CASSIA CORDEIRO FURTADO
DEPB - DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
03/2023 GRUPO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM INFORMAÇÃO, LEITURA E DESIGN DE HIPERMÍDIA, |
Artigos (33) |
2024, Sistema de Acolhimento Partilhado e Integrado para os Estudantes Estrangeiros do Ensino Superior (SAPIEns): um modelo infocomunicacional para facilitar a mobilidade acadêmica internacional, ISSN: 16469895 |
2024, Literatura infantil interativa: apresentação do TecTeca, ISSN: 29653436 |
2022, A INTERVENÇÃO DO DESIGN DE INTERAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS USUÁRIOS COM DISLEXIA E PSICOSE INFANTIL, ISSN: 23178876 |
2021, JOGOS TIPOGRÁFICOS: O RECONHECIMENTO DA LETRA POR DISCENTES DA TERCEIRA IDADE, ISSN: 21797374 |
2020, Literatura-serviço: a literatura infantil para a geração Alpha, ISSN: 21836671 |
2020, Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo, ISSN: 21795282 |
2020, Compreensão ePercepção da Leitura Multimodal e asNarrativasdo DesigndeLivros Digitais, ISSN: 21843120 |
2019, University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs, ISSN: 23180889 |
2019, Breves apontamentos sobre um repositório digital biligue (Português-Libras): o caso do repositório digital Huet, ISSN: 18094783 |
2019, APLICATIVOS DE LITERATURA-SERVIÇO: EXPERIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO USUÁRIO INFANTIL, ISSN: 19810695 |
2019, Geração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática?, ISSN: 19806949 |
2019, O COMPORTAMENTO INFOCOMUNICACIONAL DOS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS NA APROPRIAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS NO QUADRO DO DIREITO AUTORAL: o caso dos alunos dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das universidades federais do Brasil e públicas de Portugal, ISSN: 19810695 |
2019, ACTIONS OF INTERNATIONALIZATION OF THE POSTGRADUATE PROGRAMS IN LIBRARIANSHIP, INFORMATION SCIENCE AND DOCUMENTATION: BRAZIL AND PORTUGAL, ISSN: 23169907 |
2017, Recursos Tecnológicos na Literatura Infantil, ISSN: 19844751 |
2017, Design de Produção na narrativa transmidiática: Revisão Sistemática de Literatura, ISSN: 25257471 |
2017, OS DESAFIOS E AS BARREIRAS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE, ISSN: 21836671 |
2017, INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional, ISSN: 21836671 |
2017, LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil, ISSN: 25494231 |
2017, A Contribuição da Tecnologia de Informação e Comunicação para a Acessibilidade e Inclusão Informacional do Surdo, ISSN: 19832664 |
2017, O uso dos Smartphones por Alunos do Ensino Fundamental: resultado de pesquisa em escola pública de São Luís- MA, ISSN: 19844751 |
2017, A REDE SOCIAL ACADÊMICA RESEARCHGATE COMO MECANISMO DE VISIBILIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E PORTUGUESA NA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, ISSN: 19815344 |
2017, BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: Uma revisão sistemática de literatura, ISSN: 19820305 |
2017, Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar, ISSN: 19806949 |
2017, Aluno, qual tua fonte de informação?, ISSN: 19806949 |
2017, Bibliotecas universitárias inclusivas: acessibilidade e oportunidades para os usuários com necessidades especiais, ISSN: 19806949 |
2017, Comunicação da ciência em rede: visibilidade e internacionalização, ISSN: 19806949 |
2017, Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores, ISSN: 19806949 |
2015, Livros Digitais, Sistemas Hipermidiáticos e Partilha Literária para Leitores Infantis, ISSN: 19810695 |
2012, Biblioteca escolar e interculturalidade: rede social em países lusófonos Portal Biblon, ISSN: 18078893 |
2011, Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças, ISSN: 21782075 |
2010, Educação e bibliotecas digitais, ISSN: 1678765X |
2010, A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web, ISSN: 18094783 |
2009, Bibliotecas escolaesr e web 2.0, ISSN: 18078893 |
Publicação em eventos (76) |
