Ir para acessibilidade

LUCIANA ROCHA CAVALCANTE

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (10)
2024, Blonde jokes as discursive practice: much more than laughter, ISSN: 19887833
2024, O ensino da língua inglesa no segundo ciclo do ensino fundamental em Matões do Norte/MA: desafios e possibilidades, ISSN: 19894155
2023, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO REMOTO, ISSN: 24470961
2022, A literatura como criação histórica: O olhar da crítica / Literature as historical creation: A critical eye, ISSN: 25258761
2022, O currículo e a educação bilingue: considerações e possibilidades, ISSN: 16575830
2021, Smartphone como ferramenta eficaz para o ensino de língua estrangeira, ISSN: 25258761
2020, Sentidos da formação de professores alfabetizadores no curso de pedagogia da universidade federal do Maranhão, ISSN: 25258761
2020, O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS À DISTÂNCIA: ORALIDADE EM FOCO / THE TEACHING OF FOREIGN LANGUAGES IN DISTANCE-EDUCATION LANGUAGES AND LITERATURE UNDERGRADUATE PROGRAMS: ORALITY IN FOCUS, ISSN: 25258761
2010, O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: componentes didático-pedagógicos para o exercício da crítica, ISSN: 97887862
2002, A língua inglesa no contexto da globalização, ISSN: 15170136
Publicação em eventos (23)
2021, Girlene Miranda Baima, Gislane Gomes Braga, Luiz Mário Leal Filho, Luiz Máximo Lima Costa, Luciana Rocha Cavalcante, Reflexões sobre as possibilidades do ensino da Língua inglesa e de Arte mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, III Simpósio Internacional e VI Nacional de tecnologias digitais na educação, Trabalho Completo
2020, , Smartphone como ferramenta eficaz para o ensino de língua estrangeira, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2020, Luciana Rocha Cavalcante, Girlene Miranda Baima, Viviane Lima Coimbra, Luiz Máximo Lima Costa, Smartphone como ferramenta eficaz para o ensino de língua estrangeira, II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2018, , A expressão da oralidade no ensino de língua Inglesa nos cursos de Letras a distância: um desafio a conquistar., I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA(CONALA) e do IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO,DISCURSO E MEMÓRIA(ENAFDM),
2017, Luciana Rocha Cavalcante, Concepção de Língua(GEM): base conceitual para compreensão da prática do professor de língua inglesa, Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônio: discurso e contemporaneidade: histórias,espaços e subjetividades., Resumo
2017, , Concepção de Língua(GEM): base conceitual para compreensão da prática do professor de língua inglesa, Colóquios Internacional Mídia e Discurso na Amazônia: discurso e contemponeidade: histórias, espaços e subjetividades.,
2016, Luciana Rocha Cavalcante, Perspectiva Discursiva nos Cursos de Letras a Distância Face à Oralidade, II COlóquio de Línguas do IFMA/ Múltiplos Letramentos e Multiletramento: práticas de letramento no ensino básico, técnico e tecnológico, Trabalho Completo
2016, Luciana Rocha Cavalcante, Língua(gem): base conceitual para compreensão da identidade do professor de língua inglesa, I Encontro Internacional de Ficção Indentidade e Discurso: literatura, cinema, gêneros digitais e outros gêneros., Resumo
2016, Luciana Rocha Cavalcante, Cultura e Identidade Linguística: prática docente, emprego de estrangeirismos e caracterização do sujeito/heroi ficcional, I Encontro Internacional de Ficção Indentidade e Discurso: literatura, cinema, gêneros digitais e outros gêneros., Resumo
2015, Luciana Rocha Cavalcante, A Oralidade no Ensino de Línguas Estrangeiras nos Cursos de Licenciatura em Letras a Distância, 7º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, Trabalho Completo
2014, Luciana Rocha Cavalcante, Enfoque Discursivo da EAD Face à Oralidade, I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: literatura, cinema,gêneros digitais e outros gêneros., Trabalho Completo
2012, , Oralidade: da descrição linguística aos movimentos da contemporaneidade., XII Encontro Humanistico.,
2011, , O Lugar da Oralidade nos Cursos a Distância de Licenciatura em Letras com Habilitação em língua Estrangeira: uma análise discursiva., III Seminário de Pesquisa Linguagem e Identidade: múlti´los olhares.,
2010, , A Prática de Linguagem e Ensino de Línguas., X ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2010, Luciana Rocha Cavalcante, A oralidade nos cursos de licenciatura em letras em língua estrangeira a distância: uma análise discursiva, X ENCONTRO HUMANÍSITICO, Resumo
