LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOBeginning of content
Intellectual production
Scientific articles (24) |
2024, Coordenador Pedagógico da EJA identidade e prática em escolas públicas no Estado do Maranhão, ISSN: 0870418X |
2024, A coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional de professores no contexto pandêmico, ISSN: 19839294 |
2023, Fórum de Editores Periódicos de Educação Norte-Nordeste: cooperação interinstitucional e comunidades científicas, ISSN: 1809449X |
2022, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO: reflexões em tempos de pandemia, ISSN: 25265970 |
2021, Coordenador pedagógico escolar eitinerante:o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuação, ISSN: 21771626 |
2020, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA, ISSN: 21782679 |
2020, Coordenadores pedagógicos: quem são esses profissionais?, ISSN: 22379460 |
2019, O Fórum de Editores de Períodicos da Área De Educação - FEAPE e o processo de avaliação, ISSN: 18097286 |
2019, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PROEJA NO RESGATE DO DIREITO À ESCOLARIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO, ISSN: 25268449 |
2019, O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA: CONCEPÇÃO E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO, ISSN: 22360441 |
2018, Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão, ISSN: 21756600 |
2017, O PROEJA e o processo de implantação pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, ISSN: 22379460 |
2017, PARFOR: formação de professores-cursistas no Estado do Maranhão: o Curso de Pedagogia, ISSN: 15193993 |
2017, A formação continuada de professores que atuam no proeja no contexto do IFMA sob a óptica da coordenação pedagógica, ISSN: 15180743 |
2016, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO E EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, ISSN: 22370315 |
2015, Reflexões sobre a formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e os saberes da docência, ISSN: 22381279 |
2015, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MARANHÃO: EM DISCUSSÃO PROPOSTAS E AÇÕES, ISSN: 19819269 |
2015, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROEJA: OUVINDO OS SUJEITOS ENVOLVIDOS, ISSN: 21764360 |
2014, JUVENTUDE E CIDADANIA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO: REPERCUSSÕES NA VIDA DOS EGRESSOS*, ISSN: 21782229 |
2013, OS SABERES DA EXPERIÊNCIA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UFMA, ISSN: 19847114 |
2012, A Proposta Pedagógica de Formação Continuada do Educador do Projovem Urbano: orientações e articulações com o currículo, ISSN: 19819269 |
2012, SABERES CONSTITUTIVOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ISSN: 15180743 |
2012, A Formação Continuada de professores a partir da Década de 90 e as orientações da lei 9394/96, ISSN: 19849524 |
2001, AFormação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90 _ ouvindo os sujeitos envolvidos nesse processo, ISSN: |
Publications at events (93) |
2024, , Formação continuada de professores em debate: o que revelam as pesquisas em escolas públicas municipais do Maranhão?, V Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil, |
2022, , FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR INICIANTE: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, |
2022, Erika Christianne Sousa Pereira de Almeida, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O CURRÍCULO CONTRA O OPRESSOR: enfrentamento e resistência, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, Resumo Expandido |
2022, , O CURRÍCULO CONTRA O OPRESSOR: enfrentamento e resistência, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, |
2022, Nelcileyde de Jesus Pedrozo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A Base Nacional Comum Curricular:( BNCC): implicações na prática docente, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, Resumo Expandido |
2022, , A Base Nacional Comum Curricular:( BNCC): implicações na prática docente, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, |
2022, Diniz, Camila Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes, FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR INICIANTE: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, Resumo Expandido |
2022, , ?Currículo integrado: qual perspectiva para a formação docente??, , |
2020, , O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA E A PERMANÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, XXV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação ? ANPED, |
2020, Nathalia Rissane Costa Gomes1, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA E A PERMANÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, XXV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo |
2019, , Currículo integrado, Semana Pedagógica, |
2018, , FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: em discussão a formação continuada, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste -ANPEd, |
2018, , O PROEJA NO CONTEXTO DO IFMA ? CAMPUS SANTA INÊS: percepções sobre o currículo integrado, VIII Encontro de educadores: pesquisas e experiências, |
2018, , 'MATERIAIS DIDÁTICOS EM CURSOS DO PROEJA: percepções de professores sobre a concepção e utilização, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste- Reunião Científica Regional da ANPEd, |
2018, NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE JOVENS E ADULTOS, V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo |
2018, , A EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO PROEJA/IFMA: SOLUÇÕES E CONFLITOS, V Colóquio Internacional sobre Educação Profissional, |
2018, , FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM EAD: REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES, VIII Encontro de educadores- pesquisas e experiências, |
2018, , OS CURSOS DO PROEJA NO IFMA ? CAMPUS SANTA INÊS: OFERTA E ORGANIZAÇÃO,, V Colóquio Internacional sobre Educação Profissional, r, |
2018, , A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFMA-CAMPUS SANTA INÊS SOBRE O PROEJA, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - ANPEd, |
2018, , 'CURRÍCULO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: reflexões inicias, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste -ANPEd, |
2018, , CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, |
2017, NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O PROEJA, VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo |
2016, NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O PROEJA NO CONTEXTO MARANHENSE: Reflexões introdutórias, VII ENCONTRO DE EDUCADORES Pesquisas e experiências, Resumo |
2016, NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EM FOCO A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES, VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED, Trabalho Completo |
2016, , Periódicos da Educação das regiões Norte e Nordeste - Aspectos e procedimentos para o aperfeiçoamento igualitário da qualidade acadêmica, científica e técnica, VIII ENCONTRO DE EDITORES DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE, |
2015, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROEJA COMO APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO IFMA - SÃO LUIS CAMPUS - MARACANÃ, VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo |
2015, , JUVENTUDE E ENGAJAMENTO SOCIAL - Uma discussão sobre os resultados do Projovem urbano, AFIRSE, |
2015, Lélia Cristina Silveira de Moraes, ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROEJA COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL ALIADA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo |
2015, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, PARFOR: FORMAÇÃO EMERGENCIAL E ACOMPANHAMENTO DE PROFESSORES/CURSISTAS NO ESTADO DO MARANHÃO, EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo |
2015, , A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROEJA COMO APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO IFMA - SÃO LUIS CAMPUS - MARACANÃ, VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, |
2015, Edinólia Portela Gondim, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Juventude e Engajamento Social - Uma Discussão Sobre os Resultados do Projovem Urbano, AFIRSE, Resumo |
2015, , ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROEJA COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL ALIADA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, |
2015, , Inserção Social e Egressos Ludovicenses: implicações de um programa socioeducativo, Jornada de Políticas Públicas, |
2014, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Suzana Andréia Santos Coutinho, A formação continuada dos professores no contexto do PROEJA., VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2014, Keyllyanne Desterro Cardoso, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O PROEJA e a formação do trabalhador: o currículo integrado em discussão do Curso Técnico de Eletrotécnica do IFMA campus monte castelo, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2014, , A formação continuada dos professores no contexto do PROEJA., VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, |
2014, , O PROEJA e a formação do trabalhador: o currículo integrado em discussão do Curso Técnico e Eletrotécnica, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, |
2014, Ana Caroline dos Santos Mendes, Lélia Cristina Silveira de Moraes, CURRÍCULO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO: DISCUTINDO ALGUNS ELEMENTOS, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2014, , CURRÍCULO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO: discutindo alguns elementos, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, |
2013, , Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em São Luís, VII COLÓQUI NACIONAL DA AFIRSE, |
2013, , FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROJOVEM URBANO: o contexto do municipio de imperatriz., VI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (VI JOINPP), |
2013, Keyllyanne Desterro Cardoso, Suzana Andréia Santos Coutinho, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um olhar reflexivo acerca das concepções e referências historicas sobre a relação trabalho e educação a partir do currículo da EJA e sua influência no contexto da política educacional do PROEJA, I ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - SEÇÃO MARANHÃO (ANPAE-MA), Trabalho Completo |
2013, Lucivania Silva de Melo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROJOVEM URBANO: O contexto do município de Imperatriz, VI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (VI JOINPP), Trabalho Completo |
2013, Edinólia Portela Gondim, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em São Luís, VII COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, Resumo |
2013, , Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em São Luís, VII Colóquio Nacional da AFIRSE, |
2013, , JUVENTUDE E JUVENTUDES: DISCUTINDO CONCEPÇÕES E CONTEXT, XXI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, |
2013, , A Educação de Jovens e Adultos: um olhar reflexivo acerca das concepções e referências históricas sobre a relação trabalho e educação a partir do currículo da EJA e sua influência no contexto da política educacional do Proeja, I Encontro Nacional da Ampae, |
2013, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Edinólia Portela Gondim, JUVENTUDE E JUVENTUDES: DISCUTINDO CONCEPÇÕES E CONTEXTO, XXI EPENN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo |
2012, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, Maria Núbia Barbosa Bonfim, Ilma Vieira do Nascimento, O Projeto Pedagógico em Instituições de Educação Superior: discutindo alguns marcos referenciais, IV ENFORSUP, Trabalho Completo |
2012, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Keyllyanne Desterro Cardoso, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E NO CURRÍCULO INTEGRADO DA EJA: o PROEJA em discussão, V Encontro de Educadores do Maranhão, Resumo |