2023, , BIBLIOTECA DE LITERATURA INTERATIVA TECTECA, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovações em Educação, |
2023, , Inovação, Leitura e Educação, Inovação, Leitura e Educação, |
2023, , Inovação, Leitura e Educação, V SIMPÓSIO INTERNACIONAL e VIII NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, |
2023, , A experiência do usuário infantil com ebooks, 19º Ergodesign ; USIHC e IV JOP`Design, |
2022, , LITERATURA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÃO NA LEITURA DOMICILIAR, III Congresso Internacional da Literatura para Crianças e Jovens, |
2022, , BIBLIOTECA DE LITERATURA INTERATIVA TECTECA, Congresso Brasileiro online de Pesquisa e Inovações em Educação, |
2022, , Literatura Digital na Educação Infantil e Ensino Fundamental nos Anos Iniciais, IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VII NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ,, |
2022, , Literatura Infantojuvenil na Cibercultura, Curso Introdutório Tertúlias do Grão Pará, |
2022, , LITERATURA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÃO NA LEITURA DOMICILIAR, 3° Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens, |
2021, , Painéis de Grupos de Pesquisa, VI Seminário de Estudos da Informação, |
2021, , APCN do PPGCI da UFMA, III Workshop PROCAD AMAZÔNIA, |
2021, , A Literatura digital interativa e o usuário infantil, Iº Seminário Brasileiro Virtual de Biblioteconomia - SBVB, |
2020, , TECTECA: Aplicativo de Leitura Interativa, TIC@Portugal'20 ? As TIC na Educação: oportunidades em Pandemia, |
2020, , Transformação Digital: um mundo de desafios e oportunidades, Biblionline, |
2020, , Aplicativos de literatura-serviço: interação, customização e gamificação como ferramentas de incentivo à leitura, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/ UNESP, |
2020, , Geração Alpha: Literatura e Tecnologia, I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA TERTÚLIAS DO GRÃO-PARÁ, |
2020, , A mediação da leitura através das Tecnologias de Informação e Comunicação, XXIII Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia Documentação, Gestão e Ciência da Informação, |
2019, , A competência literária e a formação integral dos alunos na era digital, V Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), |
2019, , PRÁTICAS INOVADORES NA LEITURA LITERÁRIA, X Semana de Pedagogia ?Educação e Sociedade movimento de aproximações entre universidade e sociedade refletidos no curso de pedagogia?, |
2019, , Biblioteca 2.0 + WEB 3.0 = Biblioteca 3.0, I JORNADA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE BIBLIOTECÁRIOS DO IFPA, |
2019, , Literatura-serviço: a literatura infantil para a geração Alpha, VI Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação, |
2019, , Plataformas de literatura-serviço: estudos sobre literatura e tecnologia, II Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL, |
2019, , Plataformas de literatura-serviço: nova geração de leitores, novos produtos na cibercultura, XI Congresso da SOPCOM, |
2019, , Mídias Dinâmicas Incorporadas à Arte Literária: aplicativos infantis de literatura-serviço, Simpósio Nacional de Arte e Mídia, |
2019, , TECTECA: Aplicativo de Leitura Literária para Crianças do Século XXI, I Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital, |
2019, , A Leitura em Aplicativos de Literatura-serviço, I Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital, |
2019, , Leitura em meios digitais, XVIII Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho - EBJUT, |
2018, , As tecnologias assistivas: aplicativos como meio de inclusão dos deficientes auditivos, III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2018, , O livro na web e a oferta da literatura-serviço, II Coloquio Internacional sobre a História do Livro, Leitura e das Bibliotecas, |
2018, , Mediação da Informação e as novas tecnologias, III Simposio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2018, , Redes sociais no contexto escolar: estudo desenvolvido em escola pública municipal de Raposa-MA, III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2018, , Literatura-serviço: streaming de livros, III Simpósio nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2018, , O livro na web e a oferta da literatura - serviço, , |
2018, , Os dispositivos móveis na educação básica do estado do Maranhão., IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), |
2018, , Aplicativo TecTeca: inovação nas práticas de leitura, IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), |
2017, , O (Re) uso de objetos digitais: limites e exceções do Direito Autoral em prol da Sociedade e da Cultura, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB), |
2017, , O Contributo das redes sociais acadêmicas para o campo científico brasileiro na área de Ciência da Informação, X Conferência Internacional de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, |
2017, , O (RE)USO DE OBJETOS DIGITAIS: LIMITES E EXCEÇÕES DO DIREITO AUTORAL EM PROL DA SOCIEDADE E DA CULTURA, XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, |
2017, , O histórico do ensino para o deficiente auditivo nas cidades de belém e são luís., I Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Línguas de Sinais (SENELL & LS) e Fórum Interdisciplinar Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica (FINCELIBRAS),, |
2017, , O bibliotecário e o as TIC como ferramenta para inclusão informacional dos deficientes auditivos., Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Línguas de Sinais (SENELL & LS) e do I Fórum Interdisciplinar Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica (FINCELIBRAS),, |
2017, , Portal Biblon: Biblioteca digital de literatura Infantil, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2017, , Redes Sociais Literárias no Contexto Escolar, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2017, , Reunião de Apresentação e Trabalho do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2017, , Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia - LEDMID, Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação, |
2017, , O Papel dos ambientes digitais na academia: percepções de estudiosos portugueses e brasileiros, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB), |
2017, , O comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral, II Seminário de Informação e Documentação Jurídica na Maranhão, |
2017, , Book Apps Infantis: inovação no incentivo à leitura, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2016, , Uso das Tecnologias Digitais nas Escolas Públicas em São Luís, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2016, , Livros e Leitura Digital, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2016, , Recursos tecnológicos na literatura infantil, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2016, , A importância de conhecer o uso de aplicativos celulares para alunos do ensino médio em um Colégio Universitário emSão Luís - MA, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2015, , O perfil do aluno da Geração Z do Sistema Público de Ensino Municipal de São Luís, I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, |
2015, , Livros digitais e o uso na escola, V Encontro Escola Sesc de Biblioteca Escolares, |
2015, , The user experience within the web 2.0 context: a review supported on the perspective of situated cognition theory, Global Learn 2015, |
2015, , IX Conferência Internacional de TIC na Educação ? Challenges 2015, Acessibilidade e Produtos de Apoio nas bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, |
2014, , Livros Digitais, Sistemas Hipermídiáticos e Partilha Literária para leitores Infantis, I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros, |
2013, , Biblioteca escolar, nova geração e tecnologias da informação e comunicação, CBBD, |
2013, , Experiências da rede social literária on-line com crianças da língua portuguesas: Biblon, CBBD, |
2012, , A rede social Biblon ao serviço das práticas de promoção da leitura e da escrita junto das crianças do Ensino Básico, em comunidades de língua portuguesa, Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y en la Cultura / IV Congreso Leer.es, |
2011, , Rede social de leitores Juniores; as comunidades de prática de leitura on-line e a promoção da literacia e cidadania, Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania,, |
2011, , Rede Social de Interculturalidade em Países Lusófonos: Plataforma Biblon, 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, |
2011, , Transliteracy na educação informal; papel da biblioteca escolar, Conferência Conjunta ICM&SIIE, |
2011, , Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária, Colóquio Internacional Literatura Infantil e Mundo Globalizado, |
2011, , Biblioteca 2.0, Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, |
2011, , Projeto Biblon: rede social de leitores-escritores, CBBD, |
2009, , Biblioteca Escolar e os media, II ConferênciaIntenacional ibliotecas par a Vid, |
2009, , BIBLON ? Portal Lusófono da Biblioteca ? conceptualização e criação de um espaço de aprendizagem, criatividade, coperação e interculturadilade, VIII LUSOCOM; comunicação, espaço global e lusofonia., |
2009, , Literacia dos Media e Biblioteca, VIII LUSOCOM; comunicação, espaço global e lusofonia., |
2009, , Estrategias de incentivo a Leitura: relato da experiência nas Bibliotecas Farol da Educação - Maranhão - Brasil, II Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida, |
2007, , Formação de professores na sociedade da informação, Encontro do PROLER, |
2007, , A tecnologia educacional e a Formação de professores, Seminário de Iniciação Cientifica, |
2001, , Pesquisar e não copiar, V Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo a Leitura, |
2000, , Ideologia da leitura na formação do professor, IV Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo a Leitura, |
2000, , As múltiplas leituras do professor, IV Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo a Leitura, |
1999, , Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão, IV Seminário sobre Bibliotecas Escolares; 12° Congresso de Leitura do Brasil, |
1998, , Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão, Seminário Norte/Nordeste de Bibliotecas Escolares, |
Capítulos de livros (34) |
2023, APPS DE LITERATURA INTERATIVA PARA CRIANÇAS: EXPERIÊNCIA E MEDIAÇÃO PARENTAL, Literatura infantil e juvenil: desvios criativos, diversidade e emancipação em processo, Cassia Cordeiro Furtado |
2021, A LITERATURA EM APLICATIVOS E O USUÁRIO INFANTIL, Leitura e escrita no mundo digital desafios e oportunidades para alunos e professores, Cassia Cordeiro Furtado |
2020, Literatura Infantil Digital: aplicativo tecTeca para o aprendizado e o edutinamento, Literatura para Crianças e Jovens, Cassia Cordeiro Furtado |
2020, Bibliotecas universitárias em busca de acessibilidade programática: quebra de barreiras (in) visíveis nas políticas de formação e desenvolvimentos de coleções no Brasil e em Portugal, Políticas públicas educação e diversidade: uma compreensão científica do real, Cassia Cordeiro Furtado, DINIZ, ISABEL CRISTINA DOS SANTOS, ALMEIDA, ANA MARGARIDA |
2020, Biblioteconomia e Direito Autoral: considerações curriculares, Competencias en Información y Políticas para Educación Superior: Estudios Hispano-Brasileños, Jaciara Januario Da Silva, Lídia de Jesus Oliveira, Cassia Cordeiro Furtado |
2019, Social Online Networks as Spaces of Knowledge Creation, Management, and Dissemination, Advances in Educational Technologies and Instructional Design, Ribeiro, Raimunda Araujo, Oliveira, Lídia, Cassia Cordeiro Furtado |
2019, Biblioteconomia e Direito Autoral: considerações curriculares, Competencias en Información y Políticas para Educación Superior: Estudios Hispano-Brasileños, Jaciara Januario Da Silva, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado |
2019, LITERATURA INFANTIL DIGITAL: INSTRUMENTO PARA O APRENDIZADO E PARA O EDUTINAMENTO, E-Book do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Cassia Cordeiro Furtado, Jessica Furtado, Eugênio Furtado |
2019, Livros digitais e Geração Alpha:contributo do Design da Informação para a leitura e o aprendizado, SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Thaís Lemos Lima, Cassia Cordeiro Furtado |