2010, , A oralidade nos cursos de licenciatura em letras com habilitação em língua estrangeira a distância: uma análise discursiva., X ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2009, Luciana Rocha Cavalcante, O Lugar da Oralidade nos Cursos de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Estrangeira a distância: uma análise discursiva, II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO, Resumo
2008, , A plataforma Moodle: uma alternativa no ensino da língua inglesa a distância, VII SEMANA DE LETRAS,
2008, Luciana Rocha Cavalcante, Breve análise da situação da educação superior dos cursos de Letras com formação em Língua Inglesa a distância, Encontro Internacional de Texto e Cultura, Resumo
2005, Luciana Rocha Cavalcante, A prática do profesor de língua inglesa no Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense: dimensão pedagógica e político-ideológica, V Encontro Humanístico, Resumo
2004, Luciana Rocha Cavalcante, A prática do professor de língua inglesa no Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense: dimensão pedagógica e político-ideológica, I Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, Resumo
2003, Luciana Rocha Cavalcante, Reflexões iniciais sobre as implicações político-ideológicas do fazer pedagógico do professor de língua inglesa, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2003, Luciana Rocha Cavalcante, Reflexões iniciais sobre as implicações político-ideológicas do fazer pedagógico do professor de língua inglesa, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
Capítulos de livros (8)
2023, Ensino de Língua Inglesa: mitos, crenças e falácias., Diálogos Interdisciplinares na educação básica, Luiz Máximo Lima Costa, Luciana Rocha Cavalcante
2022, Literatura em revisão: a palavra da crítica numa perspectiva histórica, Inovação e ciência em linguística, letras e artes, Aretusa Pontes Nascimento, Danielle Castro da Silva, Lina Mendes Bezerra Machado Freitas, Luciana Rocha Cavalcante, Luiz Máximo Lima Costa, Viviane Lima Coimbra
2022, O professor de língua inglesa na atualidade: qual a sua identidade na escola bilingue?, Estudos da linguagem : instrumentos teóricos e metodológicos, Luciana Rocha Cavalcante, Melissa Lima de Souza
2021, Reflexões sobre as possibilidades do ensino da Língua inglesa e de Arte mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, E-book do 3º Simpósio Internacional 6º Nacional de tecnologias digitais na educação, Girlene Miranda Baima, Gislane Gomes Braga, Luiz Mário Leal Filho, Luiz Máximo Lima Costa, Luciana Rocha Cavalcante
2018, An overview on the distance higher education of laguage and literature studies with specialization in english language, ENSINO DE LÍNGUAS: Tecnologias, Interação e Interfaces, Luciana Rocha Cavalcante
2018, Orality in focus on foreign language teaching in the e-learning courses of bachelor od arts, ENSINO DE LÍNGUAS: Interfaces e Novas Perspectivas, Luciana Rocha Cavalcante, Ivete Maria Martel da Silva, Naiara Sales Araújo
2016, O Panorama do Ensino Superior a Distância dos Cursos de Letras com Formação em Língua Inglesa, Ensino de Línguas e Práticas Discursivas: múltiplos olhares, Luciana Rocha Cavalcante
2015, Ensino de Línguas e Discurso: reflexões e praticas, Oralidade em Foco no Ensino de Línguas Estrangeiras nos Cursos de Licenciatura em Letras a Distância, Luciana Rocha Cavalcante
Livros (4)
2018, Ensino de Línguas: tecnologia, interação e interfaces, Luciana Rocha Cavalcante, Ivete Maria Martel da Silva, Naiara Sales Araújo
2018, Ensino de Línguas: interfaces e novas perspectivas, Luciana Rocha Cavalcante, Ivete Maria Martel da Silva, Naiara Sales Araújo
2016, Ensino de Línguas e Práticas Discursivas: múltiplos olhares, Luciana Rocha Cavalcante, MONICA FONTENELLE CARNEIRO, Naiara Sales Araújo
2015, Ensino de Línguas e Discurso: reflexões e práticas, Luciana Rocha Cavalcante, MONICA FONTENELLE CARNEIRO, Naiara Sales Araújo
Participações em Bancas de Cursos (24)
2024, Dissertação de Mestrado A EDUCACAO BILINGUE E A FORMACAO DE PROFESSORES DE LINGUA ADICIONAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE DE SAO LUIS - MA: desafios, saberes e conexoes, MELISSA LIMA DE SOUZA
2024, Dissertação de Mestrado ENSINO DA PRODUCAO TEXTUAL ESCRITA, GENEROS E TIPOLOGIA TEXTUAL: um estudo com alunos do 9° ano da Unidade Escolar Maria da Conceicao Soares Silva , ALESSANDRA MIRANDA
2024, Dissertação de Mestrado MEMES DE INTERNET: uma proposta didatica para leitura e producao de textos nas aulas de Lingua Portuguesa no Instituto Federal do Maranhao/Campus Sao Luis - Monte Castelo, LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO
2024, Dissertação de Mestrado PRODUCAO DE TEXTOS PELOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLEGIO MILITAR TIRADENTES I: desafio a ser alcancado, ALAN SÉRGIO GONÇALVES
2023, Dissertação de Mestrado CLIL AND STORYTELLING INTEGRATED INSTRUCTIONS: PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDATICA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE, INGRID BARBOSA DA COSTA
2023, Dissertação de Mestrado PRATICA DE CONVERSACAO EM LINGUA INGLESA: uma proposta didatico/pedagogica ao 6º ano do Ensino Fundamental da E.M. Erasmo Marcelino Lopes em Matoes do Norte – MA, JANES CLÁUDIO DE JESUS MORAES
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER: uma experiencia discursiva no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede publica do municipio de Sao Jose de Ribamar- MA, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA
2023, Dissertação de Mestrado A IDENTIFICACAO DE ESTEREOTIPOS PARA A FORMACAO DE LEITORES CRITICOS E AUTONOMOS: uma aplicacao pedagogica fundamentada na Teoria da Estetica da Recepcao para o Ensino Medio da obra “O Cortico”. , MARILIA CRISTINE VALENTE VIANA
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA INGLESA NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE ENSINO BASICO JORNALISTA NEIVA MOREIRA: O MATERIAL DIDATICO EM FOCO, LUIZ MAXIMO LIMA COSTA
2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS PARA A EDUCACAO BILINGUE: um estudo colaborativo em uma escola (bilingue) publica estadual em Sao Luis - MA, MELISSA LIMA DE SOUZA
2023, Dissertação de Mestrado A ANAFORA COMO PROCESSO DE CONSTRUCAO DE SENTIDOS NO ENSINO DE LEITURA E COMPREENSAO TEXTUAL: um estudo no 7º ano do Ensino Fundamental na UEB Professora Camelia Costa Viveiros, RANIELE SAMPAIO COSTA
2023, Dissertação de Mestrado MEMES DE INTERNET EM SALA DE AULA: uma proposta didatica para o ensino de Lingua Portuguesa no 1º ano do Ensino Medio Integrado do Instituto Federal do Maranhao, LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO
2023, Dissertação de Mestrado LEITURA SOB A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educacao Basica Ministro Carlos Madeira, em Sao Luis-Ma, IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO
2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA INGLESA NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE ENSINO BASICO JORNALISTA NEIVA MOREIRA: o material didatico em foco , LUIZ MAXIMO LIMA COSTA
2022, Dissertação de Mestrado A ANAFORA COMO PROCESSO DE CONSTRUCAO DE SENTIDOS NO ENSINO DE LEITURA, RANIELE SAMPAIO COSTA
2022, Dissertação de Mestrado LEITURA NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educacao Basica Ministro Carlos Madeira, IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO
2022, Dissertação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: possibilidades de aprendizagens no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia, EMÍDIA FERREIRA ALVES PEREIRA
2021, Dissertação de Mestrado O GENERO CHARGE NAS AULAS DE LEITURA E INTERPRETACAO TEXTUAL DE LINGUA PORTUGUESA NO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UEB PROFESSOR LUIZ REGO NO MUNICIPIO DE SAO LUIS, SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES
2020, Qualificação de Mestrado A MEDIACAO PEDAGOGICA NO ENSINO DO ATO DE LER: uma abordagem discursiva em turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA
2020, Qualificação de Mestrado TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA: um estudo no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na UEB Luis Rego no Municipio de Sao Luis, SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES
2019, Qualificação de Mestrado ENSINO DE LINGUA INGLESA: aplicacao da metodologia WebQuest no Ensino Medio do IFMA/ Campus Sao Luis-Monte Castelo, CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA
2019, Dissertação de Mestrado EFEITOS DISCURSIVOS NA CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LINGUA INGLESA ONLINE, NATHIELE CORREIA CUNHA
2018, Dissertação de Mestrado REPRESENTACOES DISCURSIVAS DE PROFESSORES DE LINGUA INGLESA DE UMA ESCOLA BILINGUE: (DES) CONSTRUCAO DE IDENTIDADES E POSICOES-SUJEITO, WALLYSSON RODRIGO SILVA DOS SANTOS
2017, Qualificação de Mestrado Da hegemonia da lingua a construcao de identidade: o discurso do professor de escola b´lingue, WALLYSSON RODRIGO SILVA DOS SANTOS
Orientação em pós-graduação (6)
Mestrado, LUIZ MAXIMO LIMA COSTA, 03/2020 - , Concluída em 04/2023
Mestrado, MELISSA LIMA DE SOUZA, 06/2021 - , Concluída em 04/2024
Mestrado, JANES CLÁUDIO DE JESUS MORAES, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ALAN SÉRGIO GONÇALVES, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JACKELINE LOURENE DO SACRAMENTO, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HERMES LUIZ DE SOUSA SANTOS JUNIOR, 03/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo