MARIA DO CARMO ALVES DA CRUZ
DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
09/2019 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Matemática com ênfase em Formação de Professores que Ensinam Matemática, |
Artigos (7) |
2023, Special education in pedagogical projects of the undergraduate courses at the Federal University of Maranhão/UFMA, ISSN: 00105236 |
2023, Saberes para Ensinar Matemática na Escola Normal de São Luís (1890-1914), ISSN: 26650126 |
2022, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MARANHÃO E A CONTRIBUIÇÃO DO Parfor, ISSN: 23588322 |
2022, Educação Matemática no Maranhão: história, ensino e pesquisas, ISSN: 25262149 |
2021, Joaquim de Oliveira Santos e a modernização da aritmética da escola primária ludovicense, ISSN: 24475777 |
2020, PEDAGOGIA, MATEMÁTICA E ESTÁGIO EM DOCÊNCIA: a experiência a partir de uma tríade formativa, ISSN: 21775060 |
2020, JOAQUIM DE OLIVEIRA SANTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA DIVULGAÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS NO MARANHÃO (1908-1923), ISSN: 26752646 |
Publicação em eventos (18) |
2020, Marylucia Cavalcante Silva, Maria do Carmo Alves da Cruz, AS MATHEMATICAS NO PROGRAMA DO ENSINO NORMAL DOESTADO DO MARANHÃO, 1905, XVIII Seminário TemáticoOs experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação deprofessores, Trabalho Completo |
2020, , AS MATHEMATICAS NO PROGRAMA DO ENSINO NORMAL DOESTADO DO MARANHÃO, 1905, XVIII Seminário TemáticoOs experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação deprofessores, |
2020, , Palestra e Debate -Problemas e História da Educação Matemática & Relato de Experiência -História da Educação Matemática como disciplina na formação de professores de matemática, GHEMAT ?Brasil, |
2020, , Palestra e Debate -Arquivos Internacionais e História da Educação Matemática do Brasil, GHEMAT ?Brasil, |
2020, , Gestão e coordenação dos processos formativos paraa educação das relações étnico-raciais, I Colóquio de Formação e Prática Docente, |
2020, , GESTÃO E COORDENAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, I COLÓQUIO DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE, |
2020, , Saberes dos cocais: Alfabetização e mulheres quilombolas quebradeiras de coco babaçu,, Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação da Relações Étnico-Raciais e de Gênero (NEPERGE), |
2019, Maria José de Miranda de Oliveira, Karen Campos Saraiva, Maria do Carmo Alves da Cruz, LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO POSSÍVEL, II Workshop Educação Infantil x Qualidade e a Formação de Educadores de Crianças Pequenas, Resumo |
2019, , ?Reflexões sobre o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental?, I Seminário de Educação Matemática da Semed de São Luís ? I SEMASS,, |
2019, , AS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ', I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão,, |
2019, Ana Paula R. Nascimento, Irlan Maycon Pinto Nascimento, Maria do Carmo Alves da Cruz, A GEOMETRIA EM TECIDOS AFRICANOS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, II WORKSHOP EDUCAÇÃO INFANTIL X QUALIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS, Resumo |
2019, Maria do Carmo Alves da Cruz, A GEOMETRIA EM TECIDOS AFRICANOS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, II WORKSHOP EDUCAÇÃO INFANTIL X QUALIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS, Resumo |
2015, , EDUCAÇÃO DAS MULHERES CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: A HISTÓRIA DE SÃO LUÍS ? MA, Encontro Maranhense de História da Educação, |
2014, , Trabalho e invisibilidade social: reflexões sobre as práticas da mulher catadora de material reciclável em São Luís-MA, 18º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Norte de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero- REDOR, |
2014, , O lixão como espaço de memória: narrativas da mulheres catadoras de materiais recicláveis em São Luís -MA, II Colóquio Internacional Literatura e Gênero, |
2014, , Mulheres filósofas no estudo da invisibilidade das catadoras de materiais recicláveis em São Luís -MA, Encontro de Educadores: pesquisas e experiências., |
2012, , Infância negada: um estudo sobre as relações sociais das meninas negras maranhenses entre 1855 a 1900., V Encontro de educadores do Maranhão, |
