Ir para acessibilidade
Foto do docente AZIEL ALVES DE ARRUDA

AZIEL ALVES DE ARRUDA

CCPC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCCO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (20)
2023, Desafios e possibilidades de se trabalhar com a leitura e a escrita a partir do ensino remoto, ISSN: 19830882
2023, ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, ISSN: 15170276
2022, A relevância do ensino de ciências nas perspectiva de educadores do ensino fundamental, ISSN: 25262688
2020, Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil, ISSN: 25258761
2020, A maternidade na trajetória universitária: desafios percorridos pelas discentes da Universidade Federal do Maranhão - UFMA campus VII Codó, ISSN: 25258761
2020, Quebradeiras de coco e movimentos sociais: luta, resistência e construção identitária, ISSN: 25258761
2020, Literatura infantil e o prazer de ler contos de fadas: Recortes da relação do livro e o conceito de criança, ISSN: 25258761
2020, Os desafios da formação docente voltados para educação especial e inclusiva na cidade de Codó-Ma, ISSN: 25258761
2020, Educação inclusiva e especial: as contribuições da associação Pestalozzi para a cidade de Codó-MA, ISSN: 25258761
2020, A importância das inteligências múltiplas no processo ensino e aprendizagem no contexto escolar, ISSN: 25258761
2020, O planejamento como ferramenta indispensável para o processo ensino aprendizagem, ISSN: 25258761
2020, Sentidos e significados sobre a formação docente para educação inclusiva: construindo uma nova prática educacional, ISSN: 25258761
2020, Contribuições do letramento digital para o processo ensino aprendizagem: desafios de sala de aula, ISSN: 25258761
2020, A educação no campo na perspectiva dos alunos que buscam superar os limites educacionais do contexto rural, ISSN: 23176474
2012, O uso das TIC na Educação, ISSN: 18079172
2012, TIC e inovação Pedagógica: uma nov a experi~encia educacional, ISSN: 18079172
2011, Uma Visão Holistica do Inicio do Movimento da Escola Nova no Brasil, ISSN: 16767349
2011, TIC: uma refleção sobre sua utilização no processo ensino-aprendizagem, ISSN: 16767349
2009, Uma Visão do Movimento da Escola Nova no Brasil, ISSN: 18079172
2008, MODELAGEM MATEMÁTICA: uma proposta metodológica a ser aplicada nas aulas de matemática., ISSN: 18079172
Publicação em eventos (54)
2022, MARIA BIANCA SILVA DE LIMA, Aziel Alves de Arruda, AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA PROFISSIONAL NA ESCOLA THOMAS MORE DE TIMBIRAS ? MA, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, MARIA BIANCA SILVA DE LIMA, Aziel Alves de Arruda, PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE TIMBIRAS/MA: QUEBRANDO PARADIGMAS, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, ANDREZZA VICENCIA SACRAMENTO, Aziel Alves de Arruda, REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, Sarah Luz Da Conseição, Aziel Alves de Arruda, LITERATURA INFANTIL: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, ANDREZZA VICENCIA SACRAMENTO, Aziel Alves de Arruda, OS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, SARA GOMES DE CARVALHO, Aziel Alves de Arruda, CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO PLANEJAMENTO ESCOLAR, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, ANDRESSA DE BRITO SILVA, Aziel Alves de Arruda, A IMPORTÂNCIA DO PAPEL PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENFRENTANDO DESAFIOS, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, MARIA DAS NEVES ALVES RAMOS,, GILCIKEILA PAIVA DE ARAUJO,, Natalia Dias de Amorim, SARAH LUZ DA CONCEIÇÃO, Aziel Alves de Arruda, Cristina Dias Martins da Costa, 'INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR: COMPREENDENDO SOB A VOZ DE ALUNOS COM SURDEZ, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, Gilcikeila Paiva De Araujo, Aziel Alves de Arruda, UM OLHAR