Ir para acessibilidade
Foto do docente JOELMA REIS CORREIA

JOELMA REIS CORREIA

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
05/2018 O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COMO PROCESSOS DIALÓGICOS - GLEPDIAL,
05/2018 O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COMO PROCESSOS DIALÓGICOS - GLEPDIAL,
Artigos (10)
2022, FORMAÇÃO DE LEITORES: As Concepções de Linguagem no Contexto das Práticas Alfabetizadoras, ISSN: 21791309
2022, O rei está nu: as -vergonhas- da educação infantil expostas na pandemia, ISSN: 25258761
2021, A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as, ISSN: 26759144
2020, O Programa Alfabetiza Maranhão e suas implicações para a formação de leitores e produtores de textos, ISSN: 15180743
2020, A formação da criança leitora por meio dos gêneros do discurso: questões metodológicas, ISSN: 0102387X
2017, Cadê o sentido que estava aqui? O gato comeu! ? discutindo o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil, ISSN: 19831730
2013, Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas., ISSN: 19836597
2012, A LEITURA NO INÍCIO DA ESCOLARIDADE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV E DAVIDOV, ISSN: 19833946
2012, A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DO ATO DE LER, ISSN: 0102387X
1997, A Interdiciplinaridade na relação do aluno com o objeto do conhecimento, ISSN: 14152797
Publicação em eventos (47)
2019, Joelma Reis Correia, Érica Patricia Marques de Araújo, Rosiara Costa Soares, O ensino da escrita em uma escola da Rede Pública Municipal de São Luís, IV CONBALF: Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
2019, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira, Tyciana Vasconcelos Batalha, A criança no ciclo de alfabetização: fundamentos para uma orientação pedagógica, IV CONBALF: Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
2019, , LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, ENCONTRO ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO,
2019, , PROFICIÊNCIA NA LEITURA PARA O 3o. ANO: o que considerar, SEMINÁRIO DOS ANOS INICIAIS: A práxis pedagógica no novo cenário político educacional - entre o ideal e o real,
2019, Joelma Reis Correia, Tyciana Vasconcelos Batalha, Edith Maria Batista Ferreira, Os gêneros do discurso para o aprendizado da linguagem escrita, IV CONBALF, Trabalho Completo
2019, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, ENTRECRUZAMENTOS ENTRE MEMÓRIAS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO., VI SEPEMO, Trabalho Completo
2018, , A MEDIAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PRODUTORES DE TEXTOS, XXIV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste,
2018, Joelma Reis Correia, Tyciana Vasconcelos Batalha, Daniela Barbosa dos Santos, O ensino da linguagem escrita na escola: a ênfase nos aspectos técnicos, XVI ENCONTRO HUMANÍSTICO DA UFMA, Trabalho Completo
2018, , O PROCESSO DE ESCRITA DE TEXTOS: uma análise da prática pedagógica dos/as professores/as, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas eexperiências,
2018, Joelma Reis Correia, O processo de escrita na sala de aula: uma análise da mediação docente na produção de textos em uma escola da rede pública municipal de São Luís - MA, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2018, Joelma Reis Correia, Diferentes concepções de linguagens: uma abordagem metodológica, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2018, Joelma Reis Correia, Katia Cilene Amorim Gomes, DISCUSSÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES, Trabalho Completo
2018, , Intervenções pedagógicas nas competências de leitura e escrita para crianças na educação infantil, I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA: Diálogos interdisciplinares entre Educação e Saúde,
2018, Joelma Reis Correia, Érica Patrícia Marques de Araújo, A MEDIAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PRODUTORES DE TEXTOS, XXIV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPED, Trabalho Completo
2018, , DISCUSSÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas experiências,
2018, , O ensino da linguagem escrita na escola: a ênfase nos aspectos técnicos, XVI ENCONTRO HUMANÍSTICO DA UFMA,
2018, , Diferentes concepções de linguagens: uma abordagem metodológica, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas experiências,
2017, , Múltiplas lingugens no processo ensino aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Estágio Formação de Formadores,
2017, , Múltiplas linguagens no processo de nsino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, Estágio em Formação de Formadores,
2017, , Apropriação do Sistema de escrita alfabética na leitura e escrita de diferentes gêneros textuais no Ciclo de Alfabetização, Seminário "Alfabetização e letramento: um desafio da equipe pedagógica",
