Ir para acessibilidade

MARIA DO CARMO ALVES DA CRUZ

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
09/2019 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Matemática com ênfase em Formação de Professores que Ensinam Matemática,
Artigos (7)
2023, Special education in pedagogical projects of the undergraduate courses at the Federal University of Maranhão/UFMA, ISSN: 00105236
2023, Saberes para Ensinar Matemática na Escola Normal de São Luís (1890-1914), ISSN: 26650126
2022, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MARANHÃO E A CONTRIBUIÇÃO DO Parfor, ISSN: 23588322
2022, Educação Matemática no Maranhão: história, ensino e pesquisas, ISSN: 25262149
2021, Joaquim de Oliveira Santos e a modernização da aritmética da escola primária ludovicense, ISSN: 24475777
2020, PEDAGOGIA, MATEMÁTICA E ESTÁGIO EM DOCÊNCIA: a experiência a partir de uma tríade formativa, ISSN: 21775060
2020, JOAQUIM DE OLIVEIRA SANTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA DIVULGAÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS NO MARANHÃO (1908-1923), ISSN: 26752646
Publicação em eventos (18)
2020, Marylucia Cavalcante Silva, Maria do Carmo Alves da Cruz, AS MATHEMATICAS NO PROGRAMA DO ENSINO NORMAL DOESTADO DO MARANHÃO, 1905, XVIII Seminário TemáticoOs experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação deprofessores, Trabalho Completo
2020, , AS MATHEMATICAS NO PROGRAMA DO ENSINO NORMAL DOESTADO DO MARANHÃO, 1905, XVIII Seminário TemáticoOs experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação deprofessores,
2020, , Palestra e Debate -Problemas e História da Educação Matemática & Relato de Experiência -História da Educação Matemática como disciplina na formação de professores de matemática, GHEMAT ?Brasil,
2020, , Palestra e Debate -Arquivos Internacionais e História da Educação Matemática do Brasil, GHEMAT ?Brasil,
2020, , Gestão e coordenação dos processos formativos paraa educação das relações étnico-raciais, I Colóquio de Formação e Prática Docente,
2020, , GESTÃO E COORDENAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, I COLÓQUIO DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE,
2020, , Saberes dos cocais: Alfabetização e mulheres quilombolas quebradeiras de coco babaçu,, Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação da Relações Étnico-Raciais e de Gênero (NEPERGE),
2019, Maria José de Miranda de Oliveira, Karen Campos Saraiva, Maria do Carmo Alves da Cruz, LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO POSSÍVEL, II Workshop Educação Infantil x Qualidade e a Formação de Educadores de Crianças Pequenas, Resumo
2019, , ?Reflexões sobre o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental?, I Seminário de Educação Matemática da Semed de São Luís ? I SEMASS,,
2019, , AS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ', I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão,,
2019, Ana Paula R. Nascimento, Irlan Maycon Pinto Nascimento, Maria do Carmo Alves da Cruz, A GEOMETRIA EM TECIDOS AFRICANOS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, II WORKSHOP EDUCAÇÃO INFANTIL X QUALIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS, Resumo
2019, Maria do Carmo Alves da Cruz, A GEOMETRIA EM TECIDOS AFRICANOS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, II WORKSHOP EDUCAÇÃO INFANTIL X QUALIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS PEQUENAS, Resumo
2015, , EDUCAÇÃO DAS MULHERES CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: A HISTÓRIA DE SÃO LUÍS ? MA, Encontro Maranhense de História da Educação,
2014, , Trabalho e invisibilidade social: reflexões sobre as práticas da mulher catadora de material reciclável em São Luís-MA, 18º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Norte de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero- REDOR,
2014, , O lixão como espaço de memória: narrativas da mulheres catadoras de materiais recicláveis em São Luís -MA, II Colóquio Internacional Literatura e Gênero,
2014, , Mulheres filósofas no estudo da invisibilidade das catadoras de materiais recicláveis em São Luís -MA, Encontro de Educadores: pesquisas e experiências.,
2012, , Infância negada: um estudo sobre as relações sociais das meninas negras maranhenses entre 1855 a 1900., V Encontro de educadores do Maranhão,