2012, Ana Caroline dos Santos Mendes, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A qualificação profissional no projovem urbano: a relação teoria e prática no projeto pedagógico integrado, V Encontro de Educadores do Maranhão, Resumo |
2012, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Jonilson Costa Correia, Os Saberes Constitutivos da Formação dos Professores que Atuam no Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, IV ENFORSUP, Trabalho Completo |
2011, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo, Maria Núbia Barbosa Bonfim, A Formação Pedagógica para a Docência na Educação Superior: estudo sobre os egressos de um curso de especialização, 3º Encontro da Rede Interregional de Docência na Educação Superior, Trabalho Completo |
2011, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Lucivania Silva de Melo, Formação Continuada de Professores na Perspectiva do Projovem Urbano, XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2011, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Silva Lima, Formação Continuada de Professores do Projovem Urbano: concepção e prática, 6º Colóquio Nacional da Association Internationale de Recherches Scientifiques in Education, Trabalho Completo |
2011, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Raul Germano de Sousa Vilhena, Currículo Multicultural: refletindo sobre as possibilidades de uma ação pedagógica plural, XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2010, , A Educação Pública Brasileira em Questão, IV Encontro de Educadores do Maranhão, |
2009, , Projvem: avaliando os impactos de uma política para educação de jovens e adultos, 18 EPENN, |
2009, , Projovem: avaliando os impactos de uma política para educação de jovens e adultos, 19 EPENN, |
2009, Francisca das Chagas Oliveira, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A Formação Continuada na Escola: espaço em que os professores podem decidir sobre o seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão, 18 EPENN, Trabalho Completo |
2009, Lélia Cristina Silveira de Moraes, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS SOB A LÓGICA DO MODELO CENTRADO EM COMPETÊNCIAS: UM OLHAR A PARTIR DA REALIDADE DA ESCOLA, IV Colóquio Internacional de Políticas Curriculares -Diferenças nas Políticas de Currículo, Trabalho Completo |
2009, GabrielleBoaes Oliveira, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Projovem; avaliando os impactos de uma política para educação de jovens e adultos, 18 EPENN, Trabalho Completo |
2009, , A Formação continuada na escola: esaço em que os professores podem decidir sobre o seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão, 19 EPENN, |
2009, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, Ilma Vieira do Nascimento, O Projovem e o seu Processo de Implantação na Capital São Luís- Reflexões Iniciais, 18 EPENN, Trabalho Completo |
2009, , Professor Projovem: identidade e caracterização, IX Encontro Humanístico Identidades, |
2009, , O Projovem e o seu processo de implantação na capital São Luís - Reflexões iniciais, 19 EPENN, |
2009, , Política de Formação de Professores da EJA para a SEMED - Uma Discussão Necessária, IV Jornada Internacional de Politicas Públicas, |
2009, Francisca das Chagas Oliveira, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Política de Formação de Professores da EJA para a SEMED - Uma Discussão Necessária, IV Jornada Internacionas de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2009, , A Formação Continuada na Escola: espaço em que os professores podem decidir sobre o seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão, 18 EPENN, |
2009, , O Projovem e o seu Processo de Implantação na Capital São luís - Reflexões Iniciais, 18 EPENN, |
2008, , O Projovem no Contexto das Politicas Públicas que envolvem a Juventude Brasileira, II Encontro de Inte rnacional sobre Trabalho e Formação de Trabalhadores, |
2008, , Ensino de informática no curso médiio da escola pública: ma necessidade? os sujeitos expressam suas percepções, 18 EPENN, |
2008, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, Ilma Vieira do Nascimento, O Projovem no Contexto das Políticas Públicas que Envolvem a Juventude Brasileira: algumas reflexões sobre o processo de implantação do programa na capital São Luís, II Encontro Internacional Trabalho e Formação de Trabalhadores, Trabalho Completo |
2008, , A Educação de Jovens e Adultos e a formação do trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET-MA”, II Encontro internacional – Trabalho e Formação dos Trabalhadores, |
2008, , O PROJOVEM no Contexto das Políticas Públicas que Envolvem a Juventude Brasileira: algumas reflexões sobre o processo de implantação do programa na capital São Luís, II Encontro internacional ? Trabalho e Formação dos Trabalhadores, |
2008, , A Educação de Jovens e Adultos e a Formação do Trabalhador : algumas considetações sobre a experi^rncia do PROEJA no CEFET-MA, II Encontro Internacional de Trabalho e Firmação de Trabalhadores, |
2008, Eliane Maria Pedrosa, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Lima e Silva, A Educação de Jovens e Adultos e a Formação do Trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET-MA., II Encontro Internacional Trabalho e Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo |
2007, Izaura Silva, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O Ensino de Informática no Curso Médio da Escola Pública: uma necessidade? Os sujeitos expressam suas percepções, EPENN, Trabalho Completo |
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Currículo Organizado por Competências: significado e desafios para a formação profissional de nível técnico, IX Semana Universitária , I Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Ceará, Resumo |
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, A Educação profissional de Nível Técnico e o Modelo Curricular das Competências, III Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI e II Congresso Internacional em Educação, Resumo |
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Izaura Silva, Decreto 5.154/2004- A Reforma da Reforma da Educação profissional?, III Encontro de pesquisa em Educação da UFPI e II Congresso Internacional em Educação, Resumo |
