???iracessibilidade???

MARIA DO CARMO ALVES DA CRUZ

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

???inicioConteudo???

Producción Intelectual

Coordinación de grupos de investigación (1)
09/2019 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Matemática com ênfase em Formação de Professores que Ensinam Matemática,
Artículos (7)
2023, Special education in pedagogical projects of the undergraduate courses at the Federal University of Maranhão/UFMA, ISSN: 00105236
2023, Saberes para Ensinar Matemática na Escola Normal de São Luís (1890-1914), ISSN: 26650126
2022, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MARANHÃO E A CONTRIBUIÇÃO DO Parfor, ISSN: 23588322
2022, Educação Matemática no Maranhão: história, ensino e pesquisas, ISSN: 25262149
2021, Joaquim de Oliveira Santos e a modernização da aritmética da escola primária ludovicense, ISSN: 24475777
2020, PEDAGOGIA, MATEMÁTICA E ESTÁGIO EM DOCÊNCIA: a experiência a partir de uma tríade formativa, ISSN: 21775060
2020, JOAQUIM DE OLIVEIRA SANTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA DIVULGAÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS NO MARANHÃO (1908-1923), ISSN: 26752646
Publicación en eventos (18)
2020, Marylucia Cavalcante Silva, Maria do Carmo Alves da Cruz, AS MATHEMATICAS NO PROGRAMA DO ENSINO NORMAL DOESTADO DO MARANHÃO, 1905, XVIII Seminário TemáticoOs experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação deprofessores, Trabalho Completo
2020, , Palestra e Debate -Problemas e História da Educação Matemática & Relato de Experiência -História da Educação Matemática como disciplina na formação de professores de matemática, GHEMAT ?Brasil,
2020, , Palestra e Debate -Arquivos Internacionais e História da Educação Matemática do Brasil, GHEMAT ?Brasil,
2020, , Gestão e coordenação dos processos formativos paraa educação das relações étnico-raciais, I Colóquio de Formação e Prática Docente,
2020, , GESTÃO E COORDENAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, I COLÓQUIO DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE,
2020, , Saberes dos cocais: Alfabetização e mulheres quilombolas quebradeiras de coco babaçu,, Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação da Relações Étnico-Raciais e de Gênero (NEPERGE),
2020, , AS MATHEMATICAS NO PROGRAMA DO ENSINO NORMAL DOESTADO DO MARANHÃO, 1905, XVIII Seminário TemáticoOs experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação deprofessores,
2019, Maria José de Miranda de Oliveira, Karen Campos Saraiva, Maria do Carmo Alves da Cruz, LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO POSSÍVEL, II Workshop Educação Infantil x Qualidade e a Formação de Educadores de Crianças Pequenas, Resumo
2019, Ana Paula R. Nascimento, Irlan Maycon Pinto Nascimento, Maria do Carmo Alves da Cruz, A GEOMETRIA EM TECIDOS AFRICANOS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, II WORKSHOP EDUCAÇÃO INFANTIL X QUALIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS, Resumo
2019, , ?Reflexões sobre o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental?, I Seminário de Educação Matemática da Semed de São Luís ? I SEMASS,,
2019, , AS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ', I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão,,
2019, Maria do Carmo Alves da Cruz, A GEOMETRIA EM TECIDOS AFRICANOS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, II WORKSHOP EDUCAÇÃO INFANTIL X QUALIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS, Resumo
2015, , EDUCAÇÃO DAS MULHERES CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: A HISTÓRIA DE SÃO LUÍS ? MA, Encontro Maranhense de História da Educação,
2014, , Trabalho e invisibilidade social: reflexões sobre as práticas da mulher catadora de material reciclável em São Luís-MA, 18º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Norte de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero- REDOR,
2014, , Mulheres filósofas no estudo da invisibilidade das catadoras de materiais recicláveis em São Luís -MA, Encontro de Educadores: pesquisas e experiências.,
2014, , O lixão como espaço de memória: narrativas da mulheres catadoras de materiais recicláveis em São Luís -MA, II Colóquio Internacional Literatura e Gênero,
2012, , Infância negada: um estudo sobre as relações sociais das meninas negras maranhenses entre 1855 a 1900., V Encontro de educadores do Maranhão,
2012, , Ser mulher negra no espaço escolar: perspectivas contemporâneas à luz da subjetivação, V Encontro de educadores do Maranhão,
Capítulos de libros (3)
2020, AS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Ensino de ciências e matemática: olhares e contextos, Maria do Carmo Alves da Cruz
2019, A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DISPOSITIVO CURRICULAR NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, O estágio supervisionado: experiências descoloniais, Maria do Carmo Alves da Cruz, Maria do Socorro Estrela Paixão
2017, Coordenadores pedagógicos da região dos cocais: entre realidades, complexidades e indefinições da função., formação continuada de coordenadores pedagógicos a distância: múltiplas experiências, Maria do Carmo Alves da Cruz
Proyecto final de curso (41)
ESPAÇO ESCOLAR: uma análise de sua utilização nas turmas de creche de uma escola da rede municipal de São Luís - MA. , DÂMARES ARAUJO ALVES , 12/2018
ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: diálogo, contribuições e direitos , BIANCA SENA DE SOUSA , 12/2018
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DA HERANÇA CULTURAL E FAMILIAR: mediações necessárias-ressignificações possíveis nos anos iniciais do ensino fundamental, ANA TASSIRA DOS SANTOS RIBEIRO DE OLIVEIRA , 12/2018
"LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA NO PNLD LITERÁRIO 2018: uma análise dos livros da categoria pré-escola", LUDMILLA ALVES RIBEIRO , 01/2020
POTÊNCIA M: as meninas e a relação com matemática nos anos iniciais do ensino fundamental", RACHEL COUTINHO SANTOS , 01/2020
O ressignificar da formação continuada com professores dos anos iniciais em tempos de pandemia , ANA LUCIA LAGES DA SILVA , 11/2020
Alfabetização e letramento matemático: entre desafios e possibilidade no ensino fundamental, CELIANE SANTANA DA SILVA , 10/2020
Cantar, alfabetizar e letrar: uma tríade possível nos anos iniciais, ELISMAR COQUEIRO GARRIDO , 10/2020
A resolução de problemas e as possibilidades de ensino de matemática nos anos iniciais, JANAINA SILVA SANTOS , 10/2020
A FORMAÇÃO INICIAL DA PEDAGOGA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EDLANI SANTOS ARAUJO NAZARE , 04/2021
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE GEOMETRIA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KARLIANE FIRMINO DE SOUSA COSTA , 11/2021
O ERRO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELINE DA SILVA BRITO , 02/2022
POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ARLENE SOUZA MENEZES , 02/2022
O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E A PANDEMIA, BRENDA DO NASCIMENTO CONCEICAO , 02/2022
ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: as contribuições de jogos africanos, MERYELEN AQUINO DE OLIVEIRA , 01/2023
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TIMBIRAS – MA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, ROSELHA SILVA MACHADO , 07/2023
OS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações para o letramento matemático, WANDERSON CARVALHO DA ROCHA , 07/2023
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA E AFROETNOMATEMÁTICA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, YANDARA ANDRESA NOGUEIRA VELOSO , 07/2023
O ensino de matemática nos cocais: a formação inicial da pedagoga para ensinar matemática em Codó-MA, JÉSSICA BRUNA DOS SANTOS FERREIRA , 08/2023
TORNAR VISÍVEL O QUE É CONSIDERADO INVISÍVEL: RACISMO E INTELECTUALIDADE NEGRA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GALDINA JUCYNEY OLIVEIRA TEIXEIRA , 12/2023
PEDAGOGIAS MATEMÁTICAS: A FORMAÇÃO INICIAL DA/DO LICENCIADO/LICENCIADA EM PEDAGOGIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GLAUCIENE PORTELA SANTOS , 12/2023
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, A OBRA DE EVA FURNARI E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JULIANA HASHIMOTO , 12/2023
REFORÇO ESCOLAR: discussões acerca do trabalho do professor que atua nesse serviço em São Luís-Maranhão, DUANNY KIMBERLY DA SILVA SANTOS , 12/2023
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS TURMAS MULTISSERIADAS, COMUNIDADE MATA BOI, MONÇÃO - MA, CLEIDIANA NONATA PINHEIRO NEVES , 04/2024
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS TURMAS MULTISSERIADAS, COMUNIDADE MATA BOI, MONÇÃO - MA, CLEIDIANA NONATA PINHEIRO NEVES , 04/2024
LITERATURA INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Sentidos e práticas desenvolvidas na Escola Municipal Creche Sônia Jansen, CRISTIANE SANTOS BEZERRA , 04/2024
LITERATURA INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Sentidos e práticas desenvolvidas na Escola Municipal Creche Sônia Jansen, CRISTIANE SANTOS BEZERRA , 04/2024
CORES NAS INFÂNCIAS: a diversidade étnico-racial na educação infantil, EDEZANE GARCES PINTO , 04/2024
CORES NAS INFÂNCIAS: a diversidade étnico-racial na educação infantil, EDEZANE GARCES PINTO , 04/2024
LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: os desafios e as possibilidades em uma escola municipal em Monção - MA, JOANA IRENE SANTOS AYRES , 04/2024
RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NA SALA DE AULA: conhecer para respeitar, LETICIA MOTA SILVA , 04/2024
LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: os desafios e as possibilidades em uma escola municipal em Monção - MA, JOANA IRENE SANTOS AYRES , 04/2024
RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E SALA DE AULA: conhecer para respeitar, LETICIA MOTA SILVA , 04/2024
ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: as contribuições para as práticas pedagógicas”., MARIA DE FATIMA SOUSA ROSAS , 04/2024
ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: as contribuições para as práticas pedagógicas, MARIA DE FATIMA SOUSA ROSAS , 04/2024
ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE RAIMUNDO LEMOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATA BOI, MONÇÃO - MA, RENATO HADAD FRAZÃO SILVA , 04/2024
ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE RAIMUNDO LEMOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATA BOI, MONÇÃO - MA, RENATO HADAD FRAZÃO SILVA , 04/2024
JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA COMUNIDADE SÍTIO NOVO, MONÇÃO-MA, VALTENIR CONCEIÇÃO PEREIRA , 04/2024
JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA COMUNIDADE SÍTIO NOVO, MONÇÃO-MA, VALTENIR CONCEIÇÃO PEREIRA , 04/2024
DIVERSIDADE CULTURAL: uma aliada na manutenção das tradições na Comunidade Quilombola Mata Boi”., WALDENIA LIMA DE ANDRADE , 04/2024
A DIVERSIDADE CULTURAL: uma aliada na manutenção das tradições na comunidade Quilombola Mata Boi., WALDENIA LIMA DE ANDRADE , 04/2024
Orientación en posgrado (2)
Mestrado, ALLYSONY MARTHA MEIRELES AYRES, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JAIRON DA CONCEIÇÃO LIMA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
???fimConteudo???