Publications at events (92)
|
2022,
, FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR INICIANTE: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica,
XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
|
2022,
Erika Christianne Sousa Pereira de Almeida, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O CURRÍCULO CONTRA O OPRESSOR: enfrentamento e resistência,
XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, Resumo
|
2022,
Diniz, Camila Castro, Lélia Cristina Silveira de Moraes, FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR INICIANTE: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica,
XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, Resumo
|
2022,
, ?Currículo integrado: qual perspectiva para a formação docente??,
,
|
2022,
, O CURRÍCULO CONTRA O OPRESSOR: enfrentamento e resistência,
XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
|
2022,
, A Base Nacional Comum Curricular:( BNCC): implicações na prática docente,
XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
|
2022,
Nelcileyde de Jesus Pedrozo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A Base Nacional Comum Curricular:( BNCC): implicações na prática docente,
XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, Resumo
|
2020,
, O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA E A PERMANÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL,
XXV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação ? ANPED,
|
2020,
Nathalia Rissane Costa Gomes1, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA E A PERMANÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL,
XXV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
|
2019,
, Currículo integrado,
Semana Pedagógica,
|
2018,
, FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: em discussão a formação continuada,
XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste -ANPEd,
|
2018,
, O PROEJA NO CONTEXTO DO IFMA ? CAMPUS SANTA INÊS: percepções sobre o currículo integrado,
VIII Encontro de educadores: pesquisas e experiências,
|
2018,
, 'MATERIAIS DIDÁTICOS EM CURSOS DO PROEJA: percepções de professores sobre a concepção e utilização,
XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste- Reunião Científica Regional da ANPEd,
|
2018,
, A EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO PROEJA/IFMA: SOLUÇÕES E CONFLITOS,
V Colóquio Internacional sobre Educação Profissional,
|
2018,
, FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM EAD: REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES,
VIII Encontro de educadores- pesquisas e experiências,
|
2018,
NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE JOVENS E ADULTOS,
V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
|
2018,
, CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA,
VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências,
|
2018,
, OS CURSOS DO PROEJA NO IFMA ? CAMPUS SANTA INÊS: OFERTA E ORGANIZAÇÃO,,
V Colóquio Internacional sobre Educação Profissional, r,
|
2018,
, A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFMA-CAMPUS SANTA INÊS SOBRE O PROEJA,
XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - ANPEd,
|
2018,
, 'CURRÍCULO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: reflexões inicias,
XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste -ANPEd,
|
2017,
NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O PROEJA,
VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo
|
2016,
NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O PROEJA NO CONTEXTO MARANHENSE: Reflexões introdutórias,
VII ENCONTRO DE EDUCADORES Pesquisas e experiências, Resumo
|
2016,
, Periódicos da Educação das regiões Norte e Nordeste - Aspectos e procedimentos para o aperfeiçoamento igualitário da qualidade acadêmica, científica e técnica,
VIII ENCONTRO DE EDITORES DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE,
|
2016,
NATHALIA RISSANE, Lélia Cristina Silveira de Moraes, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EM FOCO A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES,
VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED, Trabalho Completo
|
2015,
Edinólia Portela Gondim, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Juventude e Engajamento Social - Uma Discussão Sobre os Resultados do Projovem Urbano,
AFIRSE, Resumo
|
2015,
, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROEJA COMO APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO IFMA - SÃO LUIS CAMPUS - MARACANÃ,
VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
|
2015,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROEJA COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL ALIADA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL,
VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
|
2015,
Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, PARFOR: FORMAÇÃO EMERGENCIAL E ACOMPANHAMENTO DE PROFESSORES/CURSISTAS NO ESTADO DO MARANHÃO,
EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
|
2015,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROEJA COMO APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO IFMA - SÃO LUIS CAMPUS - MARACANÃ,
VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
|
2015,
, ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROEJA COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO GERAL ALIADA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL,
VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
|
2015,
, Inserção Social e Egressos Ludovicenses: implicações de um programa socioeducativo,
Jornada de Políticas Públicas,
|
2015,
, JUVENTUDE E ENGAJAMENTO SOCIAL - Uma discussão sobre os resultados do Projovem urbano,
AFIRSE,
|
2014,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Suzana Andréia Santos Coutinho, A formação continuada dos professores no contexto do PROEJA.,
VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
|
2014,
, O PROEJA e a formação do trabalhador: o currículo integrado em discussão do Curso Técnico e Eletrotécnica,
VI ENCONTRO DE EDUCADORES: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS,
|
2014,
Ana Caroline dos Santos Mendes, Lélia Cristina Silveira de Moraes, CURRÍCULO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO: DISCUTINDO ALGUNS ELEMENTOS,
VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
|
2014,
Keyllyanne Desterro Cardoso, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O PROEJA e a formação do trabalhador: o currículo integrado em discussão do Curso Técnico de Eletrotécnica do IFMA campus monte castelo,
VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
|
2014,
, CURRÍCULO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO: discutindo alguns elementos,
VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências,
|
2014,
, A formação continuada dos professores no contexto do PROEJA.,
VI ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências,
|
2013,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Edinólia Portela Gondim, JUVENTUDE E JUVENTUDES: DISCUTINDO CONCEPÇÕES E CONTEXTO,
XXI EPENN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo
|
2013,
, JUVENTUDE E JUVENTUDES: DISCUTINDO CONCEPÇÕES E CONTEXT,
XXI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
|
2013,
, Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em São Luís,
VII Colóquio Nacional da AFIRSE,
|
2013,
, A Educação de Jovens e Adultos: um olhar reflexivo acerca das concepções e referências históricas sobre a relação trabalho e educação a partir do currículo da EJA e sua influência no contexto da política educacional do Proeja,
I Encontro Nacional da Ampae,
|
2013,
, Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em São Luís,
VII COLÓQUI NACIONAL DA AFIRSE,
|
2013,
Keyllyanne Desterro Cardoso, Suzana Andréia Santos Coutinho, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um olhar reflexivo acerca das concepções e referências historicas sobre a relação trabalho e educação a partir do currículo da EJA e sua influência no contexto da política educacional do PROEJA,
I ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - SEÇÃO MARANHÃO (ANPAE-MA), Trabalho Completo
|
2013,
, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROJOVEM URBANO: o contexto do municipio de imperatriz.,
VI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (VI JOINPP),
|
2013,
Lucivania Silva de Melo, Lélia Cristina Silveira de Moraes, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROJOVEM URBANO: O contexto do município de Imperatriz,
VI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (VI JOINPP), Trabalho Completo
|
2013,
Edinólia Portela Gondim, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em São Luís,
VII COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE, Resumo
|
2012,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Keyllyanne Desterro Cardoso, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E NO CURRÍCULO INTEGRADO DA EJA: o PROEJA em discussão,
V Encontro de Educadores do Maranhão, Resumo
|
2012,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Jonilson Costa Correia, Os Saberes Constitutivos da Formação dos Professores que Atuam no Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão,
IV ENFORSUP, Trabalho Completo
|
2012,
Ana Caroline dos Santos Mendes, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A qualificação profissional no projovem urbano: a relação teoria e prática no projeto pedagógico integrado,
V Encontro de Educadores do Maranhão, Resumo
|
2012,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, Maria Núbia Barbosa Bonfim, Ilma Vieira do Nascimento, O Projeto Pedagógico em Instituições de Educação Superior: discutindo alguns marcos referenciais,
IV ENFORSUP, Trabalho Completo
|
2011,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Silva Lima, Formação Continuada de Professores do Projovem Urbano: concepção e prática,
6º Colóquio Nacional da Association Internationale de Recherches Scientifiques in Education, Trabalho Completo
|
2011,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ilma Vieira do Nascimento, Maria Alice Melo, Maria Núbia Barbosa Bonfim, A Formação Pedagógica para a Docência na Educação Superior: estudo sobre os egressos de um curso de especialização,
3º Encontro da Rede Interregional de Docência na Educação Superior, Trabalho Completo
|
2011,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Raul Germano de Sousa Vilhena, Currículo Multicultural: refletindo sobre as possibilidades de uma ação pedagógica plural,
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
|
2011,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Lucivania Silva de Melo, Formação Continuada de Professores na Perspectiva do Projovem Urbano,
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
|
2010,
, A Educação Pública Brasileira em Questão,
IV Encontro de Educadores do Maranhão,
|
2009,
, Projvem: avaliando os impactos de uma política para educação de jovens e adultos,
18 EPENN,
|
2009,
, O Projovem e o seu Processo de Implantação na Capital São luís - Reflexões Iniciais,
18 EPENN,
|
2009,
, Política de Formação de Professores da EJA para a SEMED - Uma Discussão Necessária,
IV Jornada Internacional de Politicas Públicas,
|
2009,
, O Projovem e o seu processo de implantação na capital São Luís - Reflexões iniciais,
19 EPENN,
|
2009,
, Professor Projovem: identidade e caracterização,
IX Encontro Humanístico Identidades,
|
2009,
, Projovem: avaliando os impactos de uma política para educação de jovens e adultos,
19 EPENN,
|
2009,
Francisca das Chagas Oliveira, Lélia Cristina Silveira de Moraes, A Formação Continuada na Escola: espaço em que os professores podem decidir sobre o seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão,
18 EPENN, Trabalho Completo
|
2009,
, A Formação continuada na escola: esaço em que os professores podem decidir sobre o seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão,
19 EPENN,
|
2009,
Francisca das Chagas Oliveira, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Política de Formação de Professores da EJA para a SEMED - Uma Discussão Necessária,
IV Jornada Internacionas de Políticas Públicas, Trabalho Completo
|
2009,
GabrielleBoaes Oliveira, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Projovem; avaliando os impactos de uma política para educação de jovens e adultos,
18 EPENN, Trabalho Completo
|
2009,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, Ilma Vieira do Nascimento, O Projovem e o seu Processo de Implantação na Capital São Luís- Reflexões Iniciais,
18 EPENN, Trabalho Completo
|
2009,
, A Formação Continuada na Escola: espaço em que os professores podem decidir sobre o seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão,
18 EPENN,
|
2009,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS SOB A LÓGICA DO MODELO CENTRADO EM COMPETÊNCIAS: UM OLHAR A PARTIR DA REALIDADE DA ESCOLA,
IV Colóquio Internacional de Políticas Curriculares -Diferenças nas Políticas de Currículo, Trabalho Completo
|
2008,
, O PROJOVEM no Contexto das Políticas Públicas que Envolvem a Juventude Brasileira: algumas reflexões sobre o processo de implantação do programa na capital São Luís,
II Encontro internacional ? Trabalho e Formação dos Trabalhadores,
|
2008,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo, Ilma Vieira do Nascimento, O Projovem no Contexto das Políticas Públicas que Envolvem a Juventude Brasileira: algumas reflexões sobre o processo de implantação do programa na capital São Luís,
II Encontro Internacional Trabalho e Formação de Trabalhadores, Trabalho Completo
|
2008,
Eliane Maria Pedrosa, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Francisca das Chagas Lima e Silva, A Educação de Jovens e Adultos e a Formação do Trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET-MA.,
II Encontro Internacional Trabalho e Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
|
2008,
, A Educação de Jovens e Adultos e a formação do trabalhador: algumas considerações sobre a experiência do PROEJA no CEFET-MA”,
II Encontro internacional – Trabalho e Formação dos Trabalhadores,
|
2008,
, A Educação de Jovens e Adultos e a Formação do Trabalhador : algumas considetações sobre a experi^rncia do PROEJA no CEFET-MA,
II Encontro Internacional de Trabalho e Firmação de Trabalhadores,
|
2008,
, Ensino de informática no curso médiio da escola pública: ma necessidade? os sujeitos expressam suas percepções,
18 EPENN,
|
2008,
, O Projovem no Contexto das Politicas Públicas que envolvem a Juventude Brasileira,
II Encontro de Inte rnacional sobre Trabalho e Formação de Trabalhadores,
|
2007,
Izaura Silva, Lélia Cristina Silveira de Moraes, O Ensino de Informática no Curso Médio da Escola Pública: uma necessidade? Os sujeitos expressam suas percepções,
EPENN, Trabalho Completo
|
2004,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Izaura Silva, Decreto 5.154/2004- A Reforma da Reforma da Educação profissional?,
III Encontro de pesquisa em Educação da UFPI e II Congresso Internacional em Educação, Resumo
|
2004,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Currículo Organizado por Competências: significado e desafios para a formação profissional de nível técnico,
IX Semana Universitária , I Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Ceará, Resumo
|
2004,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, A Educação profissional de Nível Técnico e o Modelo Curricular das Competências,
III Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI e II Congresso Internacional em Educação, Resumo
|
2004,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Ilma Vieira do Nascimento, Formação Técnico-Profissional, Currículo e Competência- Questões a serem refletidas,
Encontro de Educadores do maranhão- Pesquisas e Experiências, Resumo
|
2004,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Izaura Silva, Educação Profissional de Nível Técnico e o Discurso da Empregabilidade,
IV Encontro de Pesquisa e Pós-graduação e IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica, Resumo
|
2004,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Izaura Silva, Educação Profissional de Nível Básico: uma nova versão do ensino de ofício?,
III Encontro de Historiadores da Educação, Resumo
|
2004,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Ilma Vieira do Nascimento, A Formação Técnico-profissional sob a Lógica do Modelo Curricular das Competências,
IV Encontrode Pesquisa e Pós-graduação e IV Encontro de Iniciação Científica e tecnológica, Resumo
|
2003,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico e o Redesenho dos Currículos dos Cursos Técnicos,
III ENPPG e III ENIGIT- CEFETCE, Resumo
|
2003,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, A Formação Técnico-Profissional e os Impactos da Política Educacional dos anos 90,
VIII Semana Universitária da UECE, Resumo
|
2003,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Currículo Centrado em Competências: eixo articulador da reforma educacional dos anos 90,
XVI EPENN, Trabalho Completo
|
2003,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, Ana Maria Iório Dias, Currículo Organizado por Competências e o Redesenho Curricular dos Cursos Técnicos,
Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, Resumo
|
2001,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, A formação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90 - ouvindo os sujeitos envolvidos nesse processo,
XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, Resumo
|
2001,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, A Formação Profissional de Nível Técnico no Contexto da Política Educacional dos Anos 90 - ouvindo os sujeitos envolvidos nesse processo,
XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, Trabalho Completo
|
1999,
, Políticas e práticas de qualificação do trabalhador no Estado do Maranhão,
Política Educacional,
|
1999,
Lélia Cristina Silveira de Moraes, A formação técnico-profissional no eixo da política neo-liberal: tendências e possiblidades,
XIV Encontro Educacional da Região Nordeste, Trabalho Completo
|