LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Artigos (10) |
2024, Blonde jokes as discursive practice: much more than laughter, ISSN: 19887833 |
2024, O ensino da língua inglesa no segundo ciclo do ensino fundamental em Matões do Norte/MA: desafios e possibilidades, ISSN: 19894155 |
2023, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO REMOTO, ISSN: 24470961 |
2022, A literatura como criação histórica: O olhar da crítica / Literature as historical creation: A critical eye, ISSN: 25258761 |
2022, O currículo e a educação bilingue: considerações e possibilidades, ISSN: 16575830 |
2021, Smartphone como ferramenta eficaz para o ensino de língua estrangeira, ISSN: 25258761 |
2020, Sentidos da formação de professores alfabetizadores no curso de pedagogia da universidade federal do Maranhão, ISSN: 25258761 |
2020, O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS À DISTÂNCIA: ORALIDADE EM FOCO / THE TEACHING OF FOREIGN LANGUAGES IN DISTANCE-EDUCATION LANGUAGES AND LITERATURE UNDERGRADUATE PROGRAMS: ORALITY IN FOCUS, ISSN: 25258761 |
2010, O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: componentes didático-pedagógicos para o exercício da crítica, ISSN: 97887862 |
2002, A língua inglesa no contexto da globalização, ISSN: 15170136 |
Publicação em eventos (23) |
2021, Girlene Miranda Baima, Gislane Gomes Braga, Luiz Mário Leal Filho, Luiz Máximo Lima Costa, Luciana Rocha Cavalcante, Reflexões sobre as possibilidades do ensino da Língua inglesa e de Arte mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, III Simpósio Internacional e VI Nacional de tecnologias digitais na educação, Trabalho Completo |
2020, , Smartphone como ferramenta eficaz para o ensino de língua estrangeira, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2020, Luciana Rocha Cavalcante, Girlene Miranda Baima, Viviane Lima Coimbra, Luiz Máximo Lima Costa, Smartphone como ferramenta eficaz para o ensino de língua estrangeira, II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo |
2018, , A expressão da oralidade no ensino de língua Inglesa nos cursos de Letras a distância: um desafio a conquistar., I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA(CONALA) e do IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO,DISCURSO E MEMÓRIA(ENAFDM), |
2017, Luciana Rocha Cavalcante, Concepção de Língua(GEM): base conceitual para compreensão da prática do professor de língua inglesa, Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônio: discurso e contemporaneidade: histórias,espaços e subjetividades., Resumo |
2017, , Concepção de Língua(GEM): base conceitual para compreensão da prática do professor de língua inglesa, Colóquios Internacional Mídia e Discurso na Amazônia: discurso e contemponeidade: histórias, espaços e subjetividades., |
2016, Luciana Rocha Cavalcante, Perspectiva Discursiva nos Cursos de Letras a Distância Face à Oralidade, II COlóquio de Línguas do IFMA/ Múltiplos Letramentos e Multiletramento: práticas de letramento no ensino básico, técnico e tecnológico, Trabalho Completo |
2016, Luciana Rocha Cavalcante, Língua(gem): base conceitual para compreensão da identidade do professor de língua inglesa, I Encontro Internacional de Ficção Indentidade e Discurso: literatura, cinema, gêneros digitais e outros gêneros., Resumo |
2016, Luciana Rocha Cavalcante, Cultura e Identidade Linguística: prática docente, emprego de estrangeirismos e caracterização do sujeito/heroi ficcional, I Encontro Internacional de Ficção Indentidade e Discurso: literatura, cinema, gêneros digitais e outros gêneros., Resumo |
2015, Luciana Rocha Cavalcante, A Oralidade no Ensino de Línguas Estrangeiras nos Cursos de Licenciatura em Letras a Distância, 7º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, Trabalho Completo |
2014, Luciana Rocha Cavalcante, Enfoque Discursivo da EAD Face à Oralidade, I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: literatura, cinema,gêneros digitais e outros gêneros., Trabalho Completo |
2012, , Oralidade: da descrição linguística aos movimentos da contemporaneidade., XII Encontro Humanistico., |
2011, , O Lugar da Oralidade nos Cursos a Distância de Licenciatura em Letras com Habilitação em língua Estrangeira: uma análise discursiva., III Seminário de Pesquisa Linguagem e Identidade: múlti´los olhares., |
2010, , A Prática de Linguagem e Ensino de Línguas., X ENCONTRO HUMANÍSTICO, |
2010, Luciana Rocha Cavalcante, A oralidade nos cursos de licenciatura em letras em língua estrangeira a distância: uma análise discursiva, X ENCONTRO HUMANÍSITICO, Resumo |
2010, , A oralidade nos cursos de licenciatura em letras com habilitação em língua estrangeira a distância: uma análise discursiva., X ENCONTRO HUMANÍSTICO, |
2009, Luciana Rocha Cavalcante, O Lugar da Oralidade nos Cursos de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Estrangeira a distância: uma análise discursiva, II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO, Resumo |
2008, , A plataforma Moodle: uma alternativa no ensino da língua inglesa a distância, VII SEMANA DE LETRAS, |
2008, Luciana Rocha Cavalcante, Breve análise da situação da educação superior dos cursos de Letras com formação em Língua Inglesa a distância, Encontro Internacional de Texto e Cultura, Resumo |
2005, Luciana Rocha Cavalcante, A prática do profesor de língua inglesa no Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense: dimensão pedagógica e político-ideológica, V Encontro Humanístico, Resumo |
2004, Luciana Rocha Cavalcante, A prática do professor de língua inglesa no Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense: dimensão pedagógica e político-ideológica, I Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, Resumo |
2003, Luciana Rocha Cavalcante, Reflexões iniciais sobre as implicações político-ideológicas do fazer pedagógico do professor de língua inglesa, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
2003, Luciana Rocha Cavalcante, Reflexões iniciais sobre as implicações político-ideológicas do fazer pedagógico do professor de língua inglesa, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
Capítulos de livros (8) |
2023, Ensino de Língua Inglesa: mitos, crenças e falácias., Diálogos Interdisciplinares na educação básica, Luiz Máximo Lima Costa, Luciana Rocha Cavalcante |
2022, Literatura em revisão: a palavra da crítica numa perspectiva histórica, Inovação e ciência em linguística, letras e artes, Aretusa Pontes Nascimento, Danielle Castro da Silva, Lina Mendes Bezerra Machado Freitas, Luciana Rocha Cavalcante, Luiz Máximo Lima Costa, Viviane Lima Coimbra |
2022, O professor de língua inglesa na atualidade: qual a sua identidade na escola bilingue?, Estudos da linguagem : instrumentos teóricos e metodológicos, Luciana Rocha Cavalcante, Melissa Lima de Souza |
2021, Reflexões sobre as possibilidades do ensino da Língua inglesa e de Arte mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, E-book do 3º Simpósio Internacional 6º Nacional de tecnologias digitais na educação, Girlene Miranda Baima, Gislane Gomes Braga, Luiz Mário Leal Filho, Luiz Máximo Lima Costa, Luciana Rocha Cavalcante |
2018, An overview on the distance higher education of laguage and literature studies with specialization in english language, ENSINO DE LÍNGUAS: Tecnologias, Interação e Interfaces, Luciana Rocha Cavalcante |
2018, Orality in focus on foreign language teaching in the e-learning courses of bachelor od arts, ENSINO DE LÍNGUAS: Interfaces e Novas Perspectivas, Luciana Rocha Cavalcante, Ivete Maria Martel da Silva, Naiara Sales Araújo |
2016, O Panorama do Ensino Superior a Distância dos Cursos de Letras com Formação em Língua Inglesa, Ensino de Línguas e Práticas Discursivas: múltiplos olhares, Luciana Rocha Cavalcante |
2015, Ensino de Línguas e Discurso: reflexões e praticas, Oralidade em Foco no Ensino de Línguas Estrangeiras nos Cursos de Licenciatura em Letras a Distância, Luciana Rocha Cavalcante |
Livros (4) |
2018, Ensino de Línguas: tecnologia, interação e interfaces, Luciana Rocha Cavalcante, Ivete Maria Martel da Silva, Naiara Sales Araújo |
2018, Ensino de Línguas: interfaces e novas perspectivas, Luciana Rocha Cavalcante, Ivete Maria Martel da Silva, Naiara Sales Araújo |
2016, Ensino de Línguas e Práticas Discursivas: múltiplos olhares, Luciana Rocha Cavalcante, MONICA FONTENELLE CARNEIRO, Naiara Sales Araújo |
2015, Ensino de Línguas e Discurso: reflexões e práticas, Luciana Rocha Cavalcante, MONICA FONTENELLE CARNEIRO, Naiara Sales Araújo |
Participações em Bancas de Cursos (24) |
2024, Dissertação de Mestrado A EDUCACAO BILINGUE E A FORMACAO DE PROFESSORES DE LINGUA ADICIONAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE DE SAO LUIS - MA: desafios, saberes e conexoes, MELISSA LIMA DE SOUZA |
2024, Dissertação de Mestrado ENSINO DA PRODUCAO TEXTUAL ESCRITA, GENEROS E TIPOLOGIA TEXTUAL: um estudo com alunos do 9° ano da Unidade Escolar Maria da Conceicao Soares Silva , ALESSANDRA MIRANDA |
2024, Dissertação de Mestrado MEMES DE INTERNET: uma proposta didatica para leitura e producao de textos nas aulas de Lingua Portuguesa no Instituto Federal do Maranhao/Campus Sao Luis - Monte Castelo, LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO |
2024, Dissertação de Mestrado PRODUCAO DE TEXTOS PELOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLEGIO MILITAR TIRADENTES I: desafio a ser alcancado, ALAN SÉRGIO GONÇALVES |
2023, Dissertação de Mestrado CLIL AND STORYTELLING INTEGRATED INSTRUCTIONS: PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDATICA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE, INGRID BARBOSA DA COSTA |
2023, Dissertação de Mestrado PRATICA DE CONVERSACAO EM LINGUA INGLESA: uma proposta didatico/pedagogica ao 6º ano do Ensino Fundamental da E.M. Erasmo Marcelino Lopes em Matoes do Norte MA, JANES CLÁUDIO DE JESUS MORAES |
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER: uma experiencia discursiva no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede publica do municipio de Sao Jose de Ribamar- MA, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA |
2023, Dissertação de Mestrado A IDENTIFICACAO DE ESTEREOTIPOS PARA A FORMACAO DE LEITORES CRITICOS E AUTONOMOS: uma aplicacao pedagogica fundamentada na Teoria da Estetica da Recepcao para o Ensino Medio da obra O Cortico. , MARILIA CRISTINE VALENTE VIANA |
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA INGLESA NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE ENSINO BASICO JORNALISTA NEIVA MOREIRA: O MATERIAL DIDATICO EM FOCO, LUIZ MAXIMO LIMA COSTA |
2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS PARA A EDUCACAO BILINGUE: um estudo colaborativo em uma escola (bilingue) publica estadual em Sao Luis - MA, MELISSA LIMA DE SOUZA |
2023, Dissertação de Mestrado A ANAFORA COMO PROCESSO DE CONSTRUCAO DE SENTIDOS NO ENSINO DE LEITURA E COMPREENSAO TEXTUAL: um estudo no 7º ano do Ensino Fundamental na UEB Professora Camelia Costa Viveiros, RANIELE SAMPAIO COSTA |
2023, Dissertação de Mestrado MEMES DE INTERNET EM SALA DE AULA: uma proposta didatica para o ensino de Lingua Portuguesa no 1º ano do Ensino Medio Integrado do Instituto Federal do Maranhao, LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO |
2023, Dissertação de Mestrado LEITURA SOB A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educacao Basica Ministro Carlos Madeira, em Sao Luis-Ma, IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO |
2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA INGLESA NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE ENSINO BASICO JORNALISTA NEIVA MOREIRA: o material didatico em foco , LUIZ MAXIMO LIMA COSTA |
2022, Dissertação de Mestrado A ANAFORA COMO PROCESSO DE CONSTRUCAO DE SENTIDOS NO ENSINO DE LEITURA, RANIELE SAMPAIO COSTA |
2022, Dissertação de Mestrado LEITURA NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educacao Basica Ministro Carlos Madeira, IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO |
2022, Dissertação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: possibilidades de aprendizagens no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia, EMÍDIA FERREIRA ALVES PEREIRA |
2021, Dissertação de Mestrado O GENERO CHARGE NAS AULAS DE LEITURA E INTERPRETACAO TEXTUAL DE LINGUA PORTUGUESA NO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UEB PROFESSOR LUIZ REGO NO MUNICIPIO DE SAO LUIS, SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES |
2020, Qualificação de Mestrado A MEDIACAO PEDAGOGICA NO ENSINO DO ATO DE LER: uma abordagem discursiva em turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA |
2020, Qualificação de Mestrado TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA: um estudo no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na UEB Luis Rego no Municipio de Sao Luis, SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES |
2019, Qualificação de Mestrado ENSINO DE LINGUA INGLESA: aplicacao da metodologia WebQuest no Ensino Medio do IFMA/ Campus Sao Luis-Monte Castelo, CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA |
2019, Dissertação de Mestrado EFEITOS DISCURSIVOS NA CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LINGUA INGLESA ONLINE, NATHIELE CORREIA CUNHA |
2018, Dissertação de Mestrado REPRESENTACOES DISCURSIVAS DE PROFESSORES DE LINGUA INGLESA DE UMA ESCOLA BILINGUE: (DES) CONSTRUCAO DE IDENTIDADES E POSICOES-SUJEITO, WALLYSSON RODRIGO SILVA DOS SANTOS |
2017, Qualificação de Mestrado Da hegemonia da lingua a construcao de identidade: o discurso do professor de escola b´lingue, WALLYSSON RODRIGO SILVA DOS SANTOS |
Orientação em pós-graduação (6) |
Mestrado, LUIZ MAXIMO LIMA COSTA, 03/2020 - , Concluída em 04/2023 |
Mestrado, MELISSA LIMA DE SOUZA, 06/2021 - , Concluída em 04/2024 |
Mestrado, JANES CLÁUDIO DE JESUS MORAES, 05/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ALAN SÉRGIO GONÇALVES, 05/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, JACKELINE LOURENE DO SACRAMENTO, 06/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, HERMES LUIZ DE SOUSA SANTOS JUNIOR, 03/2024 - , Orientação em Andamento |