SIGNIFICATIVO VOLTADO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL., VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, Geovana Coêlho De Souza Lima, Aziel Alves de Arruda, OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DA PANDEMIA NO CEMEI MARIA LUCIA BAYMA ARAÚJO - CODÓ- MA, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, Geovana Coêlho De Lima, Aziel Alves de Arruda, A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA MULHER NEGRA NO AMBIENTE ESCOLAR, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2022, Maylton Sousa Alencar, Aziel Alves de Arruda, FATORES DE RISCOS E FATORES DE PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE DIÁLOGO NA ESCOLA, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2021, , O uso de jogos pedagógicos na educação especial: contribuindo para novas aprendizagens, Desafios e Possibilidades de Alfabetizar Letrando,
2021, , O papel do professor no processo ensino aprendizagem em tempos de isolamento social: enfrentando paradigmas, Semana Pedagógica - UFMA - Pedagogia,
2021, , EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: vista por diferentes olhares, 1 Seminário - PIBID - UFMA,
2020, , Movimentos Sociais e representatividade em tempos de crise global, Encontro Pedagógico - UFMA - Pedagogia - Codó,
2020, , Gênero e Sexualidade nas Escolas: Nordeste em Pauta Pernambuco e Maranhão, Encontro Pedagógico - UFMA - Pedagogia - Codó,
2020, , O currículo do Curso de Licenciatura em Matemática e impactos na formação Profissional docente contemporânea, Fórum das Graduações,
2020, , Educação Inclusiva: perspectivas e desafios nos dias atuais, Encontro Pedagógico - UFMA - Pedagogia - Codó,
2020, , Educação em Focos: cenários possíveis pós pandemia Codó e Timbiras em Pauta, Encontro Pedagógico - UFMA - Pedagogia - Codó,
2019, Aziel Alves de Arruda, AntoniaGeane dos Santos Ferreira, Sebastiana Francisca Reis Martins, LITERATURA INFANTIL E O PRAZER DE LER CONTOS DE FADAS: Recortes da relação do livro e o conceito de criança, CONEDU, Trabalho Completo
2019, , A IMPORTÂNCIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU,
2019, , SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO UMA NOVA PRÁTICA EDUCACIONAL, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU,
2019, Aziel Alves de Arruda, Karen de Araujo Machado, AntoniaGeane dos Santos Ferreira, Sebastiana Francisca Reis Martins, OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA CIDADE DE CODÓ-MA, CONEDU, Trabalho Completo
2019, Aziel Alves de Arruda, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL: AS CONTRIBUIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI PARA A CIDADE DE CODÓ-MA, CONEDU, Trabalho Completo
2019, , AS CONTRIBUIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI PARA CIDADE DE CODÓ-MA, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU,
2019, Aziel Alves de Arruda, Elaine Conceição da Silva, Jailly Felix Salazar, A IMPORTÂNCIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO CONTEXTO ESCOLAR, CONEDU, Trabalho Completo
2019, Aziel Alves de Arruda, Maria do Carmo da Silva Reis, Alexandra Benassuli Viana, Joelma Santana Reis Costa, Jarlene da Silva Oliveira, O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, CONEDU, Trabalho Completo
2019, Aziel Alves de Arruda, Deusilene Costa Teixeira, Estela Marques Dias, Gleiciany Cruz, Daniela da Silva Pessoa, SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO UMA NOVA PRÁTICA EDUCACIONAL, CONEDU, Trabalho Completo
2019, , Os desafios da Formação Docente Voltados para a Educação Especial e Inclusiva na Cidade de Codó-MA, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU,
2019, , LITERATURA INFANTIL E O PRAZER DE LER CONTOS DE FADAS:RECORTES DA RELAÇÃO DO LIVRO E O CONCEITO DE CRIANÇA, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU,
2019, , Cotribuições do Letramento Digital para o processo Ensino Aprendizagem: desafios de sala de aula, VI Congresso Nacional de Educação,
2018, , Transtorno de Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem: quebrando paradigmas, ,
2016, , A importância da comunicação nas relações humanas e no trabalho, ,
2016, , Educação Inclusiva: Desafios de sala de aula, ,
2016, , A importância do Atendimento ao Cliente, ,
2016, , Educação Inclusiva: quebrando paradigmas, ,
2016, , A importância da comunicação nas relações humanas e no trabalho, ,
2015, , Educação Inclusiva: Desafios de sala de aula, ,
2015, , A importância da comunicação nas relações humanas e no trabalho, ,
2015, , Educação Inclusiva: desafios de sala de aula, ,
2015, , A importância da comunicação nas relações humanas e no trabalho, ,
2014, , O desafio da formação do professor de matemática frente à educação especial: dilemas de uma sala de aula, ,
2012, , O PAPEL DO EDUCADOR DE MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, IV SEMINÁRIO TEMÁTICO DA FAMASUL,
2012, , Interdisciplinaridade nas Aulas de Matemática: uma aprendizagem significativa - FAMASUL, IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA,
2010, , Repensando o Ensino das Frações na EJA, VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO,
2010, , A participação dos Alunos do CMR no Planejamento das Aulas de Matemática do 7º ano: Uma visão Inovadora., VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO,
2010, , A participação dos Alunos do PARFOR no Planejamento das Aulas de Fundamentos Sociofilosóficos d Educação: Uma visão Holística, 1º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO CMR,
2010, , A REALAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E A FUNÇÃO DOCENTE, SEMANA UNIVERSITARIA,
2009, , UTILIZAÇÃO DAS TIC FERAMENTAS DE APOIO NO APOIO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CMR,
2008, , NOVO ENEM, PROGRAMA NOSSA ESCOLA,
2008, , Otimização de um Hidrociclone Utilizado na Separação de Uma Mistura Biodisel-Glicerina, XVII Congresso Brasileiro de Engenharia Química,
2008, , PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR, NOSSA ESCOLA,
2003, , BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA,
Capítulos de livros (2)
2021, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA: um estudo de caso com alunos do programa residência pedagógica da escola São Luís ? Codó-Ma, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA: um estudo de caso com alunos do programa residência pedagógica da escola São Luís ? Codó-Ma, Deusilene Costa Teixeira, Aziel Alves de Arruda
2021, CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: DESAFIOS DE SALA DE AULA, CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: DESAFIOS DE SALA DE AULA, Aziel Alves de Arruda, VIANA, ALEXANDRA BENASSULI, COSTA, JOELMA SANTANA REIS, Reis, Maria Léia da Silva dos, TAVARES, RICARTE
Livros (1)
1999, PENSAMENTOS RETRATOS DE UM SENTIMENTO, Aziel Alves de Arruda
Trabalho de conclusão de curso (32)
Educação Especial e os Desafios da Inclusão Vista por Diferentes Olhares: quebrando paradigmas, JULIANA DA COSTA RODRIGUES , 05/2019
O Papel do Professor Frente à Educação Inclusiva: desafios da sala de aula , AUGUSTO CESAR BRAGA COELHO , 11/2019
A Importância do Papel Professor em Tempos De Pandemia: enfrentando desafios, ANDRESSA DE BRITO SILVA , 10/2021
PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE TIMBIRAS/MA: quebrando paradigmas , BIANCA CARNEIRO DA SILVA , 08/2021
EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA SOBRE OS DESAFIOS DA NOVA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA, ERICA FRAZAO NERES , 10/2021
OS DESAFIOS DOCENTES ENCONTRADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA, FRANCISCO DAS CHAGAS DO NASCIMENTO LAGO , 11/2021
Os Desafio na Educação Infantil Diante da Pandemia no Cemei Maria Lucia Bayma Araújo - Codó- Ma, PATRICIA PEREIRA DA SILVA LIMA , 12/2021
