Ir para acessibilidade
Foto do docente MAYRHON JOSE ABRANTES FARIAS

MAYRHON JOSE ABRANTES FARIAS

DEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (3)
11/2023 Grupo de Estudos sobre Corpo, Infância e Cotidiano - CINCO,
11/2023 Grupo de Estudos sobre Corpo, Infância e Cotidiano - CINCO,
11/2023 Grupo de Estudos sobre Corpo, Infância e Cotidiano - CINCO,
Artigos (41)
2024, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICASUPERVISED INTERNSHIP IN PHYSICAL EDUCATIONLAS PRÁCTICAS SUPERVISADAS EN EDUCACIÓN FÍSICA, ISSN: 18093108
2023, Entrevista com a Profa. Gilka Girardello, ISSN: 23592494
2023, Do prescrito ao vivido: um estudo de caso sobre um projeto esportivo no extremo norte do Tocantins, ISSN: 18091296
2023, Os cotidianos familiar e escolar sob a perspectiva das crianças, ISSN: 19810431
2023, Pensei que ia jogar era no celular, não me mexendo: tematizando os jogos digitais em uma escola pública de Tocantinópolis -TO, ISSN: 25954377
2023, Futebol é coisa de quem quiser? Uma análise da inserção feminina na prática esportiva em Tocantinópolis-TO, ISSN: 22380000
2023, Eu vivia me atarracando na rua e nem sabia que era luta: um relato de experiência com o Tarracá em uma escola pública de São Luís (MA), ISSN: 25954377
2023, Perspectiva discente sobre Educação Física em uma escola de ensino médio do Norte do Tocantins-BR, ISSN: 15143465
2023, Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial, ISSN: 2317109X
2023, Motivações dos idosos para a prática de atividade física na Academia da Melhor Idade, ISSN: 2596027X
2023, Narrando experiências de estágio em Educação Física na Educação Infantil: a timidez e agressividade em foco, ISSN: 25254863
2023, Notas sobre saúde em registros de campo de estagiários de Educação Física na Educação Infantil, ISSN: 25254863
2023, AMONGST THE FIELD, INTERESTS, AND PRODUCTIONS, ISSN: 21764360
2023, -Então vamos aprender a brigar, tio?-, ISSN: 01036041
2023, Da inspiração à profissão: compreendendo o processo de construção da docência feminina na Educação Física, ISSN: 23177357
2023, Entre a formação inicial e a atuação profissional: a perspectiva dos egressos de um curso de Licenciatura em Educação Física, ISSN: 23177357
2023, Infância e movimento em tempos de pandemia: um relato de vivências pedagógicas em uma escola do campo em Tocantinópolis - TO, ISSN: 23592494
2023, O surf em tempos de aprendizagens remotas: experiências do estágio curricular supervisionado em Educação Física, ISSN: 23185104
2022, Age-related sarcopenia index and functional capacity in elderly community members: a correlational study, ISSN: 1646107X
2022, Desafios e possibilidades do Estágio Supervisionado em Educação Física: a experiência com o ensino híbrido, ISSN: 25949004
2022, Tematizando a violência na escola por meio das lutas nas aulas de educação física, ISSN: 23592494
2022, Politicas públicas de esporte e lazer no município de Tocantinópolis-TO: limites, desafios e possibilidades, ISSN: 15162168
2022, Apropriação de saberes nas aulas de educação física: ?eu sou gordinho e consegui, ué', ISSN: 15791726
2022, Entre o campo e a casa: a influência familiar na formação esportiva para a profissionalização no Futebol, ISSN: 18091296
2022, Notas sobre a Educação do Corpo em registros de campo de estagiários de Educação Física na Educação Infantil, ISSN: 23588322
2021, -É como se fosse um ringue de mentirinha-: brincadeiras de luta, cotidiano e culturas infantis na escola, ISSN: 21793255
2021, Reis e rainhas do ringue: experiência pedagógica com as lutas no Projeto Educação com Movimento em Brasília - DF, ISSN: 23592494
2020, REVIEW IN -HEMODYNAMIC RESPONSE AFTER CONCURRENT CROSS EXERCISE IN HYPERTENSIVE WOMEN- FROM WANDERLEY ET AL., 2020, ISSN: 15178692
2019, 'Tio, eu gosto é de treta!' Brincando e brigando na escola, ISSN: 19828918