2017, Joelma Reis Correia, Jorgiana Cristine Pontes Nascimento, A favor da maré da linguagem escrita: o processo interativo no ato de ler e escrever, III CONBALf - Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
2016, , Linguagem escrita: como anda este trabalho com as crianças pequenas nas escolas maranhenses?, IX ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia, Linguagem escrita: como anda esse trabalho com as crianças pequenas nas escolas maranhenses, IX ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2014, , Tipologia textual e gênero textual: definição e funcionalidade, Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,
2014, , Como usar a Linguagem Escrita para Criar Espaços de Interação e Interlocução entre as Crianças no Ciclo da Alfabetização?, I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros,
2014, Joelma Reis Correia, A ALFABETIZAÇÃO NA HISTÓRIA: COMO SE ENSINAVA OU SE ENSINA A LER, VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2013, Joelma Reis Correia, A CONCEPÇÃO DE LEITURA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DO ATO DE LER, 36a. Reunião Nacional do ANPED, Trabalho Completo
2013, , Aspectos cognitivos e imaginário no processo de leitura e escrita, VI SEMINÁRIO LEITURA, BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO,
2013, Joelma Reis Correia, O ATO DE LER NO INÍCIO DA ESCOLARIDADE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV E DAVIDOV, CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
2013, Joelma Reis Correia, A CONCEPÇÃO DE LEITURA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DO ATO DE LER, 36a. Reunião Nacional do ANPED, Resumo
2012, Joelma Reis Correia, Provinha Brasil: uma análise da concepção de leitura, 35a. Reunião Anual da Anped, Trabalho Completo
2012, Joelma Reis Correia, Provinha Brasil: uma análise da concepção de leitura, 35a. Reunião Anual da Anped, Resumo
2012, Joelma Reis Correia, LEITURA, GÊNERO E SEXUALIDADE: INTERFACES E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO CONTEMPORÂNEAS, XVI ENDIPE, Trabalho Completo
2012, , PROVINHA BRASILl: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE LEITURA, 35a. Reunião Anual da ANPED,
2011, , CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO ENSINO DE LEITURA EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL: Políticas e Práticas Educativas,
2009, Joelma Reis Correia, Os manuais pedagógicos e o ensino da leitura para professores em formação no contexto da escola nova, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2009, , OS MANUAIS PEDAGÓGICOS E O ENSINO DA LEITURA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA NOVA, XIX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2008, , O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA COMO UM DIREITO SOCIAL, i SEMINÁRIO RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DIREITOS HUMANOS: 60 anos da Declaração Universal dos DireitoS Humanos: Concepção e legado,
2008, Joelma Reis Correia, Concepções e práticas do ensino de leitura em turmas de alfabetização, SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ? 2008, Trabalho Completo
2007, Joelma Reis Correia, Estágio em Docência no Curso de P e d a g o g i a ( U F M A ) : c o n c e p ç õ e s e p r á t i c a s / perspectivas em movimento, VII Encontro Humanístico, Resumo
2005, Odaléia Alves da Costa, Joelma Reis Correia, Formação continuada de professoras da Educação Infantil: uma experiência em uma escola comunitária da periferia de São Luís do Maranhão, V Encontro Humanístico, Resumo
2005, Joelma Reis Correia, TRABALHANDO A LÍNGUA ESCRITA NO PERÍODO DA LAFABETIZAÇÃO PRIORIZANDO A CULTURA DE ORIGEM COMO PONTO DE PARTIDA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, XVII EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Resumo
2005, , Formação continuada de professoras da Educação Infantil: uma experiência em uma escola comunitária da periferia de São Luís do Maranhão, V Encontro Humanístico,
2005, Odaléia Alves da Costa, Joelma Reis Correia, Análise de uma experiência de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvida em áreas de assentamento do MST no Maranhão através do PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA, 57ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
2005, , Análise de uma experiência de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvida em áreas de assentamento do MST no Maranhão através do PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA, 57ª Reunião Anual da SBPC,
2005, Odaléia Alves da Costa, Joelma Reis Correia, A Alfabetização de Jovens e Adultos promovida pelo PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA: analisando a experiência em áreas de assentamento do MST, 4º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos, Trabalho Completo
2003, Joelma Reis Correia, TRABALHANDO A LÍNGUA ESCRITA NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO: A CULTURA DE ORIGEM COMO PONTO DE PARTIDA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, V SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA - Trabalho e Conhecimento: desafios e responsabilidades da Ciência, Trabalho Completo
Capítulos de livros (14)
2023, A VIDA PREPARE-SE PELA VIDA, REFRAÇÕES DAS PALAVRAS FREINETIANAS: Crônicas para professores, Joelma Reis Correia
2022, A ESCOLA FECHOU E AGORA? SENTIMENTOS, SENTIDOS E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MARANHÃO, Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira, Katia Cilene Amorim Gomes, Andréa Márcia de Araújo Porto, DANIELA BARBOSA DOS SANTOS, Patrícia Torres de Barros, Tyciana Vasconcelos Batalha
2022, A EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA NO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Educação Infantil, Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia
2021, Sentidos da/na formação de professores no Observatório das Práticas de Leitura e Escrita, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação., Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia
2021, A vivência com os gêneros do discurso em sala de aula: um relato de experiência na turma do 5o. ano da UEB Agostinho Vasconcelos, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação., Joelma Reis Correia, Érica Patrícia Marques de Araújo, Giorgio Lira Nunes
2020, PELAS MÃOS DA LITERATURA: a experiência estético-literária e a criação de encontros dialógicos na formação de professores, Arte, docência e práticas educativas [livro eletrônico] : experiências e contextos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
2020, Ensinando a ler e escrever no ciclo de alfabetização pela porta dos gêneros discursivos, A vida na escrita e a Adriana escrita na vida, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
2017, ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO ESTADO DO MARANHÃO: A influência do Programa Alfa e Beto para a (não) formação de leitores(as) de textos, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Volume 2: Práticas Curriculares na Educação Básica, Joelma Reis Correia, Claudileude de Jesus Silva;, Katia Cilene Amorim Gomes
2017, ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO ESTADO DO MARANHÃO: A influência do Programa Alfa e Beto para a (não) formação de leitores(as) de textos, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Volume 2: Práticas Curriculares na Educação Básica, Joelma Reis Correia, Claudileude de Jesus Silva;, Cilene Amorim Gomes.
2016, A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A ALFABETIZADOR/A E A CONSTITUIÇÃO DO/A LEITOR/A E PRODUTOR/A DE TEXTOS, QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO, Joelma Reis Correia, Katia Cilene Amorim Gomes
2016, AGORA NÃO PODEMOS MAIS TRABALHAR COM A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL!!! NÃO É DISSO QUE ESTAMOS FALANDO., QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO, Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia
2016, SABERES DOCENTES: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS/AS PRODUTORES/AS DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO, Joelma Reis Correia, Francisca das Chagas dos Passos Silva, Claudileude de Jesus Silva
2015, A CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE DA CRIANÇA, (RE) VISITANDO AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ILHA DO MARANHÃO, Selma Ribeiro Mendonça, Joelma Reis Correia
2013, A CONCEPÇÃO DE LEITURA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A SUA INFLUÊNCIA NO CONCEITO DE LEITURA PELOS ALUNOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, Joelma Reis Correia
Livros (3)
2021, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação., Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia
2015, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, Sirlene Mota Pinheiro, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
2013, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, Joelma Reis Correia
Trabalho de conclusão de curso (67)
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: concepções e práticas das professoras alfabetizadoras., ANA LUZIA COSTA LEITE , 11/2012
O LUGAR DO JOGO OU BRINCADEIRA NA ESCOLA DA INFÂNCIA., KARLIANE RODRIGUES ARAUJO , 12/2012
A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a hora da história como momento privilegiado para as crianças pequenas., HELOÍSA VITÓRIA FERREIRA GOMES , 12/2012
A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas, LINDAIANE BARROS SOARES , 01/2014
A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na Unidade Integrada Padre Newton Pereira, VALDEANES COSTA , 01/2014
A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA CIDADE OLÍMPICA: reflexões sobre as práticas pedagógicas em prol da formação de leitores., ELILSON TARCIO DE SOUSA E SOUSA , 01/2014
AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise sobre a 1ª etapa do 1º ciclo do ensino fundamental, DÉBORA CERVEIRA VALANDRO , 02/2014
UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA ALFA E BETO: Concepções e práticas de professoras alfabetizadoras, ADRIELLY CUTRIM CAMPOS , 02/2014
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EMEF I E II PROFESSOR NEWTON NEVES: concepções de professoras alfabetizadoras., DAURILENE FRAZAO ARAUJO , 01/2016
AS ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO ATO DE LER NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES (AS) DE TEXTOS, ALDEANE ABREU DAS NEVES , 12/2014
O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO PROJETO DE EXTENSÃO ENTRELINHAS: Alfabetização dialógica para a formação de leitores/as e produtores/as de textos, TYCIANA VASCONCELOS BATALHA , 01/2018
PROVINHA BRASIL: o olhar de professoras do 2º ano do Ensino Fundamental , ALINE PORTO RIBEIRO , 07/2015
O ESPAÇO FÍSICO COMO DIMENSÃO NECESSÁRIA PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A realidade de uma escola pública municipal de São Luís - MA, DEUSIDENE MACHADO FERREIRA , 08/2014
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA NO 2º ANO DAS SÉRIES INICIAIS: a experiência de uma escola da rede municipal de ensino , LUDMILA ARAUJO DE SOUSA , 08/2014
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise da experiência do processo de leitura em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Literato, SIMONE MOREIRA SILVA , 08/2014
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DE PROFESSORAS: Influências para a formação de leitores/as de textos , ANTERO PINTO FRAZÃO FILHO , 04/2015
A PRÁTICA DE PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., ALDEIDE PEREIRA DA SILVA , 12/2014
LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A PRÁTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, CILEUDE PAIVA CASTRO , 12/2014
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA AO FINAL DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A FORMAÇÃO DO/A LEITOR/A E PRODUTOR/A DE TEXTOS. , HELDA MENDES SANTOS , 12/2014
O TRABALHO COM A ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMANDO PRODUTORES DE TEXTOS, MARIA JOSÉ DE SOUSA SILVA , 12/2014
A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO OU PREPARAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL?, RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO , 12/2014
A PRATICA DE LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES (AS E PRODUTORES / AS DE TEXTOS), CLEUDIMAR DE SOUSA COLAÇO , 12/2014
A LEITURA NO PRIMEIRO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE DA ESCOLA U. I. VIRIATO CORREIA, MARIA FRANCISCA DOS SANTOS MORAIS , 12/2014
PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA: Medidas de acesso e estímulo à leitura?, ANGELA KAROLLYNE COELHO CORREIA , 01/2015
EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA CAMPESINA: reflexões sobre a prática de uma estagiária, ELIZANGELA SANTOS FRAZAO , 01/2015
O TRABALHO PEDAGOGICO DESENVOLVIDO COM AS CRIANÇAS PEQUENAS CAMPESINAS, MARCIA SOUSA DA SILVA , 01/2015
A EXPERIÊNCIA DA ASSEMA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE LUDOVICO NO MUNICÍPIO DE LAGO DO JUNCO-MA, ANASTÁCIA SILVA E SILVA , 01/2015
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO ASSENTAMENTO VILA DIAMANTE NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ DO MEIO-MA, LEA ARAUJO DE BRITO , 02/2015
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS FORMAS DE EXPRESSÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS, GLECIANE REIS , 07/2015
O ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA, KEILA RAQUEL PINTO ARAUJO , 08/2015
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: Concepções e práticas de professoras alfabetizadoras., MARIA ROSEANE FARIAS , 12/2014
JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LUCILENE AGUIAR DE OLIVEIRA FRANCO , 04/2015
A PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL., MARIA DAS NEVES SALGADO , 01/2016
LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA PEQUENA., ESMILÂNDIA MARQUES DE MELO , 12/2014
O ESPAÇO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar para realidade de uma Creche no município de Vargem Grande - MA., LADYLENE RABELO PONTES DE SOUSA , 01/2016
O ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A realidade da escola Aline Soeiro Batista , RAIMUNDA LUISA VERAS PEREIRA GRAÇA , 01/2016
A PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA PEQUENA, VERONICA CUNHA RODRIGUES , 04/2016
OS CANTINHOS DE LEITURA E AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA O LETRAMENTO DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, GLENDA RIBEIRO PINTO , 04/2016
O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA ESCRITA DA CRIANÇA Coroatá, LAUDICEIA CRISTINA CARVALHO CARNEIRO , 04/2015
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: Implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto, DANIELA BARBOSA DOS SANTOS , 09/2016
A CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Implicações para a formação de leitores/as e produtores/as de textos, PALOMA CRUZ FERREIRA , 09/2016
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: estudo de caso no Centro de Educação infantil e Ensino Fundamental Dra. Graça Artioli., ALDECI OLIVEIRA RIBEIRO , 10/2016
A LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise das práticas em uma Creche no município de Vargem Grande – MA, ELIANA DA SILVA SOUSA , 10/2016
INFLUÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA EM VOZ ALTA E SILENCIOSA NA FORMAÇÃO DO/A LEITOR/A, ELIZABETH OLIVEIRA DE CASTRO , 01/2017
A BRINCADEIRA COMO ELEMENTO IMPORTANTE PARA A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL PELA CRIANÇA PEQUENA, LARISSA COSTA PEREIRA , 03/2017
PRÉ-ESCOLA E ESPAÇO: me dizes como te arrumas e eu te direi quem tu és, MARIA SILVA SANTOS , 01/2017
A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações para o desenvolvimento da criança pequena , FRANCISCA MARIA RIBEIRO DA SILVA , 01/2017
A CONCEPÇÃO DE RODA DE CONVERSA NA VOZ DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, VALÉRIA FERREIRA DA SILVA , 01/2017
O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INTERAÇÃO: A experiência vivenciada no Projeto de Extensão Entrelinhas, JORGIANA CRISTINE PONTES NASCIMENTO , 03/2017
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de intervenção na Unidade de Educação Básica Castelinho, NÚBIA REJANE SANTOS COSTA , 01/2017
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA TURMA DO 1º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO POVOADO VILA DOS CRIULIS - BREJO-MA, ROSIANE ALVES ARAUJO , 05/2017
O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA: um estudo da prática educativa no 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jefferson Moreira, RAIMUNDO GOMES SOARES , 05/2017
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA VILA DAS ALMAS - TERRITÓRIO SACO DAS ALMAS EM BREJO/MA, MARCOS ANTONIO COSTA SILVA , 05/2017
O ENSINO DA ESCRITA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U.E. FRANCISCO NERES PORTELA, KATIANE DA SILVA ALVES DOS SANTOS , 05/2017
A FORMAÇÃO DE LEITORES/AS E PRODUTORES/AS DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Contribuições do Curso de Pedagogia da UFMA, ELEN CARLA BARROS LIMA , 07/2018
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios da transição escolar, KAROLINE CUNHA CANTANHEDE , 07/2018
ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: Implicações para a formação de alunos/as leitores/as e produtores/as de texto no Ensino Superior , JORGIANA CRISTINE PONTES NASCIMENTO , 05/2019
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações para a formação de pequenos leitores, LETICIA RODRIGUES LINDOSO DE MELO , 07/2019
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o olhar para a prática pedagógica, LAYS DE NAZARE AVELAR DE SOUZA , 07/2019
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO “ENTRELINHAS - alfabetização dialógica”: o entrelaçamento entre a vida e a linguagem escrita, MARINALVA JESUS DO NASCIMENTO , 03/2021
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO – PNA: Como fica a formação de leitores?, NATALIA MARTINS SENA , 08/2022
A EXPERIÊNCIA COM A ALFABETIZAÇÃO NO PIBID: reflexões de uma estagiária, LEYZA CARVALHO DA SILVA , 12/2022
A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: O que considerar?, ESTEFANE SILVA COSTA , 05/2023
O ENSINO DO ATO DE LER NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O que pensam os alunos sobre este ato cultural?, BRENDA MARTINHA CALDAS AZEVEDO , 07/2023
A CONCEPÇÃO DE LEITURA NO TESTE DE FLUÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO – PNA: Como fica a formação de leitores?, LOHANNE MERY SANTOS DE JESUS CUTRIM , 07/2023
LITERATURA E FORMAÇÃO HUMANA: um olhar às vivências no Estágio em Docência de Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia - UFMA, RENATA NAYARA DA SILVA BASTOS , 12/2023
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA: O que propõe a Lyceum Consultoria Educacional?, HELEN GARRIDO ARAUJO MENDES , 01/2024
Orientação em pós-graduação (5)
Mestrado, KÁTIA CILENE AMORIM GOMES, 03/2016 - , Concluída em 03/2018
Mestrado, NOYRA MELÔNIO DA FONSECA, 03/2016 - , Concluída em 05/2018
Mestrado, CLAUDILEUDE DE JESUS SILVA, 03/2016 - , Concluída em 08/2018
Mestrado, MARIA JANDIRA DE ANDRADE, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, MICHELLE SILVA PINTO, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
fim do conteúdo