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Ilma Vieira do Nascimento, Formação Técnico-Profissional, Currículo e Competência- Questões a serem refletidas, Encontro de Educadores do maranhão- Pesquisas e Experiências, Resumo |
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Ilma Vieira do Nascimento, A Formação Técnico-profissional sob a Lógica do Modelo Curricular das Competências, IV Encontrode Pesquisa e Pós-graduação e IV Encontro de Iniciação Científica e tecnológica, Resumo |
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Izaura Silva, Educação Profissional de Nível Básico: uma nova versão do ensino de ofício?, III Encontro de Historiadores da Educação, Resumo |
2004, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Izaura Silva, Educação Profissional de Nível Técnico e o Discurso da Empregabilidade, IV Encontro de Pesquisa e Pós-graduação e IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica, Resumo |
2003, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Currículo Organizado por Competências e o Redesenho Curricular dos Cursos Técnicos, Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, Resumo |
2003, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Currículo Centrado em Competências: eixo articulador da reforma educacional dos anos 90, XVI EPENN, Trabalho Completo |
2003, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, A Formação Técnico-Profissional e os Impactos da Política Educacional dos anos 90, VIII Semana Universitária da UECE, Resumo |
2003, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico e o Redesenho dos Currículos dos Cursos Técnicos, III ENPPG e III ENIGIT- CEFETCE, Resumo |
2001, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A formação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90 - ouvindo os sujeitos envolvidos nesse processo, XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, Resumo |
2001, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A Formação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90 - ouvindo os sujeitos envolvidos nesse processo, XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
1999, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A formação técnico-profissional no eixo da política neo-liberal: tendências e possiblidades, XIV Encontro Educacional da Região Nordeste, Trabalho Completo |
1999, , Políticas e práticas de qualificação do trabalhador no Estado do Maranhão, Política Educacional, |
Book chapters (44) |
2023, DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: concepções e sentidos, PERCURSOS DE FORMAÇÃO NOS ENTREMEIOS DO CURRÍCULO E DA ESCOLA, Luzia da Conceição Azevedo Reis, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2023, O LUGAR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: indução e ações formativas em discussão, FORMAÇÃO, CURRÍCULO E ESCOLA EM SUAS RELAÇÕES MÚLTIPLAS, Diniz, Camila Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2022, Permanência escolar no contexto do PROEJA: dimensões conceituais, REDES RIZOMÁTICAS DE PESQUISAS EM EJA : diálogos interdisciplinares, Nathalia Rissane Costa Gomes1, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2021, Formação Continuada de Professores: o programa mais aprendizagem em discussão no município Vargem Grande, FORMAÇÃO DE PROFESSORES & PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: o saber e o agir em sinergia, Roseane Márcia S. Marque, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2021, Curriculo Integrado no PROEJA: percepções dos alunos, Currículo: contextos e desafios para a formação humana, Eunice Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2021, Curriculo Integrado no PROEJA: percepções dos alunos, Currículo: contextos e desafios para a formação humana, Eunice Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2021, Formação continuada de professores: o programa mais aprendizagem em discussão no municipio de Vargem Grande, Formação de Professores & Práticas Pedagógicas: o saber e o agir em sinergia, ROSEANNE MÁRCIA SILVA MARQUES MONTEIRO, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2019, CURRÍCULO CENTRADO EM COMPETÊNCIAS: NA TRILHA DE UMA PESQUISA, Discutindo o pensamento curricular: processos formativos, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2018, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: a escola de tempo integral em discussão, Ensino superior: processos inovadores e formativos de ensinar e aprender, Erika Christianne Sousa Pereira de Almeida, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2018, Concepções e Práticas Pedagógicas Inovadoras; a escola de tempo integral em discussão, Ensino Superior: processos inovadores e formativos de ensinar e aprender, Erika Christianne Sousa Pereira de Almeida, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2017, FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEGAGÓGICOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES: tecendo percursos, FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: discutindo políticas e contextos, Diniz, Camila Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Lima Oliveira |
2017, A Formação do Professor que atua em Curso de Hotelaria da UFMA: em foco os saberes da docência, Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação, Jonilson Costa Correia, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2017, FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: a experiência do médio sertão maranhense, FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS A DISTÂNCIA: múltiplas experiências, Suzana Andréia Santos Coutinho, Diniz, Camila Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2016, EU APRENDO, TU APRENDES, NÓS APRENDEMOS EM COMUNHÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS NOS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO, ENTRE-LINHAS: EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE E ESCUTA, Edinólia Portela Gondim, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2016, A formação continuada dos educadores dos projovens urbanos: Concepção e experiencias em discussão, Formação continuada de Professores: Múltiplas faces, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Lima Oliveira |
2016, A política curricular da base nacional comum curricular (BNCC) e seus nexos com a política da formação docente: tensões, desafios e avanços, Produção de conhecimentos na pos graduação em educação no Nordeste do Brasil:realidade e possibilidadess, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA |
2016, A POLÍTICA CURRICULAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SEUS NEXOS COM A POLÍTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE: TENSÕES, DESAFIOS E AVANÇOS, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL: REALIDADES E POSSIBILIDADES, MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo |
2014, A Formação Profissional em Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 1990- Compreendendo os seus impactos a partir dos sujeitos que a vivenciam, Educação Profissional: análise contextualizada, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2014, Expansão da Educação superior no Maranhão e suas implicações na formação de professores na educação básica: o PARFOR em foco., Políticas Educacionais: gestão e controle social, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo |
2014, JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: implicações do ProJovem Urbano em São Luís-MA, JUVENTUDES, TRABALHO E ESCOLARIZAÇÃO: refletindo sobre ações socioeducativas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Edinólia Portela Gondim |
2013, A formação pedagógica para a docência na educação superior: estudo sobre os egressos de um curso de especialização, Profissão Docente na educação Superior, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo, Maria Núbia Barbosa Bonfim |
2013, A qualificação profissional no contexto das políticas para juventude: em foco o Projovem, A qualificação profissional no contexto das políticas para a juventude: em foco o Projovem, Ilma Vieira do Nascimento, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo |
2012, Professor de Língua Portuguesa: Uma Leitura de Documentos Oficiais, LICENCIATURAS: métodos e práticas em diálogo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Augusto Ângelo Nascimento Araújo |
2012, Título: Instâncias Formativas do Professor de Língua Portuguesa: uma leitura a partir de documentos oficiais, LICENCIATURAS: métodos e práticas em diálogo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Augusto Ângelo Nascimento Araújo |
2012, ProJovem e os movimentos que o produziram: da reforma educativa às determinações internacionai, ProJovem : escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído?, Lélia Cristina Silveira de Moraes, José Albertino Carvalho Lordelo, Edinólia Portela Gondim |
2012, A Educação de Jovens e Adultos e a Formação do Trabalhador: Algumas considerações sobre a experiência do Proeja no CEFET-MA, O Mundo do Trabalho e a Formação Crítica, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Silva Lima, Eliane Maria P. Pedrosa |
2012, Formação continuada dos professores do ProJovem Urbano: entre o anunciado e o realizado, ProJovem : escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído?, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Lima Oliveira |
2011, O Ensino Médio Integrado: Reflexões na perspectiva da organização curricular, Educação, culturas e diversidades, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2011, A Prática Docente no Ensino Superior: um estudo das experiências desenvolvidas pelos professores do curso de Licenciaturamem Química do IFMA, Docência Universitária: saberes e práticas em construção, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Eliane Maria P. Pedrosa |
2010, Concepções de Professores em Formação: o currículo de Licenciatura em Matemática em foco, Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e políticas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Raimundo Santos de Castro |
2009, A Qualificação Profissional no PROJOVEM sob a óptica dos egressos, Palavras de jovens sobre o Projovem: estudos com egressos e a formação de pesquisadores em avaliação de programas educacionais, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Talita de Jesus da Silva Martins |
2009, Na trama das cortadições, desafios a enfrentar com o uso do modelo de competências nos currículos dos cursos técnicos., Política de Pós-Gradução: projetos institucionais de formação de pesquisadores, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias |
2009, A Formação de Professores para a Educação Profissional : um debate necessário, Políticas para a Educação Superior no Brasil, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Eliane Maria P. Pedrosa |
2008, O Ensino Técnico e o Desafioda Dualidade Estrutral - Um Debate Ainda Presente, Currículo e Formação Docente, Izaura Silva, Ana maria Iorio Dias, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2008, A Formação de Professores no CEFET - MA: reflexões acerca das experiências de parcerias com prefeituras municipais, Desafios Pedagógicos: na formação e trabalho docente e na avaliação, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Eliane Maria Pedrosa, Francisca das Chagas Silva Lima |
2008, A Formação de Professores no Maranhão: os impactos da parceria do CEFET-MA e Prefeituras Municipais, O ENFORSUP SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, Eliane Maria Pedrosa, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2006, A Formação Profissional sob a Lógica do Discurso da Empregabilidade: impactos nos cursos de nível básico, Educação e Modernização Conservadora, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2006, Qualificação da Força de Trabalho: uma questão sempre atual, Política Pública de Educação no Brasil: compartilhando saberes e reflexões, Ilma Vieira do Nascimento, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2005, A Reforma Curricular da Educação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Legislação: a distância entre o discurso e a realidade, Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana maria Iorio Dias, Izaura Silva |
2005, A Formação Profissional em Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90- Compreendendo os Seus Impactos a partir dos Sujeitos que a Vivenciam, Educação profissional: análise contextualizada, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2005, A Reforma Curricular da Educação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Legislação: a distância entre o discurso e a realidade, Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana maria Iorio Dias, Izaura Silva |
2005, Educação Profissional de Nível Básico: versão nova do ensino de ofício?, História da Educação, Instituições Protagonistas e Práticas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Izaura Silva, Maria Tereza Sanches F. Teixeira |
2005, Formação Profissional, Desenvolvimento de Competências e Qualificação: o que está em jogo nessa relação?, Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e idnetidades em transição, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias |
2004, Currículo Organizado por Competências e o Redesenho Curricular dos Cursos Técnicos, Culturas, Currículo e Identidades, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Ilma Vieira do Nascimento |
Books (6) |
2023, Percursos de Formação nos Entremeios do Currículo e da Escola, Maria Núbia Barbosa Bonfim, Maria Alice Melo, Lélia Cristina Silveira de Moraes |
2017, Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos: discutindo politicas e contextos, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Diniz, Camila Castro |
2017, Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos a Distância : múltiplas experiências, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Diniz, Camila Castro, Suzana Andréia Santos Coutinho |
2014, JUVENTUDES, TRABALHO E ESCOLARIZAÇÃO: refletindo sobre ações socioeducativas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo |
2012, ProJovem: escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído?, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo |
2010, Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e políticas, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Núbia Barbosa Bonfim |
Participation on boards of courses (65) |
2024, Tese Doutorado EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: em foco a formacao de professores em Sao Luis-MA , TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES |
2024, Tese Doutorado BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRATICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A NORMATIVIDADE E O CURRICULO EM ACAO, MARIA ELINETE GONÇALVES PEREIRA |
2024, Tese Doutorado CASAROES, PEDRAS E AZULEJOS: a educacao patrimonial em escolas da rede municipal de ensino de Sao Luis., YURI BARROS LOBO DA SILVA |
2024, Tese Doutorado A CONSTITUICAO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA PUBLICA A PARTIR DE SIGNIFICACOES SOBRE O TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLITICAS DE VALORIZACAO PROFISSIONAL , FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS |
2024, Tese Doutorado EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: em foco a formacao de professores em Sao Luis-MA , TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES |
2024, Tese Doutorado PRATICA PEDAGOGICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE ENFERMAGEM: uma analise na perspectiva historico-critica., LUIS FERNANDO BOGEA PEREIRA |
2024, Dissertação de Mestrado A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SAO LUIS/MA: implicacoes no curriculo escolar sob a visao dos professores. , NELCYLEIDE DE JESUS PEDROZO |
2024, Dissertação de Mestrado A RELACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM O ENSINO MEDIO INTEGRADO: DO CONTEUDO DAS REFORMAS AS VOZES DOS SUJEITOS, VAGNER DE ALMEIDA MOREIRA |
2023, Monografia de Graduação A ATUACAO DA GESTAO ESCOLAR NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: o caso de uma escola da rede publica municipal de Raposa-MA, SILMARA CRISTINA FERREIRA MOTA |
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS INICIANTES: travessias nos primeiros anos de atuacao, CARLOS RICHARD SOARES PINHEIRO |
2023, Dissertação de Mestrado O PIBID/PEDAGOGIA/UFMA (2018-2020) e suas contribuicoes para a fundamentacao de uma Pedagogia de combate ao racismo na formacao de professores, EDILMA DE JESUS LOUZEIRO CRUZ |
2023, Tese Doutorado A CONSTITUICAO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA PUBLICA A PARTIR DO TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLITICAS DE VALORIZACAO PROFISSIONAL, FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS |
2023, Dissertação de Mestrado A BNCC E O CURRICULO DAS ESCOLAS DO CAMPO: A IMPLEMENTACAO EM ESCOLAS EM AREAS DE REFORMA AGRARIA NO MUNICIPIO DE NINA RODRIGUES-MA., EDILMA DE JESUS LOUZEIRO CRUZ |
2023, Dissertação de Mestrado A BNCC E O CURRICULO DAS ESCOLAS DO CAMPO: A IMPLEMENTACAO EM ESCOLAS EM AREAS DE REFORMA AGRARIA NO MUNICIPIO DE NINA RODRIGUES-MA, MARIA LEDA RIBEIRO SILVA ALMEIDA |
2023, Tese Doutorado IMPACTOS DA EDUCACAO PROFISSIONAL TECNICA INTEGRADA SOBRE A INSERCAO NO MERCADO DE TRABALHO E CONDICOES DE VIDA DE ALUNOS DE BAIXA RENDA EGRESSOS DO IFMA, LIVIA MARIA MENDONÇA JANSEN DE MELLO |
2023, Dissertação de Mestrado ESTA E A MINHA ESCOLA? REPRESENTACOES SOCIAIS DE JOVENS DO ENSINO MEDIO SOBRE O PERTENCIMENTO A INSTITUICAO ESCOLAR., MARINA MURPHY DINIZ |
2023, Monografia de Especialização A EXPERIENCIA ESTETICA E A PRATICA FILOSOFICA NA FORMACAO DO(A) PEDAGOGO(A) , EVILASIO BARBOSA DA SILVA |
2023, Tese Doutorado EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: em foco a formacao de professores em Sao Luis-MA , TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES |
2023, Tese Doutorado A AFETIVIDADE NA FORMACAO DO (A) PEDAGOGO (A) E SEUS REFLEXOS NA PRATICA DOCENTE, MAGNUCIA BEZERRA SOEIRO DOS SANTOS |
