Ir para acessibilidade
Foto do docente RAYRON LENNON COSTA SOUSA

RAYRON LENNON COSTA SOUSA

LCLP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOS - LÍNGUA PORTUGUESA/SÃO BERNARDO/CCSB

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (16)
2023, Entre poéticas e escrevivências para a infância: o projeto literário negro-feminino na cena literária brasileira contemporânea, ISSN: 23164018
2023, tematização das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras, através da presença dos orixás, na narrativa infantil negro-brasileira contemporânea:, ISSN: 19844301
2022, Las representaciones de Ariel y Calibán en la literatura ultra romántica de Álvarez de Azevedo: la construcción del binomio en Lira de los veinte años, ISSN: 23172347
2022, As representações de Ariel e Caliban na literatura ultrarromântica de Álvarez de Azevedo: a construção da binomia em Lira dos vinte anos /, ISSN: 23172347
2022, O LUGAR DA MEMÓRIA EM TRÊS CONTOS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL GUINEENSE CONTEMPORÂNEA: ENTRELAÇAMENTO ENTRE HISTÓRIA, LITERATURA E MEMÓRIA NA OBRA A HISTÓRIA QUE MINHA MÃE NÃO ME CONTOU E OUTRAS HISTÓRIAS DA GUINÉ-BISSAU- (2019), DE ELISEU BANORI, ISSN: 18069142
2021, A genealogia negro-brasileira contemporânea de autoria feminina na literatura de Conceição Evaristo: Tempo, Temporalidade e Ancestralidade em Olhos d'água (2018), ISSN: 19841124
2020, Memória e Espaço Manauenses na crônica Margens Secas da Cidade (2013), de Milton Hatoum, ISSN: 23172347
2020, LETRAMENTO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: A RESSOCIALIZAÇÃO DO IDOSO A PARTIR DA AQUISIÇÃO DA LEITURA EDA ESCRITA EM ESPAÇOS VIRTUAIS EM SÃO BERNARDO-MA, ISSN: 21781486
2020, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS EM SALA DE AULA REGULAR, ISSN: 21781486
2020, DIÁSPORA E OS ESPAÇOS MNEMÔNICOS EM -SAGA DE AGOTIME, MARIA MINEIRA NAÊ-, ISSN: 25271024
2020, Inimizades geopolíticas e pós-colonialismo no contexto do romance Neighbours, de Lília Momplé, ISSN: 19842090
2020, A representação da homoafetividade na literatura infantil a partir de Meus dois pais , de Walcyr Carrasco, ISSN: 19847556
2018, O levante da voz feminina às margens do cânone: nacionalismo, identidade e resistência na poética guineense de Odete Semedo, ISSN: 19817169
2016, A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: o viés literário e suas possibilidades para um trabalho com a diversidade., ISSN: 24475777
2015, A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR, ISSN: 21782229
2013, VARIAÇÃO DIALETAL NAS CANTIGAS DE REISADOS: USOS E DESUSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO ? MA, ISSN: 21781486
Publicação em eventos (27)
2023, , LITERATURA E SUAS MARGENS: matéria narrada, protagonismos silenciados e autorias insubmissas, Aula Inaugural do Mestrado Acadêmico em Letras - Teoria Literária,
2022, Rayron Lennon Costa Sousa, A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS REGULARES DO ENSINO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, IV Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult, Trabalho Completo
2022, , Literatura Infantil e Juvenil e questões de gênero, III Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil,
2019, , Bonsucesso dos Pretos?, de Joel Rufino dos Santos, e a gênese mítico-religiosa dos Quilombos do Maranhão, Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil: teorias e práticas leitoras (I ENLIJ),,
2019, , Corpo negro em erotismo: análise da poesia erótica afro-brasileira na obra ?Pretumel de Chama e Gozo, CONGRESSO INTERNACIONAL FACES DE EROS,
2019, , OS LUGARES DOS CONTOS POPULARES E FOLCLÓRICOS BRASILEIROS NA MINISSÉRIE HOJE É DIA DE MARIA (2005), DE LUIZ FERNANDO CARVALHO A PARTIR DA COMPILAÇÃO DE CÂMARA CASCUDO E SÍLVIO ROMERO, XVI Congresso Internacional ABRALIC,
2019, , LETRAMENTOS LITERÁRIOS DE RESISTÊNCIA NAS NARRATIVAS INFANTOJUVENIS AMORAS (2018),DE EMICIDA, E KURIMI GUARÉ NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA (2007). DE YAGUARÉ YAMÃ., II Simpósio de Leitura: reflexões e diálogos e II JELLIJ,
2019, , XICA DA SILVA E A IDENTIDADE NACIONAL NEGRO-BRASILEIRA: uma leitura do filme de Cacá Diegues (1976) sob a lente do Canibalismo Amoroso, CONGRESSO INTERNACIONAL FACES DE EROS,
2019, , Literatura Infantojuvenil Contemporânea: adaptações de contos populares e folclóricos a partir da compilação de Câmara Cascudo e Sílvio Romero sob a ótica da estética da recepção, I Simpósio de Linguagens e Códigos e I Seminário de Estágio em Linguagens e Códigos,
2019, , Leitura e Literatura: as discussões sobre a homoafetividade na literatura infantil a partir de Meus Dois Pais, II Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Perspectivas críticas e teóricas sobre História da Literatura,
2019, , A RESSOCIALIZAÇÃO DO IDOSO A PARTIR DO LETRAMENTO EM ESPAÇOS VIRTUAIS: uma experiência didático-pedagógica em São Bernardo-MA., I Simpósio de Linguagens e Códigos e I Seminário de Estágio em Linguagens e Códigos,
2019, , Tecendo leituras a partir do ensino de literatura: a Moça Tecelâ, de Marina Colassanti para o trabalho com o Tempo., II Simpósio de Leitura: reflexões e diálogos - leituras em múltiplas linguagens e II JELLIJ,
2019, , A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO CITADINO MANUENSE NO CONTO MARGENS SECAS DA CIDADE, DE MILTON HATOUM, À LUZ DA MEMÓRIA INDIVIDUAL E CULTURAL, XXVII Congresso Internacional da Associação de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP,
2018, , ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LITERATURA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: um diálogo sobre a aplicação da Lei 10.639/2003., III Encontro de Arte: Linguagens e Multimeios no campo educacional,
2018, , O trânsito político de Odete Semedo para a construção de uma identidade nacional da Guiné-Bissau: uma leitura a partir de No fundo do Canto (2007), Colóquio Internacional mulheres Africanas em trânsito,
2017, , LITERATURA SURDA OU LITERATURA INTERPRETADA/ADAPTADA PARA LIBRAS? questões estético-literárias ou linguísticas?, Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Línguas de Sinais,
2017, , NOVAS PERSPECTIVAS LITERÁRIAS: A literatura brasileira contemporânea à luz da Historiografia, da Memória e da Afrodescendência., II Semana Literária, Artística e Cultural do IFMA,
2017, Rayron Lennon Costa Sousa, Algemira de Macêdo Mendes, REPRESENTAÇÃO FEMININA AFRODESCENDENTE NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL CONTEMPORÂNEA., XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC, Trabalho Completo
2017, Rayron Lennon Costa Sousa, Silvana Maria Pantoja dos Santos, O PERU DE NATAL: uma análise da memória familiar a partir da figura do pai, XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC, Trabalho Completo
2016, , Entre o contar e o sentir há um narrador: uma análise do narrador no contro afro-brasileiro Bonsucesso dos Pretos., IV Encontro de Professores de Literatura Africana - AFROLIC,
2016, , Mulheres (re)vestidas de cor: entre a literatura e a história há um entremeio., IV Encontro de Professores de Literatura Africana - AFROLIC,
2014, , O Ensino de Língua Espanhola através da tecnologia., I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros,
2014, , A importância da Língua Inglesa no Ensino Fundamental I nas Escolas Públicas de Coelho Neto, VIV Encontro Humanístico,
2014, , Libras: uma realidade de poucos., VIV Encontro Humanístico,
2013, , Apresentação Poética: um 'fazer' literário., Recepção dos Calouros da UFMA - Campus São Bernardo,
2013, , Alfabetização e Letramento na perspectiva dos gêneros textuais., Formação de Professores/Monitores do PENAIC,
2013, , O NEGRO E O ÍNDIO NA LITERATURA BRASILEIRA: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/2008 NO ENSINO SUPERIOR., III SEMANA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS,