2012, , Ser mulher negra no espaço escolar: perspectivas contemporâneas à luz da subjetivação, V Encontro de educadores do Maranhão,
Capítulos de livros (3)
2020, AS OBRAS COMPLEMENTARES DO PNLD E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Ensino de ciências e matemática: olhares e contextos, Maria do Carmo Alves da Cruz
2019, A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DISPOSITIVO CURRICULAR NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, O estágio supervisionado: experiências descoloniais, Maria do Carmo Alves da Cruz, Maria do Socorro Estrela Paixão
2017, Coordenadores pedagógicos da região dos cocais: entre realidades, complexidades e indefinições da função., formação continuada de coordenadores pedagógicos a distância: múltiplas experiências, Maria do Carmo Alves da Cruz
Trabalho de conclusão de curso (23)
ESPAÇO ESCOLAR: uma análise de sua utilização nas turmas de creche de uma escola da rede municipal de São Luís - MA. , DÂMARES ARAUJO ALVES , 12/2018
ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: diálogo, contribuições e direitos , BIANCA SENA DE SOUSA , 12/2018
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DA HERANÇA CULTURAL E FAMILIAR: mediações necessárias-ressignificações possíveis nos anos iniciais do ensino fundamental, ANA TASSIRA DOS SANTOS RIBEIRO DE OLIVEIRA , 12/2018
"LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA NO PNLD LITERÁRIO 2018: uma análise dos livros da categoria pré-escola", LUDMILLA ALVES RIBEIRO , 01/2020
POTÊNCIA M: as meninas e a relação com matemática nos anos iniciais do ensino fundamental", RACHEL COUTINHO SANTOS , 01/2020
O ressignificar da formação continuada com professores dos anos iniciais em tempos de pandemia , ANA LUCIA LAGES DA SILVA , 11/2020
Alfabetização e letramento matemático: entre desafios e possibilidade no ensino fundamental, CELIANE SANTANA DA SILVA , 10/2020
Cantar, alfabetizar e letrar: uma tríade possível nos anos iniciais, ELISMAR COQUEIRO GARRIDO , 10/2020
A resolução de problemas e as possibilidades de ensino de matemática nos anos iniciais, JANAINA SILVA SANTOS , 10/2020
A FORMAÇÃO INICIAL DA PEDAGOGA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EDLANI SANTOS ARAUJO NAZARE , 04/2021
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE GEOMETRIA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KARLIANE FIRMINO DE SOUSA COSTA , 11/2021
O ERRO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELINE DA SILVA BRITO , 02/2022
POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ARLENE SOUZA MENEZES , 02/2022
O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E A PANDEMIA, BRENDA DO NASCIMENTO CONCEICAO , 02/2022
ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: as contribuições de jogos africanos, MERYELEN AQUINO DE OLIVEIRA , 01/2023
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TIMBIRAS – MA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, ROSELHA SILVA MACHADO , 07/2023
OS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações para o letramento matemático, WANDERSON CARVALHO DA ROCHA , 07/2023
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA E AFROETNOMATEMÁTICA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, YANDARA ANDRESA NOGUEIRA VELOSO , 07/2023
O ensino de matemática nos cocais: a formação inicial da pedagoga para ensinar matemática em Codó-MA, JÉSSICA BRUNA DOS SANTOS FERREIRA , 08/2023
TORNAR VISÍVEL O QUE É CONSIDERADO INVISÍVEL: RACISMO E INTELECTUALIDADE NEGRA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GALDINA JUCYNEY OLIVEIRA TEIXEIRA , 12/2023
PEDAGOGIAS MATEMÁTICAS: A FORMAÇÃO INICIAL DA/DO LICENCIADO/LICENCIADA EM PEDAGOGIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GLAUCIENE PORTELA SANTOS , 12/2023
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, A OBRA DE EVA FURNARI E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JULIANA HASHIMOTO , 12/2023
REFORÇO ESCOLAR: discussões acerca do trabalho do professor que atua nesse serviço em São Luís-Maranhão, DUANNY KIMBERLY DA SILVA SANTOS , 12/2023
Orientação em pós-graduação (2)
Mestrado, ALLYSONY MARTHA MEIRELES AYRES, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JAIRON DA CONCEIÇÃO LIMA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo