE BERNARDES SANTOS
2023, Monografia de Graduação (NAO) APRENDIZAGEM DO ATO DE LER: O QUE DIZEM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?, ANA PAULA FERREIRA SILVA
2023, Monografia de Graduação LITERATURA E FORMACAO HUMANA: um olhar as vivencias no Estagio em Docencia de Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia - UFMA, RENATA NAYARA DA SILVA BASTOS
2023, Monografia de Graduação COMPROMISSO NACIONAL CRIANCA ALFABETIZADA: um redesenho do Pacto Nacional da Alfabetizacao na Idade Certa nas linhas da educacao maranhense, RAYSSA SANTOS BARBOSA
2023, Monografia de Graduação A TEORIA HISTORICO-CULTURAL E A BRINCADEIRA: contribuicoes para o trabalho docente na educacao infantil, TALYANA MARTINS GOUVEIA
2023, Monografia de Graduação O ENSINO DO ATO DE LER NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O que pensam os alunos sobre este ato cultural?, BRENDA MARTINHA CALDAS AZEVEDO
2023, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO DE CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Possibilidades Metodologicas, AMANDA DOS SANTOS CIRIBELLI
2023, Monografia de Graduação PRESSUPOSTOS DE UMA ALFABETIZACAO HUMANIZADORA PARA A FORMACAO DE CRIANCAS LEITORAS E PRODUTORAS DE TEXTOS NO PROJETO DE EXTENSAO ENTRELINHAS, JULIANA EMANOELA ALVES MACHADO
2023, Monografia de Graduação A CONCEPCAO DE LEITURA NO TESTE DE FLUENCIA DA POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZACAO – PNA: Como fica a formacao de leitores?, LOHANNE MERY SANTOS DE JESUS
2023, Monografia de Graduação O PROFESSOR ALFABETIZADOR INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE, LIVIA NAYARA SILVA SANTOS
2023, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: UMA ANALISE NA PERSPECTIVA DAS CRIANCAS E DA PROFESSORA, THAISSA INGRYD BELO DINIZ
2023, Monografia de Graduação A PRODUCAO DE TEXTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: O que considerar?, ESTEFANE SILVA COSTA
2022, Monografia de Graduação A EXPERIENCIA COM A ALFABETIZACAO NO PIBID: reflexoes de uma estagiaria, LEYZA CARVALHO DA SILVA
2022, Monografia de Graduação A POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZACAO – PNA: Como fica a formacao de leitores?, NATALIA MARTINS SENA
2022, Monografia de Graduação O DESENHO NA EDUCACAO INFANTIL: o que pensam professoras da pre-escola sobre ele?, KARLA RAFAELLE DA SILVA AZEVEDO
2022, Monografia de Graduação “PROFESSORA TIMIDA, E AGORA?”: desafios da formacao docente de licenciadas em pedagogia, ALICE STEFANNI PAIVA PEREIRA
2022, Monografia de Graduação O ATO DE PLANEJAR NA EDUCACAO INFANTIL: um exercicio de escuta das criancas, SCALITHE SOUSA CASANOVA
2021, Monografia de Graduação CARTA (S) NA (S) MANGA (S): imites, avancos e tensoes na escolarizacao afromaranhense, THAYNARA DA COSTA FERREIRA
2021, Monografia de Graduação O PROCESSO DE ALFABETIZACAO NO PROJETO DE EXTENSAO “ENTRELINHAS - alfabetizacao dialogica”: o entrelacamento entre a vida e a linguagem escrita, MARINALVA JESUS DO NASCIMENTO
2019, Qualificação de Mestrado O PROCESSO DE ESCRITA EM SALA DE AULA: uma analise da mediacao pedagogica e suas implicacoes na formacao de alunos produtores de texto, ERICA PATRICIA MARQUES DE ARAUJO
2019, Qualificação de Mestrado A CONCEPCAO DISCURSIVA DE ALFABETIZACAO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didaticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º e 2º anos, ROSIARA COSTA SOARES
2019, Qualificação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA: uma proposta para a construcao de textos argumentativos., RAKELL AINY FREITAS LUZ
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA COMO LINGUA MATERNA, OS GENEROS TEXTUAIS E A PRODUCAO AUTORAL DE ALUNOS DO 5O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , FRANCINETE BRAGA SANTOS
2019, Dissertação de Mestrado O CLUBE DA LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR: a construcao de novos sentidos, em situacao de leitura compartilhada, por criancas em processo de alfabetizacao, MICHELLE SILVA PINTO
2019, Dissertação de Mestrado O MOVIMENTO DIALOGICO DE ESCREVER: Os generos do discurso como o locus especifico de manifestacao da linguagem , MARIA JANDIRA DE ANDRADE SOUSA
2019, Dissertação de Mestrado ALFABETIZACAO DE CRIANCAS EM SITUACAO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: orientacoes para o trabalho pedagogico com o 2º ano do ensino fundamental por meio de sequencias didaticas Sao Luis, NATALIA RIBEIRO FERREIRA
2019, Qualificação de Mestrado A FORMACAO DE LEITORES NO CICLO DE ALFABETIZACAO: um estudo na UEB Olavo Melo, ANDREIA VAZ CUNHA DE SOUSA
2019, Monografia de Graduação A CONTACAO DE HISTORIA COMO ATIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL: o olhar para a pratica pedagogica, LAYS DE NAZARE AVELAR DE SOUZA
2019, Monografia de Graduação A CONTACAO DE HISTORIAS NA EDUCACAO INFANTIL: implicacoes para a formacao de pequenos leitores, LETICIA RODRIGUES LINDOSO
2019, Monografia de Graduação A CONTACAO DE HISTORIA COMO ATIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL: o olhar para a pratica pedagogica , LAYS DE NAZARE AVELAR DE SOUZA
2019, Monografia de Graduação A ESTRADA: professoras afrodescendentes universitarias entrecruzam e entrelacam memorias deresistencias, WALQUIRIA COSTA PEREIRA
2019, Qualificação de Mestrado A PRODUCAO TEXTUAL NA ALFABETIZACAO: uma possibilidade de pratica discursiva de linguagem para criancas do 3º ano, CLEIA SILVA PINTO COSTA
2019, Tese Doutorado HA UMA LUTA DE CLASSES NOS LIVROS: politica cultural para a democratizacao do livro e leitura no Brasil no contexto neoliberal, CARLOS WELLINGTON SOARES MARTINS
2019, Monografia de Especialização ALFABETIZACAO ACADEMICA: Implicacoes para a formacao de alunos/as leitores/as e produtores/as de texto no Ensino Superior, JORGIANA CRISTINE PONTES NASCIMENTO
2019, Monografia de Especialização CURSO DE EXTENSAO GENERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA (GSE): uma analise das acoes e possiveis repercussoes do curso na pratica Pedagogica, ELIAS AUGUSTO RIBEIRO NETO
2018, Monografia de Graduação CORPO E SEXUALIDADE: o que dizem e o que pensam as criancas?, JULIANA VASCONCELOS OLIVEIRA
2018, Monografia de Graduação OS CONTOS MARAVILHOSOS E SEUS ASPECTOS MITICOS: uma contribuicao a educacao , LARA LARRISA DA SILVA OLIVEIRA
2018, Qualificação de Mestrado O PROCESSO DE ESCRITA DE TEXTOS: uma experiencia de intervencao em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental , MARIA JANDIRA DE ANDRADE SOUSA
2018, Qualificação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER NO CICLO DE ALFABETIZACAO: possibilidades de acoes para a constituicao de uma comunidade de leitores, a partir da biblioteca de uma escola do municipio de Sao Luis Sao Luis, MICHELLE SILVA PINTO
2018, Qualificação de Mestrado A ESCRITA COMO PRODUCAO DE TEXTOS E AS ATIVIDADES EPILINGUISTICAS: uma proposta de intervencao colaborativa no ensino da lingua materna para estudantes do 5º ano da Escola Publica Ancoragem, Sao Luis − MA, FRANCINETE BRAGA SANTOS
2018, Monografia de Graduação AS PRATICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICACOES PARA A CONSTITUICAO DO LEITOR: uma analise em escola da rede municipal de Buriti Bravo, RITA FREITAS DOS SANTOS
2018, Dissertação de Mestrado "GENERO E EDUCACAO INFANTIL: um estudo das atividades realizadas pelas professoras no contexto escolar.", THALITA DE FÁTIMA ARANHA BARBOSA SOUSA
2018, Qualificação de Mestrado PROPOSTA DIDATICA PARA A PRODUCAO DE TEXTOS MULTIMODAIS, NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 9º ANO NO CENTRO DE ENSINO “ESTADO DO PARA” EM SAO LUIS-MA, JULIO CESAR ALBINO MARINS
2018, Monografia de Graduação EDUCACAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios da transicao escolar, KAROLINE CUNHA CANTANHEDE
2018, Dissertação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER E ESCREVER E O SEU DIALOGO COM AS AREAS DO CONHECIMENTO NO CICLO DE ALFABETIZACAO: uma experiencia de intervencao., CLAUDILEUDE DE JESUS SILVA
2018, Monografia de Graduação A LINGUAGEM ESCRITA NA CRECHE: analise da realidade de uma escola municipal de Vargem Grande - MA., WANESSY SOUSA E SOUSA
2018, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA COLABORATIVA NA ESCOLA: uma intervencao na acao alfabetizadora com enfase a utilizacao dos textos como unidade basica de ensino no processo de alfabetizacao de criancas Sao Luis, FRANCISCA DAS CHAGAS PASSOS SILVA
2018, Monografia de Graduação A FORMACAO DE LEITORES/AS E PRODUTORES/AS DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Contribuicoes do Curso de Pedagogia da UFMA, ELEN CARLA BARROS LIMA
2018, Monografia de Graduação OUVIR, OLHAR E LER ESTORIAS: a Literatura Infantil na formacao de leitores e leitoras, ANDRESSA GARCIAS PINHEIRO
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BURITI BRAVO-MA: um estudo sobre as praticas de producao textual dos alunos do 1º ano , JOSEANE DE ARAUJO CRUZ BRANDAO
2018, Monografia de Graduação O LUDICO COMO RECURSO METODOLOGICO POTENCIALIZADOR PARA A CONSTRUCAO DA APRENDIZAGEM MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JACIANA SANTOS MOURA COSTA
2018, Monografia de Graduação AS PRATICAS DE LEITURA NA SALA DE AULA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicacoes para a aprendizagem da leitura em escola da rede municipal de Buriti Bravo, VANELMA MACEDO DE MORAIS
2018, Monografia de Graduação A CONTRIBUICAO DO LUDICO PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM INFANTIL: um estudo a partir do 1º ano do ensino fundamental das escolas urbanas de Buriti Bravo - MA, LUCIELMA VIEIRA DA SILVA PEREIRA
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA EM FOCO: um estudo no 1º ciclo do ensino fundamental em escola de Buriti Bravo-MA, DANUZIA DA SILVA SOUSA
2018, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO LUDICO NA ALFABETIZACAO DE CRIANCAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE BURITI BRAVO/MA., MARIA DAS DORES NERES SILVA
2018, Monografia de Graduação A PRODUCAO DE TEXTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE BURITI BRAVO- MA: concepcao e pratica docente , JOICIANE PEREIRA MELO
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANA MARY DA SILVA BRANDÃO COELHO
2018, Dissertação de Mestrado CRIANCAS FILOSOFANDO: uma proposta metodologica de ensino a luz de Matthew Lipman, CAROLINY SANTOS LIMA
2018, Dissertação de Mestrado A LEITURA E A ESCRITA COMO ATOS INTERDISCURSIVOS: implicacoes para a pratica alfabetizadora , NOYRA MELÔNIO DA FONSECA
2018, Dissertação de Mestrado LEITURA, ENCONTRO COM OS(AS) OUTROS(AS): processos dialogicos no ato de ler, KATIA CILENE AMORIM GOMES
2018, Monografia de Graduação A ESCRITA COMO FUNCAO SOCIAL: a pratica docente de uma professora alfabetizadora, SARA SENA DE SOUSA BEZERRA
2018, Monografia de Graduação A FORMACAO INICIAL DO/A PEDAGOGO/A E A SALA DE AULA HOSPITALAR: desafios da docencia nas relacoes educacao e saude, VANESSA SOARES RIBEIRO
2018, Monografia de Graduação INFANCIA EROTIZADA E A EXPRESSAO DA SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: dizeres e fazeres de professoras, EMANUELLA SILVA SILVEIRA
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO PROJETO DE EXTENSAO ENTRELINHAS: Alfabetizacao dialogica para a formacao de leitores/as e produtores/as de textos, TYCIANA VASCONCELOS BATALHA
2017, Monografia de Graduação VOZES INFANTIS: somente duas nao! A crianca e feita de varias linguagens, IZABELLA SILVA MORENO
2017, Dissertação de Mestrado SABERES DOCENTES E SUAS RELACOES COM A CONSTRUCAO DE MOVIMENTOS EPISTEMICOS DESENVOLVIDOS EM AULAS DE BIOLOGIA , KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA
2017, Qualificação de Mestrado ALFABETIZACAO DE CRIANCAS EM SITUACAO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: as relacoes de sentido no processo de apropriacao da lingua materna no 2º ano do ensino fundamental, NATALIA RIBEIRO FERREIRA
2017, Qualificação de Mestrado A LEITURA E A ESCRITA COMO ATOS INTERDISCURSIVOS: um estudo no 2º ano do Ciclo de Alfabetizacao da Unidade Integrada Jose Lisboa no municipio de Raposa-Ma , NOYRA MELÔNIO DA FONSECA
2017, Qualificação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER COMO PROCESSO DIALOGICO: uma proposta de intervencao para as turmas do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Sao Luis – MA, KATIA CILENE AMORIM GOMES
2017, Qualificação de Mestrado A LEITURA E A ESCRITA COMO OBJETO DE ENSINO DE TODAS AS AREAS NO CICLO DE ALFABETIZACAO: uma experiencia de intervencao na UEB PROFESSOR RUBEM ALMEIDA, CLAUDILEUDE DE JESUS SILVA
2017, Qualificação de Mestrado O TEXTO COMO UNIDADE BASICA DE ENSINO NA APROPRIACAO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE SAO LUIS: elementos para formacao de professores., FRANCISCA DAS CHAGAS PASSOS SILVA
2017, Qualificação de Mestrado CRIANCAS FILOSOFANDO: uma proposta metodologica de ensino a luz de Matthew Lipman, CAROLINY SANTOS LIMA
2017, Monografia de Graduação A EDUCACAO INFANTIL E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANCAS PEQUENAS, EMERSON NOLETO PEREIRA
2017, Monografia de Graduação EDUCACAO INFANTIL E DIVERSIDADE ETNICO RACIAL: as praticas pedagogicas de uma escola Quilombola na Comunidade Vila Pitombeira-Buriti/MA, ERLANE SILVA
2017, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA TURMA DO 1º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA MUNICIPAL NO POVOADO VILA DOS CRIULIS - BREJO-MA, ROSIANE ALVES ARAUJO
2017, Monografia de Graduação O PROCESSO DE ALFABETIZACAO EM UMA ESCOLA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA VILA DAS ALMAS - TERRITORIO SACO DAS ALMAS EM BREJO/MA, MARCOS ANTONIO COSTA SILVA
2017, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA: Um estudo da pratica educativa no 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jefferson Moreira, RAIMUNDO GOMES SOARES
2017, Monografia de Graduação “O ENSINO DA ESCRITA NA DISCIPLINA DE LINGUA PORTUGUESA NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U.E. FRANCISCO NERES PORTELA, KATIANE DA SILVA ALVES DOS SANTOS
2017, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INTERACAO: A experiencia vivenciada no Projeto de Extensao Entrelinhas, JORGIANA CRISTINE PONTES NASCIMENTO
2017, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INTERACAO: A experiencia vivenciada no Projeto de Extensao Entrelinhas, JORGIANA CRISTINE PONTES NASCIMENTO
2017, Monografia de Especialização ROTINA DE CRECHES DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE SAO LUIS - MA: a organizacao do tempo e espaco, ADRIANA PEREIRA BARROS RODRIGUES
2017, Monografia de Graduação A BRINCADEIRA COMO ELEMENTO IMPORTANTE PARA A APROPRIACAO DA LINGUAGEM ORAL PELA CRIANCA PEQUENA, LARISSA COSTA PEREIRA
2017, Monografia de Graduação INFLUENCIAS DAS CONCEPCOES DE LEITURA EM VOZ ALTA E SILENCIOSA NA FORMACAO DO/A LEITOR/A, ELIZABETH OLIVEIRA DE CASTRO
2017, Monografia de Especialização PRE-ESCOLA E ESPACO: me dizes como te arrumas e eu te direi quem tu es, MARIA SILVA SANTOS
2017, Monografia de Especialização A CONCEPCAO DE RODA DE CONVERSA NA VOZ DAS PROFESSORAS DE EDUCACAO INFANTIL, VALÉRIA FERREIRA DA SILVA
2017, Monografia de Especialização EDUCACAO INFANTIL: percepcoes das professoras sobre essa etapa da educacao basica, ELIZABETH SANTOS CARVALHO DE SOUSA
2017, Monografia de Especialização AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCACAO INFANTIL E SUAS IMPLICACOES NA ORGANIZACAO DO TRABALHO DOCENTE, SHIRLEY CRISTIANE LEITÃO CASTRO
2017, Monografia de Especialização HORA ATIVIDADE NA ORGANIZACAO DO TRABALHO DOCENTE: o que mudou para a educacao infantil?, NIVANA CELIA SILVA BATISTA
2017, Monografia de Especialização JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCACAO INFANTIL: o que dizem as professoras da Escola Comunitaria Instituto Bom Pastor, JOSENILCE LIMA SILVA VINHAS
2017, Monografia de Especialização A ATUACAO DO CARRO-BIBLIOTECA NAS INSTITUICOES PUBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCACAO INFANTIL DE SAO LUIS - MARANHAO, MARLISE GARCÊS FEITOSA
2017, Monografia de Especialização A BRINCADEIRA NA EDUCACAO INFANTIL: implicacoes para o desenvolvimento da crianca pequena, FRANCISCA MARIA RIBEIRO DA SILVA
2017, Monografia de Especialização CONTACAO DE HISTORIA COMO ATIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL: uma experiencia de intervencao na Unidade de Educacao Basica Castelinho, NÚBIA REJANE SANTOS COSTA
2017, Monografia de Especialização OS PROJETOS DIDATICOS E SUA OPERACIONALIZACAO NA ESCOLA DE EDUCACAO INFANTIL MARILEIDE SOUSA, ELEM CARVALHO ABREU RIBEIRO
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANCA: estudo de caso no Centro de Educacao infantil e Ensino Fundamental Dra. Graca Artioli., ALDECI OLIVEIRA RIBEIRO
2016, Monografia de Graduação A LINGUAGEM NA EDUCACAO INFANTIL: uma analise das praticas em uma Creche no municipio de Vargem Grande – MA, ELIANA DA SILVA SOUSA
2016, Monografia de Graduação ESCOLA BIBLICA DOMINICAL: Uma analise pedagogica na Igreja Presbiteriana de Sao Luis, LUIS FERNANDO SARAIVA DA SILVA
2016, Monografia de Graduação O BRINCAR NA EDUCACAO INFANTIL E A PRATICA DOCENTE: concepcoes e praticas para o desenvolvimento das criancas pequenas na Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, DIEGO DA PAIXAO SOARES DE ALMEIDA
2016, Monografia de Graduação A CONCEPCAO TEORICO-METODOLOGICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZACAO NA IDADE CERTA: Implicacoes para a formacao de leitores/as e produtores/as de textos, PALOMA CRUZ FERREIRA
2016, Monografia de Graduação CONSTRUCOES DE GENERO NA EDUCACAO INFANTIL: Um olhar historico reflexivo sobre a pratica docente na U.E.B. Primavera, NAYLCE GONCALVES ROCHA
2016, Monografia de Graduação A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL DESTITUIDA DO DESEJO DE EXPRESSAO: Implicacoes para a formacao do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto, DANIELA BARBOSA DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação EDUCACAO SEXUAL NA ESCOLA: DESAFIOS DA PRATICA DOCENTE NA U.E.B JORNALISTA NEIVA MOREIRA, ALYNE ANDRADE FRANCO DE SA
2016, Monografia de Graduação GESTAO ESCOLAR: CONTRIBUICOES PARA A EFETIVACAO DO DIREITO A EDUCACAO, ANGELICA TELLES DE SOUZA PESSOA
2016, Monografia de Graduação AS ARTES VISUAIS NA EDUCACAO INFANTIL: Implicacoes para a Formacao das Criancas, CAMILA CONCEICAO BEZERRA PEREIRA
2016, Monografia de Graduação COMPREENDENDO O PROCESSO DE LEITURA NA ESCOLA: A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE, ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES MORAIS
2016, Monografia de Graduação PEDAGOGIA CATEQUETICA: um estudo da pratica pedagogica da catequese do Santuario Nossa Senhora da Conceicao, ALINE GUANARE LIMA BORGES
2016, Monografia de Graduação A QUALIFICACAO PROFISSIONAL DO PROJOVEM URBANO NA UEB ALBERTO PINHEIRO: perfil e expectativas dos/as alunos/as , JOSUEL BEZERRA DE SOUZA
2016, Monografia de Graduação OS CANTINHOS DE LEITURA E AS SUAS IMPLICACOES PARA O LETRAMENTO DE CRIANCAS EM PROCESSO DE ALFABETIZACAO, GLENDA RIBEIRO PINTO
2016, Monografia de Graduação A PRATICA DA CONTACAO DE HISTORIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANCA PEQUENA , VERONICA CUNHA RODRIGUES
2016, Monografia de Graduação BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: uma analise de sua funcionalidade e contribuicao para criancas hospitalizadas, RUBENITA DE LIMA SODRE
2016, Monografia de Graduação O PROCESSO DE ALFABETIZACAO NA EMEF I E II PROFESSOR NEWTON NEVES: concepcoes de professoras alfabetizadoras., DAURILENE FRAZAO ARAUJO
2016, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO CICLO DE ALFABETIZACAO: A realidade da escola Aline Soeiro Batista., RAIMUNDA LUISA VERAS PEREIRA GRAÇA
2016, Monografia de Graduação AVALIAR NA EDUCACAO INFANTIL: o registro reflexivo como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento da crianca., GLEIGA SANDOGAS SOUSA CAVALCANTE
2016, Monografia de Graduação O ESPACO PEDAGOGICO NA EDUCACAO INFANTIL: um olhar para realidade de uma Creche no municipio de Vargem Grande - MA., LADYLENE RABELO PONTES DE SOUSA
2016, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., ANTONIA IRENE DOS SANTOS COSTA
2016, Monografia de Graduação PRATICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR CONEGO RAIMUNDO AMORIM DE CARVALHO: a realidade das salas multisseriadas., FRANCILENE DE JESUS MORAES DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação A PRATICA DA CONTACAO DE HISTORIA NA EDUCACAO INFANTIL. , MARIA DAS NEVES SALGADO
2016, Monografia de Graduação A AVALIACAO NO CICLO DE ALFABETIZACAO: IMPLICACOES PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA., WANDERLEIA FERREIRA DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação TODO DIA ELA FAZ TUDO SEMPRE IGUAL? O lugar da crianca na rotina da educacao infantil., LUZINETE PINTO DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação O LUDICO NAS AREAS DE CONHECIMENTO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuicoes para a aprendizagem., JURACY PINTO NASCIMENTO
2015, Monografia de Graduação O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA ESCRITA DA CRIANCA, LAUDICEIA CRISTINA CARVALHO CARNEIRO
2015, Monografia de Graduação O ESTAGIO EM EDUCACAO INFANTIL E A SUA RELACAO PARA A CONSTITUICAO DA DOCENCIA, KEILA RAQUEL PINTO ARAUJO
2015, Monografia de Graduação LINGUAGEM ESCRITA E AUTISMO: um estudo de caso, CHAYENE CRISTINA SANTOS CARVALHO
2015, Monografia de Graduação O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS FORMAS DE EXPRESSAO DAS CRIANCAS PEQUENAS, GLECIANE REIS
2015, Monografia de Graduação PROVINHA BRASIL: o olhar de professoras do 2º ano do Ensino Fundamental, ALINE PORTO RIBEIRO
2015, Monografia de Graduação OS JOGOS, OS BRINQUEDOS E AS BRINCADEIRAS NA EDUCACAO INFANTIL: Um universo de possibilidades para a aprendizagem, MARIA FRANCISCA RIBEIRO
2015, Monografia de Graduação O ACESSO A CULTURA ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL: uma reflexaosobre a linguagem escrita em uma pre-escola, MARIA EDNA DE JESUS ROCHA
2015, Monografia de Graduação UM ESTUDO ACERCA DA ORGANIZACAO DO TEMPO E DO ESPACO EM UMA INSTITUICAO DE EDUCACAO INFANTIL EM COROATA - MA, ROSÂNGELA SOUSA DA CRUZ
2015, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE EM UMA PRE-ESCOLA NO MUNICIPIO DETIMBIRAS-MA, MARGARETE SALOMÃO NUNES
2015, Monografia de Graduação POLITICAS PUBLICAS E A IMPORTANCIA DA EDUCACAO INFANTIL NO CAMPO NA ESCOLA VANDA BACELAR NO MUNICIPIO DE COELHO NETO, MARIA JOSÉ LIMA
2015, Monografia de Graduação PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA: Medidas de acesso e estimulo a leitura?, ANGELA KAROLLYNE COELHO CORREIA
2014, Monografia de Graduação CONCEPCOES E PRATICAS DE LEITURA NO 2º ANO DAS SERIES INICIAIS: a experiencia de uma escola da rede municipal de ensino., LUDMILA ARAUJO DE SOUSA
2014, Monografia de Graduação O ESPACO FISICO COMO DIMENSAO NECESSARIA PARA O TRABALHO PEDAGOGICO NA EDUCACAO INFANTIL: A realidade de uma escola publica municipal de Sao Luis - MA, DEUSIDENE MACHADO FERREIRA
2014, Monografia de Graduação AMPLIACAO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma analise sobre a 1ª etapa do 1º ciclo do ensino fundamental, DÉBORA CERVEIRA VALANDRO
2014, Monografia de Graduação A PRATICA DA LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na Unidade Integrada Padre Newton Pereira, VALDEANES COSTA
2014, Monografia de Graduação A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE EDUCACAO BASICA CIDADE OLIMPICA: reflexoes sobre as praticas pedagogicas em prol da formacao de leitores., ELILSON TARCIO DE SOUSA E SOUSA
2014, Monografia de Graduação OS DESAFIOS DA MATEMATICA NA SALA DE AULA: subtraindo problemas e multiplicando solucoes., LUANA CAROLINNE PORTELA FERREIRA
2014, Monografia de Graduação A LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL: Concepcoes e praticas, LINDAIANE BARROS SOARES
2013, Monografia de Graduação O LUDICO NA EDUCACAO INFANTIL: um estudo na Creche Escola Sementinha. , ROSEMARY DIAS PEREIRA
2012, Monografia de Graduação A LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL: a hora da historia como momento privilegiado para as criancas pequenas, HELOISA VITORIA FERREIRA GOMES
2012, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na Unidade Integrada Julio de Mesquita Filho/Sao Luis-MA, ANANDA LIMA COSTA
2012, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: concepcoes e praticas das professoras alfabetizadoras, ANA LUZIA COSTA LEITE
2012, Monografia de Graduação O LUGAR DO JOGO OU BRINCADEIRA NA ESCOLA DA INFANCIA , KARLIANE RODRIGUES ARAUJO
2012, Monografia de Graduação EDUCACAO EM SAUDE: uma analise da leitura mediada como pratica pedagogica em ambiente hospitalar. , KARINA CRISTINA RABELO SIMÕES
2012, Monografia de Graduação O BRINCAR NO CONTEXTO HOSPITALAR: uma analise das brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem em criancas hospitalizadas. , JESSYCA ADIENE SOUZA SILVA
2012, Monografia de Graduação A PRATICA PEDAGOGICA DE EDUCADORES EM AMBIENTE HOSPITALAR: uma analise da experiencia do projeto de extensao Estudar uma acao saudavel no Hospital da Crianca Dr. Odorico Amaral de Matos, DORIAN CUNHA DA SILVA
Trabalho de conclusão de curso (67)
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: concepções e práticas das professoras alfabetizadoras., ANA LUZIA COSTA LEITE , 11/2012
O LUGAR DO JOGO OU BRINCADEIRA NA ESCOLA DA INFÂNCIA., KARLIANE RODRIGUES ARAUJO , 12/2012
A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a hora da história como momento privilegiado para as crianças pequenas., HELOÍSA VITÓRIA FERREIRA GOMES , 12/2012
A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas, LINDAIANE BARROS SOARES , 01/2014
A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na Unidade Integrada Padre Newton Pereira, VALDEANES COSTA , 01/2014
A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA CIDADE OLÍMPICA: reflexões sobre as práticas pedagógicas em prol da formação de leitores., ELILSON TARCIO DE SOUSA E SOUSA , 01/2014
AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise sobre a 1ª etapa do 1º ciclo do ensino fundamental, DÉBORA CERVEIRA VALANDRO , 02/2014
UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA ALFA E BETO: Concepções e práticas de professoras alfabetizadoras, ADRIELLY CUTRIM CAMPOS , 02/2014
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EMEF I E II PROFESSOR NEWTON NEVES: concepções de professoras alfabetizadoras., DAURILENE FRAZAO ARAUJO , 01/2016
AS ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO ATO DE LER NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES (AS) DE TEXTOS, ALDEANE ABREU DAS NEVES , 12/2014
O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO PROJETO DE EXTENSÃO ENTRELINHAS: Alfabetização dialógica para a formação de leitores/as e produtores/as de textos, TYCIANA VASCONCELOS BATALHA , 01/2018
PROVINHA BRASIL: o olhar de professoras do 2º ano do Ensino Fundamental , ALINE PORTO RIBEIRO , 07/2015
O ESPAÇO FÍSICO COMO DIMENSÃO NECESSÁRIA PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A realidade de uma escola pública municipal de São Luís - MA, DEUSIDENE MACHADO FERREIRA , 08/2014
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA NO 2º ANO DAS SÉRIES INICIAIS: a experiência de uma escola da rede municipal de ensino , LUDMILA ARAUJO DE SOUSA , 08/2014
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise da experiência do processo de leitura em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Literato, SIMONE MOREIRA SILVA , 08/2014
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DE PROFESSORAS: Influências para a formação de leitores/as de textos , ANTERO PINTO FRAZÃO FILHO , 04/2015
A PRÁTICA DE PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., ALDEIDE PEREIRA DA SILVA , 12/2014
LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A PRÁTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, CILEUDE PAIVA CASTRO , 12/2014
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA AO FINAL DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A FORMAÇÃO DO/A LEITOR/A E PRODUTOR/A DE TEXTOS. , HELDA MENDES SANTOS , 12/2014
O TRABALHO COM A ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMANDO PRODUTORES DE TEXTOS, MARIA JOSÉ DE SOUSA SILVA , 12/2014
A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO OU PREPARAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL?, RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO , 12/2014
A PRATICA DE LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES (AS E PRODUTORES / AS DE TEXTOS), CLEUDIMAR DE SOUSA COLAÇO , 12/2014
A LEITURA NO PRIMEIRO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE DA ESCOLA U. I. VIRIATO CORREIA, MARIA FRANCISCA DOS SANTOS MORAIS , 12/2014
PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA: Medidas de acesso e estímulo à leitura?, ANGELA KAROLLYNE COELHO CORREIA , 01/2015
EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA CAMPESINA: reflexões sobre a prática de uma estagiária, ELIZANGELA SANTOS FRAZAO , 01/2015
O TRABALHO PEDAGOGICO DESENVOLVIDO COM AS CRIANÇAS PEQUENAS CAMPESINAS, MARCIA SOUSA DA SILVA , 01/2015
A EXPERIÊNCIA DA ASSEMA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE LUDOVICO NO MUNICÍPIO DE LAGO DO JUNCO-MA, ANASTÁCIA SILVA E SILVA , 01/2015
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO ASSENTAMENTO VILA DIAMANTE NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ DO MEIO-MA, LEA ARAUJO DE BRITO , 02/2015
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS FORMAS DE EXPRESSÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS, GLECIANE REIS , 07/2015
O ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA, KEILA RAQUEL PINTO ARAUJO , 08/2015
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: Concepções e práticas de professoras alfabetizadoras., MARIA ROSEANE FARIAS , 12/2014
JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LUCILENE AGUIAR DE OLIVEIRA FRANCO , 04/2015
A PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL., MARIA DAS NEVES SALGADO , 01/2016
LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA PEQUENA., ESMILÂNDIA MARQUES DE MELO , 12/2014
O ESPAÇO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar para realidade de uma Creche no município de Vargem Grande - MA., LADYLENE RABELO PONTES DE SOUSA , 01/2016
O ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A realidade da escola Aline Soeiro Batista , RAIMUNDA LUISA VERAS PEREIRA GRAÇA , 01/2016
A PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA PEQUENA, VERONICA CUNHA RODRIGUES , 04/2016
OS CANTINHOS DE LEITURA E AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA O LETRAMENTO DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, GLENDA RIBEIRO PINTO , 04/2016
O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA ESCRITA DA CRIANÇA Coroatá, LAUDICEIA CRISTINA CARVALHO CARNEIRO , 04/2015
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: Implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto, DANIELA BARBOSA DOS SANTOS , 09/2016
A CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Implicações para a formação de leitores/as e produtores/as de textos, PALOMA CRUZ FERREIRA , 09/2016
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: estudo de caso no Centro de Educação infantil e Ensino Fundamental Dra. Graça Artioli., ALDECI OLIVEIRA RIBEIRO , 10/2016
A LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise das práticas em uma Creche no município de Vargem Grande – MA, ELIANA DA SILVA SOUSA , 10/2016
INFLUÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA EM VOZ ALTA E SILENCIOSA NA FORMAÇÃO DO/A LEITOR/A, ELIZABETH OLIVEIRA DE CASTRO , 01/2017
A BRINCADEIRA COMO ELEMENTO IMPORTANTE PARA A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL PELA CRIANÇA PEQUENA, LARISSA COSTA PEREIRA , 03/2017
PRÉ-ESCOLA E ESPAÇO: me dizes como te arrumas e eu te direi quem tu és, MARIA SILVA SANTOS , 01/2017
A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações para o desenvolvimento da criança pequena , FRANCISCA MARIA RIBEIRO DA SILVA , 01/2017
A CONCEPÇÃO DE RODA DE CONVERSA NA VOZ DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, VALÉRIA FERREIRA DA SILVA , 01/2017
O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INTERAÇÃO: A experiência vivenciada no Projeto de Extensão Entrelinhas, JORGIANA CRISTINE PONTES NASCIMENTO , 03/2017
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de intervenção na Unidade de Educação Básica Castelinho, NÚBIA REJANE SANTOS COSTA , 01/2017
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA TURMA DO 1º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO POVOADO VILA DOS CRIULIS - BREJO-MA, ROSIANE ALVES ARAUJO , 05/2017
O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA: um estudo da prática educativa no 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jefferson Moreira, RAIMUNDO GOMES SOARES , 05/2017
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA VILA DAS ALMAS - TERRITÓRIO SACO DAS ALMAS EM BREJO/MA, MARCOS ANTONIO COSTA SILVA , 05/2017
O ENSINO DA ESCRITA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U.E. FRANCISCO NERES PORTELA, KATIANE DA SILVA ALVES DOS SANTOS , 05/2017
A FORMAÇÃO DE LEITORES/AS E PRODUTORES/AS DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Contribuições do Curso de Pedagogia da UFMA, ELEN CARLA BARROS LIMA , 07/2018
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios da transição escolar, KAROLINE CUNHA CANTANHEDE , 07/2018
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: Implicações para a formação de alunos/as leitores/as e produtores/as de texto no Ensino Superior , JORGIANA CRISTINE PONTES NASCIMENTO , 05/2019
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações para a formação de pequenos leitores, LETICIA RODRIGUES LINDOSO DE MELO , 07/2019
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o olhar para a prática pedagógica, LAYS DE NAZARE AVELAR DE SOUZA , 07/2019
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO “ENTRELINHAS - alfabetização dialógica”: o entrelaçamento entre a vida e a linguagem escrita, MARINALVA JESUS DO NASCIMENTO , 03/2021
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO – PNA: Como fica a formação de leitores?, NATALIA MARTINS SENA , 08/2022
A EXPERIÊNCIA COM A ALFABETIZAÇÃO NO PIBID: reflexões de uma estagiária, LEYZA CARVALHO DA SILVA , 12/2022
A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: O que considerar?, ESTEFANE SILVA COSTA , 05/2023
O ENSINO DO ATO DE LER NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O que pensam os alunos sobre este ato cultural?, BRENDA MARTINHA CALDAS AZEVEDO , 07/2023
A CONCEPÇÃO DE LEITURA NO TESTE DE FLUÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO – PNA: Como fica a formação de leitores?, LOHANNE MERY SANTOS DE JESUS CUTRIM , 07/2023
LITERATURA E FORMAÇÃO HUMANA: um olhar às vivências no Estágio em Docência de Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia - UFMA, RENATA NAYARA DA SILVA BASTOS , 12/2023
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA: O que propõe a Lyceum Consultoria Educacional?, HELEN GARRIDO ARAUJO MENDES , 01/2024
Orientação em pós-graduação (5)
Mestrado, KÁTIA CILENE AMORIM GOMES, 03/2016 - , Concluída em 03/2018
Mestrado, NOYRA MELÔNIO DA FONSECA, 03/2016 - , Concluída em 05/2018
Mestrado, CLAUDILEUDE DE JESUS SILVA, 03/2016 - , Concluída em 08/2018
Mestrado, MARIA JANDIRA DE ANDRADE, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, MICHELLE SILVA PINTO, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
fim do conteúdo