2022, Tese Doutorado NO LABIRINTO DE GAIA: trilhas curriculares e representacoes sociais da Educacao Ambiental no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao, HADRYAN LIMA RODRIGUES |
2022, Dissertação de Mestrado CURRICULO INTEGRADO NO PROEJA E A PERMANENCIA ESCOLAR: na trilha de avancos e desafios, NATHALIA RISSANE COSTA GOMES |
2022, Tese Doutorado A IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA BRASILEIRA FRENTE AS REFORMAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS DAS POLITICAS PUBLICAS DE VALORIZACAO PROFISSIONAL DOCENTE, FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS |
2022, Dissertação de Mestrado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELACOES COM A PRATICA PEDAGOGICA, JERUSA ROIZ DE SOUSA |
2022, Tese Doutorado FORMACAO INTEGRAL DE JOVENS E ADULTOS: uma avaliacao de implementacao do PROEJA do IFMA Campus Codo com enfoque na qualidade da formacao ofertada, ANA CAROLINA CERVEIRA TAVARES |
2022, Dissertação de Mestrado A ATUACAO DO COORDENADOR PEDAGOGICO JUNTO AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, SUELY ALVES DOS SANTOS MACHADO |
2022, Tese Doutorado FORMACAO INTEGRAL DE JOVENS E ADULTOS: uma avaliacao de implementacao do PROEJA do IFMA Campus Codo com enfoque na qualidade da formacao ofertada, ANA CAROLINA CERVEIRA TAVARES |
2022, Dissertação de Mestrado "Formar-se professor, formar-se pesquisador ":estudo de caso sobre o lugar da pesquisa na formacao inicial dos licenciandos de Geografia da Universidade Federal do Maranhao.", ELAINE CUNHA VIEIRA |
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE: um estudo dos documentos dos Centros Socioeducativos do Maranhao, LARISSA CRISTINA COSTA RODRIGUES |
2021, Qualificação de Mestrado ESTA E A MINHA ESCOLA? REPRESENTACOES SOCIAIS DE JOVENS DO ENSINO MEDIO SOBRE O PERTENCIMENTO A INSTITUICAO ESCOLAR., MARINA MURPHY DINIZ |
2021, Dissertação de Mestrado COMPETENCIAS NA FORMACAO DOCENTE: uma analise do curso de Pedagogia PROFEBPAR - UFMA, LUCIANE MENEZES CARDOSO |
2021, Dissertação de Mestrado Professor "um ser humano rebelde": um estudo sobre a construcao da dimensao politica da pratica pedagogica em uma escola da rede municipal de Sao Luis , LEURIDES COSTA DE ARAÚJO SOARES |
2021, Dissertação de Mestrado PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCACAO INFANTIL DAS ESCOLAS COMUNITARIAS: A TRAJETORIA PESSOAL E A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL., CLAUDIANE PINTO DIAS DE JESUS |
2021, Monografia de Graduação A ALFABETIZACAO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE PACO DO LUMIAR, NERLYANE MELO RUBIM |
2021, Monografia de Graduação PROEJA IFMA SAO LUIS CAMPUS MARACANA: um olhar sobre a pratica pedagogica dos professores e professoras., TAYARA MOREIRA COSTA SILVA |
2020, Dissertação de Mestrado VOCE SABE DE ONDE EU VENHO? Um estudo da transicao escolar de alunos do campo para a cidade , KEYLA SORENE DA SILVA RODRIGUES |
2020, Dissertação de Mestrado Inclusao educacional de alunos publico-alvo da educacao especial no Colegio Universitario COLUN/UFMA: percepcoes do corpo docente, ANA ZILDA DOS SANTOS CABRAL FIGUEREDO |
2020, Dissertação de Mestrado PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCACAO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA: TRANSITANDO ENTRE A EXIGENCIA LEGAL E A FORMATIVA , ANA PAULA MONDEGO DIAS |
2020, Dissertação de Mestrado O CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIENCIAS HUMANAS/ CAMPUS DE IMPERATRIZ: A interdisciplinaridade na Formacao de Professores, JOSENILDE MEIRELES PINTO |
2020, Qualificação de Mestrado Professor "um ser humano rebelde": um estudo sobre a construcao da dimensao politica da pratica pedagogica em uma escola da rede municipal de Sao Luis , LEURIDES COSTA DE ARAÚJO SOARES |
2020, Qualificação de Doutorado FORMACAO INTEGRAL E PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS: uma avaliacao de implementacao e impacto no IFMA Campus Codo, ANA CAROLINA CERVEIRA TAVARES |
2020, Dissertação de Mestrado "A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE VARGEM GRANDE: reflexos na pratica docente"., ROSEANNE MARCIA SILVA MARQUES MONTEIRO |
2020, Dissertação de Mestrado "EDUCACAO MUSICAL E CURRICULO: diversidade cultural na formacao docente em Musica", MICAEL CARVALHO DOS SANTOS |
2020, Qualificação de Mestrado COMPETENCIAS NA FORMACAO DOCENTE: uma analise do curso de Pedagogia PROFEBPAR - UFMA, LUCIANE MENEZES CARDOSO |
2020, Qualificação de Mestrado PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCACAO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA: TRANSITANDO ENTRE A EXIGENCIA LEGAL E A FORMATIVA , ANA PAULA MONDEGO DIAS |
2020, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DO PIBID NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES – AREA DE CIENCIAS SOCIAIS: Curso de Pedagogia, RAYANE COSTA VIEGAS |
2019, Qualificação de Doutorado PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM A EDUCACAO BASICA NA MODALIDADE DE EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA): uma avaliacao do processo de implementacao no Instituto Federal do Maranhao de 2007 a 2017, EDVAN WILSON FERREIRA PINTO |
2019, Qualificação de Mestrado "A DOCENCIA EM MATEMATICA NA EDUCACAO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MEDIO". , LUZIA DA CONCEICAO AZEVEDO REIS |
2019, Qualificação de Mestrado O CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIENCIAS HUMANAS/ CAMPUS DE IMPERATRIZ: A interdisciplinaridade na Formacao de Professores, JOSENILDE MEIRELES PINTO |
2019, Qualificação de Mestrado "A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE VARGEM GRANDE: reflexos na pratica docente"., ROSEANNE MARCIA SILVA MARQUES MONTEIRO |
2019, Monografia de Graduação O COORDENADOR PEDAGOGICO E OS DESAFIOS COMO ARTICULADOR DA FORMACAO DOCENTE NO CONTEXTO ATUAL, JOCELINA CORREIA MONTEIRO |
2019, Qualificação de Mestrado "EDUCACAO MUSICAL E CURRICULO: diversidade cultural na formacao docente em Musica", MICAEL CARVALHO DOS SANTOS |
2019, Monografia de Especialização INICIACAO CIENTIFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO: as influencias do PIBIC aos egressos do curso de Pedagogia, ANA CAROLINE DOS SANTOS MENDES |
2019, Tese Doutorado AS REPERCUSSOES DO ENEM NO CURRICULO DO ENSINO MEDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHAO: o caso do CINTRA, DAYSE MARINHO MARTINS |
2019, Qualificação de Doutorado AS REPERCUSSOES DO ENEM NO CURRICULO DO ENSINO MEDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHAO: o caso do CINTRA, DAYSE MARINHO MARTINS |
2019, Dissertação de Mestrado "CURRICULO INTEGRADO NO ENSINO MEDIO: a percepcao dos alunos do Instituto de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao - IEMA", KARYANNE MOREIRA DA SILVA NOGUEIRA ROSA |
2018, Dissertação de Mestrado "CURRICULO INTEGRADO DO PROEJA: concepcao e orientacao pedagogica", NATALIA CRISTINA GOIABEIRA DOS SANTOS |
2018, Tese Doutorado O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCACAO: uma avaliacao politica da politica, MÔNICA PORTO CARREIRO MONTEIRO |
2018, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E A PRATICA DE COORDENADORES PEDAGOGICOS NO MARANHAO: em cena o programa nacional escola de gestores, CAMILA CASTRO DINIZ |
2018, Qualificação de Doutorado A EDUCACAO INTEGRAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO GOVERNO TEMER: uma avaliacao politica do Programa Novo Mais Educacao, MÔNICA PORTO CARREIRO MONTEIRO |
2018, Monografia de Graduação FORMACAO INICIAL E PRATICA PEDAGOGICA: contribuicoes do curso de Pedagogia/ PARFOR ao polo de Coroata, AMANDA SILVA GUIMARAES |
2018, Qualificação de Mestrado "CURRICULO INTEGRADO DO PROEJA: concepcao e orientacao pedagogica", NATALIA CRISTINA GOIABEIRA DOS SANTOS |
2018, Qualificação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E A PRATICA DE COORDENADORES PEDAGOGICOS: EM CENA O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES, CAMILA CASTRO DINIZ |
2018, Qualificação de Mestrado "CURRICULO INTEGRADO NO ENSINO MEDIO: a proposta do Instituto de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao - IEMA do municipio de Bacabeira/MA", KARYANNE MOREIRA DA SILVA NOGUEIRA ROSA |
2016, Qualificação de Doutorado As repercussoes do ENEM no Curriculo do Ensino Medio das Escolas Estaduais em Sao Luis - MA na segunda decada do seculo XXI, DAYSE MARINHO MARTINS |
2016, Qualificação de Mestrado " ATENDIMENTO EDCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA POLITICA DE EDUCACAO ESPECIAL DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE SAO LUIS/MA: complexidades, movimentos e desafios, GISELE MARIA ARAUJO |
Completion of course work (10) |
OS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR NO ESPAÇO PRIVADO: O TRABALHO PEDAGÓGICO EM FOCO., MAURIANE SANTOS FERREIRA , 03/2013 |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MARANHÃO A PARTIR DA DÉCADA DE 1990, VALERIA KAYSE SILVA , 02/2014 |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: instrumento para a construção de uma Gestão Democrática? , ANA JESSICA CORREA SANTOS , 02/2014 |
NÚCLEO AVANÇADO ITAQUI BACANGA NIB DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA: consolidação da parceria VALE-IFMA., LAISE RODRIGUES MENDES , 04/2014 |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO DE JOVENS: a experiência do PROJOVEM URBANO - São Luís, ANA CAROLINE DOS SANTOS MENDES , 08/2015 |
ESTÁGIO EM GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES DO ENSINO MÉDIO: a experiência vivenciada no Campus Monte Castelo - IFMA, SHEYLA PEREIRA ARAUJO , 12/2015 |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO NÚCLEO AVANÇADO ITAQUI BACANGA: o Curso Técnico em Mecânica Industrial em discussão, CAMILA DE SOUSA MARCHAO , 03/2017 |
O PROEJA NO CAMPUS MONTE CASTELO / IFMA: em foco a percepção dos alunos, NATHALIA RISSANE COSTA GOMES , 01/2018 |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: as influencias do PIBIC aos egressos do curso de Pedagogia, ANA CAROLINE DOS SANTOS MENDES , 05/2019 |
A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR, NERLYANE MELO RUBIM , 02/2021 |
Post-graduate orientation (26) |
Doutorado, ERIKA CHRISTIANNE SOUSA PEREIRA DE ALMEIDA, 06/2021 - , Orientação em Andamento |
Doutorado, TEREZINHA DE JESUS AMARAL DA SILVA, 03/2020 - , Orientação em Andamento |
Doutorado, EUNICE CASTRO, 07/2024 - , Orientação em Andamento |
Doutorado, NATHALIA RISSANE COSTA GOMES, 05/2023 - , Orientação em Andamento |
Doutorado, CAMILA CASTRO DINIZ, 06/2022 - , Orientação em Andamento |
Doutorado, MARIA ELINETE GONÇALVES PEREIRA, 03/2020 - , Concluída em 07/2024 |
Mestrado, EUNICE CASTRO, 05/2015 - , Concluída em 12/2017 |
Mestrado, NATALIA CRISTINA GOIABEIRA DOS SANTOS, 08/2016 - , Concluída em 12/2018 |
Mestrado, NELCYLEIDE DE JESUS PEDROZO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024 |
Mestrado, ROSEANNE MARCIA SILVA MARQUES MONTEIRO, 09/2017 - , Concluída em 02/2020 |
Mestrado, AUGUSTO ANGELO NASCIMENTO ARAUJO, 03/2010 - , Concluída em 06/2012 |
Mestrado, LUCIVANIA SILVA DE MELO, 03/2010 - , Concluída em 07/2012 |
Mestrado, RAUL GERMANO DE SOUSA VILHENA, 03/2011 - , Concluída em 02/2013 |
Mestrado, LUZIA DA CONCEICAO AZEVEDO REIS, 09/2017 - 04/2021 , Orientação em Andamento |
Mestrado, NAYANNA JUDITHE VIEIRA ABREU, 04/2020 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANA PAULA MONDEGO DIAS, 05/2018 - 01/2021 , Orientação em Andamento |
Mestrado, CARLA IVANA AMORIM DA SILVA, 05/2018 - 04/2022 , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANDRÉ LUCAS DOS SANTOS FERREIRA, 06/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, RAQUEL DE CARVALHO EVANGELISTA, 05/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, KEYLYANNE DESTERRO CARDOSO, 03/2012 - , Concluída em 07/2014 |
Mestrado, JONNILSON NOGUEIRA DOS PASSOS, 07/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ERIKA CHRISTIANNE SOUSA PEREIRA DE ALMEIDA, 05/2014 - , Concluída em 08/2016 |
Mestrado, CAMILA CASTRO DINIZ, 08/2016 - , Concluída em 12/2018 |
Mestrado, MICHELLE DE CÁSSIA BARROS NASCIMENTO, 05/2015 - , Concluída em 08/2017 |
Mestrado, SUZANA ANDRÉIA SANTOS COUTINHO, 03/2014 - , Concluída em 07/2015 |
Mestrado, NATHALIA RISSANE COSTA GOMES, 03/2019 - , Concluída em 09/2022 |