Contribuições do Letramento Digital para o Processo Ensino Aprendizagem: desafios de sala de aula, MARIA LAIANE MONTEIRO LIMA , 11/2019
Os Desafios da Formação Docente Voltados para Educação Especial e Inclusiva na Cidade de Codó-Ma, LEIDE DAIANA DA SILVA RODRIGUES , 11/2019
Educação Inclusiva e Especial: as contribuições da associação pestalozzi para a cidade de Codó - Ma, DANIELA DA SILVA PESSOA , 11/2019
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS DE ALUNOS DO 5º ANO, ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PICA PAU DE CODÓ – MA, ANA CRISTINA DA SILVA , 10/2021
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICIPIO DE TIMBIRAS - MA: um olhar significativo nos desafios docente, LIZAURIA DOS AFLITOS MEDEIROS , 11/2021
UM OLHAR SIGNIFICATINO VOLTADO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência vivida durante o estágio supervisionado na educação infantil , MARIA HYANNES SILVA DE SOUZA , 09/2021
O Planejamento como Ferramenta Indispensável para o Processo Ensino Aprendizagem, INGRID CANANDRA SERRA DE SOUSA , 11/2019
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO ESPAÇO ESCOLAR NA ZUNA RURAL DA CIDADE DE LAGO DO JUNCO , ALINE DA SILVA FERREIRA , 03/2022
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO PLANEJAMENTO ESCOLAR, AURILENE SOUSA SILVA , 07/2021
LITERATURA INFANTIL: a arte de contar histórias e sua contribuição para a formação de leitores na educação infantil, JESSICA MAYARA DO NASCIMENTO SILVA , 12/2021
OS DESAFIOS DO USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA, MARIA PATRICIA DO VALE DE SOUSA , 03/2022
A LUDICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA , NAGILA TANALIS LINDOSO DA SILVA , 03/2022
O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: análise bibliográfica das religiões de matrizes africanas nos bancos escolares , LUIZA GIOVANNA CARDOSO ARAUJO , 03/2022
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADA PARA ENTENDIMENTO DO ESPECTRO AUTISTA: um olhar para dimensão do educador no município de Timbiras- MA , CRISLANNE DOS SANTOS SILVA , 03/2022
O USO DO LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA, ANA LUIZA DOS SANTOS SILVA , 03/2022
A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA MULHER NEGRA: análise sobre o ambiente escolar, GEOVANA COELHO DE SOUZA LIMA , 08/2022
A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS NEGRAS A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: uma análise de escolas municipais de Timbiras/MA , TERESA DOS SANTOS DE BRITO , 08/2022
A MÚSICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CODÓ - MA, TACIANE DOS SANTOS LIMA DE LIMA , 11/2022
OS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA JARDIM DA INFÂNCIA SÃO VICENTE DE PAULO – CODÓ - MA, JARDSON VINICIOS GALVAO DOS SANTOS , 04/2023
A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ESCOLA- FAMÍLIA: entre Pontos e Contrapontos no CMEI Irmã Flávia Maria de São Luís, CODÓ - MA, JULIANA MOREIRA NOGUEIRA , 04/2023
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADA PARA O ENTENDIMENTO DO ESPECTRO AUTISTA: um olhar para dimensão do educador no CMEI José Gilberto Alves de Carvalho, RITA DE CASSIA JACO MOTA , 04/2023
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL NA ESCOLA JOÃO TEMÍSTOCLES - CODÓ - MA: Um olhar significativo nos desafios docente, BARBARA JORDANIA DE SOUZA COSTA , 07/2023
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: quebrando paradigmas, DANIELA DA SILVA PESSOA , 07/2023
A Educação no campo, visão e perspectivas de uma realidade educacional estagnada ao ensino fundamental: um estudo de caso no assentamento Rodeio no município de Chapadinha - MA, NOELIA MESQUITA CONCEICAO , 07/2023
Os Desafios da Convivência em Família com a Surdez: relatos de uma experiência pessoal, MARIA DE LOURDES SILVA MACEDO , 11/2023
fim do conteúdo