2019, Biblioteconomia e os Ambientes de Informação - Biblioteca universitária inclusiva: rompendo a invisibilidade da acessibilidade para os usuários com deficiência ou limitação, Biblioteconomia e os ambientes de informação, Cassia Cordeiro Furtado, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida |
2019, COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA ERA DA INTERNET: VISIBILIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO, Biblioteconomia e os ambientes de informação 2, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia de Jesus Oliveira, Raimunda Ribeiro |
2018, MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS, SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Diego Bil Silva Barros, Cassia Cordeiro Furtado |
2018, O livro na web e a oferta da literatura-serviço, História da escola, Cassia Cordeiro Furtado |
2018, Social Online Networks as Spaces of Knowledge Creation, Management, and Dissemination, Advances in Educational Technologies and Instructional Design, Ribeiro, Raimunda Araujo, Oliveira, Lídia, Cassia Cordeiro Furtado |
2018, A internacionalização no contexto da Educação Superior, Atas do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado |
2017, Comportamento infocomunicacional online dos docentes/ investigadores do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSO/ CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Comunicação e Transformações Sociais, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado |
2017, Acessibilidade e produtos de apoio nas bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, Comunicação e Transformações Sociais, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida, Cassia Cordeiro Furtado |
2017, O CONTRIBUTO DAS REDES SOCIAIS ACADÊMICAS PARA O CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado |
2017, BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS INCLUSIVAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS DE APOIO, Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida, Cassia Cordeiro Furtado |
2017, A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO INFORMACIONAL DO SURDO, II Seminário Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Fernanda Fonseca Neves, Cassia Cordeiro Furtado |
2017, O USO DOS SMARTPHONES POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADO DE PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS- MA, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Anne Ramayhara Mendes, Silvestre Matos de Carvalho, Cassia Cordeiro Furtado |
2017, Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia: criação e perspectivas, Anais do Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação Norte/Nordeste (ERECIN NO/NE), Cassia Cordeiro Furtado, Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro |
2016, A Experiência do Usuário Infantil com Ebooks em Plataformas Digitais, Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Edilson Reis, Silvina Ruth Crenzel, Cassia Cordeiro Furtado |
2016, A Importância de Conhecer o Uso de Aplicativos Celulares para Alunos do Ensino Médio em um Colégio Universitário em São Luís - MA, Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Silvestre Matos de Carvalho, Cassia Cordeiro Furtado |
2016, Livros Digitais, Sistemas Hipermidiáticos para Leitores Juvenis: um olhar para a formação de alunos e professores da Rede Pública de São Luís, Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Anne Ramayhara Mendes, Carla Jeane dos Santos Castro, Cassia Cordeiro Furtado |
2016, Aplicação dos estudos wayfinding no design de livros digitais, Consumo: imaginário, estratégia e experiência, Ana Lucia A. de Oliveira Zandomeneghi, Rosane de Fátima Antunes Obregon, Cassia Cordeiro Furtado, Felipe de Sousa Ladeira |
2016, Formação contínua e comportamento infocomunicacional no contexto de ensino superior, Actas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado |
2016, Práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, Actas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação, Cassia Cordeiro Furtado, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida |
2016, Recursos Tecnológicos na Literatura Infantil, Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Daniella Carvalho Pereira dos Santos, Cassia Cordeiro Furtado |
2015, Tecnologias da informação e comunicação e ensino superior: ações e manifestações dos docentes durante a implantação de um LMS, Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação,, Isabel Diniz, Cassia Cordeiro Furtado |
2015, Acessibilidade e produtos de apoio nas bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação, Isabel Diniz, Cassia Cordeiro Furtado, Ana Margarida Almeida |
2011, Plataforma Biblon: rede social de leitores-escritores juniores, Limites, fronteras y espacios comunes: encuentros, desencuentros en las Ciencias de la Informacion, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva |
2010, Rede social de leitores-escritores juniores, TIC e Educação: inovação curricular com TIC, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva |
2009, Estratégias de incentivo à leitura: relato de experiências nas Bibliotecas Farol da Educação ? Maranhão ? Brasil, Bibliotecas para a vida II: bibliotecas e leitura., Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva |
Livros (1) |
2021, Leitura e escrita no mundo digital desafios e oportunidades para alunos e professores, João Batista Bottentuit Junior, Cassia Cordeiro Furtado, Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro |
Participações em Bancas de Cursos (32) |
2024, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA PARA O USO DE RECURSOS DIGITAIS : uma experiencia com professores alfabetizadores do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Governador Jose Murad, FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ |
2023, Monografia de Graduação OS LIVROS E A PANDEMIA: praticas de leitura digital dos estudantes de Biblioteconomia da UFMA, ELIZABETHE PEREIRA DE SOUZA |
2023, Monografia de Graduação DA INFORMACAO A ESTETICA, HORTENCIA NICACIO CERQUEIRA |
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DAS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS COM O USO DO PIXTON PARA CRIACAO DE HISTORIAS EM QUADRINHOS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO COLEGIO MILITAR TIRADENTES I, YÊDA SÁ MALTA |
2023, Dissertação de Mestrado O OLHAR DO DESIGN NA PSICOSE INFANTIL: uma experiencia com os livros digitais., ANNE RAMAYHARA MENDES GOMES |
2022, Dissertação de Mestrado O olhar do design na psicose infantil: uma experiencia com os livros digitais., ANNE RAMAYHARA MENDES GOMES |
2022, Dissertação de Mestrado ACESSIBILIDADE DE USUARIOS COM DEFICIENCIA VISUAL: CONTRIBUICOES DO DESIGN DE INFORMACAO E INTERACAO PARA INTERFACE DE PORTAL DE PERIODICOS CIENTIFICOS., IRACELES CARDOSO LUZO |
2022, Monografia de Graduação A REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE INTERACAO ENTRE OS USUARIOS E AS BIBLIOTECAS DA UFMA, JULIANE LAIS EVERTON COSTA |
2021, Monografia de Graduação BIBLIOTECA COMUNITARIA E ACESSO A INFORMACAO: um estudo no Quilombo Urbano Liberdade em Sao Luis-MASao Luis, ADRIANA JANY FERNANDES GOMES |
2021, Dissertação de Mestrado A PERCEPCAO DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS DO PROGRAMA INOVA MARANHAO, ANDRÉ ALVARES FERNANDES DA SILVA |
2021, Monografia de Graduação PSICOSE INFANTIL E SUAEXPERIENCIA COM OS LIVROS DIGITAIS., ANNE RAMAYHARA MENDES |
2021, Monografia de Graduação UTILIZACAO DE GAMIFICACAO COMO ESTIMULO A LEITURA PARA CRIANCAS: O APLICATIVO TECTECA , EUGENIO FURTADO FERREIRA |
2021, Monografia de Graduação AS FANFICTIONS E SUAS POSSIBILIDADES NA FORMACAO LITERARIA DO LEITOR DO SECULO XXI, KAYALLA WINNIE CARVALHO GONCALVES |
2021, Monografia de Graduação EXPERIENCIAS DE LEITURA NA COMUNIDADE BOOKTUBE: o caso da Maratona Literaria de Verao 2021 e a Batalha do Olimpo, TAYZA BOGEA CAMPOS |
2020, Monografia de Graduação MIDIAS SOCIAIS E EMPREENDEDORISMO NA BIBLIOTECONOMIA: umaanalise sobre o perfl Cais da Leitura., PEDRO NASCIMENTO CORREA |
2020, Dissertação de Mestrado A PERSONALIZACAO DE INTERFACES GRAFICAS DE FERRAMENTAS DE AUTORIA DE E-BOOKS COM FOCO NAS NECESSIDADES DOS USUARIOS: Estudo de Caso da SAITEBooker., CAMILA SANTOS DE CASTRO E LIMA |
2020, Dissertação de Mestrado NARRATIVAS DO DESIGN EM LIVROS DIGITAIS: Experiencia de Leitura e Compreensao Literal do Usuario Infantil da Geracao Alpha., THAIS LEMOS LIMA |
2020, Dissertação de Mestrado O PROCESSO PROJETUAL DO DESIGN DE INTERIORES E A INTEGRACAO DOS PRINCIPIOS DA SUSTENTABILIDADE: foco na dimensao economica., PEDRO ROCHA SOUSA FILHO |
2019, Qualificação de Mestrado NARRATIVAS DO DESIGN EM LIVROS DIGITAIS: Experiencia de Leitura/Aprendizagem do Usuario Infantil da Geracao Alpha, THAIS LEMOS LIMA |
2019, Qualificação de Mestrado ELEMENTOS VISUAIS NO DESIGN DE INTERFACE: Uma analise de jogos digitais para consoles portateis., ANA CAROLINA GENEROSO DE AQUINO |
2019, Qualificação de Mestrado A PERSONALIZACAO DE INTERFACES GRAFICAS DE FERRAMENTAS DE AUTORIA DE E-BOOKS COM FOCO NAS NECESSIDADES DOS USUARIOS: Estudo de Caso da SAITEBooker., CAMILA SANTOS DE CASTRO E LIMA |
2019, Dissertação de Mestrado O DESIGN NO PROCESSO DE GAMIFICACAO: reabilitacao de pacientes com sequelas motoras Pos-AVC., LARISSA KARLA REIS SÁ ALVES |
2019, Dissertação de Mestrado DESIGN DE INFORMACAO E INTERACAO: um estudo exploratorio em portais de Assessorias de Relacoes Internacionais de Instituicoes de Ensino Superior., MAUREEN CERVEIRA CARVALHO |
2018, Qualificação de Mestrado O DESIGN NO PROCESSO DE GAMIFICACAO: reabilitacao de pacientes com sequelas motoras Pos-AVC., LARISSA KARLA REIS SÁ ALVES |
2018, Qualificação de Mestrado Marcas: Avaliacao da gestao do Design em microempresas., MARINA SILVA SOARES LAVAREDA |
2018, Qualificação de Mestrado DESIGN DE INFORMACAO E INTERACAO: um estudo exploratorio em portais de Assessoria de Relacoes Internacionais de Instituicoes de Ensino Superior, MAUREEN CERVEIRA CARVALHO |
2018, Monografia de Graduação A REPRESENTATIVIDADE DOS LIVROS DE LEITURA DE AUTORES MARANHENSE NO JORNAL O PAIZ (1863 - 1889), JARINA SERRA SANTOS |
2018, Dissertação de Mestrado ARTEFATOS DE DESIGN:Uma analise do processo de criacao com base na gamificacao, PAULO ROBERTO MARTINS COELHO |
2017, Qualificação de Mestrado O PAPEL DA BIBLIOTECA PUBLICA NA EFETIVACAO DOS DIREITOS CULTURAIS: o caso da Biblioteca Publica Benedito Leite em Sao Luis-MA, ALOMA SAMIRA DA CUNHA MARTINS SILVA |
2017, Qualificação de Mestrado A GAMIFICACAO NO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR, PAULO ROBERTO MARTINS COELHO |
2017, Monografia de Graduação A GERACAO Z E A LEITURA DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL, CARLA JEANE DOS SANTOS CASTRO |
2017, Monografia de Graduação AS TIC COMO FERRAMENTAS PARA ACESSIBILIDADE NA INFORMACAO DIGITAL VOLTADA A SURDEZ, FERNANDA FONSECA NEVES |
Trabalho de conclusão de curso (3) |
LIVRO DIGITAL: NOVOS SUPORTES, NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA., FILOMENA ANTONIA LOPES PEREIRA , 01/2014 |
As TIC como ferramentas para acessibilidade na informação digital voltada a surdez, FERNANDA FONSECA NEVES , 07/2017 |
A REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS E AS BIBLIOTECAS DA UFMA, JULIANE LAIS EVERTON COSTA , 08/2022 |
Orientação em pós-graduação (10) |
Mestrado, EDILSON THIALISON DA SILVA REIS, 04/2014 - , Concluída em 06/2016 |
Mestrado, LUCIANA SANTOS SOUSA, 11/2013 - , Concluída em 05/2015 |
Mestrado, DANIELLA CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS, 05/2015 - , Concluída em 05/2017 |
Mestrado, THAIS LEMOS LIMA, 04/2018 - , Concluída em 07/2020 |
Mestrado, ANNE RAMAYHARA MENDES GOMES, 07/2021 - , Concluída em 10/2022 |
Mestrado, NIKOLE MELO DE MENDONCA, 04/2020 - 10/2020 , Orientação em Andamento |
Mestrado, SILVESTRE MATOS DE CARVALHO, 07/2020 - 09/2021 , Orientação em Andamento |
Mestrado, IRACELES CARDOSO LUZO, 11/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, PAULO ROBERTO MARTINS COELHO, 05/2017 - 06/2018 , Orientação em Andamento |
Mestrado, REBECA GOMES BATISTA RODRIGUES, 06/2023 - , Orientação em Andamento |