???iracessibilidade???
Foto do docente MAYRHON JOSE ABRANTES FARIAS

MAYRHON JOSE ABRANTES FARIAS

DEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS

???inicioConteudo???

Producción Intelectual

Coordinación de grupos de investigación (3)
11/2023 Grupo de Estudos sobre Corpo, Infância e Cotidiano - CINCO,
11/2023 Grupo de Estudos sobre Corpo, Infância e Cotidiano - CINCO,
11/2023 Grupo de Estudos sobre Corpo, Infância e Cotidiano - CINCO,
Artículos (41)
2024, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICASUPERVISED INTERNSHIP IN PHYSICAL EDUCATIONLAS PRÁCTICAS SUPERVISADAS EN EDUCACIÓN FÍSICA, ISSN: 18093108
2023, Entrevista com a Profa. Gilka Girardello, ISSN: 23592494
2023, Do prescrito ao vivido: um estudo de caso sobre um projeto esportivo no extremo norte do Tocantins, ISSN: 18091296
2023, Os cotidianos familiar e escolar sob a perspectiva das crianças, ISSN: 19810431
2023, Pensei que ia jogar era no celular, não me mexendo: tematizando os jogos digitais em uma escola pública de Tocantinópolis -TO, ISSN: 25954377
2023, Futebol é coisa de quem quiser? Uma análise da inserção feminina na prática esportiva em Tocantinópolis-TO, ISSN: 22380000
2023, Eu vivia me atarracando na rua e nem sabia que era luta: um relato de experiência com o Tarracá em uma escola pública de São Luís (MA), ISSN: 25954377
2023, Perspectiva discente sobre Educação Física em uma escola de ensino médio do Norte do Tocantins-BR, ISSN: 15143465
2023, Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial, ISSN: 2317109X
2023, Motivações dos idosos para a prática de atividade física na Academia da Melhor Idade, ISSN: 2596027X
2023, Narrando experiências de estágio em Educação Física na Educação Infantil: a timidez e agressividade em foco, ISSN: 25254863
2023, Notas sobre saúde em registros de campo de estagiários de Educação Física na Educação Infantil, ISSN: 25254863
2023, AMONGST THE FIELD, INTERESTS, AND PRODUCTIONS, ISSN: 21764360
2023, -Então vamos aprender a brigar, tio?-, ISSN: 01036041
2023, Da inspiração à profissão: compreendendo o processo de construção da docência feminina na Educação Física, ISSN: 23177357
2023, Entre a formação inicial e a atuação profissional: a perspectiva dos egressos de um curso de Licenciatura em Educação Física, ISSN: 23177357
2023, Infância e movimento em tempos de pandemia: um relato de vivências pedagógicas em uma escola do campo em Tocantinópolis - TO, ISSN: 23592494
2023, O surf em tempos de aprendizagens remotas: experiências do estágio curricular supervisionado em Educação Física, ISSN: 23185104
2022, Age-related sarcopenia index and functional capacity in elderly community members: a correlational study, ISSN: 1646107X
2022, Desafios e possibilidades do Estágio Supervisionado em Educação Física: a experiência com o ensino híbrido, ISSN: 25949004
2022, Tematizando a violência na escola por meio das lutas nas aulas de educação física, ISSN: 23592494
2022, Politicas públicas de esporte e lazer no município de Tocantinópolis-TO: limites, desafios e possibilidades, ISSN: 15162168
2022, Apropriação de saberes nas aulas de educação física: ?eu sou gordinho e consegui, ué', ISSN: 15791726
2022, Entre o campo e a casa: a influência familiar na formação esportiva para a profissionalização no Futebol, ISSN: 18091296
2022, Notas sobre a Educação do Corpo em registros de campo de estagiários de Educação Física na Educação Infantil, ISSN: 23588322
2021, -É como se fosse um ringue de mentirinha-: brincadeiras de luta, cotidiano e culturas infantis na escola, ISSN: 21793255
2021, Reis e rainhas do ringue: experiência pedagógica com as lutas no Projeto Educação com Movimento em Brasília - DF, ISSN: 23592494
2020, REVIEW IN -HEMODYNAMIC RESPONSE AFTER CONCURRENT CROSS EXERCISE IN HYPERTENSIVE WOMEN- FROM WANDERLEY ET AL., 2020, ISSN: 15178692
2019, 'Tio, eu gosto é de treta!' Brincando e brigando na escola, ISSN: 19828918
2019, Efeito da recuperação ativa e inativa na resposta cardiovascular de ciclistas recreacionais após esforço máximo, ISSN: 2175537X
2019, Minha brincadeira favorita na escola: uma análise da cultura lúdica de crianças de São Luís - MA, ISSN: 22360441
2019, Brincadeiras de ?lutinha? e mídias: análise comparada da cultura lúdica infantil de São Luís (MA) e de Brasília (DF), ISSN: 01031716
2019, 'Não é briga, não...é só brincadeira de lutinha': cotidiano e práticas corporais infantis, ISSN: 19806183
2019, Effect of 16-Week Blood Flow Restriction Exercise on Functional Fitness in Sarcopenic Women: A Randomized Controlled Trial, ISSN: 07179502
2018, The Influence of Body Composition on Performance in Functional Physical Fitness of Postmenopausal Women, ISSN: 1646107X
2018, Blood Pressure Responses in Isokinetic Dynamometry Test in Elderly Community Women: An Exploratory Study, ISSN: 1646107X
2015, Cotidiano e práticas corporais infantis: o lúdico e a violência em cena, ISSN: 01034111
2015, Brincadeiras de Luta e Cultura Infantil: Análise de Publicações em Periódicos da Educação Física (2004-2013), ISSN: 01031716
2015, Um Raio-X da produção do conhecimento sobre educação física escolar: análise de periódicos de 2006 a 2012, ISSN: 0104754X
2014, O lúdico e a violência nas brincadeiras de luta: um estudo do 'se-movimentar' das crianças em uma escola pública de São Luís, Maranhão - Brasil, ISSN: 18071600
2014, Mapeamento da produção de conhecimento da Região Nordeste do Grupo temático de trabalho 'Corpo e Cultura' do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2005 - 2012), ISSN: 18099556
Publicación en eventos (40)
2021, Tayanne Freitas, Ingrid Dittrich Wiggers, Laryssa Mota Guimarães Rocha, Mayrhon José Abrantes Farias, O corpo em movimento: a perspectiva das crianças em relação às aulas de Educação Física na escola-parque 210/211 Sul de Brasília, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
2020, Pedro Alves da Costa Júnior, Cristiane Rodrigues dos Santos, Kelvin Jhonn dos Santos, Mayrhon José Abrantes Farias, Vivências corporais educativas em tempos de pandemia: um relato de experiências desenvolvidas no Projeto Infância Movimento e Saúde, IX Seminário de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários, Trabalho Completo
2020, Pedro Alves da Costa Júnior, Mayrhon José Abrantes Farias, Projeto Jitakyoei: judô, bem-estar e benefícios mútuos, VIII Seminário de Extensão - UFT, Trabalho Completo
2018, Ian Melo Silveira, Mayrhon José Abrantes Farias, 'Tio, não quero brincar com ela': timidez e agressividade em experiências no estágio de Educação Física na Educação Infantil, VII Congresso de Ciências do Esporte - Região Norte, Resumo
2018, Sorlei Silva e Silva, Claudimar da Rocha Silva, Idelvan da Silva Ferreira, Francisco Soares da Rocha, Adriano Lopes de Souza, Mayrhon José Abrantes Farias, Bola de gude na escola: um relato de experiência, VII Congresso de Ciências do Esporte - Região Norte, Resumo
2017, Mayrhon José Abrantes Farias, Tayanne Freitas, Cotidiano e culturas infantis: as brincadeiras em foco, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
2015, , Análise de publicações em periódicos da Educação Física acerca da temática brincadeiras de luta e cultura infantil (2004-2013), XIX CONBRACE & VI CONICE,
2015, , Adentrando o 'ringue escola'... hora de brincar/lutar? Cotidiano e práticas corporais infantis, XIX CONBRACE & VI CONICE,
2015, Mayrhon José Abrantes Farias, Ingrid Dittrich Wiggers, Análise de publicações em periódicos da Educação Física acerca da temática brincadeiras de luta e cultura infantil (2004-2013), XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Resumo
2014, , O lúdico e a violência nas brincadeiras de luta: um estudo do 'se - movimentar' das crianças em uma escola pública de São Luís, Maranhão - Brasil, I Simpósio internacional Franco - Brasileiro: corpo, educação do corpo e cultura de movimento,
2014, , Brincando e brigando: o sentido/significado das brincadeiras de luta para crianças de uma escola pública em São Luís - MA, II Simpósio Luso-brasileiro em estudos da criança,
2014, Mayrhon José Abrantes Farias, Brincando e brigando: o sentido/significado das brincadeiras de luta para crianças de uma escola pública em São Luís - MA, II Simpósio Luso-brasileiro de estudos da criança, Trabalho Completo
2013, Mayrhon José Abrantes Farias, Raimundo Nonato Assunção Viana, ?O rei negro maranhense e sua arma de combate?: buscando elementos para compreensão do ?tarracá?, V Simposio nacional da cultura corporal e povos indigenas e I Seminario internacional de Educação Física, esportes e comunidades tradicionais., Resumo
2013, , 'Formação para além dos tatames': reflexões do judô no contexto da Educação Integral em uma escola da Vila Embratel em São Luís - MA, XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte,
2013, , Aproximações entre o Judô e a Educação Integral, IV Seminário Nacional Corpo e Cultura,
2013, , Balanço da Produção de Conhecimento sobre Corpo e Cultura na Região Nordeste, IV Seminário Nacional Corpo e Cultura,
2013, Mayrhon José Abrantes Farias, 'Formação para além dos tatames': reflexões do Judô no contexto da Educação Integral em uma escola da Vila Embratel em São Luís - MA, XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
2013, Mayrhon José Abrantes Farias, Aproximações entre o Judô e a Educação Integral, IV Seminário Nacional Corpo e Cultura, Trabalho Completo
2012, , O judô no contexto da Educação Integral: reflexões a partir de experiências no Programa Segundo Tempo, VI Semana Maranhense de Educação Física,
2011, Mayrhon José Abrantes Farias, A Educação Física nas fronteiras do amor e do ódio - o computador como tela: um estudo de comunidades da rede social orkut., XVII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
2011, , A comunidade Educação Física no Orkut e alguns cenários inaugurais, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte,
2011, , A Educação Física nas fronteiras do amor e do ódio - o computador como 'tela': um estudo de comunidades da rede social orkut, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte,
2011, Mayrhon José Abrantes Farias, A comunidade Educação Física no orkut e alguns cenários inaugurais., XVII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciencias do Esporte, Trabalho Completo
2010, , O huka-huka e suas possibilidades pedagógicas no ensino das lutas na Educação Física escolar,, V Semana Maranhense de Educação Física,
2010, , Jogos e brincadeiras tradicionais: invetário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais do Município de São Luís - Maranhão., V Semana Maranhense de Educação Física,
2010, , Jogos e brincadeiras tradicionais: invetário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais do Município de São Luís - Maranhão., II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura,
2010, Mayrhon José Abrantes Farias, Jogos e brincadeiras tradicionais: inventário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais do município de São Luís - MA, II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura, Resumo
2010, Mayrhon José Abrantes Farias, Raimundo Nonato Assunção Viana, Jogos e brincadeiras tradicionais: inventário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais de São Luís-MA, XXII Seminário de Iniciação Científica, Resumo
2010, , Jogos e brincadeiras tradicionais: invetário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais do Município de São Luís - Maranhão., Seminário de Iniciação Científica - SEMIC/UFMA,
2010, , Inclusão digital ou miséria social? discussões possíveis no campo das políticas públicas de lazer., XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física,
2010, , Políticas públicas de esporte e lazer no plano plurianual 2008-2011 do Estado do Maranhão., XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física,
2009, Mayrhon José Abrantes Farias, Relações possíveis entre o ensino-aprendizagem dos ukemis no judô com fundamentos da ginastica artistica na escola., II Seminário Nacional Corpo e Cultura & Seminário do CBCE-MT, Resumo
2009, , Representações depreciativas de Educação Física na Internet: o orkut em foco., XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Conice,
2009, , A prática como componente curricular no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão: olhares de docentes e discentes., X Encontro Cientifico de Estudantes de Educação Física,
2009, , Relações possíveis entre o ensino-aprendizagem dos ukemis no judô com fundamentos da ginastica artística na escola., II Seminário Nacional Corpo e Cultura,
2009, , Redimensionamentos corporais via orkut: a questão dos buddypokes na construção de personas virtuais., II Seminário Nacional Corpo e Cultura,
2009, Mayrhon José Abrantes Farias, Redimensionamentos corporais via Orkut: a questão dos buddypokes na construção de personas virtuais., II Seminário Nacional Corpo e Cultura & Seminário CBCE-MT, Resumo
2009, Mayrhon José Abrantes Farias, Representações depreciativas de Educação Física na Internet: o Orkut em foco., XVI Congresso Brasileiro de Ciencia do Esporte - CONBRACE e III Congresso Internacional de Ciencia do Esporte - CONICE, Trabalho Completo
2008, , "O ódio à Educação Física na internet em foco": uma análise das comunidades do site de relacionamentos orkut., IX ENCEEF,
2008, , "O ódio à Educação Física na internet em foco": uma análise do site de relacionamentos orkut., VIII Encontro Humanístico,
Capítulos de libros (7)
2020, Os jogos e brincadeiras como instrumentos de educação em saúde na infância, COMPARTILHANDO SABERES EXTENSIONISTAS NO NORTE DO TOCANTINS: AS EXPERIÊNCIAS DE TOCANTINÓPOLIS, Mayrhon José Abrantes Farias, Rubens Vinicius Letieri, Pedro Alves da Costa Júnior, Cristiane Rodrigues dos Santos
2020, Minha brincadeira preferida: apontamentos comparativos entre crianças de uma escola urbana e uma escola do campo do Distrito Federal, História, concepção de infância, arte e mídia: diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias, Tayanne Freitas, Mayrhon José Abrantes Farias
2020, Universidade é lugar de criança? Reflexões a partir da experiência da brinquedoteca Mário de Andrade no campus de Tocantinópolis da UFT, COMPARTILHANDO SABERES EXTENSIONISTAS NO NORTE DO TOCANTINS: AS EXPERIÊNCIAS DE TOCANTINÓPOLIS, Zian Karla Vasconcelos Barros, Mayrhon José Abrantes Farias, Janaína Ribeiro de Rezende
2020, Infância e mídia: reflexões sobre a produção narrativa das crianças na contemporaneidade, Práticas interdisciplinares na educação: diálogos, interfaces e desafios, Tayanne Freitas, Ingrid Dittrich Wiggers, Mayrhon José Abrantes Farias
2017, Entre o tatame e o chão da escola: diálogos e aproximações entre Judô e Educação Integral, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica, Raimundo Nonato Assunção Viana, Mayrhon José Abrantes Farias
2017, Entre o tatame e o chão da escola: diálogos e aproximações entre Judô e Educação Integral, Conhecimentos, saberes e experiências na Educação básica, Raimundo Nonato Assunção Viana, Mayrhon José Abrantes Farias
2017, A infância mediada: interfaces entre crianças e professores, Produção de conhecimento na educação física: retratos atuais e cenários prospectivos, Ingrid Dittrich Wiggers, Geusiane Miranda Tocantins, Alvaro Maurício Moura Paz Ribeiro, Flávia Martinelli Ferreira, João da Silveira Guimarães, Mayrhon José Abrantes Farias
Proyecto final de curso (1)
As implicações das redes sociais na autopercepção corporal: uma revisão sistemática., JULIANE REIS SILVA , 12/2023
???fimConteudo???