2019, Efeito da recuperação ativa e inativa na resposta cardiovascular de ciclistas recreacionais após esforço máximo, ISSN: 2175537X
2019, Minha brincadeira favorita na escola: uma análise da cultura lúdica de crianças de São Luís - MA, ISSN: 22360441
2019, Brincadeiras de ?lutinha? e mídias: análise comparada da cultura lúdica infantil de São Luís (MA) e de Brasília (DF), ISSN: 01031716
2019, 'Não é briga, não...é só brincadeira de lutinha': cotidiano e práticas corporais infantis, ISSN: 19806183
2019, Effect of 16-Week Blood Flow Restriction Exercise on Functional Fitness in Sarcopenic Women: A Randomized Controlled Trial, ISSN: 07179502
2018, The Influence of Body Composition on Performance in Functional Physical Fitness of Postmenopausal Women, ISSN: 1646107X
2018, Blood Pressure Responses in Isokinetic Dynamometry Test in Elderly Community Women: An Exploratory Study, ISSN: 1646107X
2015, Cotidiano e práticas corporais infantis: o lúdico e a violência em cena, ISSN: 01034111
2015, Brincadeiras de Luta e Cultura Infantil: Análise de Publicações em Periódicos da Educação Física (2004-2013), ISSN: 01031716
2015, Um Raio-X da produção do conhecimento sobre educação física escolar: análise de periódicos de 2006 a 2012, ISSN: 0104754X
2014, O lúdico e a violência nas brincadeiras de luta: um estudo do 'se-movimentar' das crianças em uma escola pública de São Luís, Maranhão - Brasil, ISSN: 18071600
2014, Mapeamento da produção de conhecimento da Região Nordeste do Grupo temático de trabalho 'Corpo e Cultura' do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2005 - 2012), ISSN: 18099556
Publicação em eventos (40)
2021, Tayanne Freitas, Ingrid Dittrich Wiggers, Laryssa Mota Guimarães Rocha, Mayrhon José Abrantes Farias, O corpo em movimento: a perspectiva das crianças em relação às aulas de Educação Física na escola-parque 210/211 Sul de Brasília, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
2020, Pedro Alves da Costa Júnior, Mayrhon José Abrantes Farias, Projeto Jitakyoei: judô, bem-estar e benefícios mútuos, VIII Seminário de Extensão - UFT, Trabalho Completo
2020, Pedro Alves da Costa Júnior, Cristiane Rodrigues dos Santos, Kelvin Jhonn dos Santos, Mayrhon José Abrantes Farias, Vivências corporais educativas em tempos de pandemia: um relato de experiências desenvolvidas no Projeto Infância Movimento e Saúde, IX Seminário de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários, Trabalho Completo
2018, Ian Melo Silveira, Mayrhon José Abrantes Farias, 'Tio, não quero brincar com ela': timidez e agressividade em experiências no estágio de Educação Física na Educação Infantil, VII Congresso de Ciências do Esporte - Região Norte, Resumo
2018, Sorlei Silva e Silva, Claudimar da Rocha Silva, Idelvan da Silva Ferreira, Francisco Soares da Rocha, Adriano Lopes de Souza, Mayrhon José Abrantes Farias, Bola de gude na escola: um relato de experiência, VII Congresso de Ciências do Esporte - Região Norte, Resumo
2017, Mayrhon José Abrantes Farias, Tayanne Freitas, Cotidiano e culturas infantis: as brincadeiras em foco, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
2015, , Análise de publicações em periódicos da Educação Física acerca da temática brincadeiras de luta e cultura infantil (2004-2013), XIX CONBRACE & VI CONICE,
2015, Mayrhon José Abrantes Farias, Ingrid Dittrich Wiggers, Análise de publicações em periódicos da Educação Física acerca da temática brincadeiras de luta e cultura infantil (2004-2013), XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Resumo
2015, , Adentrando o 'ringue escola'... hora de brincar/lutar? Cotidiano e práticas corporais infantis, XIX CONBRACE & VI CONICE,
2014, , O lúdico e a violência nas brincadeiras de luta: um estudo do 'se - movimentar' das crianças em uma escola pública de São Luís, Maranhão - Brasil, I Simpósio internacional Franco - Brasileiro: corpo, educação do corpo e cultura de movimento,
2014, , Brincando e brigando: o sentido/significado das brincadeiras de luta para crianças de uma escola pública em São Luís - MA, II Simpósio Luso-brasileiro em estudos da criança,
2014, Mayrhon José Abrantes Farias, Brincando e brigando: o sentido/significado das brincadeiras de luta para crianças de uma escola pública em São Luís - MA, II Simpósio Luso-brasileiro de estudos da criança, Trabalho Completo
2013, , 'Formação para além dos tatames': reflexões do judô no contexto da Educação Integral em uma escola da Vila Embratel em São Luís - MA, XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte,
2013, Mayrhon José Abrantes Farias, Raimundo Nonato Assunção Viana, ?O rei negro maranhense e sua arma de combate?: buscando elementos para compreensão do ?tarracá?, V Simposio nacional da cultura corporal e povos indigenas e I Seminario internacional de Educação Física, esportes e comunidades tradicionais., Resumo
2013, , Balanço da Produção de Conhecimento sobre Corpo e Cultura na Região Nordeste, IV Seminário Nacional Corpo e Cultura,
2013, , Aproximações entre o Judô e a Educação Integral, IV Seminário Nacional Corpo e Cultura,
2013, Mayrhon José Abrantes Farias, Aproximações entre o Judô e a Educação Integral, IV Seminário Nacional Corpo e Cultura, Trabalho Completo
2013, Mayrhon José Abrantes Farias, 'Formação para além dos tatames': reflexões do Judô no contexto da Educação Integral em uma escola da Vila Embratel em São Luís - MA, XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
2012, , O judô no contexto da Educação Integral: reflexões a partir de experiências no Programa Segundo Tempo, VI Semana Maranhense de Educação Física,
2011, Mayrhon José Abrantes Farias, A comunidade Educação Física no orkut e alguns cenários inaugurais., XVII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciencias do Esporte, Trabalho Completo
2011, , A comunidade Educação Física no Orkut e alguns cenários inaugurais, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte,
2011, , A Educação Física nas fronteiras do amor e do ódio - o computador como 'tela': um estudo de comunidades da rede social orkut, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte,
2011, Mayrhon José Abrantes Farias, A Educação Física nas fronteiras do amor e do ódio - o computador como tela: um estudo de comunidades da rede social orkut., XVII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
2010, , Inclusão digital ou miséria social? discussões possíveis no campo das políticas públicas de lazer., XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física,
2010, Mayrhon José Abrantes Farias, Jogos e brincadeiras tradicionais: inventário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais do município de São Luís - MA, II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura, Resumo
2010, , Jogos e brincadeiras tradicionais: invetário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais do Município de São Luís - Maranhão., Seminário de Iniciação Científica - SEMIC/UFMA,
2010, , O huka-huka e suas possibilidades pedagógicas no ensino das lutas na Educação Física escolar,, V Semana Maranhense de Educação Física,
2010, , Políticas públicas de esporte e lazer no plano plurianual 2008-2011 do Estado do Maranhão., XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física,
2010, Mayrhon José Abrantes Farias, Raimundo Nonato Assunção Viana, Jogos e brincadeiras tradicionais: inventário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais de São Luís-MA, XXII Seminário de Iniciação Científica, Resumo
2010, , Jogos e brincadeiras tradicionais: invetário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais do Município de São Luís - Maranhão., V Semana Maranhense de Educação Física,
2010, , Jogos e brincadeiras tradicionais: invetário da cultura corporal infanto-juvenil em comunidades rurais do Município de São Luís - Maranhão., II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura,
2009, , Representações depreciativas de Educação Física na Internet: o orkut em foco., XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Conice,
2009, , Relações possíveis entre o ensino-aprendizagem dos ukemis no judô com fundamentos da ginastica artística na escola., II Seminário Nacional Corpo e Cultura,
2009, Mayrhon José Abrantes Farias, Redimensionamentos corporais via Orkut: a questão dos buddypokes na construção de personas virtuais., II Seminário Nacional Corpo e Cultura & Seminário CBCE-MT, Resumo
2009, , A prática como componente curricular no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão: olhares de docentes e discentes., X Encontro Cientifico de Estudantes de Educação Física,
2009, Mayrhon José Abrantes Farias, Relações possíveis entre o ensino-aprendizagem dos ukemis no judô com fundamentos da ginastica artistica na escola., II Seminário Nacional Corpo e Cultura & Seminário do CBCE-MT, Resumo
2009, Mayrhon José Abrantes Farias, Representações depreciativas de Educação Física na Internet: o Orkut em foco., XVI Congresso Brasileiro de Ciencia do Esporte - CONBRACE e III Congresso Internacional de Ciencia do Esporte - CONICE, Trabalho Completo
2009, , Redimensionamentos corporais via orkut: a questão dos buddypokes na construção de personas virtuais., II Seminário Nacional Corpo e Cultura,
2008, , "O ódio à Educação Física na internet em foco": uma análise do site de relacionamentos orkut., VIII Encontro Humanístico,
2008, , "O ódio à Educação Física na internet em foco": uma análise das comunidades do site de relacionamentos orkut., IX ENCEEF,
Capítulos de livros (7)
2020, Minha brincadeira preferida: apontamentos comparativos entre crianças de uma escola urbana e uma escola do campo do Distrito Federal, História, concepção de infância, arte e mídia: diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias, Tayanne Freitas, Mayrhon José Abrantes Farias
2020, Os jogos e brincadeiras como instrumentos de educação em saúde na infância, COMPARTILHANDO SABERES EXTENSIONISTAS NO NORTE DO TOCANTINS: AS EXPERIÊNCIAS DE TOCANTINÓPOLIS, Mayrhon José Abrantes Farias, Rubens Vinicius Letieri, Pedro Alves da Costa Júnior, Cristiane Rodrigues dos Santos
2020, Universidade é lugar de criança? Reflexões a partir da experiência da brinquedoteca Mário de Andrade no campus de Tocantinópolis da UFT, COMPARTILHANDO SABERES EXTENSIONISTAS NO NORTE DO TOCANTINS: AS EXPERIÊNCIAS DE TOCANTINÓPOLIS, Zian Karla Vasconcelos Barros, Mayrhon José Abrantes Farias, Janaína Ribeiro de Rezende
2020, Infância e mídia: reflexões sobre a produção narrativa das crianças na contemporaneidade, Práticas interdisciplinares na educação: diálogos, interfaces e desafios, Tayanne Freitas, Ingrid Dittrich Wiggers, Mayrhon José Abrantes Farias
2017, Entre o tatame e o chão da escola: diálogos e aproximações entre Judô e Educação Integral, Conhecimentos, saberes e experiências na Educação básica, Raimundo Nonato Assunção Viana, Mayrhon José Abrantes Farias
2017, A infância mediada: interfaces entre crianças e professores, Produção de conhecimento na educação física: retratos atuais e cenários prospectivos, Ingrid Dittrich Wiggers, Geusiane Miranda Tocantins, Alvaro Maurício Moura Paz Ribeiro, Flávia Martinelli Ferreira, João da Silveira Guimarães, Mayrhon José Abrantes Farias
2017, Entre o tatame e o chão da escola: diálogos e aproximações entre Judô e Educação Integral, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica, Raimundo Nonato Assunção Viana, Mayrhon José Abrantes Farias
Trabalho de conclusão de curso (1)
As implicações das redes sociais na autopercepção corporal: uma revisão sistemática., JULIANE REIS SILVA , 12/2023
fim do conteúdo