Capítulos de livros (8)
2024, Os trânsitos políticos de Odete Semedo para a construção de uma identidade nacional de Guiné-Bissau: Uma leitura a partir de no fundo do canto (2007), MULHERES AFRICANAS EM TRÂNSITO: homenagem a Alda Lara, Rayron Lennon Costa Sousa
2023, Literatura Surda ou Literatura em Língua de Sinais? Experiências estético-literárias na contemporaneidade, ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: A PESQUISA NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFMA E OUTROS ESCRITOS, Rayron Lennon Costa Sousa, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho
2022, Das margens da literatura à crítica social: uma análise de Carolina Maria de Jesus em Diário de Bitita, Saberes Decoloniais, Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Leticia Gonçalves Moraes
2022, Implicações dos jogos educativos virtuais na prática docente com alunos que apresentam transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ? TDAH, Educação e tecnologia: usos e possibilidades para o ensino e a aprendizagem, Rayron Lennon Costa Sousa, Alexandre Moura Lima Neto
2022, NOVAS FORMAS DE PENSAR O CÂNONE LITERÁRIO: ALTERIDADE E DECOLONIALIDADE NO CONTO NO SEU PESCOÇO, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE, Conexões Atlânticas: ensaios sobre literaturas africanas e afro-brasileiras, Claudia Leticia Gonçalves Moraes, Rayron Lennon Costa Sousa
2022, KUAMI E AS PERSPECTIVAS DECOLONIAIS DE CIDINHA DA SILVA: entrelaçamentos entre críticas sociais, relações Brasil e África, Resistências e Afetividades, O lugar da literatura nos estudos decoloniais, Rayron Lennon Costa Sousa, Diógenes Buenos Aires de Carvalho
2022, A presença de Eneida Nelly na poesia crioula: escrita feminina nas ilhas de Cabo Verde, Rebeldias do prazer e do sentir: Cidades e Mulheres nas literaturas, Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Leticia Gonçalves Moraes
2022, LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA: O LUGAR DO NARRADOR NO CONTO BONSUCESSO DOS PRETOS (2005), DE JOEL RUFINO DOS SANTOS, SOB UM VIÉS MÍTICO-RELIGIOSO, Conexões Atlânticas: ensaios sobre literaturas africanas e afro-brasileiras, Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Leticia Gonçalves Moraes
Livros (3)
2023, Estudos Linguísticos e Literários: a pesquisa no Curso de Letras-Libras da UFMA e outros escritos, Rayron Lennon Costa Sousa, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho
2022, Conexões Atlânticas: ensaios sobre literaturas africanas e afro-brasileiras, Claudia Leticia Gonçalves Moraes, Rayron Lennon Costa Sousa
2014, Redação e Publicação Científica, Rayron Lennon Costa Sousa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Claudia Leticia Gonçalves Moraes
Produção artística, literária e visual (1)
2011, Família Bagaço em: Raimundinha, a filha pródiga., Artistico, Teatral, Rayron Lennon Costa Sousa, Bernardo de Claraval Silva Cardoso
Trabalho de conclusão de curso (50)
O GÊNERO TEXTUAL CONTO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DE ENSINO PAULO RAMOS., DANIELE MORAIS ALENCAR CHAVES , 04/2016
OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA: uma análise das aulas de língua portuguesa do 6º ano da Escola Familiar Agrícola Santa Cecília., ESPEDITA DA CONCEICAO CARDOSO FERREIRA , 04/2016
A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM LIMITAÇÃO INTELECTUAL NO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA, FRANCISCA DA CONCEICAO CAVALCANTE , 04/2016
A PRESENÇA DA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO DA COLEÇÃO NOVAS PALAVRAS., JORGE LUIS FERRAZ , 04/2016
A PRESENÇA DA LITERATURA POPULAR NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (8º E 9º ANO) DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO PAULO RAMOS EM TURIAÇU, MAGALY VELOSO DE OLIVEIRA COSTA , 04/2016
O GÊNERO CARTA COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, MARIA AMELIA PEREIRA FERREIRA , 04/2016
A INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: a utilização de jogos pedagógicos no processo de construção da identidade linguística dos alunos., MARIA RAIMUNDA MAFRA , 04/2016
A INVISIBILIDADE DO SURDO NA ESCOLA: O DESAFIO DO PROFESSOR SEM FORMAÇÃO ESPECÍFICA., VALDENILCE PINHEIRO DA SILVA CARDOSO , 04/2016
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: uma proposta para a Unidade de Educação Básica Joaquim Cantanhede Filho, IZABELLA FERNANDA RODRIGUES COSTA , 07/2016
AS METODOLOGIAS AVALIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, KATIANE MONTEIRO , 07/2016
GÊNEROS TEXTUAIS - CONTO E CRÔNICA: APRENDIZAGEM CONSTRUTIVA DA LINGUAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE DA COSTA SCHALCHER, LÉA RODRIGUES , 07/2016
OS MÉTODOS DE ENSINO NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA NO 9º ANO NA ESCOLA C.E. JOSÉ ROBERTO VIANA, EM CENTRAL DO MARANHÃO, ROSILENE CASTRO COÊLHO , 07/2016
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO PARA A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, VIVALDO RIBEIRO LESSA , 07/2016
EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI), NO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO-MA: as contribuições da Língua Portuguesa, TEREZINHA DE JESUS CAMPOS , 07/2016
A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SERIES FINAIS, CLEONILDE FERRAZ COSTA FLOR , 07/2016
AS DIFICULDADES DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – 7º ANO, LETICIA SOARES OLIVEIRA FRAZÃO , 07/2016
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DA UEB GLORINHA FERREIRA NO MUNICÍPIO DE MIRINZAL: Dislexia e outras dificuldades específicas., MARICELMA AROUCHE MACIEL DOS SANTOS , 07/2016
Por que é necessário aprender a ler em língua espanhola? O caso dos alunos do Ensino Médio na escola Joaquim Slaviana em Poção de Pedras., AZENETE CARDOSO DE MACEDO SANTOS , 08/2018
A interculturalidade no ensino da língua espanhola no Brasil: as contribuições da América Latina e suas diversidades numa perspectiva dialógica e interdisciplinar., FRANCINILDE DE OLIVEIRA SOUSA , 08/2018
A interculturalidade no ensino de lingua espanhola no Brasil: as contribuições da América Latina e suas diversidades numa perspectiva dialógica e interdisciplinar., FRANCINILDE DE OLIVEIRA SOUSA , 08/2018
Estratégias pedagógicas para o ensino da lingua espanhola numa abordagem comunicativa., GILVAN DA SILVA MONTEIRO , 08/2018
O PERFIL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO MUNICÍPIO DE POÇÃO DE PEDRAS - MA; DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO NA PRÁTICA., ROLISSANDRA LEANDRO DE CARVALHO , 08/2018
O LUGAR DA LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOLA NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL MARANHENSE: O CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE ESPERANTINÓPOLIS., EDILVA NERES BEZERRA , 08/2018
O ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA NA 1A. SERIE DO ENSINO MEDIO DA ESCOLA C.E. JOAQUIM SALVIANO., RAIMUNDA DA CONCEIÇÃO BRITO , 08/2018
O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO EM ESPANHOL NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, ELIZETE ROQUE DE OLIVEIRA , 11/2018
A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA REGULAR NA ESCOLA INSTITUTO EDUCACIONAL CÔNEGO NESTOR DE CARVALHO CUNHA NA CIDADE DE SÃO BERNARDO-MA, MARIA VANDERLEIA OLIVEIRA RODRIGUES , 02/2019
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA E ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: uma análise do conto Bonsucesso dos Pretos (2005) e Bucala: a pequena princesa do quilombo do Cabula (2019)., FRANCISCA DAS CHAGAS DA COSTA RODRIGUES , 06/2021
A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA LITERATURA MARANHENSE NO ENSINO MÉDIO: um estudo de caso nas escolas da rede estadual na cidade de Imperatriz - MA, JAQUELINE RODRIGUES DA LUZ , 05/2022