2012, , Ser mulher negra no espaço escolar: perspectivas contemporâneas à luz da subjetivação, V Encontro de educadores do Maranhão, |
Capítulos de livros (3) |
2020, AS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Ensino de ciências e matemática: olhares e contextos, Maria do Carmo Alves da Cruz |
2019, A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DISPOSITIVO CURRICULAR NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, O estágio supervisionado: experiências descoloniais, Maria do Carmo Alves da Cruz, Maria do Socorro Estrela Paixão |
2017, Coordenadores pedagógicos da região dos cocais: entre realidades, complexidades e indefinições da função., formação continuada de coordenadores pedagógicos a distância: múltiplas experiências, Maria do Carmo Alves da Cruz |
Trabalho de conclusão de curso (23) |
ESPAÇO ESCOLAR: uma análise de sua utilização nas turmas de creche de uma escola da rede municipal de São Luís - MA. , DÂMARES ARAUJO ALVES , 12/2018 |
ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: diálogo, contribuições e direitos , BIANCA SENA DE SOUSA , 12/2018 |
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DA HERANÇA CULTURAL E FAMILIAR: mediações necessárias-ressignificações possíveis nos anos iniciais do ensino fundamental, ANA TASSIRA DOS SANTOS RIBEIRO DE OLIVEIRA , 12/2018 |
"LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA NO PNLD LITERÁRIO 2018: uma análise dos livros da categoria pré-escola", LUDMILLA ALVES RIBEIRO , 01/2020 |
POTÊNCIA M: as meninas e a relação com matemática nos anos iniciais do ensino fundamental", RACHEL COUTINHO SANTOS , 01/2020 |
O ressignificar da formação continuada com professores dos anos iniciais em tempos de pandemia , ANA LUCIA LAGES DA SILVA , 11/2020 |
Alfabetização e letramento matemático: entre desafios e possibilidade no ensino fundamental, CELIANE SANTANA DA SILVA , 10/2020 |
Cantar, alfabetizar e letrar: uma tríade possível nos anos iniciais, ELISMAR COQUEIRO GARRIDO , 10/2020 |
A resolução de problemas e as possibilidades de ensino de matemática nos anos iniciais, JANAINA SILVA SANTOS , 10/2020 |
A FORMAÇÃO INICIAL DA PEDAGOGA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EDLANI SANTOS ARAUJO NAZARE , 04/2021 |
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE GEOMETRIA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KARLIANE FIRMINO DE SOUSA COSTA , 11/2021 |
O ERRO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELINE DA SILVA BRITO , 02/2022 |
POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ARLENE SOUZA MENEZES , 02/2022 |
O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E A PANDEMIA, BRENDA DO NASCIMENTO CONCEICAO , 02/2022 |
ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: as contribuições de jogos africanos, MERYELEN AQUINO DE OLIVEIRA , 01/2023 |
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TIMBIRAS MA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, ROSELHA SILVA MACHADO , 07/2023 |
OS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações para o letramento matemático, WANDERSON CARVALHO DA ROCHA , 07/2023 |
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA E AFROETNOMATEMÁTICA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, YANDARA ANDRESA NOGUEIRA VELOSO , 07/2023 |
O ensino de matemática nos cocais: a formação inicial da pedagoga para ensinar matemática em Codó-MA, JÉSSICA BRUNA DOS SANTOS FERREIRA , 08/2023 |
TORNAR VISÍVEL O QUE É CONSIDERADO INVISÍVEL: RACISMO E INTELECTUALIDADE NEGRA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GALDINA JUCYNEY OLIVEIRA TEIXEIRA , 12/2023 |
PEDAGOGIAS MATEMÁTICAS: A FORMAÇÃO INICIAL DA/DO LICENCIADO/LICENCIADA EM PEDAGOGIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GLAUCIENE PORTELA SANTOS , 12/2023 |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, A OBRA DE EVA FURNARI E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JULIANA HASHIMOTO , 12/2023 |
REFORÇO ESCOLAR: discussões acerca do trabalho do professor que atua nesse serviço em São Luís-Maranhão, DUANNY KIMBERLY DA SILVA SANTOS , 12/2023 |
Orientação em pós-graduação (2) |
Mestrado, ALLYSONY MARTHA MEIRELES AYRES, 06/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, JAIRON DA CONCEIÇÃO LIMA, 03/2024 - , Orientação em Andamento |