Ir para acessibilidade
Foto do docente LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES

LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (24)
2024, Coordenador Pedagógico da EJA identidade e prática em escolas públicas no Estado do Maranhão, ISSN: 0870418X
2024, A coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional de professores no contexto pandêmico, ISSN: 19839294
2023, Fórum de Editores Periódicos de Educação Norte-Nordeste: cooperação interinstitucional e comunidades científicas, ISSN: 1809449X
2022, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO: reflexões em tempos de pandemia, ISSN: 25265970
2021, Coordenador pedagógico escolar eitinerante:o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuação, ISSN: 21771626
2020, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA, ISSN: 21782679
2020, Coordenadores pedagógicos: quem são esses profissionais?, ISSN: 22379460
2019, O Fórum de Editores de Períodicos da Área De Educação - FEAPE e o processo de avaliação, ISSN: 18097286
2019, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PROEJA NO RESGATE DO DIREITO À ESCOLARIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO, ISSN: 25268449
2019, O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA: CONCEPÇÃO E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO, ISSN: 22360441
2018, Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão, ISSN: 21756600
2017, O PROEJA e o processo de implantação pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, ISSN: 22379460
2017, PARFOR: formação de professores-cursistas no Estado do Maranhão: o Curso de Pedagogia, ISSN: 15193993
2017, A formação continuada de professores que atuam no proeja no contexto do IFMA sob a óptica da coordenação pedagógica, ISSN: 15180743
2016, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO E EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, ISSN: 22370315
2015, Reflexões sobre a formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e os saberes da docência, ISSN: 22381279
2015, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MARANHÃO: EM DISCUSSÃO PROPOSTAS E AÇÕES, ISSN: 19819269
2015, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROEJA: OUVINDO OS SUJEITOS ENVOLVIDOS, ISSN: 21764360
2014, JUVENTUDE E CIDADANIA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO: REPERCUSSÕES NA VIDA DOS EGRESSOS*, ISSN: 21782229
2013, OS SABERES DA EXPERIÊNCIA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UFMA, ISSN: 19847114
2012, A Proposta Pedagógica de Formação Continuada do Educador do Projovem Urbano: orientações e articulações com o currículo, ISSN: 19819269
2012, SABERES CONSTITUTIVOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ISSN: 15180743
2012, A Formação Continuada de professores a partir da Década de 90 e as orientações da lei 9394/96, ISSN: 19849524
2001, AFormação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90 _ ouvindo os sujeitos envolvidos nesse processo, ISSN:
Publicação em eventos (93)
2024, , Formação continuada de professores em debate: o que revelam as pesquisas em escolas públicas municipais do Maranhão?, V Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil,
2022, , O CURRÍCULO CONTRA O OPRESSOR: enfrentamento e resistência, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
2022, , FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR INICIANTE: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
2022, , ?Currículo integrado: qual perspectiva para a formação docente??, ,
2022, Diniz, Camila Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes, FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR INICIANTE: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, Resumo Expandido
2022, , A Base Nacional Comum Curricular:( BNCC): implicações na prática docente, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
2022, Nelcileyde de Jesus Pedrozo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A Base Nacional Comum Curricular:( BNCC): implicações na prática docente, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, Resumo Expandido
2022, Erika Christianne Sousa Pereira de Almeida, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O CURRÍCULO CONTRA O OPRESSOR: enfrentamento e resistência, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, Resumo Expandido
2020, , O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA E A PERMANÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, XXV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação ? ANPED,
2020, Nathalia Rissane Costa Gomes1, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA E A PERMANÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, XXV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
2019, , Currículo integrado, Semana Pedagógica,
2018, , 'MATERIAIS DIDÁTICOS EM CURSOS DO PROEJA: percepções de professores sobre a concepção e utilização, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste- Reunião Científica Regional da ANPEd,
2018, , O PROEJA NO CONTEXTO DO IFMA ? CAMPUS SANTA INÊS: percepções sobre o currículo integrado, VIII Encontro de educadores: pesquisas e experiências,
2018, , FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM EAD: REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES, VIII Encontro de educadores- pesquisas e experiências,
2018, NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE JOVENS E ADULTOS, V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2018, , A EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO PROEJA/IFMA: SOLUÇÕES E CONFLITOS, V Colóquio Internacional sobre Educação Profissional,
2018, , 'CURRÍCULO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: reflexões inicias, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste -ANPEd,
2018, , OS CURSOS DO PROEJA NO IFMA ? CAMPUS SANTA INÊS: OFERTA E ORGANIZAÇÃO,, V Colóquio Internacional sobre Educação Profissional, r,
2018, , A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFMA-CAMPUS SANTA INÊS SOBRE O PROEJA, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - ANPEd,
2018, , FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: em discussão a formação continuada, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste -ANPEd,
2018, , CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências,
2017, NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O PROEJA, VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo
2016, , Periódicos da Educação das regiões Norte e Nordeste - Aspectos e procedimentos para o aperfeiçoamento igualitário da qualidade acadêmica, científica e técnica, VIII ENCONTRO DE EDITORES DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE,
2016, NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EM FOCO A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES, VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED, Trabalho Completo
2016, NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O PROEJA NO CONTEXTO MARANHENSE: Reflexões introdutórias, VII ENCONTRO DE EDUCADORES Pesquisas e experiências, Resumo
2015, , Inserção Social e Egressos Ludovicenses: implicações de um programa socioeducativo, Jornada de Políticas Públicas,
2015, , ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROEJA COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL ALIADA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2015, , JUVENTUDE E ENGAJAMENTO SOCIAL - Uma discussão sobre os resultados do Projovem urbano, AFIRSE,
2015, , A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROEJA COMO APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO IFMA - SÃO LUIS CAMPUS - MARACANÃ, VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2015, Lélia Cristina Silveira de Moraes, ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROEJA COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL ALIADA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
2015, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, PARFOR: FORMAÇÃO EMERGENCIAL E ACOMPANHAMENTO DE PROFESSORES/CURSISTAS NO ESTADO DO MARANHÃO, EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2015, Edinólia Portela Gondim, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Juventude e Engajamento Social - Uma Discussão Sobre os Resultados do Projovem Urbano, AFIRSE, Resumo
2015, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROEJA COMO APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO IFMA - SÃO LUIS CAMPUS - MARACANÃ, VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
2014, , CURRÍCULO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO: discutindo alguns elementos, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências,
2014, , A formação continuada dos professores no contexto do PROEJA., VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências,
2014, , O PROEJA e a formação do trabalhador: o currículo integrado em discussão do Curso Técnico e Eletrotécnica, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS,
2014, Ana Caroline dos Santos Mendes, Lélia Cristina Silveira de Moraes, CURRÍCULO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO: DISCUTINDO ALGUNS ELEMENTOS, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2014, Keyllyanne Desterro Cardoso, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O PROEJA e a formação do trabalhador: o currículo integrado em discussão do Curso Técnico de Eletrotécnica do IFMA campus monte castelo, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2014, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Suzana Andréia Santos Coutinho, A formação continuada dos professores no contexto do PROEJA., VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2013, , A Educação de Jovens e Adultos: um olhar reflexivo acerca das concepções e referências históricas sobre a relação trabalho e educação a partir do currículo da EJA e sua influência no contexto da política educacional do Proeja, I Encontro Nacional da Ampae,
2013, , Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em São Luís, VII Colóquio Nacional da AFIRSE,
2013, , JUVENTUDE E JUVENTUDES: DISCUTINDO CONCEPÇÕES E CONTEXT, XXI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2013, , FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROJOVEM URBANO: o contexto do municipio de imperatriz., VI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (VI JOINPP),
2013, , Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em São Luís, VII COLÓQUI NACIONAL DA AFIRSE,
2013, Edinólia Portela Gondim, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em São Luís, VII COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, Resumo
2013, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Edinólia Portela Gondim, JUVENTUDE E JUVENTUDES: DISCUTINDO CONCEPÇÕES E CONTEXTO, XXI EPENN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo
2013, Lucivania Silva de Melo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROJOVEM URBANO: O contexto do município de Imperatriz, VI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (VI JOINPP), Trabalho Completo
2013, Keyllyanne Desterro Cardoso, Suzana Andréia Santos Coutinho, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um olhar reflexivo acerca das concepções e referências historicas sobre a relação trabalho e educação a partir do currículo da EJA e sua influência no contexto da política educacional do PROEJA, I ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - SEÇÃO MARANHÃO (ANPAE-MA), Trabalho Completo
2012, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Keyllyanne Desterro Cardoso, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E NO CURRÍCULO INTEGRADO DA EJA: o PROEJA em discussão, V Encontro de Educadores do Maranhão, Resumo
2012, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Jonilson Costa Correia, Os Saberes Constitutivos da Formação dos Professores que Atuam no Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, IV ENFORSUP, Trabalho Completo
2012, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, Maria Núbia Barbosa Bonfim, Ilma Vieira do Nascimento, O Projeto Pedagógico em Instituições de Educação Superior: discutindo alguns marcos referenciais, IV ENFORSUP, Trabalho Completo
2012, Ana Caroline dos Santos Mendes, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A qualificação profissional no projovem urbano: a relação teoria e prática no projeto pedagógico integrado, V Encontro de Educadores do Maranhão, Resumo
2011, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo, Maria Núbia Barbosa Bonfim, A Formação Pedagógica para a Docência na Educação Superior: estudo sobre os egressos de um curso de especialização, 3º Encontro da Rede Interregional de Docência na Educação Superior, Trabalho Completo
2011, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Silva Lima, Formação Continuada de Professores do Projovem Urbano: concepção e prática, 6º Colóquio Nacional da Association Internationale de Recherches Scientifiques in Education, Trabalho Completo
2011, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Raul Germano de Sousa Vilhena, Currículo Multicultural: refletindo sobre as possibilidades de uma ação pedagógica plural, XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2011, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Lucivania Silva de Melo, Formação Continuada de Professores na Perspectiva do Projovem Urbano, XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2010, , A Educação Pública Brasileira em Questão, IV Encontro de Educadores do Maranhão,
2009, Lélia Cristina Silveira de Moraes, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS SOB A LÓGICA DO MODELO CENTRADO EM COMPETÊNCIAS: UM OLHAR A PARTIR DA REALIDADE DA ESCOLA, IV Colóquio Internacional de Políticas Curriculares -Diferenças nas Políticas de Currículo, Trabalho Completo
2009, Francisca das Chagas Oliveira, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Política de Formação de Professores da EJA para a SEMED - Uma Discussão Necessária, IV Jornada Internacionas de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2009, GabrielleBoaes Oliveira, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Projovem; avaliando os impactos de uma política para educação de jovens e adultos, 18 EPENN, Trabalho Completo
2009, Francisca das Chagas Oliveira, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A Formação Continuada na Escola: espaço em que os professores podem decidir sobre o seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão, 18 EPENN, Trabalho Completo
2009, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, Ilma Vieira do Nascimento, O Projovem e o seu Processo de Implantação na Capital São Luís- Reflexões Iniciais, 18 EPENN, Trabalho Completo
2009, , O Projovem e o seu Processo de Implantação na Capital São luís - Reflexões Iniciais, 18 EPENN,
2009, , Projvem: avaliando os impactos de uma política para educação de jovens e adultos, 18 EPENN,
2009, , A Formação Continuada na Escola: espaço em que os professores podem decidir sobre o seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão, 18 EPENN,
2009, , O Projovem e o seu processo de implantação na capital São Luís - Reflexões iniciais, 19 EPENN,
2009, , A Formação continuada na escola: esaço em que os professores podem decidir sobre o seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão, 19 EPENN,
2009, , Projovem: avaliando os impactos de uma política para educação de jovens e adultos, 19 EPENN,
2009, , Política de Formação de Professores da EJA para a SEMED - Uma Discussão Necessária, IV Jornada Internacional de Politicas Públicas,
2009, , Professor Projovem: identidade e caracterização, IX Encontro Humanístico Identidades,
2008, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, Ilma Vieira do Nascimento, O Projovem no Contexto das Políticas Públicas que Envolvem a Juventude Brasileira: algumas reflexões sobre o processo de implantação do programa na capital São Luís, II Encontro Internacional Trabalho e Formação de Trabalhadores, Trabalho Completo
2008, , O Projovem no Contexto das Politicas Públicas que envolvem a Juventude Brasileira, II Encontro de Inte rnacional sobre Trabalho e Formação de Trabalhadores,
2008, , A Educação de Jovens e Adultos e a Formação do Trabalhador : algumas considetações sobre a experi^rncia do PROEJA no CEFET-MA, II Encontro Internacional de Trabalho e Firmação de Trabalhadores,
2008, , O PROJOVEM no Contexto das Políticas Públicas que Envolvem a Juventude Brasileira: algumas reflexões sobre o processo de implantação do programa na capital São Luís, II Encontro internacional ? Trabalho e Formação dos Trabalhadores,
2008, , A Educação de Jovens e Adultos e a formação do trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET-MA”, II Encontro internacional – Trabalho e Formação dos Trabalhadores,
2008, , Ensino de informática no curso médiio da escola pública: ma necessidade? os sujeitos expressam suas percepções, 18 EPENN,
2008, Eliane Maria Pedrosa, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Lima e Silva, A Educação de Jovens e Adultos e a Formação do Trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET-MA., II Encontro Internacional Trabalho e Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
2007, Izaura Silva, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O Ensino de Informática no Curso Médio da Escola Pública: uma necessidade? Os sujeitos expressam suas percepções, EPENN, Trabalho Completo
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Izaura Silva, Educação Profissional de Nível Básico: uma nova versão do ensino de ofício?, III Encontro de Historiadores da Educação, Resumo
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Ilma Vieira do Nascimento, Formação Técnico-Profissional, Currículo e Competência- Questões a serem refletidas, Encontro de Educadores do maranhão- Pesquisas e Experiências, Resumo
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Izaura Silva, Decreto 5.154/2004- A Reforma da Reforma da Educação profissional?, III Encontro de pesquisa em Educação da UFPI e II Congresso Internacional em Educação, Resumo
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, A Educação profissional de Nível Técnico e o Modelo Curricular das Competências, III Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI e II Congresso Internacional em Educação, Resumo
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Currículo Organizado por Competências: significado e desafios para a formação profissional de nível técnico, IX Semana Universitária , I Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Ceará, Resumo
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Ilma Vieira do Nascimento, A Formação Técnico-profissional sob a Lógica do Modelo Curricular das Competências, IV Encontrode Pesquisa e Pós-graduação e IV Encontro de Iniciação Científica e tecnológica, Resumo
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Izaura Silva, Educação Profissional de Nível Técnico e o Discurso da Empregabilidade, IV Encontro de Pesquisa e Pós-graduação e IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica, Resumo
2003, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Currículo Centrado em Competências: eixo articulador da reforma educacional dos anos 90, XVI EPENN, Trabalho Completo
2003, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Currículo Organizado por Competências e o Redesenho Curricular dos Cursos Técnicos, Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, Resumo
2003, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, A Formação Técnico-Profissional e os Impactos da Política Educacional dos anos 90, VIII Semana Universitária da UECE, Resumo
2003, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico e o Redesenho dos Currículos dos Cursos Técnicos, III ENPPG e III ENIGIT- CEFETCE, Resumo
2001, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A Formação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90 - ouvindo os sujeitos envolvidos nesse processo, XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2001, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A formação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90 - ouvindo os sujeitos envolvidos nesse processo, XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, Resumo
1999, , Políticas e práticas de qualificação do trabalhador no Estado do Maranhão, Política Educacional,
1999, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A formação técnico-profissional no eixo da política neo-liberal: tendências e possiblidades, XIV Encontro Educacional da Região Nordeste, Trabalho Completo
Capítulos de livros (44)
2023, O LUGAR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: indução e ações formativas em discussão, FORMAÇÃO, CURRÍCULO E ESCOLA EM SUAS RELAÇÕES MÚLTIPLAS, Diniz, Camila Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2023, DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: concepções e sentidos, PERCURSOS DE FORMAÇÃO NOS ENTREMEIOS DO CURRÍCULO E DA ESCOLA, Luzia da Conceição Azevedo Reis, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2022, Permanência escolar no contexto do PROEJA: dimensões conceituais, REDES RIZOMÁTICAS DE PESQUISAS EM EJA : diálogos interdisciplinares, Nathalia Rissane Costa Gomes1, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2021, Curriculo Integrado no PROEJA: percepções dos alunos, Currículo: contextos e desafios para a formação humana, Eunice Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2021, Curriculo Integrado no PROEJA: percepções dos alunos, Currículo: contextos e desafios para a formação humana, Eunice Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2021, Formação continuada de professores: o programa mais aprendizagem em discussão no municipio de Vargem Grande, Formação de Professores & Práticas Pedagógicas: o saber e o agir em sinergia, ROSEANNE MÁRCIA SILVA MARQUES MONTEIRO, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2021, Formação Continuada de Professores: o programa mais aprendizagem em discussão no município Vargem Grande, FORMAÇÃO DE PROFESSORES & PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: o saber e o agir em sinergia, Roseane Márcia S. Marque, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2019, CURRÍCULO CENTRADO EM COMPETÊNCIAS: NA TRILHA DE UMA PESQUISA, Discutindo o pensamento curricular: processos formativos, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2018, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: a escola de tempo integral em discussão, Ensino superior: processos inovadores e formativos de ensinar e aprender, Erika Christianne Sousa Pereira de Almeida, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2018, Concepções e Práticas Pedagógicas Inovadoras; a escola de tempo integral em discussão, Ensino Superior: processos inovadores e formativos de ensinar e aprender, Erika Christianne Sousa Pereira de Almeida, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2017, FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEGAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES: tecendo percursos, FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: discutindo políticas e contextos, Diniz, Camila Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Lima Oliveira
2017, FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: a experiência do médio sertão maranhense, FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS A DISTÂNCIA: múltiplas experiências, Suzana Andréia Santos Coutinho, Diniz, Camila Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2017, A Formação do Professor que atua em Curso de Hotelaria da UFMA: em foco os saberes da docência, Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação, Jonilson Costa Correia, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2016, A POLÍTICA CURRICULAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SEUS NEXOS COM A POLÍTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE: TENSÕES, DESAFIOS E AVANÇOS, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL: REALIDADES E POSSIBILIDADES, MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo
2016, A formação continuada dos educadores dos projovens urbanos: Concepção e experiencias em discussão, Formação continuada de Professores: Múltiplas faces, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Lima Oliveira
2016, A política curricular da base nacional comum curricular (BNCC) e seus nexos com a política da formação docente: tensões, desafios e avanços, Produção de conhecimentos na pos graduação em educação no Nordeste do Brasil:realidade e possibilidadess, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
2016, EU APRENDO, TU APRENDES, NÓS APRENDEMOS EM COMUNHÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS NOS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO, ENTRE-LINHAS: EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE E ESCUTA, Edinólia Portela Gondim, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2014, JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: implicações do ProJovem Urbano em São Luís-MA, JUVENTUDES, TRABALHO E ESCOLARIZAÇÃO: refletindo sobre ações socioeducativas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Edinólia Portela Gondim
2014, A Formação Profissional em Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 1990- Compreendendo os seus impactos a partir dos sujeitos que a vivenciam, Educação Profissional: análise contextualizada, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2014, Expansão da Educação superior no Maranhão e suas implicações na formação de professores na educação básica: o PARFOR em foco., Políticas Educacionais: gestão e controle social, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo
2013, A qualificação profissional no contexto das políticas para juventude: em foco o Projovem, A qualificação profissional no contexto das políticas para a juventude: em foco o Projovem, Ilma Vieira do Nascimento, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo
2013, A formação pedagógica para a docência na educação superior: estudo sobre os egressos de um curso de especialização, Profissão Docente na educação Superior, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo, Maria Núbia Barbosa Bonfim
2012, Título: Instâncias Formativas do Professor de Língua Portuguesa: uma leitura a partir de documentos oficiais, LICENCIATURAS: métodos e práticas em diálogo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Augusto Ângelo Nascimento Araújo
2012, Formação continuada dos professores do ProJovem Urbano: entre o anunciado e o realizado, ProJovem : escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído?, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Lima Oliveira
2012, ProJovem e os movimentos que o produziram: da reforma educativa às determinações internacionai, ProJovem : escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído?, Lélia Cristina Silveira de Moraes, José Albertino Carvalho Lordelo, Edinólia Portela Gondim
2012, A Educação de Jovens e Adultos e a Formação do Trabalhador: Algumas considerações sobre a experiência do Proeja no CEFET-MA, O Mundo do Trabalho e a Formação Crítica, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Silva Lima, Eliane Maria P. Pedrosa
2012, Professor de Língua Portuguesa: Uma Leitura de Documentos Oficiais, LICENCIATURAS: métodos e práticas em diálogo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Augusto Ângelo Nascimento Araújo
2011, A Prática Docente no Ensino Superior: um estudo das experiências desenvolvidas pelos professores do curso de Licenciaturamem Química do IFMA, Docência Universitária: saberes e práticas em construção, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Eliane Maria P. Pedrosa
2011, O Ensino Médio Integrado: Reflexões na perspectiva da organização curricular, Educação, culturas e diversidades, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2010, Concepções de Professores em Formação: o currículo de Licenciatura em Matemática em foco, Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e políticas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Raimundo Santos de Castro
2009, A Formação de Professores para a Educação Profissional : um debate necessário, Políticas para a Educação Superior no Brasil, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Eliane Maria P. Pedrosa
2009, A Qualificação Profissional no PROJOVEM sob a óptica dos egressos, Palavras de jovens sobre o Projovem: estudos com egressos e a formação de pesquisadores em avaliação de programas educacionais, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Talita de Jesus da Silva Martins
2009, Na trama das cortadições, desafios a enfrentar com o uso do modelo de competências nos currículos dos cursos técnicos., Política de Pós-Gradução: projetos institucionais de formação de pesquisadores, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias
2008, O Ensino Técnico e o Desafioda Dualidade Estrutral - Um Debate Ainda Presente, Currículo e Formação Docente, Izaura Silva, Ana maria Iorio Dias, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2008, A Formação de Professores no Maranhão: os impactos da parceria do CEFET-MA e Prefeituras Municipais, O ENFORSUP SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, Eliane Maria Pedrosa, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2008, A Formação de Professores no CEFET - MA: reflexões acerca das experiências de parcerias com prefeituras municipais, Desafios Pedagógicos: na formação e trabalho docente e na avaliação, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Eliane Maria Pedrosa, Francisca das Chagas Silva Lima
2006, Qualificação da Força de Trabalho: uma questão sempre atual, Política Pública de Educação no Brasil: compartilhando saberes e reflexões, Ilma Vieira do Nascimento, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2006, A Formação Profissional sob a Lógica do Discurso da Empregabilidade: impactos nos cursos de nível básico, Educação e Modernização Conservadora, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2005, Formação Profissional, Desenvolvimento de Competências e Qualificação: o que está em jogo nessa relação?, Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e idnetidades em transição, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias
2005, A Formação Profissional em Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90- Compreendendo os Seus Impactos a partir dos Sujeitos que a Vivenciam, Educação profissional: análise contextualizada, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2005, A Reforma Curricular da Educação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Legislação: a distância entre o discurso e a realidade, Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana maria Iorio Dias, Izaura Silva
2005, A Reforma Curricular da Educação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Legislação: a distância entre o discurso e a realidade, Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana maria Iorio Dias, Izaura Silva
2005, Educação Profissional de Nível Básico: versão nova do ensino de ofício?, História da Educação, Instituições Protagonistas e Práticas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Izaura Silva, Maria Tereza Sanches F. Teixeira
2004, Currículo Organizado por Competências e o Redesenho Curricular dos Cursos Técnicos, Culturas, Currículo e Identidades, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Ilma Vieira do Nascimento
Livros (6)
2023, Percursos de Formação nos Entremeios do Currículo e da Escola, Maria Núbia Barbosa Bonfim, Maria Alice Melo, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2017, Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos a Distância : múltiplas experiências, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Diniz, Camila Castro, Suzana Andréia Santos Coutinho
2017, Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos: discutindo politicas e contextos, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Diniz, Camila Castro
2014, JUVENTUDES, TRABALHO E ESCOLARIZAÇÃO: refletindo sobre ações socioeducativas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo
2012, ProJovem: escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído?, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo
2010, Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e políticas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Núbia Barbosa Bonfim
Participações em Bancas de Cursos (65)
2024, Tese Doutorado EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: em foco a formacao de professores em Sao Luis-MA , TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES
2024, Tese Doutorado BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRATICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A NORMATIVIDADE E O CURRICULO EM ACAO, MARIA ELINETE GONÇALVES PEREIRA
2024, Tese Doutorado CASAROES, PEDRAS E AZULEJOS: a educacao patrimonial em escolas da rede municipal de ensino de Sao Luis., YURI BARROS LOBO DA SILVA
2024, Tese Doutorado A CONSTITUICAO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA PUBLICA A PARTIR DE SIGNIFICACOES SOBRE O TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLITICAS DE VALORIZACAO PROFISSIONAL , FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS
2024, Tese Doutorado EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: em foco a formacao de professores em Sao Luis-MA , TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES
2024, Tese Doutorado PRATICA PEDAGOGICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE ENFERMAGEM: uma analise na perspectiva historico-critica., LUIS FERNANDO BOGEA PEREIRA
2024, Dissertação de Mestrado A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SAO LUIS/MA: implicacoes no curriculo escolar sob a visao dos professores. , NELCYLEIDE DE JESUS PEDROZO
2024, Dissertação de Mestrado A RELACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM O ENSINO MEDIO INTEGRADO: DO CONTEUDO DAS REFORMAS AS VOZES DOS SUJEITOS, VAGNER DE ALMEIDA MOREIRA
2023, Monografia de Graduação A ATUACAO DA GESTAO ESCOLAR NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: o caso de uma escola da rede publica municipal de Raposa-MA, SILMARA CRISTINA FERREIRA MOTA
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS INICIANTES: travessias nos primeiros anos de atuacao, CARLOS RICHARD SOARES PINHEIRO
2023, Dissertação de Mestrado O PIBID/PEDAGOGIA/UFMA (2018-2020) e suas contribuicoes para a fundamentacao de uma Pedagogia de combate ao racismo na formacao de professores, EDILMA DE JESUS LOUZEIRO CRUZ
2023, Tese Doutorado A CONSTITUICAO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA PUBLICA A PARTIR DO TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLITICAS DE VALORIZACAO PROFISSIONAL, FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS
2023, Dissertação de Mestrado A BNCC E O CURRICULO DAS ESCOLAS DO CAMPO: A IMPLEMENTACAO EM ESCOLAS EM AREAS DE REFORMA AGRARIA NO MUNICIPIO DE NINA RODRIGUES-MA., EDILMA DE JESUS LOUZEIRO CRUZ
2023, Dissertação de Mestrado A BNCC E O CURRICULO DAS ESCOLAS DO CAMPO: A IMPLEMENTACAO EM ESCOLAS EM AREAS DE REFORMA AGRARIA NO MUNICIPIO DE NINA RODRIGUES-MA, MARIA LEDA RIBEIRO SILVA ALMEIDA
2023, Tese Doutorado IMPACTOS DA EDUCACAO PROFISSIONAL TECNICA INTEGRADA SOBRE A INSERCAO NO MERCADO DE TRABALHO E CONDICOES DE VIDA DE ALUNOS DE BAIXA RENDA EGRESSOS DO IFMA, LIVIA MARIA MENDONÇA JANSEN DE MELLO
2023, Dissertação de Mestrado ESTA E A “MINHA” ESCOLA? REPRESENTACOES SOCIAIS DE JOVENS DO ENSINO MEDIO SOBRE O PERTENCIMENTO A INSTITUICAO ESCOLAR., MARINA MURPHY DINIZ
2023, Monografia de Especialização A EXPERIENCIA ESTETICA E A PRATICA FILOSOFICA NA FORMACAO DO(A) PEDAGOGO(A) , EVILASIO BARBOSA DA SILVA
2023, Tese Doutorado EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: em foco a formacao de professores em Sao Luis-MA , TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES
2023, Tese Doutorado A AFETIVIDADE NA FORMACAO DO (A) PEDAGOGO (A) E SEUS REFLEXOS NA PRATICA DOCENTE, MAGNUCIA BEZERRA SOEIRO DOS SANTOS
2022, Tese Doutorado NO LABIRINTO DE GAIA: trilhas curriculares e representacoes sociais da Educacao Ambiental no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao, HADRYAN LIMA RODRIGUES
2022, Dissertação de Mestrado CURRICULO INTEGRADO NO PROEJA E A PERMANENCIA ESCOLAR: na trilha de avancos e desafios, NATHALIA RISSANE COSTA GOMES
2022, Tese Doutorado A IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA BRASILEIRA FRENTE AS REFORMAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS DAS POLITICAS PUBLICAS DE VALORIZACAO PROFISSIONAL DOCENTE, FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS
2022, Dissertação de Mestrado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELACOES COM A PRATICA PEDAGOGICA, JERUSA ROIZ DE SOUSA
2022, Tese Doutorado FORMACAO INTEGRAL DE JOVENS E ADULTOS: uma avaliacao de implementacao do PROEJA do IFMA – Campus Codo com enfoque na qualidade da formacao ofertada, ANA CAROLINA CERVEIRA TAVARES
2022, Dissertação de Mestrado A ATUACAO DO COORDENADOR PEDAGOGICO JUNTO AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, SUELY ALVES DOS SANTOS MACHADO
2022, Tese Doutorado FORMACAO INTEGRAL DE JOVENS E ADULTOS: uma avaliacao de implementacao do PROEJA do IFMA – Campus Codo com enfoque na qualidade da formacao ofertada, ANA CAROLINA CERVEIRA TAVARES
2022, Dissertação de Mestrado "Formar-se professor, formar-se pesquisador ":estudo de caso sobre o lugar da pesquisa na formacao inicial dos licenciandos de Geografia da Universidade Federal do Maranhao.", ELAINE CUNHA VIEIRA
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE: um estudo dos documentos dos Centros Socioeducativos do Maranhao, LARISSA CRISTINA COSTA RODRIGUES
2021, Qualificação de Mestrado ESTA E A “MINHA” ESCOLA? REPRESENTACOES SOCIAIS DE JOVENS DO ENSINO MEDIO SOBRE O PERTENCIMENTO A INSTITUICAO ESCOLAR., MARINA MURPHY DINIZ
2021, Dissertação de Mestrado COMPETENCIAS NA FORMACAO DOCENTE: uma analise do curso de Pedagogia PROFEBPAR - UFMA, LUCIANE MENEZES CARDOSO
2021, Dissertação de Mestrado Professor "um ser humano rebelde": um estudo sobre a construcao da dimensao politica da pratica pedagogica em uma escola da rede municipal de Sao Luis , LEURIDES COSTA DE ARAÚJO SOARES
2021, Dissertação de Mestrado “PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCACAO INFANTIL DAS ESCOLAS COMUNITARIAS: A TRAJETORIA PESSOAL E A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL”., CLAUDIANE PINTO DIAS DE JESUS
2021, Monografia de Graduação A ALFABETIZACAO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE PACO DO LUMIAR, NERLYANE MELO RUBIM
2021, Monografia de Graduação PROEJA IFMA SAO LUIS CAMPUS MARACANA: um olhar sobre a pratica pedagogica dos professores e professoras., TAYARA MOREIRA COSTA SILVA
2020, Dissertação de Mestrado VOCE SABE DE ONDE EU VENHO? Um estudo da transicao escolar de alunos do campo para a cidade , KEYLA SORENE DA SILVA RODRIGUES
2020, Dissertação de Mestrado Inclusao educacional de alunos publico-alvo da educacao especial no Colegio Universitario – COLUN/UFMA: percepcoes do corpo docente, ANA ZILDA DOS SANTOS CABRAL FIGUEREDO
2020, Dissertação de Mestrado PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCACAO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA: TRANSITANDO ENTRE A EXIGENCIA LEGAL E A FORMATIVA , ANA PAULA MONDEGO DIAS
2020, Dissertação de Mestrado O CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIENCIAS HUMANAS/ CAMPUS DE IMPERATRIZ: A interdisciplinaridade na Formacao de Professores, JOSENILDE MEIRELES PINTO
2020, Qualificação de Mestrado Professor "um ser humano rebelde": um estudo sobre a construcao da dimensao politica da pratica pedagogica em uma escola da rede municipal de Sao Luis , LEURIDES COSTA DE ARAÚJO SOARES
2020, Qualificação de Doutorado FORMACAO INTEGRAL E PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS: uma avaliacao de implementacao e impacto no IFMA – Campus Codo, ANA CAROLINA CERVEIRA TAVARES
2020, Dissertação de Mestrado "EDUCACAO MUSICAL E CURRICULO: diversidade cultural na formacao docente em Musica", MICAEL CARVALHO DOS SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado "A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE VARGEM GRANDE: reflexos na pratica docente"., ROSEANNE MARCIA SILVA MARQUES MONTEIRO
2020, Qualificação de Mestrado COMPETENCIAS NA FORMACAO DOCENTE: uma analise do curso de Pedagogia PROFEBPAR - UFMA, LUCIANE MENEZES CARDOSO
2020, Qualificação de Mestrado PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCACAO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA: TRANSITANDO ENTRE A EXIGENCIA LEGAL E A FORMATIVA , ANA PAULA MONDEGO DIAS
2020, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DO PIBID NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES – AREA DE CIENCIAS SOCIAIS: Curso de Pedagogia, RAYANE COSTA VIEGAS
2019, Qualificação de Doutorado PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM A EDUCACAO BASICA NA MODALIDADE DE EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA): uma avaliacao do processo de implementacao no Instituto Federal do Maranhao de 2007 a 2017, EDVAN WILSON FERREIRA PINTO
2019, Qualificação de Mestrado "A DOCENCIA EM MATEMATICA NA EDUCACAO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MEDIO". , LUZIA DA CONCEICAO AZEVEDO REIS
2019, Qualificação de Mestrado O CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIENCIAS HUMANAS/ CAMPUS DE IMPERATRIZ: A interdisciplinaridade na Formacao de Professores, JOSENILDE MEIRELES PINTO
2019, Qualificação de Mestrado "A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE VARGEM GRANDE: reflexos na pratica docente"., ROSEANNE MARCIA SILVA MARQUES MONTEIRO
2019, Monografia de Graduação O COORDENADOR PEDAGOGICO E OS DESAFIOS COMO ARTICULADOR DA FORMACAO DOCENTE NO CONTEXTO ATUAL, JOCELINA CORREIA MONTEIRO
2019, Qualificação de Mestrado "EDUCACAO MUSICAL E CURRICULO: diversidade cultural na formacao docente em Musica", MICAEL CARVALHO DOS SANTOS
2019, Monografia de Especialização INICIACAO CIENTIFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO: as influencias do PIBIC aos egressos do curso de Pedagogia, ANA CAROLINE DOS SANTOS MENDES
2019, Tese Doutorado AS REPERCUSSOES DO ENEM NO CURRICULO DO ENSINO MEDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHAO: o caso do CINTRA, DAYSE MARINHO MARTINS
2019, Qualificação de Doutorado AS REPERCUSSOES DO ENEM NO CURRICULO DO ENSINO MEDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHAO: o caso do CINTRA, DAYSE MARINHO MARTINS
2019, Dissertação de Mestrado "CURRICULO INTEGRADO NO ENSINO MEDIO: a percepcao dos alunos do Instituto de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao - IEMA", KARYANNE MOREIRA DA SILVA NOGUEIRA ROSA
2018, Dissertação de Mestrado "CURRICULO INTEGRADO DO PROEJA: concepcao e orientacao pedagogica", NATALIA CRISTINA GOIABEIRA DOS SANTOS
2018, Tese Doutorado O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCACAO: uma avaliacao politica da politica, MÔNICA PORTO CARREIRO MONTEIRO
2018, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E A PRATICA DE COORDENADORES PEDAGOGICOS NO MARANHAO: em cena o programa nacional escola de gestores, CAMILA CASTRO DINIZ
2018, Qualificação de Doutorado A EDUCACAO INTEGRAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO GOVERNO TEMER: uma avaliacao politica do Programa Novo Mais Educacao, MÔNICA PORTO CARREIRO MONTEIRO
2018, Monografia de Graduação FORMACAO INICIAL E PRATICA PEDAGOGICA: contribuicoes do curso de Pedagogia/ PARFOR ao polo de Coroata, AMANDA SILVA GUIMARAES
2018, Qualificação de Mestrado "CURRICULO INTEGRADO DO PROEJA: concepcao e orientacao pedagogica", NATALIA CRISTINA GOIABEIRA DOS SANTOS
2018, Qualificação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E A PRATICA DE COORDENADORES PEDAGOGICOS: EM CENA O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES, CAMILA CASTRO DINIZ
2018, Qualificação de Mestrado "CURRICULO INTEGRADO NO ENSINO MEDIO: a proposta do Instituto de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao - IEMA do municipio de Bacabeira/MA", KARYANNE MOREIRA DA SILVA NOGUEIRA ROSA
2016, Qualificação de Doutorado As repercussoes do ENEM no Curriculo do Ensino Medio das Escolas Estaduais em Sao Luis - MA na segunda decada do seculo XXI, DAYSE MARINHO MARTINS
2016, Qualificação de Mestrado " ATENDIMENTO EDCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA POLITICA DE EDUCACAO ESPECIAL DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE SAO LUIS/MA: complexidades, movimentos e desafios, GISELE MARIA ARAUJO
Trabalho de conclusão de curso (10)
OS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR NO ESPAÇO PRIVADO: O TRABALHO PEDAGÓGICO EM FOCO., MAURIANE SANTOS FERREIRA , 03/2013
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MARANHÃO A PARTIR DA DÉCADA DE 1990, VALERIA KAYSE SILVA , 02/2014
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: instrumento para a construção de uma Gestão Democrática? , ANA JESSICA CORREA SANTOS , 02/2014
NÚCLEO AVANÇADO ITAQUI BACANGA – NIB DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA: consolidação da parceria VALE-IFMA., LAISE RODRIGUES MENDES , 04/2014
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO DE JOVENS: a experiência do PROJOVEM URBANO - São Luís, ANA CAROLINE DOS SANTOS MENDES , 08/2015
ESTÁGIO EM GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES DO ENSINO MÉDIO: a experiência vivenciada no Campus Monte Castelo - IFMA, SHEYLA PEREIRA ARAUJO , 12/2015
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO NÚCLEO AVANÇADO ITAQUI BACANGA: o Curso Técnico em Mecânica Industrial em discussão, CAMILA DE SOUSA MARCHAO , 03/2017
O PROEJA NO CAMPUS MONTE CASTELO / IFMA: em foco a percepção dos alunos, NATHALIA RISSANE COSTA GOMES , 01/2018
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: as influencias do PIBIC aos egressos do curso de Pedagogia, ANA CAROLINE DOS SANTOS MENDES , 05/2019
A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR, NERLYANE MELO RUBIM , 02/2021
Orientação em pós-graduação (24)
Doutorado, ERIKA CHRISTIANNE SOUSA PEREIRA DE ALMEIDA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Doutorado, NATHALIA RISSANE COSTA GOMES, 05/2023 - , Orientação em Andamento
Doutorado, CAMILA CASTRO DINIZ, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Doutorado, TEREZINHA DE JESUS AMARAL DA SILVA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
Doutorado, MARIA ELINETE GONÇALVES PEREIRA, 03/2020 - , Concluída em 07/2024
Mestrado, ERIKA CHRISTIANNE SOUSA PEREIRA DE ALMEIDA, 05/2014 - , Concluída em 08/2016
Mestrado, CAMILA CASTRO DINIZ, 08/2016 - , Concluída em 12/2018
Mestrado, MICHELLE DE CÁSSIA BARROS NASCIMENTO, 05/2015 - , Concluída em 08/2017
Mestrado, LUCIVANIA SILVA DE MELO, 03/2010 - , Concluída em 07/2012
Mestrado, EUNICE CASTRO, 05/2015 - , Concluída em 12/2017
Mestrado, NATALIA CRISTINA GOIABEIRA DOS SANTOS, 08/2016 - , Concluída em 12/2018
Mestrado, NELCYLEIDE DE JESUS PEDROZO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, NATHALIA RISSANE COSTA GOMES, 03/2019 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, ANA PAULA MONDEGO DIAS, 05/2018 - 01/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, CARLA IVANA AMORIM DA SILVA, 05/2018 - 04/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, ANDRÉ LUCAS DOS SANTOS FERREIRA, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, NAYANNA JUDITHE VIEIRA ABREU, 04/2020 - , Orientação em Andamento
Mestrado, RAQUEL DE CARVALHO EVANGELISTA, 05/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ROSEANNE MARCIA SILVA MARQUES MONTEIRO, 09/2017 - , Concluída em 02/2020
Mestrado, LUZIA DA CONCEICAO AZEVEDO REIS, 09/2017 - 04/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, SUZANA ANDRÉIA SANTOS COUTINHO, 03/2014 - , Concluída em 07/2015
Mestrado, AUGUSTO ANGELO NASCIMENTO ARAUJO, 03/2010 - , Concluída em 06/2012
Mestrado, RAUL GERMANO DE SOUSA VILHENA, 03/2011 - , Concluída em 02/2013
Mestrado, KEYLYANNE DESTERRO CARDOSO, 03/2012 - , Concluída em 07/2014
fim do conteúdo