A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA LITERATURA MARANHENSE NO ENSINO MÉDIO: um estudo de caso nas escolas da rede estadual na cidade de Imperatriz - MA, LUCELIA SANTOS PEREIRA CARVALHO , 05/2022
O TRABALHO COM A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRESENÇA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GRAMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, FRANCISCA LUANA XIMENDES DE ALMEIDA , 08/2022
O TRABALHO COM A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRESENÇA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GRAMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, ELISAMA OLIVEIRA ALVES QUEIROZ , 08/2022
A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA LITERATURA MARANHENSE NO ENSINO MÉDIO: um estudo de caso nas escolas da rede estadual na cidade de Imperatriz - MA, GILMARA ALMEIDA DA SILVA RODRIGUES , 05/2022
O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS: a produção textual no ensino médio BALSAS, CARLOS DANIEL BARBOSA DA SILVA , 05/2022
A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM PINDARÉ-MIRIM, KARLA MANUELLA SOARES AMARAL , 08/2022
A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR, SARA COELHO DE SOUSA CAVALCANTE , 08/2022
A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM PINDARÉ-MIRIM, ANDREIA SOUSA SANTOS , 08/2022
A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM PINDARÉ-MIRIM, JEANICE DA CONCEICAO MESQUITA , 08/2022
O processo de formação de leitores na Educação de Jovens e Adultos - EJA a partir das perspectivas do letramento literário, GASDENIA GOMES MOREIRA , 08/2022
O processo de formação de leitores na Educação de Jovens e Adultos - EJA a partir das perspectivas do letramento literário, CATARINA KEROLAYNE DOS SANTOS VIEIRA , 08/2022
O processo de formação de leitores na Educação de Jovens e Adultos - EJA a partir das perspectivas do letramento literário, KATIELE NASCIMENTO SILVA DAS NEVES , 08/2022
“Desafios enfrentados por profissionais da saúde no atendimento do surdo”., LUIZA CRISTINA LOPES COSTA , 02/2023
“MUDO, MUDINHO, SURDO-MUDO: Preconceitos, estereótipos e estigmas em torno do Surdo na contemporaneidade”., SHIRLEY DE JESUS MELO NUNES DA COSTA , 02/2023
A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR DO ENSINO MÉDIO: uma análise da realidade de Nina Rodrigues - MA, VENICE CONCEICAO SANTOS , 08/2022
A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR DO ENSINO MÉDIO: uma análise da realidade de Nina Rodrigues - MA, ANA PAULA ROCHA DA SILVA , 08/2022
A AUTORIA FEMININA NA LITERATURA MARANHENSE: tessituras autorais e ressonâncias literárias do século XIX ao XXI, ANA RUTH XAVIER COSTA DA PAZ , 08/2022
MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: a utilização das metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no ensino médio a partir da ótica dos professores, KARLENA BRANDAO SOUZA , 08/2022
A AUTORIA FEMININA NA LITERATURA MARANHENSE: tessituras autorais e ressonâncias literárias do século XIX ao XXI, MARLY FURTADO DOS SANTOS , 08/2022
O TRABALHO COM A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRESENÇA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GRAMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, STEFANY KAROLINE OLIVEIRA ALVES QUEIROZ , 08/2022
MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: a utilização das metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no ensino médio a partir da ótica dos professores, SUMAIA RODRIGUES DE SOUSA , 08/2022
O TRABALHO COM O GÊNERO NOTÍCIA ONLINE, A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS MULTILETRAMENTOS, PARA A AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR ALUNOS SURDOS NA EJAI: UM ESTUDO DE CASO EM SÃO BERNARDO-MA, GABRIELE ARAUJO MELO , 12/2023
Orientação em pós-graduação (1)
Mestrado, LARISSA DE MENEZES COSTA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo